ano 8 - ediÇÃo 1483ª - diÁrio - quinta-feira, 26 de julho de 2012

12
ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012 - R$ 1,00 Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha Pág. 3 Menor teria sido estuprada em casa abrigo e não no banheiro da escola RELAÇÕES TRABALHISTAS Metalúrgicos da Aldeia iniciam negociação salarial Pág. 4 DATA ESPECIAL Participação do PSDB na eleição fica mais complicada POLÍTICA Pág. 5 HOMENAGEM Título de Cidadão como presente de aniversário a Luiz Alberto Scherer Dia da dona Terezinha e de todas as vovós Pág. 7 Programação que homenageia o público da terceira idade tem paineis sobre combate à violência hoje e amanhã. Ontem teve Chá das Vovós no Museu Agostinho Martha Pág. 6 Mais atenção para a Fonte do Forno PATRIMÔNIO HISTÓRIO Pág. 8 Aimoré vence amistoso com o Cerâmica ESPORTE Pág. 10 Zélia expõe na Câmara de Vereadores até final do mês CULTURA Contracapa Alunos do Donfa comemoram Dia do Amigo INTEGRAÇÃO Novo depoimento está levando a esclarecimento do caso ocorrido em abril do ano passado. Menina vítima teria sofrido violência sexual novamente em fevereiro POLÍCIA Pág. 9

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 09-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho DE 2012

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JULhO DE 2012 - R$ 1,00Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha

Pág. 3

Menor teria sido estuprada em casa abrigo e não no banheiro da escola

►RELAÇÕES TRABALHISTAS

Metalúrgicos da Aldeia iniciam negociação salarial

Pág. 4

► DATA ESPECIAL

Participação do PSDB na eleição fica mais complicada

► POLÍTICA

Pág. 5

►HOMENAGEM

Título de Cidadão como presente de aniversário a Luiz Alberto Scherer

Dia da dona Terezinha e de todas as vovós

Pág. 7

Programação que homenageia o público da terceira idade tem paineis sobre combate à violência hoje e amanhã.

Ontem teve Chá das Vovós no Museu Agostinho Martha

Pág. 6

Mais atenção para a Fonte do Forno

► PATRIMÔNIO HISTÓRIO

Pág. 8

Aimoré vence amistoso com o Cerâmica

► ESPORTE

Pág. 10

Zélia expõe na Câmara de Vereadores até final do mês

► CULTURA

Contracapa

Alunos do Donfa comemoram Dia do Amigo

► INTEGRAÇÃO

Novo depoimento está levando a esclarecimento do caso ocorrido em abril do ano passado. Menina vítima teria sofrido violência sexual novamente em fevereiro

► POLÍCIA

Pág. 9

Page 2: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 2 Opinião / ServiçosOpinião / Serviços

Índice de Confiança do Consumidor cai pelo

terceiro mês consecutivoO Índice de Confiança do Consumidor, medido pela

Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,5% de junho para julho deste ano. É a terceira queda consecutiva do índice, que passou de 123,5 pontos para 121,6 pontos no período.

A queda foi provocada pela piora nas avaliações tanto sobre a situação atual da economia quanto sobre os próxi-mos meses, segundo a FGV. O Índice da Situação Atual, que avalia o momento presente da economia, caiu 2,7%, ao passar de 139,1 pontos em junho para 135,4 pontos no mês seguinte.

A porcentagem de consumidores que avaliam a situ-ação atual como boa diminuiu de 27,7% para 25,2%. Já aqueles que a julgam ruim aumentaram de 17,7% para 20,6%.

O Índice de Expectativas, que avalia a perspectiva em relação aos próximos meses, diminuiu 1,9%, ao passar de 114,9 para 112,7 pontos no período. De junho para julho, os consumidores que esperam um ambiente econômico melhor nos próximos meses passaram de 33,1% para 32%, enquanto a parcela dos que preveem piora aumentou de 16% para 17,7%.

Desemprego de 7,2% na Capital é o menor para um mês de junho

Pela segunda vez no ano, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Porto Alegre registrou redução, pas-sando de 7,3% da população economicamente ativa em abril para 7,2% em junho. É a menor taxa de desemprego para o mês de junho desde o início desta série histórica iniciada em 1998. Esse comportamento foi provocado pela queda da taxa de desemprego aberto (pessoas que efetivamente procuraram por trabalho nos últimos 30 dias), que passou de 6,2% para 6,1%. Os dados fazem parte da Pesquisa de Emprego e De-semprego (PED) divulgada ontem pela manhã pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) em Parceria com o Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômi-cos (Dieese).

O número de desocupados na RMPA manteve estabilida-de, passando de 152 mil em maio para 150 mil em junho, o que significou uma queda de -1,3%. Na comparação com ju-nho de 2011, a queda foi maior, de -6,3%. No ano passado, o número de desempregos era de 160 mil.

O número de ocupados apresentou pequena variação positiva, passando de 1,932 milhão em maio deste ano para 1,939 milhão em junho, o que significou uma alta de 0,4%. Em relação a junho de 2011, quando haviam 1,896 milhão de ocupados, houve alta de 2,3%.

ECONOMIAAS GRAVATADAS

[email protected]

Moradora do Condomínio Por do Sol, na Rua Jorge Tadeu, dona Odete envia e-mail solicitando que nossa reportagem registre a quantidade de cães que circulam no local. Ela relata que várias vezes já foi solicitado o recolhimento dos animais, como inclusive já noticiamos aqui, mas até o presente momento

nada foi feito. Providências devem ser tomadas no sentido de dar a estes ani-

mais o destino certo. Voltaremos...

Prezados leitores, esta coluna também é sua, para falar conosco ligue 3423.1792.

Cães de rua

LOTERIAS

PREVISÃO DO TEMPOQUINTA-FEIRA Mín. 3°, Máx. 16°Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

Desvia! Olha para o lado! Para! Mãos para cima! Documentos! Cuidado com o portão! Passa tudo para cá! Olha a liquidação! O cara vai cair do andaime! Pápápá! Ratatá! Olha o buraco! Roubaram a tampa do bueiro! Boom! Eu disse para passar tudo-para-cá! Poin! Bibibibibibibi! Pare, olhe, compre! Oferta, somente hoje! Daqui a pouco teremos até duelos pelas ruas, porque gente sendo jogada na calçada por seguranças, para fora do saloon, isso já temos... Tente sair de casa e voltar, sem se aborrecer.

Nasci em plena área urbana, das mais movimentadas da Capital; pouco conheço da tranquila e bucólica vida fora disso e o que sei é meio fantasioso já que até explosão de caixas eletrônicos já chegou onde antes só havia o footing, o tédio e o coreto da praça. Também não dá para dizer que o problema - pelo menos esse - é nacional, já que o mundo todo está em pé de guerra, e a barbárie espalhada. Mas se não fizermos algo na linha do agir localmente, e logo, sei não.

As cidades parecem aqueles jogos de minas terrestres. Pisou em uma, Boom! Você não sabe se vai ou se fica. Se usa um vestidinho ou um colete à prova de bala. Se põe capacete ou chapéu. Se leva a bolsa ou um porrete. Se põe perfume ou joga spray de pimenta. E - cuidado! - se for usar o celular. Essa semana a polícia matou um à queima-roupa

porque confundiu um celular (descarregado, não dava nem para fritar pipoca) com arma, e “porque ele estava com um negócio preto na mão”... Meninas, cuidado. Inclusive dentro do carro.

De forma geral, ninguém mais fala bom dia, obrigada, dá licença, olha na sua cara direito, responde de bom grado alguma pergunta. Se gentileza gera gentileza, imagine o que é capaz de nascer de um estado de espírito de confronto, inclusive de classes, que vem sendo proposto e incentivado nas nossas fuças. Está todo mundo devendo na praça, ou querendo comprar e não pode. Mas as ofertas chovem, e as necessidades também.

O trabalho anda escasso, periclitante, e quem tem, tem medo. A gente não quer ver bandido, mas se vê polícia sente pavor. Não sabemos mais o que é de verdade e que não é. Roubam-nos, de perto, de longe. Vai no restaurante, bar, padaria e pode ser arrastado. Até quando estamos em casa entram em nossos computadores e nos lesam. Bancos nos arrancam centavos, e somam bolinhas nos juros, e as companhias que nos servem os essenciais são essencialmente é muito descaradas. Quem mais se lembra dos meninos de rua que arrancavam cordões de ouro? Quem mais se lembra dos trombadinhas?

Como dizia, difícil é sair e voltar para casa no fim do dia sem ter tido pelo menos um

aborrecimento, seja de carro, a pé, no metrô, trem ou avião. Ou no elevador, mesmo. Pisou no cocô. Ou no chiclete. Deu uma topada na pedra solta. O carro passou e jogou água do meio-fio. Torceu o pé no buraco. Foi atravessar e veio uma bicicleta na contramão ou aquele apressado do farol amarelo. Ficou esperando e o sinal de pedestre, aquele que você aperta o botãozinho várias vezes, não ficou verde. Ou ficou, por segundos. Corra, pessoa, corra! O guarda? Está lá anotando a placa de alguém, mas não daquele que quase te atropelou - ele prefere coisas menos, digamos, trabalhosas, tipo cinco minutos a mais da Zona Azul.

Fura fila. O portão da garagem abre ao contrário, na sua cabeça. Olha o cara varrendo o chão - e os seus pés - com água, com mangueira. O táxi passou. Vazio, mas não parou. Não, não mude de faixa senão os motoqueiros malucos podem promover um linchamento. Inferno esse bibibibi deles cortando as faixas. Já não bastassem os carros dos funkeiros que fazem questão que você os ouça, agora candidatos distribuem alto-falantes gritando seus nomes.

O cara está socando a mochila em você, aquele ser. Como tão bem lembrou Ruy Castro outro dia, todo mundo com mochila nas costas, e como elas fedem! Morrinha. Cheiro de chulé. Tenta passar pela direita, pela esquerda... Tem quem acredita

que comprou a rua. Cuidado com o cachorro solto, que o dono pensa que não morde, e sempre pode ter uma primeira vez. O arremesso de bituca acesa não é mais só de cima. Mais comum ainda agora que todo mundo fuma nas portas ela atingir sua perna.

Segura sua onda. Calma. Quem te aporrinha pode ser da minoria, qualquer uma, que essa hora aparece para justificar, como se velhinhos, mulheres, crianças, pobres fossem imediatamente inocentes, anjos celestiais.

A vendedora trata com desdém quem entra na liquidação - a verdadeira queima, fogueira, que está havendo, para onde se olha, para ver se o dinheiro circula nas veias do país, que ora vai bem, ora se afoga na marolinha. E leva o dicionário! Sale, Off, winter off. Até 70%! Quando é que a gente vai entender que, se dá para dar desconto de 70%, a exploração era braba, e o melhor mesmo é esperar que eles nos atraiam com as plaquinhas.

Não ser enganado, não ser morto, não matar. Não cair, não dar uns petelecos por aí.

Não saia sem fazer o sinal da cruz, sem orar por São Jorge guerreiro. Não viva sem pensar que temos de mudar, em busca da civilização, e que isso pode levar gerações. São Paulo, obstáculos olímpicos, 2012.

Marli GonçalvesJornalista - Criada em

megalópoles conurbadas, conturbadas e estressantes.

FAROESTE URBANO

Registro nº 39987 do Livro A-4

[email protected]@gmail.com

Filiado àADJORI

Publicação da Empresa Gráfica Jornal 2M Ltda.CNPJ nº 03.851.285/0001-62Tiragem – 8.000 exemplares

Diretor geral: Moacir Oliveira Menezes Diretor administrativo: Gabriel Diedrich Departamento comercial: Adilson Mendes Redação: Katterina Zandonai, Patricia Mello e Claudio Oliveira Diagramação: Carolina Candido Colaboradores: Iara Maurente e Bruna Ramos

Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, nº 6125 - Pda. 64CEP 94.060-001 - Gravataí - RS - BrasilTelefones: (51) 3423.1792 - 3421.3381

Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Representante Comercial:(51) 3272-9595

10 - 33.26020 - 24.66030 - 09.324

LOTERIA FEDERAL - Conc. 4678 - 25/07/2012

40 - 10.25250 - 76.161

MEgA SEnA - Conc. 1409- 25/07/2012

06 - 19 - 26 - 47 - 50 - 58

QuInA - Conc. 2952 - 25/07/2012

02 - 52 - 65 - 75 - 77

TIM, Claro, Oi e Vivo terão de propor plano para Copa e Olimpíada

Page 3: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 3

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

começou ontem a mobi-lização para campanha salarial da categoria. As negociações ocorrerão junto ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal), em Porto Alegre. A discussão de melhorias profissionais atinge trabalhadores de todas empresas metalúr-gicas de Gravataí, exce-to as que fazem parte do complexo automotivo que contam com uma ne-gociação feita separada-mente.

Na última segunda-feira (23), a diretoria do Sindicato dos Metalúr-gicos realizou reunião interna para estabelecer

itens da pauta de reivin-dicação. Ontem e hoje acontecem assembleias em frente aos portões das fábricas para mobilização dos trabalhadores. Estão previstos atos em fábri-cas como Dana, Mundial,

TDK, Sudmetal e Meta-lúrgica Becker. A data-base da categoria é 1º de setembro.

No ano passado a ca-tegoria conquistou um re-ajuste salarial importante, após intensos debates. O

índice foi de 8,5% pago retroativo ao mês de se-tembro. Na ocasião a vo-tação contou com a apro-vação da ampla maioria dos presentes na Assem-bleia Geral realizada no CTG Aldeia dos Anjos.

geral

QUER ADOTAR UM CÃO?Uma senhora alugou uma casa em que os antigos inquilinos ao

irem embora deixaram para traz uma linda cachorra pastor belga. Não podendo ficar com o animal, pois já tem três cachorrinhas, a senhora ligou para o Canil Municipal pedindo para que o pessoal de lá ajudasse a procurar um novo lar para a cachorra. Se alguém se interessar pode entrar em contato com Fabiana pelo fone 9922-0636.

DIA DOS AVÓSO dia dos avôs e avós está sendo celebrado em todo o país nesta

quinta-feira (26/07). Algumas instituições estão comemorando o dia com atividades culturais desenvolvidas pelos próprios vovôs e vovós, como leitura, apresentações musicais e muita confraternização entre os idosos. A coluna aproveita para felicitá-los e desejar-lhes, além de vida longa, muita saúde e paz. Parabéns vovôs e vovós!

EXPLICAÇÃOO leitor Carlão volta a escrever para a coluna, desta feita para soli-

citar uma explicação da Prefeitura sobre a não complementação da ilu-minação na última passarela da Morada do Vale, entre as Ruas Aluizio de Azevedo e Adão Baino. Ele quer saber o que aconteceu e também relata que naquelas imediações o mato e o lixo continuam na mesma.

TV RECORD AVISAA TV Record colocou no ar uma reportagem em horário nobre

contra Carlos Augusto Montenegro, proprietário do Ibope. Numa só matéria, um ataque - contra a empresa que tem na Rede Globo uma de suas maiores clientes; e uma advertência, de que as emissoras ligadas à Igreja Universal estão insatisfeitas com sua posição nas pesquisas e estão se prevenindo contra eventuais problemas de audiência nos Jogos Olímpicos. A Record diz estar pronta a repelir ataques de meios de comunicação que consideram inimigos. A Globo é tão maquiavélica como certos elementos por “demás conocidos!”

INSPEÇÃO VEICULARA Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) promove ins-

peção veicular neste sábado (28) com o intuito de conscientizar a po-pulação a respeito da poluição ambiental produzida pelos automóveis. O evento acontece na Praça Borges de Medeiros das 9h às 18h e terá parceria do Centro Car. Lembrete: a inspeção veicular será realizada mediante a apresentação de um quilo de alimento não perecível e um agasalho.

INSPEÇÃO VEICULAR IINa avaliação serão considerados 38 itens que produzem poluição

ambiental nos automóveis. Todos os carros que passarem pela inspe-ção serão avaliados por técnicos especializados no assunto. Inspeção Veicular é o termo genérico para o exame de veículos terrestre automo-tores e/ou rebocados e que deverá ser implementada em todo o Brasil, a partir de 2013. Lembrete: as pessoas que não conseguirem ter a ava-liação realizada neste dia poderão comparecer na Avenida General Osório, nº 105, onde o procedimento será feito entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, sempre em horário comercial.

ATRASADO, MAS VÁLIDOEm tempo: apesar de já haver passado, aproveito este entremeio

entre o Dia do Colono (25) e o Dia do Agricultor (28), para cumprimen-tar estes bravos homens do campo que labutam de sol a sol, na chuva ou no frio para plantar e colher a fim de sustentar nós aqui da cidade. Parabéns, paz e saúde para todos vocês. Que São Cristóvão os proteja como protege nossos irmãos da estrada!

Essa é uma coluna do povo para criticar elogiar e botar a boca no trombone sobre aquilo que os leitores entenderem por certo ou errado. Entre em contato com a redação, pelo

telefone 34213381 ou mande seu e-mail para [email protected] mande seu telefone e endereço.

Senha do dia:

“E adesso tutti i casa a preparare la pappa. Buon Appetito!”

Hoje serão definidos detalhes da pauta de reivindicações da categoria

Metalúrgicos iniciam negociação salarial em Gravataí

Sindicato dos Metalúrgicos de

GravataíO Sindicato dos Meta-

lúrgicos de Gravataí repre-senta aproximadamente 14 mil funcionários dos seto-res metalmecânico, eletro-eletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamen-te centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora General Mo-tors e Sistemistas.

Metalúrgicos de Gravataí iniciam Campanha Salarial

FOTO MaRCElO MaTuSiak/JG

Membros da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

Page 4: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 4 Opinião

“Mais do que afrodisíaco, o poder faz com que aflore o lado bom de cada um

e deixa os políticos cheios de amor para dar e receber”.

Ulisses Guimarãese-mail:[email protected] - Fone: 3421.3381

O presidente da Comis-são de Intervenção do PSDB de Gravataí, Silvio José Fon-seca Ourique, enviou nota à coluna comunicando que estava renunciando o cargo e com ele o vice, Chico da Elétrica. Ambos entregaram carta ao presidente estadual do partido, Nelson Marche-zan Júnior, solicitando desfi-liação do PSDB.

√Consequência

Fato consumado, hoje Sílvio Ourique e Chico da Elétrica, dois dos mais im-portantes membros até então, do PSDB local, anunciarão oficialmente que passam a

apoiar o candidato Marco Alba (PMDB).

√Decolagem

Toda essa história come-çou quando Herculano Spa-daro, que era o presidente municipal do PSDB, não concorreu à reeleição, sain-do do partido juntamente com o vice João Carlos Haas e o tesoureiro Elsio Fagun-des. Fernanda Kauer seria a presidenta, mas também dei-xou a sigla e foi para o PV.

José Hermílio Ribeiro Serpa (Procurador do Esta-do aposentado e Professor de Direito da Ulbra, Unida-de de Torres) montou então

uma comissão provisória e não teria conversado com o antigo grupo do PSDB, con-trolado por Silvio Ourique e Davidson Espíndola. Por intermédio da deputada Zilá Breitenbach, Ribeiro Serpa

chama de volta o grupo an-tigo.

Segundo Silvio Ourique, por decisão própria e sem consultar os demais mem-bros da diretoria, o presi-dente Serpa declara apoio à Anabel Lorenzi (PSB).

— Ele iniciou conver-sações com a coligação Coragem para Mudar sem consultar as bases do partido — descreve Ourique.

Ele ainda diz que, quan-do a comissão provisória fi-cou com apenas um membro (ele próprio), Serpa decidiu realizar eleição para o dire-tório, justamente na mesma data da convenção do parti-do, dia 23 de junho de 2012.

√Paulinho da Farmácia

inaugura comitê

Assim como vem ocorrendo com diversos candidatos à Câmara de Vereadores de Gravataí, nesta sexta-feira (27) será a vez de Paulinho da Farmácia inaugurar o seu comitê de campa-nha na Avenida Dorival Cândido Luz de Olivei-ra, nº 7.140 - Parada 61 - onde será instalado o seu “Cantinho Político” para receber eleitores e amigos.

Em visita ao Jornal de Gravataí, na tarde desta quarta-feira, Pauli-nho da Farmácia (PTB) disse estar entusiasmado com a campanha. Tão entusiasmado que vai dormir às 2h e quando é 4h já está em pé.

Contou também, com inegável alegria, que está sentindo um clima muito bom por onde tem passado, extremamente favorável a Marco Alba (PMDB).

Paulinho revelou que nesta corrida eleitoral foi levado a focar na saúde da população, uma área que merece atenção con-tinuada dos homens pú-blicos.

Por fim, disse acredi-tar na vitória e que seu partido possa emplacar de 3 a 4 vereadores, au-mentando participação e peso político na Câmara de Vereadores.

√Revoada tucana

Demonstrando muita vi-talidade e disposição, o pee-medebista Marco alba afirma estar de bem com a vida e quer passar todo esse entusiasmo para as pessoas com as quais conversa em sua caminhada rumo à vitória.

Nas visitas aos bairros, nas caminhadas, na inauguração de comitês de companheiros que o apoiam nesta eleição, Marco alba vem demonstran-do que, quando a pessoa quer, ninguém segura. Sua mensa-gem aos eleitores está sempre carregada de otimismo e muita disposição para trabalhar em prol das comunidades.

Silvio José Fonseca Ourique vai se desfiliar do partido

√Grupo dos descontentesSegundo Silvio Ouri-

que, foi a partir disso que ele, como líder do grupo que queria conversar com Marco Alba, solicitou espaço para que o partido não declaras-se, tão abertamente, apoio para Anabel e mantivesse conversas com outros can-didatos, exceto Daniel Bor-dignon (PT). O presidente Ribeiro Serpa não aceitou e teria condicionado sua per-

manência como presidente, ao apoio à Anabel Lorenzi.

Em reunião da Execu-tiva Estadual do PSDB, em Porto Alegre, Ribeiro Serpa e Robinson Leão defendem apoio à Anabel Lorenzi, enquanto Silvio Ourique e Davidson Espíndola apoiam Marco Alba.

O presidente estadual, deputado Nelson Marche-zan, deseja que o partido

apoie o PMDB de Marco Alba. Ribeiro Serpa, nova-mente, condiciona sua per-manência na presidência do partido, ao apoio à Anabel Lorenzi. Na mesma reunião, acusa Silvio Ourique de ser “albista”.

A Executiva Estadual decide que o partido deve se alinhar ao PMDB do depu-tado Marco Alba, quando o presidente Ribeiro Serpa re-

solveu convocar os filiados para a convenção no dia 23 de junho, na sede do partido, mesma data em que acon-teceria a eleição do diretó-rio estadual. A convenção então resolve apoiar o PSB na majoritária e o PV para coligação na proporcional, apresentando sete candida-tos. De acordo com a nota, na convenção foram verifi-cadas 12 irregularidades.

√ContestaçõesSilvio Ourique e David-

son Espíndola apresentaram as supostas irregularidades para a Executiva Estadual do partido que resolveu solicitar a anulação da mesma e no-mear uma Comissão de Inter-venção no PSDB de Grava-taí. Silvio Ourique é indicado como presidente interventor e mais sete membros formam a comissão. Cinco dias após a convenção que definiu a coli-gação na proporcional com o Partido Verde, o presiden-te Ribeiro Serpa, na reunião semanal do partido, decidiu que o PSDB não fará mais

coligação com o PV e sim com PSB e com o PCdoB na proporcional. Conforme Ou-rique, esta decisão foi pes-soal e autoritária, ferindo a convenção que decidiu outra coisa. Na sequência a Exe-cutiva Nacional do partido atendeu solicitação da Esta-dual e anulou a convenção do PSDB de Gravataí e outros tantos municípios pelo País, por irregularidades cometi-das durante o pleito.

Quando a decisão é comu-nicada ao partido, em Grava-taí, as convenções do PMDB e dos partidos aliados já tinha

acontecido. O PSDB manteve o apoio ao PSB de Anabel Lo-renzi e registrou apenas quatro candidatos. Três apresentam problemas que devem ser re-gularizados, sob pena de não poderem concorrer. Na nomi-nata não existem mulheres. Ribeiro Serpa é convocado pela juíza para prestar escla-recimentos sobre as irregula-ridades cometidas na conven-ção. Responde, mas a juíza não aceita as argumentações e a convenção continua anulada. Na Justiça civil, Ribeiro Serpa consegue liminar, mantendo a convenção. Com a decisão, o

PSDB deveria coligar com o Partido Verde na proporcio-nal, segundo ata da convenção municipal. No entanto, o PV já fechou coligação com o PRP e não tem lugar para os tucanos.

Não existe nenhum registro ou ata que indique a coligação do PSDB com o PSB ou com o PCdoB. Ourique diz que a decisão do presidente Ribeiro Serpa foi autoritária e não tem registro em ata. As Executivas Estadual e Nacional do partido mantém a decisão de anular a convenção e nomear uma Comissão de Intervenção em Gravataí.

√O futuroMantida a liminar que va-

lida a convenção municipal, temos o seguinte: em tese, o PSDB não pode manter a co-ligação com o PSB e PCdoB, na proporcional; e também não pode coligar com o PV,

conforme decisão da conven-ção, porque este já fechou com o PRP. Ourique acredita que nas próximas horas a liminar concedida a Ribeiro Serpa será derrubada. Com a decisão da Executiva Estadual e Nacional

de intervenção no partido, o PSDB não pode declarar apoio direto para o PSB de Anabel, nem para o PMDB de Marco Alba. A Justiça Eleitoral ainda pode fazer com que o PSDB concorra sozinho, sem coliga-

ção; e, se não for regularizada a situação de três candidatos do partido, somente um poderá concorrer.e é o teor da história relatada por Silvio Ourique, de-cisão que será anunciada ainda nesta quinta-feira (26).

√Marco Alba também vai

onde o povo está

√Registrode candidatosa doutora Eda Salete Zanat-

ta de Miranda, juíza titular da 71ª Zona Eleitoral de Gravataí, nos termos do art. 43 da Resolução nº 23.373/2011 do TSE, declarou en-cerrada, em 23 de julho de 2012, a instrução dos processos que en-volvem os pedidos de impugnação das candidaturas de um postulante ao cargo de prefeito e dois can-didatos ao cargo de vereador no município de Gravataí - Daniel luiz Bordignon (PT) - candidato a prefeito pela Frente Popular - e dos candidatos a vereador luiz Carlos Dias (PSB) e Sérgio Sta-sinski (PTB). as partes envolvidas no processo, candidatos, partidos impugnantes e Minisério Público têm prazo comum de cinco dias, a contar desta quarta-feira, para apresentação das alegações finais nos processos. após este prazo, os autos seguem para decisão da Juíza.Tudo indica que na segunda-feira (30), após vencido o prazo legal de cinco dias, seja dado a conhecer o resultado do processo referente aos pedidos de impug-nação das candidaturas do petista Daniel Bordignon solicitadas pe-los partidos PMDB e PV, e pelo Ministério Público Eleitoral, bem como dos candidatos a vereador Cau Dias e Sérgio Stasinski.

Page 5: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 5

Nascido em Camaquã, o empre-

sário, farmacêutico e bioquímico Luiz Al-berto Cardoso Scherer aniversariou na última terça-feira e um dos presentes que marca-ram a data foi o título de Cidadão Gravataien-se. A homenagem foi entregue pela Câmara de Vereadores de Gra-vataí, em sessão solene no Plenário José Maria-no Garcia Mota, com a presença dos parlamen-tares, amigos e familia-res.

Qualidades ineren-tes à pessoa do home-nageado, de cidadão honesto, compreensivo, educado e, acima de tudo, preocupado com o bem estar do próxi-mo, foram destacadas no pronunciamento do vereador Levi Melo (PMDB), proponente da homenagem.

– É com alegria que saúdo nosso irmão Scherer, gravataiense de coração, e, a par-tir de hoje, por direito. Um cidadão do bem e

de bem com a vida, um homem absolutamente íntegro e que desde a sua vinda para Grava-taí contribuiu para a construção de uma ci-dade melhor – salien-tou Levi.

O cidadão grava-taiense comemorou, além do título, seu ani-versário de 62 anos, na mesma noite.

– Além dos com-promissos da empre-sa, da geração de em-pregos qualificados, bons serviços pres-tados à comunidade, ainda tem tempo para participar de ativida-des e ações sociais. Esta honraria é mereci-da, pois você faz parte da história de Gravataí – afirmou o vereador Vail Corrêa (PTB), presidente da Câmara.

Com um discurso emocionado e agrade-cido, o homenageado destacou a importân-cia da família e fez uma menção especial à professora que lhe despertou o interesse pelo conhecimento. No relato sobre sua

atuação profissional, mencionou momentos importantes, como a instalação, em 1º de agosto de 1965, junto com o sócio, Adão Ho-ffmann, do laboratório Núcleo.

– Agradeço ao ve-reador Levi Melo, por partilhar da atenção e dedicação ao nosso tra-balho na cidade. Saúde se faz com trabalho e, apesar de ser o setor mais mal remunerado, não tem dinheiro que pague o diagnóstico e o tratamento corre-to, capaz de devolver a esperança de vida a uma pessoa – concluiu ele.

TrajetóriaLuiz Alberto Car-

doso Scherer nasceu em Camaquã, em 24 de julho de 1950. É ca-sado com Rosa Maria de Souza Scherer e pai de Bárbara e Verônica de Souza Scherer.

Bacharel em Farmá-cia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializou-se em Bioquímica

em 1974, na mesma instituição, tendo cur-sado pós-graduação em Administração Hospitalar no Cen-tro Universitário São Camilo, em 1999, na cidade de São Paulo. Com fortes conheci-mentos em Imuno-logia, Hematologia, Bioquímica e Desen-volvimento em Saúde é proprietário do La-boratório Núcleo Aná-lises Clínicas. Como Farmacêutico-Bioquí-

mico, foi o responsá-vel técnico pelo setor de bioquímica e soro-logia do Laboratório de Análises Clínicas, no Hospital Dom João Becker, de fevereiro de 1975 a dezembro de 2007.

Desenvolveu ainda atividades como Far-macêutico-Bioquími-co plantonista no Insti-tuto de Cardiologia,em Porto Alegre, de feve-reiro de 1975 a maio de 1985.

Título foi entregue pela Câmara de Vereadores em Sessão Solene realizada na noite da última terça-feira, dia do aniversário dele

Luiz Alberto Scherer é Cidadão Gravataiensegeral

O homenageado com os vereadores

Luiz com a esposa e as filhas e o vereador Levi

FOTOS RENaN VaRGaS/JG

►PresençasParticiparam da sole-

nidade o presidente, ve-reador Vail Corrêa(PTB), o vice-presidente, verea-dor Marcio Souza (PV); primeiro-secretário, vereador Roberto An-drade (PP); segundo-se-cretário, vereador Dario Blehm (DEM); o deputa-do estadual Marco Alba (PMDB), representando o presidente da Assem-bleia Legislativa, e o secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca.

Page 6: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 6 geral

Prefeito verifica estado de conservação da Praça do Forno

Morungava recebe equipe da Agricultura

Local abastecia moradores de Gravataí no início do século XIX

O prefeito Acimar Sil-va visitou

nesta semana a Praça do Forno, localizada no Centro da cidade, e verificou o estado de conservação e a salu-bridade do local.

– Vou solicitar que a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) ve-nha até o local e pode as árvores que estão tapando as luminárias. Também quero saber sobre a salubridade da água existente na fonte – destacou o prefeito.

Ele relatou que vem recebendo reclamações dos moradores e resol-

veu verificar as denún-cias.

– O lugar está um pouco maltratado, mais por culpa dos morado-res que jogam ali lixo e entulho de obras – afir-mou Acimar, garantin-do que mandará moni-torar o local.

Patrimônio históricoA fonte está locali-

zada na Praça do Forno, que tem uma área de 1.287,00m² com vege-tação de arbustos e uma amoreira. A Fonte do Forno foi tombada como patrimônio histórico do Município através do decreto nº 4.367/00.

HistóriaO fornecimento de

água era bastante pre-cário no início do sécu-lo XIX. Devido a isso, a população utilizava poços e fontes natu-

rais nos fundos dos quintais. Na metade do século XIX, surgiu a ideia de construir uma fonte pública. No ano de 1862 foi construída então a Fonte do Forno, que se tornou o princi-

pal ponto de cap-tação de água da Aldeia dos Anjos naquela época, tornando-se, mui-tos anos depois, ponto turístico da cidade.

Na época, uma comissão foi formada para a construção da fonte. Compuse-ram o grupo os tenentes-coronéis André Machado de Moraes Sar-mento, Felisbino Antônio Alves e Manoel Joaquim

Garcês Cabeleira, além do capitão Antônio Rodrigues da Fonseca e de José Francisco de Jesus.

Tais fontes deve-riam ser cobertas com uma abóbada formada de cal, areia e tijolos e fechadas na frente com uma cancela de ferro. Apesar da comissão formada para a execu-ção da obra, segundo a tradição popular, a fon-te foi feita por mestre Augusto, seguindo or-dens do coronel Fonse-ca, então intendente de Gravataí. Devido a seu formato, a construção foi batizada de Fonte do Forno.

A vertente provia água não só aos ha-bitantes de Gravataí, como também a mora-dores de vilarejos vizi-

nhos e a cavalarianos que frequentemente passavam por ali e pa-ravam para se refres-car, aproveitando para encher seus cantis com água fresca.

A lenda da FonteAlém de abastecer

de água a população, existe uma lenda que diz que todos os dias, ao entardecer, um anjo saciava sua sede na fonte, atribuindo-lhe um poder mágico. Se-gundo a crença, quem bebesse daquela nas-cente jamais se afasta-ria da vila, ou se isso ocorresse logo volta-ria. Devido a esta fábu-la, as jovens levavam os namorados ao local para tomar água, na es-perança de garantirem seus amados.

FOTOS MaRilENE ZaNDONai

Fonte do Forno é patrimônio histórico da cidade Prefeito visita Praça do Forno

Entulho de obras vem sendo jogado no local

Prosseguindo seu programa de cooperação itinerante para com os pequenos agricultores do Município, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA) esteve ontem (25) - Dia de São Cristóvão e do Moto-rista - em Morungava. Lá esteve disponibilizando aos produtores

rurais do distrito, além de orien-tação técnica, também a presta-ção de serviços do Incra e reali-zando o agendamento do trator para lavrar, discar e encanteirar a terra. O atendimento foi das 9h às 16h, na subprefeitura.

A atividade, de acordo com a SMAA, teve por finalidade

dar sequência às comemorações do Dia do Produtor Rural que transcorre no dia 28 deste mês. Esse tipo de atendimento itine-rante está sendo promovido nos quatro distritos rurais do Mu-nicípio. Nesta quinta, o atendi-mento está acontecendo no dis-trito do Barro Vermelho.

Trator de apoio aos pequenos agricultores

Page 7: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 7geral

Combate à Violência Contra a

Pessoa Idosa é o tema de dois paineis agen-dados para hoje, às 14h, no CTG Laço da Amizade – Rua Araca-jú, nº 119, Bairro Passo dos Ferreiros – e para amanhã, no mesmo horário, no Plenarinho da Câmara de Verea-dores. Os eventos que têm entrada franca são parte da programação do Dia da Vovó, come-morado hoje. Estarão presentes no evento, representantes da 1ª e 2ª Delegacia de Polícia e da Delegacia do Ido-so de Porto Alegre.

Ontem, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), em par-ceria com a Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI) e a Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fun-darc), promoveram o Chá da Vovó, às 15h, no Museu Municipal Agostinho Martha.

Plano de AçãoSegundo a assessora

da APPI, Marlene Es-pindola, durante o even-to no Museu foi lançado oficialmente o “Plano de Ação Para o Enfren-tamento da Violência Contra a Pessoa Idosa” que trabalhará em rede com o tema.

– Também nesta data, estamos recuperando os jogos antigos, como as cinco marias, o domi-nó, o jogo de cartas, as varetas, enfim, os jogos que fizeram parte do dia a dia destas pessoas – ressalta a assessora.

A presidente do Con-selho Municipal do Ido-so, Maria Inês Guilloux Leal, destaca que esta iniciativa visa alertar a sociedade sobre o tema violência contra a pes-soa idosa.

– Ela é mais comum do que se pensa e deve ser enfrentada por toda a sociedade – observa a presidente.

A professora dos Núcleos Esportivos da Secretaria Municipal de

Esportes (SME), Joelma Piovesan, considera que trabalhar com o idoso é gratificante e quem se beneficia é o próprio instrutor.

– Trabalhar o cor-po em qualquer idade é muito bom e, trabalhar

recuperando os jogos da infância, melhor ainda. O importante é exercitar a parte física e a cogni-tiva, assim o beneficio vem em dobro – reforça a professora.

AutoestimaA estagiária do Ser-

viço Social, Adriana Daros de Oliveira, infor-ma que a atividade foi muito importante para a autoestima das avós.

– Quando se traba-lha em rede, se tem a possibilidade de tirar o idoso de dentro de casa, fazendo-o participar de atividades prazerosas – diz a estagiária.

O secretário interino da SME, Régis Tadeu da Rosa, prestigiou a atividade.

– Estamos prontos para trabalhar em rede, principalmente com ati-vidades físicas voltadas para a terceira idade

– salienta. A diretora-presidente da Fundarc, Bernadete Camargo, foi a anfitriã da tarde. Em sua manifestação, destacou a relevância da data: – É muito bom envelhecer com saúde e podendo participar das atividades. A moradora do Bairro Santa Cruz, Katilin Marko Andreus-chetti, de 65 anos, tem cinco netos e garante ser algo importante partici-par das atividades.

– Acho uma home-

nagem mais do que jus-ta às mães com açúcar, que são as avós – expli-ca.

A moradora do bair-ro Castelo Branco, Te-rezinha Santos, de 78 anos, tem nove netos e quatro bisnetos e consi-dera justa a homenagem às avós.

– Principalmente, quando se tem saúde, é muito bom chegar a esta idade e poder participar da vida dos filhos – fa-lou.

Paineis debatem combate à violência contra a pessoa idosa

Eventos serão realizados hoje e amanhã em diferentes pontos da cidade, dentro da programação que comemora o Dia da Vovó

Vovós participaram de chá na tarde de ontem no Museu

FOTOS MaRilENE ZaNDONai/JG

Diretora presidente da Fundarc recepciona os convidados Terezinha Santos se sente feliz com os netos e bisnetos

Page 8: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 8 Esporte

Cerâmica perde amistoso para o Aimoré

O time reserva do Cerâmica per-deu nos pênaltis

o amistoso realizado com o Aimoré na tarde de ontem, no estádio Cristo Rei, em São Le-opoldo. A partida foi realiza-da dentro da programação em comemoração aos 188 anos do município de São Leopol-do, celebrados nesta quarta. Por ser uma partida festiva, um acordo firmado entre as duas equipes determinou que, em caso de empate, a partida seria definida nos pênaltis.

Após dois tempos sem balançar as redes, os dois ti-mes decidiram o resultado nas penalidades máximas. Melhor para o time da casa que, após o empate por 7 a 7 nas cobranças, viu o goleiro William dar a vitória para o Aimoré depois do pênalti des-perdiçado por Alexandre.

Paladino sediou a Copa Ligraca no final de semana

Partida comemorativa ao aniversário de São Leopoldo foi decidida nos pênaltis

Time perdeu amistoso nos pênaltis

FOTO DiVulGaçãO/JG

No último sábado (21), as equipes de futsal do Paladino Tênis Clube dis-putaram a 4ª Rodada da Copa Ligraca de Futsal. O clube sediou a etapa e recebeu o RS Futsal nas categorias Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim e Infantil. Para o auxiliar técnico

Lucas Campos, a única ca-tegoria que não conseguiu a vitória ficou em desvan-tagem técnica.

— Dois meninos fize-ram a diferença na equipe adversária, mas vamos tra-balhar para na próxima eta-pa mostrar um crescimento também — colocou.

Cruzeiro perde amistoso em São Leopoldo

Em seu primeiro amis-toso oficial de preparação para a Copa Hélio Dourado, o Cruzeiro perdeu no sába-do (21) para o Aimoré, em São Leopoldo, por 2 a 1. O defensor Reinaldo, ex-Riograndense-SM, fez o gol estrelado. Além do gol de Reinaldo, o Cruzeiro teve excelentes oportu-nidades para mar-car com Davidson no primeiro tempo e Vinícius na etapa final. Os gols do Aimoré foram as-sinalados por Japa e Lucas Silva, que tocou claramente

com a mão na bola antes de marcar, mas o árbitro Águido dos Santos validou o lance. Dos novos contratados, não participaram do amistoso o zagueiro Alair, o volan-te Robson Luís, com dores musculares, e o atacante Deivid, com dores no tor-nozelo.Inscrições da Copa Aldeião de Futsal Série B

seguem abertas até o limite de 30 equipes

A XVI Copa Aldeião de Futsal Municipal Sé-rie B terá, ao todo, 30 equipes participantes. Assim que for atingi-do o limite de times, as inscrições serão encer-

radas. A competição, promovida pela Prefei-tura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), começa no dia 14 de agosto. Os

jogos serão promo-vidos todas as ter-ças e quintas-feiras, durante dois meses.

Para realizar a inscrição, as equi-pes devem procurar a secretaria do Al-deião, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. O prazo previs-to para recebimento das inscrições é 31 de julho. São ne-cessárias cópia da

carteira de identidade de pelo menos oito atletas, juntamente com fotos recentes de cada um.

As inscrições são gratuitas, porém, a título

de colaboração, são soli-citados 15 quilos de ali-mentos não perecíveis, que serão distribuídos a entidades carentes já ca-dastradas.

A XVI Copa Aldeião de Futsal Municipal classificará as duas equi-pes melhores colocadas para o Municipal Série A 2013. São oferecidas 30 vagas, que serão pre-enchidas por ordem de inscrição.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3484-2031 e pelo e-mail [email protected].

√Escalação

CERÂMICA: Deivity; Saraiva, Márcio Nunes (Renan), Tairone e Dênis (Rodri-go); Robson, Rafael Carvalho, Maurinho (Alexandre) e Anderson Ijuí (Maceió); Mi-chel (Paim) e Jean (Elton). TÉCNICO: Ben-Hur Pereira.

AIMORÉ: Pitol (William); Jean, Bruno Sá (Wágner Tiziu), Luis Henrique (Dou-glas Mã) e Alex; Toto, Márcio Reis, Japa e Marquinhos; Lucas Silva (Felipe) e Tiago Matos (Alex). TÉCNICO: Gelson Conte.

√HistóricoCerâmica e Aimoré pos-

suem um pequeno histórico de confrontos, formado desde a profissionalização do clube gravataiense em 2007. O mais recente encontro entre os dois clubes aconteceu na Copa Laci Ughini em setembro do ano passado.

Em partida válida pela abertura do returno da com-petição, o CAC venceu o Ai-moré, no estádio Cristo Rei, por 2 a 1. Antes, as duas equi-

pes já tinham se encontrado no primeiro turno com um empate sem gols, em partida realizada no estádio Passo da Areia.

Pela Segundona 2011, os dois times ficaram na Cha-ve 2 da competição, motivo pelo qual jogaram duas vezes ainda na 1ª fase. No primeiro confronto, no Cristo Rei, em-pate em 1 a 1. No segundo, no Vieirão, vitória do tricolor por 2 a 0.

Ao fim da Segundona, o

Cerâmica conquistou o Aces-so para a primeira divisão do futebol gaúcho. Já o Aimoré foi rebaixado para a recém-

criada terceira divisão, um fato que, na época, foi lamen-tado até mesmo pela direção do clube gravataiense.

√Treino em dois turnosO grupo completo de atletas do Cerâmica tem re-

apresentação marcada para a manhã de hoje (26) para um trabalho em dois turnos. À tarde, o técnico Ben-Hur Pereira comanda um trabalho tático com titulares e reservas no gramado do estádio Vieirão. O CAC agora mira todos os seus esforços na partida contra o Cianor-te, pela Série D do Campeonato Brasileiro, na tarde do próximo domingo (29), no Paraná.

Copa aldeião terá 30 equipes participantes

Clube sediou etapa e recebeu o RS Futsal

Os resultados você confere a seguir:

Fraldinha: Paladino TC 0 x 3 RS FutsalPré-Mirim: Paladino TC 5 x 0 RS FutsalMirim: Paladino TC 14 x 4 RS FutsalInfantil: Paladino TC 5 x 2 RS Futsal

Cruzeiro perde amistoso para o aimoré

√Três amistososA equipe do Cruzeiro acer-

tou mais três jogos-treino em preparação para a Copa da FGF. O próximo compromisso será hoje às 15h, no Estrelão, diante do Riopardense, que também irá disputar a Copa Hélio Dourado. No sábado (28), novamente em casa, às 15h, tendo como adversário o Sindicato dos Atletas, sendo que o teste final será diante do Grêmio B, no dia 1º de agosto, em Eldorado do Sul.

√Ficha técnicaAIMORÉ – Mar-

celo Pitol; Gian, Bru-no Sá, Luis Henrique e Alex; Toto, Márcio Reis, Marquinhos e Japa; Tiago Matos e Lucas Silva.

CRUZEIRO – Fá-bio; Kleber Oliveira, Rogério, Renato e Clé-ber Sonda; Reinaldo, Cláudio, Faísca e Léo; Paulo Sérgio e Davi-dson. Técnico: Beto Campos

Page 9: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 9Polícia

Caso aconteceu em abril do ano passado e, por medo, menina de dez anos teria mentido o local do fato

Um depoimen-to prestado na última se-

mana, na 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, mu-dou os rumos da investi-gação que busca apurar o caso de estupro de uma menina de dez anos que teria sido violentada por três alunos de uma es-cola do Município. Em novo depoimento, a ví-tima relatou que o caso aconteceu em uma casa de passagem na qual es-tava abrigada na época do abuso.

O caso da menor, que tinha nove anos na épo-ca do fato, chegou a ser noticiado pelo JG, quan-do ocorreu, em abril de 2011. Na época, teria afirmado, em depoimen-to que foi atacada por três meninos, no banheiro da escola, durante o recreio.

Desde que começou a investigar o caso, o de-legado titular da distrital, Ânderson Spier, que por quase três anos traba-lhou no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), demonstrava ter muitas dúvidas com relação ao fato. Nunca duvidou do estupro, mas sim do local onde o fato aconteceu.

Em uma entrevista concedida ao JG, na edi-ção 1123, ele ainda co-mentou que a polícia não tinha convicção de que o estupro realmente tivesse acontecido no banheiro da escola e especulou que este poderia ter aconteci-do em outro local, como

na casa da menor, de onde havia sido retirada após uma ocorrência de maus-tratos, ou na casa de passagem, onde esta-va abrigada até o registro da ocorrência, no dia 26 de abril de 2011.

Spier achava difícil que o estupro pudesse ter acontecido no banheiro, durante o recreio. Pela movimentação, acredita que alguém veria o fato. O outro fato que levanta-va dúvidas era a cautela da diretora da escola, que segundo ele, parecia muito cuidadosa e preo-cupada.

Pois ele estava certo e sua descrença foi confir-mada na última semana, quando a mãe da menor procurou a escrivã Lucia-na dos Anjos. Ela queria saber como estava a in-vestigação e aproveitou para dizer que sentia que a filha tinha algo a falar, mas que ficava retraída. Foi convidada a trazer a filha para conversar.

Menina relatou detalhes

Uma menina retraí-da e que quase não fala. Assim a vítima foi de-finida pela policial que com muita paciência e conversa, conseguiu tirar palavras que mudaram o rumo da investigação. Pois a menor falou que o abuso aconteceu na casa abrigo e não na escola.

Disse que na hora da troca de plantão das tias ou cuidadoras, por volta das 19h, teria ido ao ba-

nheiro. Trancou a porta, mas bateram na mesma e imitaram a voz de uma amiga sua que também era interna.

Quando abriu, três adolescentes também in-ternos empurraram a por-ta e a seguraram. Um de-les teria tapado sua boca enquanto os outros dois “fizeram”. Depois, outro agarrou a vítima para que o que estava então segu-rando a violentasse tam-bém. “Senti muita dor. Depois que acabaram, saíram do banheiro e fo-ram dormir”, teria dito em seu depoimento.

— Ela relatou que, após o fato, chamou uma das cuidadoras para con-versar, mas que esta teria dito que conversavam outro dia, que era hora de dormir e que depois, não contou mais o ocorrido — revelou a policial.

Lembra que o fato veio a público no outro dia, quando a menor se recusou a entrar na esco-la, vindo a ficar deitada na van escolar por estar com muita dor. O regis-tro foi feito no dia 26 de abril, pela coordenadora do Programa de Acolhi-mento Familiar, órgão vinculado à Prefeitura de Gravataí, que atende víti-mas de violência sexual, física, psicológica e em situação de abandono. Após a ocorrência, a me-nor foi transferida para outra casa de passagem e, por último, voltou para a casa dos pais.

— Ela disse que foi

ameaçada de morte pe-los três internos que te-riam cometido o estupro, motivo pelo qual, com medo, optou por falar, no primeiro depoimento, que o abuso aconteceu na escola — esclareceu a policial.

Menores serão ouvidos

Para a polícia, a me-nor falou que os jovens têm idades de 19, 15 e 13 anos e que apenas um ainda está na casa abrigo.

Os três serão chamados para prestar esclareci-mentos, momento em que a polícia vai confir-mar as idades destes.

— Provavelmente vão ser responsabilizados por estupro de vulnerável. Vamos instaurar um procedimento específico para adolescentes e enca-minhar para o Ministério Público — afirmou o de-legado Spier.

Com relação à casa abrigo, o delegado dis-se que esta poderia ser

responsabilizada se hou-vesse o conhecimento do fato e nada tivesse feito, mas como isso não ocorreu, uma vez que a denúncia partiu do pró-prio estabelecimento, não cabe punição. Mas, mesmo assim, diz que vai solicitar providências administrativas.

— Não se pode deixar abrigados de sexo dife-rente juntos. Com relação a isso, vamos solicitar que seja tomada alguma atitude — disse.

Menor foi estuprada em casa abrigo e não no banheiro de escola

Novos sargentos se apresentam no 17º BPMNa tarde de segunda-feira,

aconteceu a apresentação, no 17º Batalhão de Polícia Militar (17° BPM), em Gravataí, dos nove militares que concluíram o Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) e passaram à graduação de segundo sargento. Os oficiais foram recepcionados pelo comandante do Batalhão, tenente coronel Dirceu Lopes, e pelo subcomandante major Vanderlei Padilha.

O curso foi desenvolvi-do na Escola Técnica Poli-cial Militar, nos municípios de Montenegro e Osório, na Escola de Formação e Aper-feiçoamento de Sargentos (EsFAS), em Santa Maria e na Escola de Bombeiros (EsBO), em Porto Alegre e durou nove meses, com carga horária de 1600 horas/aulas. Dentre as disciplinas ministra-das estava proteção armada,

sociologia, criminologia, admi-nistração de recursos humanos, abordagem policial, relações humanas, direitos humanos, co-municação social, direito penal,

constitucional e penal mi-litar, dentre outras.

Durante a apresenta-ção os militares recebe-ram as boas-vindas do comandante da unidade e orientações sobre a nova função. Após, houve a dis-tribuição nas companhias

e seções nas quais passaram a executar a nova função.

Pelo 17° BPM participaram os terceiros sargentos Osni,

Édio, Ervandil e Meireles. Estes realizaram o curso por antigui-dade. Já os soldados Amaral, Gustavo, Padilha, Pedro e Rau-pp, realizaram concurso para poder ingressar no curso.

– Pela hierarquia da BM, para ser promovido a segun-do sargento, antes tem que ser promovido a terceiro. Como os soldados foram aprovados para o curso, retornaram já com a promoção – explicou Padilha.

FOTO PaTRiCia MEllO/JG

Polícia vai ouvir menores suspeitos do estupro

►Mais um estuproA escrivã Luciana acrescenta que em fevereiro a menor foi vítima de ou-

tro estupro, ocorrido no Rincão da Madalena. Diz que neste caso, a menor e a amiga, que conheceu na casa abrigo, estavam conversando na frente da casa da menor vítima do estupro, quando desapareceram.

— Ela reapareceu no dia seguinte e revelou que passou a noite na casa de um homem conhecido de sua amiga. Disse que a amiga dormiu com o homem e que ela passou a noite com outro homem que estava junto na casa. O caso foi investigado e o homem denunciado por estupro de vulnerável — detalhou.

Nove PMs concluíram curso técnico

FOTO DiVulGaçãO/JG

Page 10: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 10

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO61

CBCCURVATURA

SIENAUNTRDABA

RESSARCIROLODUMIQSEMAO

LUAIANDHELIPORTO

CENADARUANTIESNESRITURMAUN

MARACANAZO

Signifi-cado de

"CQC" (TV)

Patri-mônio

culturalcarioca

Associa-ção Cristãde Moços

(sigla)

Sílvio Luís,narradoresportivo

O maiormamíferoterrestrebrasileiro

Sufixo de "marro-quina":origem

Pátio paraaeronaves no topo deedifícios

(?) à luz:parir

Espaço da represen-

taçãoteatral

FidelCastro (?),estadistacubano

RenataCeribelli,jornalista brasileira

(?) Lanka,o antigoCeilão(Geog.)

Pássaro amarelocriado em gaiolas

Pedra preciosavermelha

Lateral dochapéu

Bebida depiratas

Arquea-mento

Indenizar;com-

pensar

Cidade da Itália

Indica fal-ta (prep.)Cervejainglesa

O mundo do distraído

Grupo baia-no que par-ticipou devideoclipe do MichaelJackson

Achagraça

"(?) Satânicos", polê-mico livro de

SalmanRushdie

Hiato de"caótico"Meios as-tuciosos

E, eminglês

Vogal dovocativo

Um, emfrancêsAutor

(abrev.)

Prefixo de"antítese":oposiçãoDespida

Grupo;bando

A derrotada Sele-

ção brasi-leira naCopa de50 (fut.)

2/un. 3/ale — and — ruz — sem. 5/siena. 10/maracanazo.

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora

MALHAÇÃOFabiano pede que Laura vá à sua

casa para que eles possam conversar. Cristal não deixa Carmem tocar em sua barriga. Betão e Maria terminam o na-moro. Kiko sugere que Fabiano contrate um detetive para encontrar seu filho. Dé-bora dispensa Bernardo. Timtim consola Maria. Débora fica furiosa ao saber que Jefferson está namorando Aninha e deci-de reatar com Bernardo.

AMOr EtErnO AMOrElisa implora que Rodrigo não se

afaste dela e culpa Miriam por tudo. Cla-ra tenta descobrir o que aconteceu em sua vida passada. Dona Olga não deixa Jair ajudar uma moradora que não paga sua taxa de “personal porteiro”. Rodrigo fala para Solange que adiará seu casa-mento com Elisa e ela fica indignada. Gil incentiva Jáqui a continuar com sua te-rapia. Dimas olha as fotos de Priscila no computador e Fernando fica curioso.

CHEiAs dE CHArMEValda é sincera com Sarmento e ele

fica angustiado. Epifânia pede para Fa-bian ajudá-la a obrigar Chayene a fa-zer exercícios. Samuel reclama por Lygia atrapalhar sua conversa com Beatriz. Penha conta para Cida que colocou San-dro na Justiça. Dinha surpreende Inácio no tatame. Rosário pensa em Inácio. Sar-mento desaparece de casa. Cida pede para Brunessa continuar ajudando Val-da. Beatriz vê Samuel destratar Alana e se irrita.

AvEnidA BrAsiLTufão, Tessália, Leleco, Adauto, Mu-

ricy, Ivana, Jorginho e Ágata se divertem juntos. Nilo invade a casa de Lucinda e Santiago se assusta. Tufão conta para Ivana que flagrou os pais juntos. Muricy e Leleco rejeitam Adauto e Tessália, res-pectivamente. Darkson sente falta de Tes-sália e fica desanimado no trabalho.

Dolores e Diógenes convidam Olenka e Silas para serem padrinhos de casa-mento do filho. Roni pensa em desistir do casamento e Suelen fica indignada. Leandro perde a cabeça por causa de Suelen. Leleco e Muricy discutem na fren-te de todos. Max mente para Carminha. Ivana fica curiosa para saber por quem Tufão está apaixonado.

rEBELdEsRoberta estranha o rapaz que está

junto de Binho. Ela não acredita que seja o tio dele. Miguel fica sem reação ao saber de Jonas e Leila que será expulso do colégio. Cris fica surpreendida com o beijo de Marcelo enquanto Ofélia acha graça da situação. Vicente se desespera ao fazer as contas do casamento. Os re-beldes começam o show. Leila diz a Jo-nas que Lucy precisa ser internada. Jonas diz a Leila que ele precisará viajar para um congresso e que ela ficará responsá-vel pela escola por uns dias.

resumo de novelas

uINGREDIENTEs 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca, 3 ovos, 4 colheres de sopa de açúcar, 1/2 lata de creme de leite, 100 ml de calda de groselha

uMoDo DE PREPARo

Coloque em uma panela o leite con-densado, o leite , as gemas sem pele e leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até levantar fervura. Em um recipiente a parte, bata as cla-ras em neve, e depois acrescente o açucar e o creme de leite. Após a primeira mistura esfriar,acrescentar a segunda mistura e mexer bem até ficar homogêneo. Colocar a mistura dos cremes em uma forma de bolo ou pudim e levar ao freezer por 24 horas. Desenformar. Aqueça um pouco a forma do bolo para soltar o sorvete. A groselha deve ser colada em cada pedaço individual do sorvete, pois se for ao congela-do, ela endurecerá.

Nara Gomes Massulo - Nutricionista - [email protected]

SORvete quente cOm gROSelhA

Cu

lin

ária

JG

Arte em destaque na Câmara até o final

do mês

A artista plástica Zélia Marangoni, vencedora de vá-rios prêmios, está expondo suas obras até o dia 31 de julho na Câmara de Vereadores. Zélia é formada em Psi-codinâmica de Cores pela Pontifícia Universidade Cató-lica do Rio Grande do Sul e especialista em decoração de interiores e vitrines, e realiza exposição de quadros no saguão da Câmara de Gravataí.

Dentre algumas exposições em Cachoeirinha e Gra-vataí, Zélia conquistou prêmios como o Destaque Mu-lher Gravataiense pela Câmara de Vereadores, Troféu Menino Jornaleiro da Folha do Vale e, por cinco vezes, o Troféu Artista Plástica do Rio Grande do Sul.

As obras marcam a dedicação e a sensibilidade da artista através de cores e desenhos. Os valores dos tra-balhos podem ser consultados diretamente com a artista plástica pelo telefone (51) 9695 5122.

Solução anterior

As obras de Zélia Marangoni marcam a dedicação e a sensibilidade da artista através de cores e desenhos

Feira da Leitura Infanto-Juvenil em Porto Alegre

A Fnac Porto Alegre e o BarraShoppingSul promovem a terceira edição da Feira da Leitura Infanto-Juvenil, de 27 de julho a 5 de agosto, no Centro de Eventos do BarraSho-ppingSul. A Feira da Leitura Infanto-Juvenil, realizada em parceria com as principais editoras da área no Brasil, é a maior do segmento no Rio Grande do Sul. Nela, o público poderá conferir lançamentos e muitas promoções, com en-trada franca. Outras informações: www.barrashoppingsul.com.br.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 124

CABCAUTELOSO

RNSUSANMAHATMAE

CAAIACTHNIMBOEROSIVOS

BRAMOUDFIRMEMENTE

SOBCOBTOPOSTA

AIPIMBTURCOBERTOR

PARADEIRO

Qualidadeque distin-gue algo

ou alguém

Poderosa"arma" dedefesa docanguru

Sufixo de"ferrosa":cheia de

Objetos daarte doMestreVitalino

Antônimode "impru-

dente"

(?) Saran-don, atriz

A respeitode, eminglês

Terroristatípico da

militânciaislâmica

O animalque se en-contra emextinção

Elementoda com-bustão

(símbolo)

Formaçõesmais durasda cana-

de-açúcar

Prefixopresenteem "co-autor"

Respon-sável

legal porum menor

Ingredi-ente dobobó decamarão

(?) Mort, persona-gem de

Verissimo

Turismo(abrev.)

Dois elementosquímicos metálicos"Se (?) Rua FosseMinha", ciranda

(?)Gandhi:pregou a

(?) Stoker,autor de"Drácula"

Os efeitos da chuva edos ventosno relevo

De formasegura

À sombrade

Contrária(a ação)Levar a

(?): perder

Nuvem es-cura queprenuncia

chuva

Actínio(símbolo)1.004, emromanos

MantaLocaliza-ção (depessoa)

nãoviolência

Comigo?"de "Dança

U

N

H

A

4/bram. 5/about — nimbo — susan. 7/mahatma. 8/erosivos.

Page 11: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 11

Áries: Marte e Lua em Libra pedem cuidados redobrados com a agres-sividade, principalmente com as palavras. Saturno ainda pede se-

riedade e responsabilidade. Se algo tiver que ir embora, deixe. Não queira controlar.

Touro: Marte e Lua unidos em Libra pedem alguns cuidados especiais em suas relações de tra-

balho e saúde. Evite brigas e tome cuidado com o excesso de trabalho que pode levar ao stress. Proteja-se de pessoas provocativas.

Gêmeos: Marte e Lua em Libra vão mobilizar seu coração. Uma pessoa que mexe com você pode estar mais próxima e a paixão

pode explodir. Mas tome cuidado com atitudes precipitadas ou baseadas no impulso. Cuidado com brigas também.

Câncer: Marte e Lua unidos em Libra podem apontar para alguns problemas domésticos ou brigas

em um relacionamento familiar. As finanças con-tinuam protegidas e essa energia permanece por algumas semanas.

Leão: Nesta fase você deve tomar cuidado com o excesso de energia, que pode levar à ansiedade. O movimento, especialmente rela-

cionado a muitas atividades sociais, aumenta consideravelmente. Novas amizades.

Virgem: Hoje o dia continua tenso e os cuidados para não perder o con-trole devem ser redobrados. Saturno pede responsabilidade nos gastos

para que não haja arrependimentos. A fase é de atenção.

Libra: A Lua ainda mais próxima de Marte continua pedindo cuidados especiais com sua saúde. Problemas agudos, como febres e pressão arte-

rial elevada, podem acometer você. Fique aten-to. Tente encontrar momentos de relaxamento.

Escorpião: É possível que sua energia vital sofra uma queda no dia de hoje, portanto, procure

se proteger de pessoas e ambientes carregados. Cuide de sua saúde, pois gripes e viroses podem ser contraídas. Trabalho em fase de boas mu-danças.

Sagitário: Nesta fase, você deve manter seus gastos e investi-mentos sob rígido controle, pois

as energias continuam densas e perigosas para perdas materiais. No amor, há bastante prote-ção, com chance de um namoro começar neste período.

Capricórnio: As mudanças continuam e seus nervos andam mesmo à flor da pele. A fase é tensa e continua assim por mais alguns dias. Procure

não se envolver em provocações ou discussões no dia de hoje. Um projeto pede revisão

Aquário:No amor, as energias continuam altamente favoráveis e caso você ainda esteja preso a alguém que não traz alegria

à sua vida, é hora de rever até que ponto esse relacionamento vale a pena. Dê essa chance a

você.

Peixes: É possível que você se sinta emocionalmente desequilibrado no

dia de hoje, pois alguns sentimentos pedem mu-danças imediatas. Procure investigar dentro de você o que deve ser deixado para trás definitivamente.

ALéM dA LiBErdAdE

uma história de amor épica sobre um casal extraordinário e seus sacrifícios para atingir felicidade e renúncia pessoal para uma causa maior. aung San Suu kyi (Michelle Yeoh) e Michael aris (David Thewlis) mantém o amor apesar da distância que os separa e a hostilidade do regime ditatorial na Mianmar.

“Arte em 3x4” fica no Quiosque da Cultura até amanhã

A exposição “Arte em 3x4” fica até amanhã no Quiosque da Cultura, lo-calizado na Praça Leonel de Moura

Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker. Com mais de cem obras feitas com as dimensões 3 cm x 4 cm, a exposição poderá ser visitada das 10h às 19h com entrada gratuita. A mostra foi for-mada a partir da 1ª Convocatória Artística, pro-movida pela Associação de Artistas Visuais do Vale do Gravataí (Agir), com o apoio da Funda-

ção Municipal de Arte e Cultura (Fundarc).A diretora-presidente da Fundarc, Ber-

nadete Camargo, ressaltou a importância do Quiosque como um ponto de encontro da população.

– O Quiosque segue oferecendo ativida-des na área das artes visuais e da cultura em geral. Essa é mais uma oportunidade para conferir obras de diversos artistas reunidas em uma só exposição – destacou.

A mostra gratuita pode ser visitada das 10h às 19h na Praça Leonel de Moura Brizola

O prOjEtOQualquer pessoa podia enviar seu traba-

lho, o tema da arte era livre, mas deveria ter o tamanho igual ao de uma fotografia 3x4. De acordo com o presidente da agir, Waldemar Max, a convocatória contemplava todas as mo-dalidades, como desenho, pintura, fotografia e colagem. Cada pessoa poderia enviar até três trabalhos.

Curso de restauro de livros recebe inscrições até o fim do mêsSeguem abertas, até

o dia 30 de julho, as inscrições para o curso de Primeiros Socorros em Restauro de Livros e Documentos. Para se candidatar, é necessá-rio ligar para o telefo-ne (51) 3484-2733, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As aulas ocorrerão em 1º de agosto, na sede

do Museu Municipal Agostinho Martha, lo-calizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, nº 541, Centro.

O curso será minis-trado pelo professor Getúlio Xavier Osório, pela manhã, das 8h30 às 11h30 e, à tarde, das 13h30 às 16h30. A atividade consiste em duas etapas: limpeza e

costura de três pontos.De acordo com Xa-

vier, o objetivo da ati-vidade é ensinar aos estudantes a preserva-ção do papel e explicar por que é melhor utili-zar a costura para fixar as páginas do livro.

– Com o passar dos anos, o grampo oxida e mancha as folhas – ressaltou.

Exposição vai até amanhã Comunidade e artistas de Gravataí prestigiam a abertura oficial

FOTO DiVulGaçãO/JG

Restauração de livros compreende a limpeza e a costura de três pontos

FOTO luCiaNa MaRQuES

Page 12: ANO 8 - EDIÇÃO 1483ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 26 DE JuLho  DE 2012

Gravataí, 26/07/2012 - Pág. 12

Garotada realizou diversas atividades para fortalecer os vínculos entre estudantes e homenagear professores

JORNAL DE GRAVATAÍQuinta-feira, 26 de Julho de 2012 www.jornaldegravatai.com.br

Colégio Dom Feliciano comemora Dia do Amigo

Fotos Divulgação/Jg

Os alunos da Pastoral Escolar do

Colégio Dom Feliciano realizaram uma homena-gem ao Dia do Amigo, que transcorreu na sema-

na passada. As turmas de 8ª série ao Ensino Médio escreveram recados para seus amigos. A garotada da Pastoral ficou encar-regada de passar pelas turmas e entregar pes-

soalmente o bilhete para cada destinatário.

Os alunos também escreveram para muitos professores e no inter-valo alguns integrantes da Pastoral entregaram

na sala dos professores os bilhetes que os alunos enviaram. Eles também homenagearam os pro-fessores através de uma música cantada por duas alunas que também toca-

ram violão.Além disso, a garota-

da se divertiu no interva-lo das aulas com a nova febre, o Slackline (corda bamba). O Slackline é um esporte de equilí-

brio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível. Os alunos do colégio se divertiram e ao mesmo tempo praticaram uma atividade física aliando o estudo com o lazer.