ano 861 dia dos vivos - cristo é vida · de deus. o rico e lázaro são ... se não ouvem a...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXIII - Nº 861 • FoRtALeZA, 30 de outubRo de 2011 DIA DOS VIVOS Programação Evangelística – Dia dos Vivos. Distribuiremos 10 mil caixas-convites pela manhã. Na caixa haverá um convite para um excelente filme que trata de ética e sobre o aborto. E faremos mais uma programação especial no sábado. Dia 2 (quarta-feira) Programação Evangelística do DIA DOS VIVOS 6 h – Reunião de Oração 7 horas - Café Ágape 8 h – Evangelismo 19 horas: Culto Evangelístico – Faça Sempre o Certo Dia 5 (sábado) Programação Especial O Aborto – Um Grito no Silêncio - 19 horas Importante: Não esquecer de trazer um saco de bombom e de combinar com a Marlúcia a sua contribuição para o Café Ágape (dia 02/11)

Upload: vonhan

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAwww.cristoevida.com

ANO XXIII - Nº 861 • FoRtALeZA, 30 de outubRo de 2011

DIA DOS VIVOS

Programação Evangelística – Dia dos Vivos.

Distribuiremos 10 mil caixas-convites pela manhã. Na caixa haverá um convite para um excelente filme que trata de ética e sobre o aborto. E faremos mais uma

programação especial no sábado.

Dia 2 (quarta-feira) Programação Evangelística do DIA DOS VIVOS

6 h – Reunião de Oração

7 horas - Café Ágape

8 h – Evangelismo

19 horas: Culto Evangelístico – Faça Sempre o Certo

Dia 5 (sábado) Programação Especial

O Aborto – Um Grito no Silêncio - 19 horas

Importante: Não esquecer de trazer um saco de bombom e de combinar com a Marlúcia a sua contribuição para o

Café Ágape (dia 02/11)

Tem-se levantado a questão sobre se, após a morte, a alma continua ativamente consciente e é capaz de ação racional e emocional. Por vezes isso tem sido negado, sobre a base geral de que a alma, em sua atividade consciente, depende do cérebro e, portanto, não pode continuar a funcionar quando o cérebro é destruído. Mas, como já foi assinalado anteriormente (Capitulo III.D [da Teologia Sistemática, de Louis Berkhof), a validade desse argumento pode ser posta em dúvida. “Ele se baseia”, para usar as palavras de Dahle, “no erro de confundir o operário com a sua máquina”. Do fato de que a consciência humana, na presente vida, transmite os seus efeitos pelo cérebro, não se segue necessariamente que não possa agir de nenhum outro modo.

Ao argumentarmos a favor da existência consciente da alma depois da morte, não nos apoiamos nos fenômenos do espiritismo dos dias atuais, e nem mesmo dependemos de argumentos filosóficos. Buscamos nossas provas na Palavra de Deus. O rico e Lázaro são descritos de forma claríssima como completamente conscientes e auto-conscientes após a morte – Lucas 16:19-31 (leia este texto que está no apêndice abaixo). Paulo descreve os estado do crente pós-morte com a linda expressão “habitar com o Senhor”, e diz que esse estado é melhor do que a vida presente - 2 Coríntios 5:6-9; Filipenses 1:23. É certo que ele não falaria dessa maneira acerca de uma existência inconsciente, que seria uma virtual não existência.

Em Hebreus 12:23 se diz que os crentes têm chegado “aos espíritos dos justos aperfeiçoados”, o que certamente implica sua existência consciente. Além disso, os espíritos debaixo do altar clamam por vingança contra os seus perseguidores e algozes – Apocalipse 6:9; Também , no mesmo livro do Apocalipse, se afirma que as almas dos mártires reinam com Cristo - Apocalipse 20:4. Assim, pelo testemunho da Palavra de Deus, tanto a alma do crente, como a do descrente, tem existência auto-consciente após a morte do corpo. A diferença é que as almas dos salvos estão em refrigério, paz e alegria, enquanto as alma dos perdidos estão em tormento, dores e sem esperança alguma.(AdAptAdo de teologiA SiStemáticA – louiS Berkhof – editorA culturA criStã)

Ao RebAnho de deus

- pr. JoSé NogueirA -

O ESTADO DA ALMADEPOIS DA MORTE

Um Estado de Existência Consciente  

Textos Bíblicos

Lucas 16:19-3119 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho

finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia

cheio de chagas à porta daquele; 21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa

do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos

para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao

longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim,

e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos

fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos pro-

fetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

2 Coríntios 5:6-96 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto

estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo,

para habitar com o Senhor. 9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer

presentes, quer ausentes.Filipenses 1:23

23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Hebreus 12:2323 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão

inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

Apocalipse 6:99 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas

dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

Apocalipse 20:44 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder

de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemu-nho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

 Na próxima semana teremos o Retiro do Ministério Dorcas

(senhoras que auxiliam nas obras assistenciais). No Haras Hotel, nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa é de apenas 90 reais. O ôni-bus sairá de nossa igreja, sábado (dia 5) às 7 horas da manhã. Mais informações e inscrições com a Marlúcia.

Casal Cristão: O Mais Importante é o AmorSerá nos dias 25 a 27 de novembro, no Hotel Don’Ana e Pou-

sada do Sol. Todas as vagas, nos dois hotéis, foram preenchidas. Solicitamos que todos quitem o quanto antes os pagamentos das taxas de inscrição. Se alguém mais estiver interessado em ir ou em levar um casal amigo, procure o Pr. José Nogueira, a fim de negociarmos com o Hotel Jangadeiro (3º hotel).

leiturAS pArA A coNSAgrAÇão - outuBro30 – Raquel e Jorge.

miNiStério AtAlAiA – eScAlA de outuBroResponsável: Diácono Ailton Leite (8887-1040) Dia 30 - Lázaro, Ricardo André e Claudinho.

RETIRO DOMINISTÉRIO DORCASAs Fases da Mulher

RETIRO DE CASAIS

 

Os estudiosos afirmam em linhas gerais que uma pessoa normal necessita ingerir 2.228 calorias oriundas de alimentos variados, que venham fornecer além da energia necessária, os nutrientes responsáveis para a manutenção do organismo.

Merece uma reflexão como anda a dieta espiritual dos cristãos de nossa geração, qual a quantidade e a qualidade do alimento oriundo da Palavra de Deus que vem sendo consumido. Vimos que a fraca alimentação espiritual tem produzido alguns tipos de cristãos:

a) Crente “faquir”: Só se alimenta aos domingos, pois pen-sam que a pregação dominical dará os nutrientes necessários para sua vida espiritual.

b) Crente “Fast food”: Só faz a leitura da Palavra em devo-cionais prontos e somente ora antes das refeições e ao dormir.

c) Crente “Junk Food”: Consome lixo, porque se alimenta de pregações de auto-ajuda, da teologia da prosperidade, nos programas evangélicos da TV.

d) Crente “bulimico”: Vomita todo alimento espiritual que ingere, não retém nada, põe para fora por meio da crítica e da dureza de coração todas as verdades bíblicas.

Assim, a má qualidade nutricional da dieta espiritual de muitos cristãos vem estabelecendo uma geração de crentes desnutridos e que não se desenvolvem espiritualmente. É impossível que al-guém viva um cristianismo bíblico sem a Bíblia, mas, infelizmente é a tarefa que muitos intentam fazer.

De forma geral, há um desinteresse dos cristãos pela Pa-lavra de Deus, pois hoje, cada vez mais, a práxis cristã vem se moldando à necessidades e idiossincrasias humanas, em virtude disso muitos cristãos cortaram de suas vidas as verdades incon-venientes das Escrituras, que confrontam os seus estilos de vidas. Por isso, infelizmente temos que firmar a constatação: vivemos em meio a uma geração de anoréxicos espirituais. A desnutrição alimentar vem sendo uma preocupação de várias entidades espalhadas na face da terra. Mas, quem cuidará da desnutrição espiritual?

Sejamos edificados com a leitura do Salmo 119:1-16.

A anorexia é um transtorno alimentar causado por uma dieta insuficiente (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo elementos psicológicos, fisiológicos e sociais.  

LeituRA pARA ConsAgRAção

ANOREXIA ESPIRITUAL - Parte 2

Também será muito importante a reunião com o Pr. Thomas Gilmer no dia 12 (sábado, às 19 horas), quando ele falará de suas experiências e lutas pela preservação do texto fiel das Escrituras Sagradas. Oremos, irmãos, para que o SENHOR Deus possa nos usar nesta luta para que crentes e igrejas conheçam e batalhem também para o uso do texto fiel das Escrituras Sagradas (veja a Agenda de nossa igreja).

Nos eventos dos AMIGOS DE SIÃO, faremos, se Deus nos permitir, um Encontro dos Amigos de Sião, no dia 15 de novembro (terça-feira - Feriado), às 19 horas, em nossa igreja, quando teremos a presença do Pr. Thomas Gilmer, presidente da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil e fundador dos Encontros dos Amigos de Sião.

notAs & notÍCiAs

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

Amigos de Sião

 

AGENDA DA IGREJA

NOVEMBRO02 (quarta-feira) – Programação Evangelística do DIA DOS VIVOS 6 h – Reunião de Oração; e às 7 horas: Café Ágape 8 h – Evangelismo; e às 19 horas: Culto Evangelístico.05 (sábado) – 19 h: Programação Especial: O Aborto – Um Grito no Silêncio05 e 06 (sábado e domingo) – Retiro do Ministério Dorcas: As Fases da Mulher12 (sábado) – 19 h: Encontro de Lideranças – A Bíblia: Pr. Thomas Gilmes13 (domingo) – 9 h: Celebração da Ceia do Senhor, com o Pr. Thomas Gilmer15 (terça-feira – feriado) – 19 h: Encontro dos Amigos de Sião24 (quinta-feira) – 19 h: Dia de Ações de Graça – Jantar Ágape25 a 27 (sexta a domingo) – Retiro de Casais: O Mais Importante é o Amor

DEZEMBRO03 (sábado) – Reunião do Conselho Administrativo da Igreja10 (sábado) – 19 h: Eleição da Liderança da Mocidade11 (domingo) – Dia da Bíblia17 (sábado) – 19 h: Culto de Ações de Graça pela Formatura do Átila18 (domingo) – 9 h: Assembléia da IBF Cristo é Vida; 18 h: Cantata de Natal Coral Infanto-Juvenil Cristo é Vida25 (domingo) – Sem EBD. 9 h: Assembléia na Congregação do Pecém e Culto de Emancipação. 18 h: Culto Especial de Natal com o Coral Cristo é Vida31 (sábado) – 21 h: Batismo, Celebração da Ceia do SENHOR e Vigília de Oração.