no. 6 novembro-dezembro um abençoado natal · nenhum mosteiro vive a rb ao pé da letra; ... tão...

8
www.livestrong.com September No. 6 Novembro-Dezembro 2016 Pintado pelo Pe. Andreas Amrhein em 1871 Um Abençoado Natal do Generalato e da Comunidade da CASA de Roma Ajoelhadas: Junioristas Sentadas: Generalato Atrás: Irmãs deProfissão Perpétua Onde passar a torrente haverá vida (Ez, 47,9c) Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Espírito,00163 via dei Bevilacqua, 60 Roma Itália

Upload: danghuong

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.livestrong.com September

No. 6 Novembro-Dezembro 2016

Pintado pelo Pe. Andreas Amrhein em 1871

Um Abençoado

Nataldo Generalato e da Comunidade da CASA de Roma

Ajoelhadas: JunioristasSentadas: GeneralatoAtrás: Irmãs deProfissão Perpétua

Onde passar a torrente haverá vida (Ez, 47,9c)

Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Espírito,00163 via dei Bevilacqua, 60 Roma Itália

Congregation Lifestream 2

Ir. Aquinata oferece uma interessante apresentação sobre como nossas Constituições se desenvolveram a partir do momento que elas receberam aprovação preliminar pela Propaganda Fide em 20 de março de 1924 até as presentes Constituições serem aprovadas em 1983. Ela seguiu a evolução principalmente através do Sexto e Sétimo Capítulos Gerais.

Agradecemos a Ir. Aquinata pelo trabalho tão valioso; por isso, a página 2, dos sucessivos números do Lifestream serão dedicados a este estudo histórico e guia de nossas Constituições.

Sobre nossas primeiras Constituições *

Já no século XVI, os mosteiros começaram a escrever o que queriam viver. Eles encontraram isto principalmente na Regra de Bento (RB), mas nenhum mosteiro vive a RB ao pé da letra; por isso precisa de explicação e elas foram escritas em base aos respectivos capítulos da Regra. Desde então, esta foi a forma normal, não só nos primeiros 80 anos da nossa Congregação.Pe. Amrhein já escreveu Declarações tendo como base a Regra de Bento. Antes de 1887 circulavam apenas em cópias manuscritas, ainda compostas em Reichenbach. Pe. Amrhein observou que eles seguiram a Regra de Bento desde o começo até o fim, e tentaram adaptá-la em alguns casos. Estas declarações foram aprovadas pelo Bispo e enviadas à Congregação da Propaganda Fide (o nome naquela época) em 1887 (elas tiveram de ser traduzidas para o latim). Foram escritas para os monges, mas aplicadas também às Irmãs. Curiosamente, como elas foram apenas propagadas em forma manuscrita, elas foram, por

assim dizer, esquecidas. Também foi preciso esperar 30 anos para a aprovação oficial.

Em 1896 e nos anos seguintes, o abade Ildefons Schober continuou a escrever e a aperfeiçoar estas Constituições, considerando também as Irmãs. Como Pe. Amrhein modelou esses textos nas Constituições de Beuron – Em abril de 1898, ele comentou em uma carta a Ir. Melania Vollmer: "Atualmente estou trabalhando principalmente nas Constituições para as Irmãs". Ele modelou-as de acordo com as Constituições para as Irmãs beneditinas beuronesas, levando em conta o objetivo único de nossa instituição, desejado e recomendado pela Igreja (serviço missionário). Inicialmente elas serviram ad experimentum e ainda não tinham sido aprovadas pela Santa Sé. A aprovação demorou. O Abade Ildefons pediu ao Abade Primaz que integrasse a Congregação das Irmãs de Santa Ottilien também à Ordem Beneditina de alguma forma (o que significaria ter dois tipos de Irmãs: monjas contemplativas e Irmãs de apostolado ativo).

O DESENVOLVIMENTO, PÁGINA 3-------------------------------------

* Eu sou muito grata a uma conferência de M. Edeltrud:"Nossas Constituições", proferidas no Seminário deFormação 1990/1991, de 8 de maio de 1990, sobre ahistória das Constituições desde os primeiros temposaté a elaboração de nossas novas Constituições.

IR. AQUINATA BOCKAMAN

O que devem ser Constituições e por que precisamos delas? Ela é uma expressão comunitária do que queremos viver, limitando-as aos elementos essenciais da nossa Congregação internacional e também expressando o que não queremos viver. Como um indicador, dando a direção e, também os limites, as fronteiras.

Congregation Lifestream 3 PAPA ENCONTRA

MOVIMENTOS POPULARES EM ROMA

IR. REGINA TESCH, OSB

O DESENVOLVIMENTO de nossas Constituições , pág.2

O Cardeal Prefeito Ledochowski respondeu muito claramente, já em 28 de janeiro de 1899, afirmando o desejo da Propaganda Fide de que todos os membros do Instituto St. Ottilien sejam treinados para o serviço missionário e que não haja divisão de Irmãs contemplativas e missionárias. Em 1900, o Papa Leão XIII trouxe uma identidade mais clara dentro da Igreja para as Irmãs com Apostolados e com clausura simples e modificada. Em 1918, o "novo" Direito Canônico foi publicado. Como consequência, exigiu também reescrever as Constituições. Agora as Irmãs tornaram-se mais ativas. Em 1921 a Irmã Mathilde Hirsch escreveu ao Bispo Spreiter: "Estamos trabalhando duro nas Constituições, juntamente com o Pe. Archiabade "(Norbert Weber)". Após a conclusão, o Bispo de Augsburg escreveu: "Examinei atentamente as Constituições que me foram enviadas e devo dizer-lhes o quanto me deram prazer. Tenho a impressão de que as Constituições não são apenas completas, mas que cada palavra e cada regulamento é produto de muita reflexão e deliberação". É interessante notar que ele também tentou escrever Constituições para a nossa Congregação e, elas distiguiram-se no fato de que o documento das Irmãs reteve a forma: Regra de São Bento e Declarações dos Capítulos. "Mas estou convencido de que suas Constituições são mais completas quanto ao lado material e que contêm alguns regulamentos, isto é, organização, absolutamente corretos e necessários". Ele pediu a aprovação da Prioresa Geral e do seu Conselho para enviar essas Constituições elaboradas à Santa Sé para aprovação. Este foi feito em 1924 (assinado pelo Cardeal van Rossum, Prefeito de Propaganda Fide), adex perimentum por 7 anos. A aprovação final foi em 1934, um ano antes do de St. Ottilien. Para alterações, veja Decreto.

(continua na próxima edição)

Em 5 de novembro recebi o convite por meio do escritório da JPIC da UISG para participar da reunião do Papa com os movimentos populares. Sem fazer muitas perguntas, eu disse que iria. No grupo com outras pessoas de contato e promotores para JPIC nós entramos no salão. Foram três dias dos movimentos populares, movimentos que promovem Justiça e paz nas diferentes partes do mundo. Enquanto esperávamos pelo Papa, diferentes pessoas deram o seu testemunho sobre o seu trabalho. Uma música foi tocada por um grupo internacional de refugiados do Centro Astalli, um centro aqui em Roma, que ajuda refugiados a iniciarem uma nova vida. Ao som dos ritmos sul-americanos, o Papa Francisco entrou. O cardeal Turkson, chefe do novo dicastério para o desenvolvimento humano integral, liderou o encontro. Depois de ouvirmos alguns testemunhos, o Papa fez, em espanhol, um discurso bastantelongo. Eu não podia entender tudo, mas eu vi, que o tema justiça e paz, dignidade humana está realmente no coração do Papa. Podia-se sentir e ver que ele apreciou o engajamento das pessoas das diferentes partes do mundo. Antes de sairmos do salão, ele ainda precisava de muito tempo para cumprimentar algumas pessoas e passar pelo corredor do meio para apertar as mãos de muitos, abençoar e sorrir. O discurso do Papa foi sério. Ele alertou contra a corrupção encontrada na política, na economia, na mídia e até mesmo na Igreja. Como remédio contra a corrupção, ele falou de humildade e austeridade. Como remédio contra o terrorismo, ele recomendou o amor citando Martin Luther King. Isto é o quetodos nós podemos começar a viver a humildade e a austeridade e a servir aos nossos irmãos e irmãs no amor.

Congregation Lifestream 4

BENEDITINAS PARTICIPAM DO CONGRESSO SOBRE

STA. GERTRUD DE HELFTA IR. CECIL JO, OSB

Mais de 80 Monges Beneditinos, Irmãs e Irmãos de vários mosteiros da Itália reuniram-se pela primeira vez para o Congresso da Divina Pietá e a Supletio de Cristo em Santa Gertrud de Helfta: Uma Soteriologia da Misericórdia. Foi realizada na Casa Ancelle di Cristo Rei, Via di Monte Cucco de 15 a 17 de novembro em Roma.Entre as participantes das Missionárias Beneditinas de Tutzing estavam Ir. Cecil Jo, Ir. Stellamaris Cheserek, Ir. Edith Im e Ir. Ecclesia Park. Especialistas no campo da Espiritualidade como historiador Prof. Mauro Papalini, bibliotecário Pe. Claudio Ubaldo Cortoni, Prof. de Espiritualidade Pe. Giuseppe e como Diretor do Centro Espiritual O Prof.. Antonio Montanari apresentou a Espiritualidade de Santa Gertrudes de Helfta e a necessidade de disseminar o conhecimento de seus escritos às pessoas de hoje. Vários aspectos de seus escritos, especialmente Legatus Divinae Pietatis e seu Livro de Exercícios Espirituais, foram destacados com grande objetividade e precisão com um método hermenêutico. A beleza dos seus escritos mostrados pela sua seleção de palavras latinas, expressão metafórica, poemas e, sobretudo, a sua própria experiência de Jesus encontrados na rotina diária da vida monástica e na liturgia foi notável. Santa Gertrudes era uma santa que se alegrava com o santo amor dado a Jesus e recebido por graça. O Prefácio de Legatus Divinae Pietatis mostra claramente que Deus era o Authoritas, o autor principal do livro, no qual Gertrud é uma colecionadora, juntamente com toda a comunidade de Helfta. Seus escritos também evangelizam o leitor para o amor de Jesus em uma intimidade de devoção. Em uma passagem

de seus escritos, descreve-se como sendo uma gota de água no mar e que Deus é o oceano enorme da terra com todas as quedas e rios bonitos. Ela escreve que queria morrer em Seu dilúvio. Ela está tão confiante nas misericórdias de Deus porque Ele em sua imensa misericórdia não pode contê-la para Si mesmo, mas dá aos seus amados. Cristo é tão forte nela que Ele louva ao Senhor por ela, Ele sofre por ela, Ele faz tudo nela. Nesse sentido, torna-se um espírito, uma vontade, um pensamento, um só coração com o Senhor. Ela personifica o anseio profundo de toda a humanidade para alcançar a verdadeira felicidade. O Congresso terminou com a iconografia de Stª. Gertrud e a Ir. M. Augusta Tescari, a Postuladora oficial da causa do Doutorado de Santa Gertrudes, disse que gostaria de organizar o próximo Congresso na Casa Santo Spirito, onde as Irmãs e os Irmãos Beneditinos podem orar, discutir e passar alguns dias juntos em um ambiente genuinamente beneditino.

O Pontifício Conselho para os Trabalhadores da Saúde realizou a sua 31ª Conferência Internacional no Vaticano, de 10 a 12 de novembro, em Roma. O tema da conferência foi Rumo a uma cultura de saúde que seja acolhedora e de apoio ao serviço de pessoas com patologias raras e negligenciadas – Uma cultura de saúde que seja acolhedora e solidária, com perspectivas de futuro. Participaram cerca de 400 especialistas de mais de 45 países. Entre as Irmãs presentes estava Irmã Immaculata Lee, oncologista do Hospital Daegu-Fátima.

Ir. Immaculata à direita

CONFERÊNCIA DO VATICANO PARA AGENTES DA SAÚDE

"Eu era uma no primeiro grupo de 14 pacientes tratados com drogas anti-retrovirais há 10 anos", diz Agnes. “Meu marido morreu de AIDS e eu queria saber o meu estado de saúde porque eu não estava me sentindo bem. Naquela época você precisava de muita coragem para submeter-se ao teste, porque todos os pacientes com AIDS eram muito estigmatizados. Comecei o tratamento e veja: estou me sentindo tão bem e posso trabalhar como uma pessoa saudável. E este é meu filho Christopher. Ele estuda agora no Fundamental II de nossa escola secundária local. Ele tinha nove anos quando começou a usar o medicamento todos os dias e está fazendo-lhe muito bem. Agradecemos muito a Deus e UZIMA por toda a ajuda e encorajamento que recebemos."

UZIMA é uma palavra em Swahíli e significa Vida ao máximo. E muitas pessoas dão seus testemunhos de que eles receberam exatamente isso: uma VIDA plena! Eles dizem: "não há mais estigma" e "não há mais essas mortes desnecessárias em Ndanda". Sete aldeias formam a Paróquia de Ndanda, cerca de 34.000 pessoas, metade delas, cristãs e metade muçulmana. Iniciamos o Projeto UZIMA há 10 anos, incluindo os líderes da aldeia e as pequenas comunidades cristãs. Isto trouxe um relacionamento muito bom entre todos os diferentes grupos. E embora seja um projeto sob a Igreja Católica,

ela serve a todas as pessoas igualmente. Os voluntários são cristãos e muçulmanos, homens e mulheres. No início, a taxa de prevalência do HIV era quase 15%; agora caiu para 5,5%.

UZIMA fornece:

• Serviços de cuidados domiciliares para doençascrônicas:(1249 doentes com mais de 10 anos);

• Cuidado e apoio a crianças vulneráveis(268 estão sob cuidados);

• HIV e Prevenção da AIDS. Sendo os jovenso principal alvo;

•Cuidados paliativos desde um ano (Número totalpacientes: 80, dos quais 21 morreram).

• UZIMA ajuda os pais a viajar para Daresalaampara obter tratamento especializado como operação de hidrocefalia, espinha bífida, pés tortos, fissura palatina, etc. 4 – 10 referências por mês. Todas as escolas dentro da área de captação têm os clubes ativos da saúde sob UZIMA com uma boa cooperação dos professores. É uma alegria ver os grupos ativos de Avós com projetos diferentes. Sim, graças a Deus pelo serviço de UZIMA. Há muita razão para comemorar!

PROJETO UZIMA CELEBRA DEZ ANOS DE

SERVIÇO "Estejam unidos e trabalhem em conjunto com a UZIMA e construam um ambiente melhor e auto-suficiente. Comunidade de hoje e amanhã 2016-2017” – tópico do ano para todas as Aldeias

Por Ir Raphaela Haendler OSB, Presidente e Fundadora

Ir. Raphaela com alguns voluntários que começaram a dez anos atrás

Agnes (m) é a melhor de sua classe. Aqui com seu cuidador e Abade de Ndanda (e).

Nairobi. Durante este tempo, as participantes refletirão sobre suas vidas e aprenderão a integrar uma vida de oração e trabalho. Elas se empenharão para estar mais profundamente enraizadas na comunidade e na Congregação.Elas terão aulas de Eneagrama e Habilidades de Comunicação, História da Congregação, Regra de São Bento, Oração com a S. Escritura, Fundamentos Bíblicos, Documentos dos Capítulos Gerais, Liturgia e Oração, Constituições,Direito Canônico, Missiologia,

Atos dos Apóstolos, Vida Consagrada, Lectio Divina, Cultura Africana e os desafios na

Vida Religiosa, Estudos Monásticos e Integração Psico-Espiritual. Ir. Adela dará Terapia de Areia com cada Irmã para ajudá-las em suavida espiritual.

Ir. Adela Toh, OSB

O PROGRAMA INTERNACIONAL DE JUNIORISTAS (IJP) está agora em seu quinto ano na Casa Santo Spirito em Roma. O programa deste ano começou em 27 de novembro, primeiro domingo de Advento, e termina na festa de Cristo Rei, 26 de novembro.

Participantes IJPDa e-d: Ir. Faustina Chiwalala de Peramiho, Ir. Lydia Jakob de India, Ir. Consolata Mwikali Kiio de Nairobi, Ir. Sylivia Namulawa de Jinja, Ir. Isabella dos Anjos de Olinda, Ir. Irene Nyrenda de Ndanda e Ir. Antoinette Adelman, responsável pelas junioristas.

Participantes do Pan Africano com Ir. Rosa Maria Santana, Prioresa de Nairobi e Ir. Adela Toh , Mestra das Junioristas de Nairobi (terceira e quarta da esquerda)

O PROGRAMA INTENSIVO PAN AFRICANO para este ano é organizado pelo Priorado de Nairobi. O programa começou em 1º. de dezembro e terminará em 31 de março de 2017. As nove participantes são: Ir. Imaculada de Jinja, Ir. Tekla de Ndanda, Ir. Antelma e Ir. Kalista de Peramiho, Ir. Klotilde e Ir. Evelyn de Windhoek, Ir. Loice, Ir. Eznah e Ir. Milian de

JUNIORATOJUNIORATO

7

SEMANAS DE ESTUDO SOBRE A RB NO SEU NONO ANOPOR IR. ADELA ARABIA, OSB

(visite www.osbtutzing.org para ver o artigo todo, click "Event")

As Semanas de Estudo sobre a Regra de São Bento (RB), agora no seu nono ano, foram realizadas no Centro de Espiritualidade de St. Scholastica, Tagaytay, Filipinas, de 28 de outubro a 12 de novembro.A Irmã Maura Colleen McGrane, OSB, membro das Irmãs Beneditinas da Adoração Perpétua, Clyde, Missouri, EUA abriu o curso de RB para 46 participantes: 30 Irmãs Missionárias Beneditinas de Tutzing (26 do Priorado de Manila, 1 do Quênia, 1 de Punalur e 2 de Windhoek), 8 monjas beneditinas do Rei Eucarístico, 6 Irmãos Beneditinos Missionários de Digos, Davao, um Oblato do Priorado de Manila e um candidato (um Professor de Teologia do Instituto de Formação e Estudos Religiosos). Ir. Maura Colleen deu primeiro a árvore genealógica das Regras Monásticas. As Regras da primeira geração são as Regras Mãe. A Regra do Mestre (RM) pertence à segunda geração e a RB à terceira.

Prólogo: Seus versículos 1-4 e 46-49 são textos originais de São Bento. Todo o resto foi copiado da RM com algumas palavras ou frases adicionadas por São Bento. O Prólogo é um convite com advertências, dado que São Bento sabia que os seus monges fracassam frequentemente. O prólogo começa com a palavra: ESCUTA. Não é uma ESCUTA ordinária, mas escuta com o ouvido do nosso coração. Muitas vezes o que ouvimos nunca chega ao coração! Às vezes, porém, ouvimos e realizamos o que ouvimos. Isso é obediência. Nosso voto é para Obediência perpétua, total liberdade de coração. Em qualquer situação difícil, discernimos e oramos: "Senhor, onde está o teu caminho de salvação nisto?"RB 72 No capítulo 72 da RB está a escada da caridade, a escada do amor. O bom zelo é o caminho para Deus. Ser zeloso é amar. O bom zelo nos abre para o amor trans-formador de Deus. Ele inclui obediência impulsionada pelo amor. O amor é um dom do Espírito Santo. Preciso ouvir com paciência as minhas próprias fraquezas, para que eu possa ouvir as enfermidades dos outros. Posso perguntar

Participantes do curso de RB com Ir. Coleen de hábito preto (sentada na frente)

a mim mesma qualquer coisa: "Será que o que eu faço ajuda os outros a conhecer o amor de Deus para que eles possam ser salvos?" Precisamos orar constantemente para que Deus nos conceda amor puro. Comece com pequenos atos de bondade, mesmo que seja apenas um sorriso. RB 72,10 é uma prescrição monástica: a prioresa tem de ser amada porque é a representante de Cristo. Reflita sobre os fardos que ela carrega. Então, precisamos orar por nossa prioresa! Precisamos fazer de Cristo a máxima prioridade em cada área de nossa vida. Uma linda oração que Irmã C o l e e n sugeriu: "SENHOR, eu não preciso disso, eu preciso de Ti! "Suas possibilidades e escolhas em nossa vida diária são infinitas.Não prefiro nada aCristo porque Ele não preferiu nada a nós

Na RB 72,12 – a bênção e a meta final - Cristo trará a todos nós a vida eterna. Ninguém pode vencer sozinho; estamos todos juntos em nossa jornada espiritual. Temos que deixar Cristo levar todos nós juntos para a vida eterna!

• Ir. DorotheaDerse, faleceu aos 87 anos na casa S. Bento em 29 de outubro.• Ir. Angelica

Leviste faleceu aos 79 anos em Manila em 6 de novembro.

• Ir. Angelika Baggenstos, 84 anosfaleceu em Sursee, Switzerland.• I r. E d e l K i m , 6 4 anos faleceu

em Chongwan, Korea em 24 de Novembro.

8

1 2 3 4 5

6

7

1. Ir. Giselinde Schaut de Peramihopara Haus St. Benedikt2. Ir. Seraphia Jeung de Peramihopara seu priorado, Daegu3. Ir. Marie Gabrielle Costumbradode Manila para Peramiho4. Ir. Victoria Kim de Daegu para CasaSão Bento5. Ir. Leya Lukose da India para Jinja

Transferência de curta duração6. Ir. Madaleine Yu de Peramiho de voltapara o priorado de Daegu7. Ir. Lourdes Torres de Olinda paraRoma

Parabéns a Ir. John Paul Marunga que fez sua Profissão Perpétua no Mosteiro de São Bento, em Jinja no dia 12 novembro.

A Communidade da Casa, em Roma, reuniu-se no dia 13 de dezembro com Me. Angela Strobel para abençoar a nova cozinha, o refeitório renovado da casa de hóspedes e a copa da casa de hóspedes e da comunidade.

1 cozinha Refeitório dos hóspedes

copa da casade hóspede

community scullery

QUE EM TUDO SEJA DEUS GLORIFICADO

copa dacomunidade

Bênção na casa