ano 2 - edição 9 - março/2014

29
INFORMATIVO Ano 2 Edição 9 Março/2014 Caso necessário, utilize a opção zoom para melhor legibilidade Gabinete / Reitor 1 Reitor do IFTM participou em Teresina da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Dirigentes de instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica participaram da 40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. O evento, organizado pelo Instituto Federal do Piauí, teve início no dia 11 de março em Teresina. Temas como expansão da Rede Federal, autonomia das instituições e desenvolvimento de pesquisa e inovação serão tratados nos três dias de evento. Para o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, a educação profissional tem passado por grandes avanços nos últimos anos. "A expansão, com ampliação significativa das instituições federais, representa mais espaços para jovens e trabalhadores, além de contribuir com o desenvolvimento do país", disse. O reitor do IFTM, Roberto Gil, tem participado ativamente das reuniões do Conif de modo a discutir estratégias, incentivar e valorizar a educação tecnológica no país, refletindo sobretudo no fomento de desenvolvimento na região do Triângulo Mineiro. Comissão Nacional dos Jogos dos Institutos Federais se reúne em Roraima com presença do reitor do IFTM A comissão de organização dos JIF 2014 - Jogos das Instituições Federais foi realizada, em Boa Vista, no dia 18 pelo reitor Ademar de Araújo Filho do Instituto Federal de Roraima em Boa Vista, para elaboração do regulamento e cronograma de atividades, visando a realização dos jogos de 2014. A comissão é formada por dois representantes de cada região do país e dos representantes do CONIF: Emanuel Alves de Moura, reitor do IFAP e Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do IFTM. "Muitos pensam que investir no esporte não é prioridade, no entanto, defendemos tal investimento. Defendemos não só os JIFs, mas os jogos dos servidores como forma de promover a prática de atividade física saudável, ou seja a promoção da saúde, nesse sentido esperamos contar com o apoio de todos os Institutos Federais", disse o professor Roberto Gil sobre os recursos a serem investidos na competição. A novidade é que, além da participação dos alunos em 2014, está prevista a realização dos jogos dos servidores nas fases regionais. O reitor Roberto Gil já esta articulando a realização da fase local do IFTM em 2014. Roberto Gil entre membros da Comissão Nacional dos Jogos dos Institutos Federais Participação do reitor Roberto Gil em reunião do Conif

Upload: phamduong

Post on 07-Jan-2017

222 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

INFORMATIVO Ano 2 Edição 9 Março/2014

Caso necessário, utilize a opção zoom para melhor

legibilidade

Gabinete / Reitor

1

Reitor do IFTM participou em Teresina da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Dirigentes de instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica participaram da 40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. O evento, organizado pelo Instituto Federal do Piauí, teve início no dia 11 de março em Teresina. Temas como expansão da Rede Federal, autonomia das instituições e desenvolvimento de pesquisa e inovação serão tratados nos três dias de evento. Para o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, a educação profissional tem passado por grandes avanços nos últimos anos. "A expansão, com ampliação significativa das instituições federais, representa mais espaços para jovens e trabalhadores, além de contribuir com o desenvolvimento do país", disse. O reitor do IFTM, Roberto Gil, tem participado ativamente das reuniões do Conif de modo a discutir estratégias, incentivar e valorizar a educação tecnológica no país, refletindo sobretudo no fomento de desenvolvimento na região do Triângulo Mineiro.

Comissão Nacional dos Jogos dos Institutos Federais se reúne em Roraima com presença do

reitor do IFTM

A comissão de organização dos JIF 2014 - Jogos das Instituições Federais foi realizada, em Boa Vista, no dia 18 pelo reitor Ademar de Araújo Filho do Instituto Federal de Roraima em Boa Vista, para elaboração do regulamento e cronograma de atividades, visando a realização dos jogos de 2014. A comissão é formada por dois representantes de cada região do país e dos representantes do CONIF: Emanuel Alves de Moura, reitor do IFAP e Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do IFTM. "Muitos pensam que investir no esporte não é prioridade, no entanto, defendemos tal investimento. Defendemos não só os JIFs, mas os jogos dos servidores como forma de promover a prática de atividade física saudável, ou seja a promoção da saúde, nesse sentido esperamos contar com o apoio de todos os Institutos Federais", disse o professor Roberto Gil sobre os recursos a serem investidos na competição. A novidade é que, além da participação dos alunos em 2014, está prevista a realização dos jogos dos servidores nas fases regionais. O reitor Roberto Gil já esta articulando a realização da fase local do IFTM em 2014.

Roberto Gil entre membros da Comissão Nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Participação do reitor Roberto Gil em reunião do Conif

Page 2: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

2

Presidente do Conif visita sede da reitoria do IFTM

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Luiz Augusto Caldas Pereira, participou no dia 14 de março, do XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação - (Forgrad) que aconteceu na Universidade de Uberaba. Na oportunidade, o presidente visitou as dependências do IFTM junto ao reitor Roberto Gil.

Roberto Gil com o presidente do Conif Luiz Augusto Caldas Pereira

Page 3: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

3

Pró-reitoria de Extensão

Projetos de Extensão

Já foram descentralizados para os câmpus os recursos para execução dos 23 projetos contemplados pelo Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM, selecionados por meio do Edital nº 03/2013. Alguns câmpus já publicaram o edital do Programa de Bolsas Acadêmicas – Modalidade bolsas de Extensão, para seleção dos bolsistas que irão participar da execução dos projetos de extensão. As entrevistas dos estudantes inscritos do câmpus Uberaba acontecerão do dia 18 ao dia 25 de março. O programa de bolsas acadêmicas tem como finalidade oferecer bolsas acadêmicas a estudantes de cursos de diferentes modalidades e níveis oferecidos pelo IFTM. Com vistas à contribuição para melhoria da qualidade do ser humano e de seu lado profissinal profissional por meio do desenvolvimento de atividade educativa remunerada de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Assistência estudantil

Alguns câmpus já publicaram o edital do Programa de Assistência Estudantil – Modalidade Socioeducacional. O Programa de Assistência Estudantil tem a finalidade de conceder bolsas visando à promoção e desenvolvimento humano, apoio à formação acadêmica e garantia da permanência dos jovens na escola, atendendo áreas como esporte e lazer, cultura, inclusão digital, alimentação, transporte, moradia, estudantes, pais e apoio didático-pedagógico. No câmpus Uberaba, as inscrições estão abertas até o dia 21/03. Para se inscrever é necessário estar matriculado em um dos cursos regulares e presenciais do câmpus. Serão oferecidas 280 bolsas no valor de R$ 240, sendo 120 para os cursos técnicos e 160 para os superiores.

Projeto Rondon

A viagem precursora da “Operação Guararapes” do Projeto Rondon acontecerá no período de 06/04/2014 a 12/04/2014. Os professores que coordenarão as equipes de rondonistas visitarão o município em que executarão o plano de trabalho, ajustarão com as prefeituras e as lideranças municipais as ações que serão realizadas durante a operação de forma a atender às reais necessidades de cada município. Nesse momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte) que o município prestará aos rondonistas. Os professores que participarão da viagem precursora serão Thiago Taham e Susana Elisa Rieck, do câmpus Uberlândia.

Licenciandos em química participam do I Jalequim

No final do mês passado, estudantes do terceiro período de licenciatura em química do IFTM Câmpus Uberaba, Fernando Domingos, Gilberto Martins, Gustavo Henrique, Meiry Lacerda e Vanessa Palandi, juntamente com a professora Patrícia Gontijo participaram do I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino da Química (I Jalequim). Os participantes, bolsistas do Pibid, apresentaram o trabalho “Jogo tabela periódica: continuidade e aprimoramento de um jogo de cartas pelos bolsistas de química do Pibid do IFTM”, orientados pela professora Eliana Oliveira, da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, local onde são realizadas as ações do programa. Além dos 5 estudantes do 3º período, Ana Carolina Dutra Rangom, Camila Suelen da Silva e Ueslei Bias da Silva, auxiliaram na escrita do artigo.“A participação foi muito importante, tanto para ganhar experiência, pois foi nosso primeiro trabalho aprovado em um evento, quanto pela oportunidade de conhecer outros trabalhos na mesma área”, comentou os estudantes participantes. Os licenciandos afirmaram que “os minicursos foram excelentes, pois deram ótimas dicas e ideias para quem se interessa em trabalhar nessa área com os alunos. Um ponto muito positivo nos congressos é que conhecemos pessoas de várias regiões do país, o que gera uma troca de experiências e de aprendizado”. O I Jalequim foi realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) e abordou o trabalho de jogos lúdicos dentro de uma sala de aula, com palestras sobre teorias de pensadores como Vygostky e Piaget, além de minicursos e teatro sobre alquimia.

Da esquerda para a direita – Fernando Domingos, Meiry Leandra, Gilberto Martins, Gustavo Henrique e Vanessa Palandi

Page 4: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

4

Equipe do IFTM Câmpus Uberlândia retorna da Operação “Velho Monge”- do Projeto Rondon

No período de 18 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, uma equipe multicampi representou o IFTM em mais uma Operação do Projeto Rondon – Velho Monge, realizada em Luzilândia, PI. A equipe, liderada pelos professores do Câmpus Uberlândia Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e Susana Elisa Rieck, contou com a participação dos alunos Antúlio Francisco Gonzaga Fonseca, Jeniffer Rocha Gomes, Karen Cristina Corrêa de Lima, Luana Leite Guimarães Santos, Mylene Rosa da Silva Ferreira, Patrícia dos Anjos Ribeiro, Ruan Cairo Alves de Sene e Tiago dos Santos Gonçalves. Após a cerimônia de abertura, em Teresina, a equipe foi enviada para o município de Luzilândia, PI, juntamente com a equipe da PUC/PR. O apoio da Prefeitura Municipal de Luzilândia, representada pela Prefeita Ema Flora, foi fundamental para o sucesso da operação. Inúmeras atividades foram desenvolvidas no município, tendo como destaque as geradoras de trabalho e renda: hortas comunitárias, cursos de gastronomia, manejo em tanque rede e tanque escavado para produção de peixes, atividades relacionadas com a preservação dos recursos naturais, coleta seletiva de lixo e reciclagem, artesanato, dentre várias outras. O encerramento das atividades aconteceu no dia 31 de janeiro e resultou em uma noite cultural e um concurso gastronômico desenvolvido pela equipe. A equipe do IFTM, carinhosamente chamada de “Equipe Uai Sô III”, atingiu as metas propostas inicialmente alcançando um público de aproximadamente 1597 pessoas certificadas nas mais diversas atividades, que incluíram participantes de todas as faixas etárias. “Quero ressaltar a competência de nossos alunos e o comprometimento com o projeto. O êxito na Operação “Velho Monge” é o resultado da dedicação desta equipe. As trocas de experiências profissionais, culturais e pessoais contribuem para a formação acadêmica dos discentes e tornam estes poucos dias de trabalho uma experiência fantástica para toda vida”, afirmou a professora Susana Elisa Rieck.

Pró-reitoria de Extensão

Equipe do IFTM Câmpus Uberlândia na Operação “Velho Monge” do Projeto Rondon

Grito de Carnaval do Câmpus Uberlândia

A Biblioteca do Câmpus Uberlândia, em parceria com as Assistentes de Alunos e a Professora Márcia Maria Sousa, agitou toda a comunidade acadêmica durante a manhã da sexta-feira/pré–carnaval. Com o intuito de valorizar a cultura nacional, foi realizado no Centro de Convivência do Câmpus o Grito de Carnaval do Câmpus Uberlândia. Regado a muito confete, serpentina e ao som de antigas marchinhas, alunos e servidores caíram na folia com muita animação e bom humor!

Grito de Carnaval do Câmpus Uberlândia

Alunas e servidoras curtindo o carnaval com muito bom humor

Page 5: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

5

Pró-reitoria de Extensão

Câmpus Uberlândia faz colheita recorde de milho para silagem

A colheita do milho para silagem no Câmpus Uberlândia ocorreu no período de 12 a 15/02/2014, e de acordo com as avaliações realizadas pelos alunos do 7º período do curso de Engenharia Agronômica, sob a coordenação do Prof. Dr. Luis Augusto da Silva Domingues, a produtividade foi de 44 toneladas por hectare. A silagem é uma das práticas mais antigas para conservar alimentos energéticos utilizados na alimentação animal. A silagem de milho, a mais conhecida e comumente utilizada, consiste em cortar a planta com máquinas ensiladoras adequadas que recolhem e trituram as plantas, deixando-as em condições de serem transportadas até o silo para compactação e armazenamento. A determinação do ponto de corte é um dos aspectos mais importantes para alcançar a tão procurada qualidade. Na prática, a melhor época para o corte é aquela em que o teor de matéria seca está ao redor de 28% a 35%, o que corresponde ao milho na fase de grão farináceo. Esta é, também, a fase na qual a planta apresenta nível adequado de açúcares (glicose, frutose, sacarose, etc.), principais fatores para uma boa atuação das bactérias produtores de ácido lático. Atualmente, a grande maioria dos produtores tem construído os Silos Horizontais, em especial o Tipo Trincheira, por razão de seu custo, funcionalidade e durabilidade. Participaram de todo o processo, além do prof. Luis Augusto, os servidores Leomar Paulo de Lima, Celso Moreira Garcia, Sebastião Luzia Fernandes, Antônio Elias Cardoso, Luis Antônio Ribeiro e Alaor Vicente Xavier.

Estudantes participaram da seleção para bolsistas de extensão

Selecionados atuarão em projetos de extensão aprovados em editais institucionais.

No início de março, estudantes do IFTM Câmpus Uberlândia Centro participaram da seleção de bolsas acadêmicas de extensão, regido pelo Programa de bolsas acadêmicas do IFTM.

Foram oferecidas para câmpus 9 bolsas acadêmicas, no valor de R$240,00, com carga horária semanal de 12 horas, em horário compatível com atividades curriculares do estudante.

“A seleção dos bolsistas foi feita pela coordenação de extensão do IFTM Câmpus Uberlândia Centro. Os selecionados atuarão nos projetos de extensão aprovados em editais institucionais”, explica Ricardo Soares Bôaventura, coordenador de extensão do Câmpus.

Os projetos são: Boletim “Conjuntura Logística”, coordenado por Priscila Santos de Araújo; Software livre na escola: Linux Educacional e Objetos de aprendizagem, sob coordenadação de Ricardo Soares Bôaventura; Matemática Financeira, usando a HP 12C, com Bruno Roberto Martins Arantes como coordenador; Cinema e diversidade: outros olhares, coordenado por Sirley Cristina Oliveira; Centro de idiomas intercultural: uma abordagem para a aprendizagem de línguas, sob coordenação de Juliana Vilela Alves Pacheco.

Coordenador de extensão organizou seleção de bolsistas

CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

Colheita de milho para silagem no Câmpus Uberlândia: 44 toneladas por hectare

Page 6: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

6

Pró-reitoria de Extensão

CÂMPUS PARACATU

IFTM - Câmpus Paracatu sediará o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL 2014

No dia 26/04/2014 o Câmpus Paracatu sediará o FLISOL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre que é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre, e é realizado desde 2005, e a partir de 2008 sua realização acontece no quarto sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. Para alcançar tais objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em casa país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos onde se instala, de maneira gratuita e totalmente legal. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social. Um Installfest é um evento, geralmente patrocinado por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto. É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do installfest e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento de iniciantes completos a usuários avançados. A palavra “Installfest” é uma junção de “instalação” e “festival”. O termo “install fest” ou a variação “Install Fest” são também utilizados. “Installfest” captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras por meio de instalações muitas vezes difíceis.

Page 7: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

7

Pró-reitoria de Extensão

Projetos de Extensão selecionados para o ano de 2014

O Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM – Câmpus Paracatu selecionou 15 projetos para o ano de 2014. A extensão, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, é tida como o processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, ampliando a relação transformadora do Instituto em diversos segmentos sociais, promovendo o desenvolvimento local e regional, a socialização da cultura e do conhecimento técnico-científico. Tanto no IFTM, a extensão possui diversos níveis de articulação e integração de maneira a ofertar visibilidade para todos os segmentos sociais, frente ao seu público alvo estudantil, em seu universo cultural das artes, quanto na ampliação de formas diferenciadas de educação e pesquisa para a sociedade integrando-a ao mundo do trabalho e da produção. As ações de extensão do IFTM buscam atender aos princípios de cidadania, de equidade, de justiça, de respeito e de dignidade, em construção com a ética nas relações institucionais e interpessoais, agregando responsabilidade institucional e social. Os projetos selecionados beneficiarão não só os alunos bolsistas contemplados, mas também a sociedade.

PROJETO COORDENADOR

Paracatu: Suas lendas e seu folclore entre a memória e o esquecimento

Disseminação da cultura afro-brasileira - valorizando a comunicade quilombola paracatuense: um resgate através de alunos das escolas públicas de Paracatu

Banco de Currículos Online

Cultura em foco

Fanfarra- Arte e cultura no espaço escolar

Projeto Prevenção do uso de drogas

Juventude Consciente

Apoio técnico para as escolas da rede de ensino municipal de Paracatu ante ao reaproveitamento ou descarte de lixo eletrônico

Interação nas escolas públicas

Explorando o Linux Educacional com alunos da Escola Municipal Nilo Sadok

Robótica no auxílio a educação para as escolas públicas

Letramento Digital: compartilamendo com o blog

Projeto educação financeira para cidadania

Planejamento financeiro pessoal para crianças

III Halloween do IFTM - Paracatu

Alexandre de Oliveria Gama

Edwar Saliba Junior

Emerson Andrade Camara

Evandro Pereira de Souza

Janice Queiroz de Pinho Gonçalves

Renato Paulino Borges

Roitier Campos Gonçalves

Sheilla Andrade de Souza

Wesley Oliveira Melo

Emerson Andrade Câmara

João Felipe Souza

Gustavo de Souza Neves

Sheilla Andrade de Souza

Janice Queiroz de Pinho Gonçalves

Terezinha Rosa de Aguiar Souza

Page 8: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

8

Pró-reitoria de Extensão

Servidores do IFTM – câmpus Patrocínio participam de palestra de integração

Aconteceu, no dia 03 de fevereiro de 2014, no anfiteatro do Câmpus Patrocínio, a recepção de todos os servidores do Câmpus, com a palestra “Os desafios do Cotidiano Profissional”, ministrada pela psicóloga Letícia Britto. A profissional, de maneira dinâmica e divertida, integrou todos os servidores presentes em atividades que tiveram como objetivo trabalhar o espírito de equipe, liderança, união, otimismo e autoestima, de grande importância na retomada das atividades Institucionais do ano de 2014. A grande maioria da equipe IFTM esteve presente e participou animadamente.

Parte dos servidores do IFTM – Câmpus Patrocínio em atividade de integração

Professor da UFG – câmpus Catalão ministra palestra para os servidores do câmpus Patrocínio

Como parte integrante da Semana de Integração 2014, foi ministrada uma palestra pelo Professor André Vasconcelos da Silva, docente da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão. O Professor André explanou sobre os padrões de comportamento das classes gerenciais, sobretudo no que diz respeito à nova configuração da administração pública brasileira, diante das transformações na sociedade e no mercado de trabalho. Foi estabelecido um produtivo debate acerca das consequências da implantação gradativa da Nova Administração Pública e as implicações nas diversas instâncias da gestão pública, em especial nas instituições de ensino. Além de tudo, foram abordados os mais diversos assuntos, desde políticas públicas federais para a educação até, em nível local, a implantação de novos cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os servidores do Câmpus Patrocínio participaram efetivamente, contribuindo para o sucesso da atividade.

Corpo de bombeiros de Patrocínio faz atividade com alunos do IFTM

O Pelotão do Corpo de Bombeiros de Patrocínio realizou, no dia 06 de fevereiro, uma visita especial ao IFTM – Câmpus Patrocínio. Os oficiais Sargento Paulismar e Sargento Durães fizeram uma atividade de reconhecimento pelas instalações do Câmpus, apresentando aos alunos os aparatos de segurança, sinalizações e saídas de emergência, bem como os procedimentos a serem efetuados em caso de situações de perigo. Além de conhecerem mais sobre o trabalho do bombeiro militar, os alunos dos Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio puderam ver em funcionamento as ferramentas de combate ao fogo, por meio da demonstração do uso do caminhão e seus complementos. Os oficiais explicaram as funções de cada um e até propiciaram a alguns alunos o uso de equipamentos de segurança utilizados pelos bombeiros.Os alunos, além de conhecerem com outro olhar nosso Câmpus e a profissão de bombeiro, se divertiram com as demonstrações. A atividade compôs a programação da Semana de Integração 2014.

Sargento Paulismar indica as saídas de emergências durante o reconhecimento do prédio

O aluno Noé Fonseca, do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, participando de simulação com os equipamentos do Corpo de Bombeiros, sob supervisão do Sargento Paulismar

CÂMPUS PATROCÍNIO

Page 9: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

9

Pró-reitoria de Extensão

2ª edição da “roda de experiências” discute empregabilidade e qualificação profissional

Os alunos ingressantes e veteranos dos cursos noturnos do Câmpus Patrocínio tiveram a oportunidade de discutir empregabilidade e qualificação profissional com empresários e ex-alunos da instituição. O evento, em sua 2ª edição, teve como mediador o Professor Luciano Marcos Cury e possibilitou conhecer o atual panorama de emprego na cidade de Patrocínio nas áreas de tecnologia e gestão. O ex-aluno, Daniel Hiromy, comentou sobre a sua experiência audaciosa de implementação de uma empresa, o Grupo DvU - uma holding de empresas focadas no agronegócio - atuando em áreas diferentes, desde a consultoria voltada ao desenvolvimento de novos mercados à Tecnologia e Comunicação e Design. Já o ex-aluno, Marcelo Timbó, ressaltou a exigência do mercado por profissionais qualificados e que evidenciem outras habilidades que agreguem valor ao seu trabalho. O aluno, Paulo Henrique de Souza que atualmente cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, falou sobre sua trajetória educacional no Câmpus e reforçou o comentário sobre qualificação profissional. Os empresários que participaram do evento foram unânimes ao afirmar que as oportunidades em Patrocínio e região são favoráveis aos profissionais que saibam lidar com equipes multidisciplinares e que sejam capazes de administrar e oferecer soluções criativas para situações diversas. Agradecemos de maneira especial , aos empresários Sávio Fonseca e José Neto, Angélica Guimarães, Gestora de Comunicação e Marketing da COOPA e ao Professor Amarildo César dos Reis do IFTM – Câmpus Patrocínio.

2ª Roda de experiências do IFTM – Câmpus Patrocínio

Música e teatro animam a 1ª tarde cultural, na semana de integração 2014

Mais uma atração da Semana de Integração 2014, aconteceu no dia 06 de fevereiro. A 1ª Tarde Cultural foi marcada com a apresentação dos alunos do Conservatório Municipal de Música Dr. José Figueiredo, que exibiram, de forma brilhante, músicas nacionais e internacionais mais tocadas na mídia atual. Os alunos dos cursos integrados ao ensino médio se sentiram muito a vontade por se tratar de letras e ritmos que fazem parte do seu cotidiano. O grupo musical foi coordenado pela Profa. Vânia e os alunos Michael Fidélis, Maria Paula Lourenço, Cesar Arvelos, Maria Vitória e Leticia. Agradecemos em especial ao Prof. Naldo, Coordenador do Conservatório, que nos concedeu muito gentilmente a apresentação de seus alunos. Ainda fez parte do evento a performance do artista de mambembe, Thiago Bufão, com o monólogo “Diálogo no vaso”. Foram abordados de forma cômica, temas do cotidiano ligados à política, direitos humanos e sociedade. Os alunos se divertiram com a interpretação e puderam refletir sobre assuntos muito relevantes para o momento que estão vivendo. Agradecemos ao Secretário de Cultura Sr. João que indicou o artista Thiago para sua brilhante apresentação.

Alunos do Conservatório Municipal de Música Dr. José Figueiredo em apresentação musical.

Thiago Bufão em seu monólogo “Diálogo no vaso”

Page 10: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

10

Pró-reitoria de ExtensãoCâmpus Patrocínio inicia construção de novo

prédio

O Câmpus Patrocínio não para de crescer. Iniciaram-se em fevereiro as obras para construção do novo bloco de salas. De acordo com o empenho, a área total a ser construída é de 1.000,00m² por um valor total de R$1.776.459,78, além do b loco de sa l a s a ob ra eng loba se rv iços de paisagismo/urbanismo no Câmpus. A construção das novas salas de aula se justifica pela previsão de novos cursos para os próximos anos. A abertura dos cursos está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFTM que apresenta o planejamento de ações do Câmpus de 2014 a 2018.

Visão parcial das obras para construção do novo bloco de salas do IFTM – Câmpus Patrocínio

Cantina do IFTM Câmpus Patrocínio inicia seu funcionamento

A Cantina do IFTM finalmente iniciou seu funcionamento no final do ano de 2013 e oferece uma variedade de lanches para os alunos e servidores do Câmpus. Dentre as opções temos salgados, bolos, sanduiches naturais, saladas de frutas, sucos, refrigerantes entre outros. No período do almoço é oferecido o serviço de marmitex para aqueles alunos que solicitarem. Além de oferecer opções de lanches, a Cantina proporciona um ambiente de convivência de alunos, de técnico-administrativos e professores. O horário de funcionamento é das 8:00 as 22:30.

Alunos do curso técnico em administração integrado ao ensino médio visitam a Vale em Tapira

No dia 10 de fevereiro, os alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio visitaram a Vale Fertilizantes, na cidade de Tapira, para conhecerem o funcionamento de uma empresa, bem como o trabalho de um assistente administrativo. Os visitantes tiveram a oportunidade, também, de conhecer os processos operacionais da empresa e como são tratadas as questões ambientais e de controle de qualidade dos produtos. A visita foi organizada pela professora Bianca Gonçalves, que contou com o auxílio dos professores Guilherme Freitas e Laila Galvão e da pedagoga Nara Moreira. A equipe agradece o acolhimento recebido pelos funcionários da Vale Fertilizantes.

Alunos e professores do Curso Técnico em Administração conhecendo as máquinas e processos na linha de produção

Alunos e professores do Curso Técnico em Administração se preparam para a visita técnica

Page 11: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

11

Pró-reitoria de Extensão

CÂMPUS ITUIUTABA

Fonte Jornal do Pontal

Page 12: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

12

Pró-reitoria de Extensão

CÂMPUS ITUIUTABA

Alunos dos cursos técnicos realizam gincana

No período de 24 a 27 de fevereiro de 2014, uma animada gincana movimentou alunos dos Cursos Técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Informática e Química Integrados ao Ensino Médio do IFTM - Câmpus Ituiutaba. Dentre as diversas provas elaboradas pela Comissão organizadora da gincana, o Trote Solidário se destacou pelo espírito de solidariedade dos estudantes, que arrecadaram uma quantidade considerável de fraldas geriátricas e produtos de limpeza. Em visita ao asilo Adolfo Bezerra de Menezes no último dia 18/03, os líderes de equipe da gincana, juntamente com a professora Patrícia, pedagoga Luciney e auxiliar Marielle, servidoras do Instituto, entregaram a doação das fraldas arrecadadas. Nasceu dessa interação a proposta de um Projeto de Extensão entre IFTM e o asilo Adolfo Bezerra de Menezes, com o objetivo de promover rodas de conversa entre alunos e idosos que ali residem. Já está agendada uma visita desses idosos ao Câmpus no dia 01/04, quando então serão recebidos com uma apresentação musical.

Os produtos de limpeza foram entregues à Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Ituiutaba (AVCCI)

Alunos dos cursos técnicos no câmpus Ituiutaba

Visita ao asilo Adolfo Bezerra de Menezes

Page 13: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

13

Pronatec

CÂMPUS UBERLÂNDIA

Mais de 80 alunos do IFTM câmpus Uberlândia recebem certificação em formatura do Pronatec em

Uberlândia

Mais de 80 alunos do IFTM – Câmpus Uberlândia participaram de ato solene de formatura com outros alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na noite de quinta-feira (13), em Uberlândia (MG). O evento contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, do Prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado; do Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira; do Pró-reitor de Extensão Prof. Ronaldo Ananias representando o Reitor Roberto Gil; do Diretor Geral do Câmpus Uberlândia, Prof. Ednaldo G. Coutinho; e outras autoridades e familiares. Previamente ao ato solene, a ministra, Tereza Campello, e o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, receberam os representantes do IFTM no evento, o Pró-reitor Prof. Ronaldo Ananias, o Diretor Prof. Ednaldo Coutinho e o Coord. Adj. Prof. Igor S. Pereira, que destacaram a importância desta parceria entre IFTM, Prefeitura Municipal e MDS para a população carente do município de Uberlândia (Foto 1). Segundo informações da equipe do MDS, o município é o quarto maior em número de matrículas em Minas Gerais. O estado de Minas Gerais é o segundo com maior número de alunos inscritos no programa. Em todo o país, mais de 1 milhão de matrículas já foram realizadas. Para este evento estavam presentes alunos do IFTM dos cursos de Auxil iar Técnico em Agropecuária, Auxil iar Administrativo, Auxiliar de Padaria e Confeitaria e de Jardineiro. Como ocorreu no primeiro evento de formatura do Pronatec, em Uberlândia, a oradora dos formandos foi novamente uma aluna do IFTM, a aluna Roberta Canedo Silvério, do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária (Foto 2). Em seguida, representando todos os formandos presentes no evento, a aluna recebeu o certificado de conclusão do curso das mãos do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Murilo Ferreira. Segundo a aluna, “foi muito importante realizar o curso no IFTM, onde conseguiu crescer como pessoa e profissionalmente, agradeceu ainda a todos os profissionais que colaboraram com o curso”. No evento, houve também assinatura de carteiras de trabalho pelos alunos que foram empregados após a conclusão dos cursos do Pronatec. Ao final da cerimônia, os demais alunos do IFTM receberam os certificados de conclusão dos cursos (Foto 3). O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011 com o objetivo de superar a pobreza. No IFTM Campus Uberlândia, as vagas encontram-se abertas e os interessados devem procurar um dos Centros Profissionalizantes da Prefeitura de Uberlândia ou nos CRAS, presentes nos bairros do município. Este ano ocorrerão os cursos de Auxiliar Técnico em Agropecuária, Jardineiro, Produtor de Olerícolas, Operador de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Auxiliar de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Administrativo, Padeiro, Auxiliar de Confeitaria, Auxiliar de Cozinha e Inglês Básico. Outros cursos estão sendo preparados para o segundo semestre deste ano.

Reunião entre MDS, Prefeitura de Uberlândia e Iftm (Prof.Igor S Pereira; Ministra Tereza Campello, Pref. Gilmar Machado; Prof. Ronaldo Eurípedes e Prof. Ednaldo Coutinho)

A aluna do Iftm Campus Uberlândia Roberta Silvério recebe o Certificado de Conclusão do curso de Aux. Técnico em Agropecuária das mãos do Secret. Municipal Murilo Ferreira

Alunas do IFTM participantes do evento

Page 14: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

14

Pronatec

Seleção de bolsistas para professor é aberta A Coordenação Geral do Pronatec publicou Edital para seleção de bolsistas do encargo de professor para atuarem nos cursos FIC do Pronatec IFTM – Câmpus Uberaba, previstos para esse ano. As inscrições encerram-se dia 21 de março. Há vagas para professores do curso de Açougueiro, Apicultor, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Financeiro, Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico, Inglês Básico, Libras Básico, Libras Intermediário, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Operador de Trator de Pneu, Operador de Caixa e Piscicultor.

No câmpus Uberaba já estão acontecendo os cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Libras Básico e Libras Intermediário. Para alguns cursos ainda há vagas. Os interessados devem se informar por meio do telefone (34)3326-1004.

IFTM Câmpus Uberlândia e Secretar ia de Desenvolvimento Social e Trabalho reúnem-se para discutir novidades do Pronatec

Os profissionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberlândia e os servidores da Prefeitura Municipal de Uberlândia envolvidos no Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego reuniram-se no mês de fevereiro para discutir as novidades do programa para o ano de 2014. Para fortalecer esta parceria, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira Alves, destacou o avanço do programa no município de Uberlândia, fruto de uma parceria entre IFTM e prefeitura, que teve início em 2013. Segundo o secretário, houve um aumento significativo no número de cursos e alunos atendidos pelo programa. O IFTM iniciou no ano de 2012 oferecendo um único curso pelo Pronatec - em parceria com o Ministério da Justiça - passando para 10 cursos em 2013 e hoje há a perspectiva de se ofertar 25 cursos no ano de 2014. Houve, também, o incremento na diversidade de cursos. Segundo o coordenador do Pronatec do Câmpus Uberlândia, Prof. Igor S. Pereira, serão oferecidos pelo Câmpus os cursos de:

-AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (200 horas)

- PADEIRO (200 horas)

- JARDINEIRO (160 horas)

- AUXILIAR DE PESSOAL (160 horas)

- AUXILIAR DE CONFEITARIA (180 horas)

-ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (160 horas)

- AUXILIAR ADMINISTRATIVO (160 horas)

- PRODUTOR DE OLERÍCOLAS (200 horas)

-OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS (160 horas)

- INGLÊS BÁSICO (160 horas)

- AUXILIAR DE COZINHA (200H)

Maiores informações, o candidato deve acessar o site do PRONATEC: www.pronatec.mec.gov.br.

Page 15: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

15

Pró-reitoria de EnsinoUberaba sediou o XXVII FORGRAD Sudeste

Aconteceu em Uberaba, no período de 13 a 15 de março de 2014, o XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD. Participaram de sua realização, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade de Uberaba – UNIUBE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. O ForGRAD Sudeste faz parte dos preparativos para o Encontro Nacional do ForGRAD que neste ano acontecerá na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, em Criciúma (SC). O evento, sediado pela UNIUBE, teve como temática “Os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e do Plano Nacional de Graduação do ForGRAD – PNG: Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. Ênfase especial foi dada para discussões sobre os processos e os instrumentos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior. Na abertura do encontro estiveram presentes os Reitores da UFTM, da UNIUBE e do IFTM, naquele momento representado por seu substituto, o Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, e participaram da mesa-redonda “Expansão com qualidade na educação superior”. Quanto à Educação Profissional e Tecnológica, constante na programação do evento, aconteceu a mesa-redonda “Os Institutos Federais: identidade e desafios” com a participação do Prof. Luiz Augusto Caldas Pereira, Reitor do Instituto Federal Fluminense – IFF e atual presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede de Educação Profissional e Tecnológica – CONIF, da Profª. Elisa Antônia Ribeiro, Diretora do câmpus Uberlândia Centro do IFTM e do Prof. Luiz Alberto Rezende, Pró-Reitor de Ensino do IFTM, como mediador. Das instituições da região sudeste, que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, estiveram presentes os Institutos Federais: Sudeste de Minas, Sul de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Fluminense, Triângulo Mineiro e o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET - MG. Também marcaram presença no evento, os gestores do ensino da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), dos câmpus Uberaba e Uberlândia-Centro do IFTM. A partir das discussões desse encontro, foi elaborada a Carta de Uberaba que será encaminhada à Presidência do ForGRAD Nacional, contemplando as principais sugestões para a composição da pauta do Encontro Nacional.

Pró-Reitores de Ensino da região sudeste no ForGRAD

Ronaldo Ferreira, reitor substituto do IFTM, Virmordes Rodrigues e Marcelo Palmério, reitores da UFTM e Uniube repectivamente

Reitores do IFTM, UFTM e Uniube junto a representantes do ForGRAD

Page 16: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

16

Pró-reitoria de Ensino

Atividades do novo projeto do PIBID têm início nos cursos de licenciatura dos câmpus Uberaba e

Uberlândia Centro

Segundo o cronograma divulgado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no último dia 14 de março de 2014, iniciaram-se oficialmente as atividades do novo projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos presenciais de Licenciatura do câmpus Uberaba com subprojetos em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Química e Interdisciplinar e do câmpus Uberlândia Centro com o subprojeto Computação, que foi aprovado no final do ano de 2013, por meio do Edital CAPES nº 061/2013. São disponibilizadas as seguintes bolsas, com financiamento pela CAPES: coordenação institucional; coordenação de área de gestão de processos educacionais; coordenação de área dos subprojetos; supervisão (professores das escolas públicas conveniadas com o projeto); e aproximadamente 260 (duzentas e sessenta) bolsas de iniciação à docência para estudantes licenciandos. Além das bolsas, o projeto PIBID do IFTM também receberá recursos de custeio para outras atividades pertinentes à formação inicial e continuada dos discentes, futuros professores da Educação Básica. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, como pode ser confirmado no portal da CAPES. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Para mais informações sobre o PIBID, acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid (Acesso: 18.mar.2014)

Professor do IFTM publica livro pela EDUFU com o apoio da Fapemig

Geraldo Gonçalves de Lima, professor do ensino básico, técnico e tecnológico (câmpus Uberaba) e Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFTM, publicou o livro “Modernidade e Educação no Brasil Republicano: o Grupo Escolar Honorato Borges (Patrocínio/MG, 1912-1930)”, pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Nesta obra, o autor buscou compreender as finalidades e ideais que se colocavam pelos poderes instituídos à escola analisada, conferindo centralidade ao exame do contexto histórico brasileiro, mineiro e patrocinense na República Velha, o que significou apreender os elementos mais relevantes das reformas de ensino empreendidas em Minas Gerais (João Pinheiro, em 1906; Francisco Campos, entre 1927-1928), quando os grupos escolares emergiram como expressão educacional do republicanismo. Em seguida, dedicou-se à compreensão do funcionamento inicial da escola, priorizando o entendimento das razões de sua criação, da normatização do processo de ensino-aprendizagem e do perfil e identidade do seu corpo docente e discente. O autor possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia (PUCC), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Capa livro: Modernidade e Educação no Brasil Republicano. Fonte: Autor Geraldo Gonçalves de Lima

Page 17: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

17

Pró-reitoria de Ensino

Volume 4 - EJA/PROEJA - “Formação docente”

As pesquisas e relatos de experiências presentes nestes livros trazem reflexões, com questões atuais e significativas para a Educação de Jovens e Adultos e para o Proeja. Neles são apontados desafios, anseios e necessidades de repensar no processo ensino-aprendizagem voltado para esta modalidade, além de mostrar ideias, sugestões e propostas de práticas, muitas delas desenvolvidas pelos próprios estudantes do curso enquanto professores da EJA, comprometidos com um fazer pedagógico renovado e significativo para os docentes e seus estudantes. Em breve esses livros estarão disponíveis nas bibliotecas dos câmpus do IFTM.

Curso de especialização Proeja (2010) – IFTM resulta em coleção de livros publicados

O curso de especialização Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, ano 2010, teve como um de seus resultados a publicação de 4 (quatro) livros temáticos, com 52 (cinquenta e dois) Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), fruto de um trabalho conjunto entre os estudantes e seus professores / orientadores. Veja:

Volume 1 -“Educação de Jovens e Adultos - Sujeitos e Diversidade”

olume 2 - “EJA/PROEJA - Práticas Educativas”

Volume 3 - “EJA/PROEJA - Estudos de caso”

Alunos destaque recebem menção honrosa pelo desempenho durante a 9ª Obmep

Após o bom desempenho dos alunos do IFTM Câmpus Uberaba na 9ª edição da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep), oito estudantes receberam certificado de menção honrosa. Os destaques foram para: Ana Carolina de Souza GarciaGiovana Cristina RodriguesLayessa de Castro MartinsLucas Costa FerreiraRaphael Menezes BragaRoberto Oliveira ArgondizziSílvio Bernardes de Sene Júnior Tiago Guilherme de Melo

A professora Raquel Bodart é a responsável pela Olimpíada no câmpus Uberaba. Segundo ela, em 2014, haverá grupos de estudo para Obmep. A Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas, que tem por objetivo a criação de um ambiente saudável e estimulante para o ensino da matemática, é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, Ministério da Educação – MEC, e ainda conta com o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática.

Page 18: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

18

Pró-reitoria de Ensino

Equipe pedagógica e professores participam de palestra sobre baixa visão

Equipe pedagógica e corpo docente do IFTM Câmpus Uberaba participaram no último mês, de uma palestra promovida pelo Centro de Apoio Pedagógico a Deficientes Visuais (CAP). O tema proposto foi “A inclusão do aluno com baixa visão no ensino médio regular”. Durante a atividade, que contou com oficina de vivências, orientações gerais e de mobilidade, foram abordados assuntos como dificuldade, preconceito, habilidades, formas de tratamento com pessoas cegas. Ministraram a palestra, Vânia Célia Ferreira, coordenadora do CAP; Maria de Lourdes Gonçalves, da área de cegueira e baixa visão e Clarice Martins de Fátima Moraes, responsável pela área de orientação de mobilidade. O encontro foi realizado pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFTM Câmpus Uberaba, coordenado por Maria Djanira de Oliveira. O CAP funciona na escola Alceu Novaes e atende Uberaba e região.

CÂMPUS UBERLÂNDIA

Recepção Cidadã de 2014 do Câmpus Uberlândia é um sucesso!

Diversas atividades fizeram parte da programação da Recepção Cidadã 2014, tradicional evento do câmpus com o objetivo de dar as boas vindas aos ingressantes: arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente doados a uma instituição; atividades motivacionais no anfiteatro organizadas pelos professores Jaime e Sandro; um tour pelas dependências do câmpus; atividades em sala de aula como: “Palavra do Coordenador”, “Dicas para o Sucesso Acadêmico - com a palavra: os estudantes”; com os bolsistas do NAPNE; Palestra “Agressividade Humana”, com a psicóloga Rosiane; debate “Relações Interpessoais”, com o professor Fernando Caixeta; debate “Patrimônio: Se liga no que é seu”, com os bolsistas do NAPNE; “Administração do IFTM”, com Edinalva e Willian, da Diretoria de Administração e Planejamento; além de um momento para discussão do Regimento Pedagógico com a equipe do NAP e do Regimento Disciplinar com a equipe do CGAE.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os alunos ingressantes de 2014, a equipe da Biblioteca do câmpus Uberlândia os recebeu de uma forma calorosa. Durante o treinamento foram realizadas dinâmicas para despertar a importância do relacionamento interpessoal nos alunos dos cursos de Graduação e Concomitantes ao Ensino Médio, com a “Rede de Relacionamentos”. Com as turmas do Ensino Integrado, foram feitas projeções a serem concretizadas daqui a três anos, escritas na “Árvore dos Sonhos”.

Os alunos participaram, também, de uma animada Gincana, que contou com as atividades: “Grito de Guerra”, “Passa ou Repassa” e “Soletrando com Torta na Cara”.

A equipe vencedora da Gincana Cidadã, juntamente com servidores colaboradores, bolsistas e voluntários do NAPNE participaram de um momento de Confraternização no Restaurante Recanto das Águas para fechar com chave de ouro o evento, que foi um enorme sucesso.

Alunos participantes da “Gincana Cidadã”

Apresentação obstáculos vividos por pessoas com cegueira

Page 19: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

19

Pró-reitoria de Ensino

CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

Bolsistas do Pibid iniciam atividades do IFTM Câmpus Uberlândia Centro

Primeira reunião geral foi realizada na tarde de 15 de março.

No dia 15 de março, iniciaram as atividades para bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, no IFTM Câmpus Uberlândia Centro. Estudantes do curso de licenciatura em Computação foram selecionados pelo processo seletivo institucional realizado no início do mês. A primeira reunião geral contou com presença coordenador institucional do Pibid no IFTM, Wagner Jacinto de Oliveira, coordenadora de gestão, Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar, coordenador de Licenciatura em Computação, André Souza Lemos, professores coordenadores de área, supervisores e estudantes bolsistas. O coordenador institucional apresentou o Programa e destacou importância do Pibid para produção de conhecimento e permanência nos cursos de licenciatura. “Além da bolsa, temos ainda verbas para participação em eventos. Mas é necessário registrar cada ação realizada dentro do projeto através de fotos e documentos”, orientou Oliveira. O encontro, organizado no auditório do IFTM Câmpus Uberlândia Centro, contou ainda com depoimento da estudante Kamilla Germano Silva, ex-bolsista do Pibid. Ela fez um relato de experiência, falou sobre a importância do Programa na sua formação acadêmica. Apresentou trabalhos publicados, participações em eventos e ressaltou a influência do PIBID na aquisição de novos conhecimentos e como o Programa ainda possui uma influência positiva em sua vida. Os demais professores participantes do Pibid repassaram orientações específicas para bolsistas. A equipe e a nova turma de bolsistas do Pibid reuniram-se no Câmpus.

CÂMPUS PARACATU

Primeira reunião de Pais e Mestres - IFTM Câmpus Paracatu

No dia 27 de fevereiro aconteceu, no auditório do IFTM – Câmpus Paracatu, às 19h a 1ª Reunião de Pais e Mestres do ano de 2014. O objetivo da reunião foi orientar os pais e responsáveis sobre diversos assuntos como: matrizes curriculares dos cursos, calendário acadêmico, regime didático-pedagógico, projetos, editais, monitoria, assistência aos discentes, etc, além de compartilhar interesses e missões tendo em vista beneficiar os alunos no processo ensino-aprendizagem. Consideramos de extrema importância que os pais conheçam bem a existência das normas didáticas, uma vez que eles próprios deverão contribuir no processo de compreensão e aplicabilidade dessa ferramenta de trabalho, sendo assim nossos parceiros. Contamos com a presença de aproximadamente 120 pais, direção, coordenadores, professores, equipe pedagógica, técnicos administrativos, onde pudemos estabelecer uma relação de confiança e cooperação. Agradecemos aos pais que abrilhantaram o evento com a sua presença.

Equipe e nova turma de bolsistas do Pibid reuniram-se no Câmpus

Participantes da primeira reunião de Pais e Mestres - Câmpus Paracatu

Page 20: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

20

Pró-reitoria de Ensino

CÂMPUS PATROCINIO

Palestra do professor Pachecão dá as boas vindas aos alunos dos cursos técnicos integrados

José Inácio da Silva Pereira, mais conhecido como Professor Pachecão, marcou presença na aula inaugural dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A palestra de Pachecão deu um show de motivação e mostrou a importância dos relacionamentos, da comunicação e do foco. Para o palestrante “O mundo é de quem faz a diferença. É dos loucos que nada temem, dos que arregaçam as mangas e transformam seus sonhos em realidade”. Na palestra intitulada “Sucesso: a arte de realizar sonhos”, o Professor Pachecão apresentou sua história de vida e como realizou os seus mais inusitados sonhos (fazer novela na Rede Globo, gravar disco na Polygram, ganhar dinheiro como professor, entre vários outros). Os alunos se encantaram com a história de vida emocionante e bem humorada do Professor. Uma alta dose de inspiração para levantar o astral dos nossos alunos e muita energia positiva para que nunca desistam de seus sonhos. O IFTM – Câmpus Patrocínio agradece imensamente a Renato Moreira Silva, do SEBRAE, por tornar viável a participação do Professor Pachecão na Semana de Integração da nossa instituição. O nosso carinho e reconhecimento por todo esforço!

Professor Pachecão e sua palestra “Sucesso a arte de realizar sonhos”.

Alunos e servidores participam da palestra do Professor Pachecão

Pesquisa aponta dificuldade de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho em Patrocínio

Um dos maiores problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais, atualmente, é a entrada no mercado de trabalho. A legislação brasileira, nesse sentido, é uma das mais avançadas do mundo, com práticas de ações afirmativas que muitos países ainda não possuem. Ela determina, por exemplo, que empresas com 100 ou mais funcionários contratem um percentual de pessoas com deficiência de 2 a 5% do efetivo. Esse foi o foco da pesquisa orientada pelos professores Guilherme Freitas e Bianca Gonçalves, tendo como orientando William Gomes. Na pesquisa foram levantadas treze empresas de Patrocínio que possuíam mais de cem colaboradores. Destas, cinco responderam ao questionário, o que corresponde a 38% do universo da pesquisa. Como resultado, verificou-se que em apenas uma empresa a inclusão de PPNE faz parte de seus valores. Todas as empresas têm conhecimento e concordam com a lei 8.213/91, artigo 93. No entanto, apenas duas a cumprem. A principal razão do não cumprimento da legislação, apontada pelas empresas, é a falta de candidatos com perfil adequado. Como forma de amenizar o problema, as empresas procuram manter em seu quadro funcional um número maior de funcionários do que a lei estabelece. Outra dificuldade apontada é a ausência de infraestrutura adequada à deficiência do colaborador. As empresas que cumprem a lei possuem, em média, quatro funcionários PNE – Portador de Necessidades Especiais –, dentre as quais estão a física, a motora e a auditiva. Esses funcionários receberam treinamento, uma vez que estes não tinham a qualificação necessária para desenvolver as atividades. Um fator relevante, apontado pelas empresas é o alto custo para adequar a infraestrutura para receber o PNE. O NAPNE – Câmpus Patrocínio tem incentivado a pesquisa e extensão, tendo como foco ações que visem à inserção das pessoas com necessidades específicas por meio da cultura da “educação para a convivência”, aceitação da diversidade e a quebra de barreiras físicas, educacionais e atitudinais.

Page 21: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

21

Pró-reitoria de Ensino

CÂMPUS ITUIUTABA

Monitores no ensino médio e técnico do IFTM Câmpus Ituiutaba realizam questionários a fim de analisar a eficácia do sistema de monitoria

Os monitores de Português, Inglês e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro aplicaram questionários aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e também a professores que ministram aulas nesses níveis, avaliando o período compreendido entre fevereiro e setembro de 2013, a fim de analisar a eficácia do sistema de monitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Ituiutaba; avaliar o impacto da monitoria na comunidade acadêmica; e propor melhorias ao sistema vigente de monitoria do IFTM – Câmpus Ituiutaba. Após análise dos questionários, entendeu-se que o trabalho de monitoria no IFTM Câmpus Ituiutaba tem impacto positivo na comunidade, uma vez que 90% dos entrevistados relatam ter atingido seus objetivos com o acompanhamento do monitor. Como apenas cerca de 30% dos monitores diz ter recebido algum treinamento específico para o seu trabalho, e apenas 50% mostraram-se satisfeitos o suficiente com sua experiência a ponto de desejarem se candidatar novamente à vaga de monitores na instituição. Entendemos que é necessário um melhor esclarecimento prévio do que constitui o trabalho do monitor, especificado em edital, seguido de treinamento didático-pedagógico e acompanhamento do setor de apoio ao estudante, para não só melhorar a qualidade do trabalho, mas também permitir a formação deste discente como aprendiz de docente. Os institutos federais devem trabalhar fundamentados nos princípios norteadores da educação nacional, sem ignorar suas desafiadoras especificidades, sobretudo quanto à grande mobilidade entre os alunos de diferentes níveis que participam das monitorias oferecidas normalmente por estudantes que estão cursando o ensino médio profissionalizante. Este processo precisa ser repensado, discutido e negociado entre todos os componentes do processo e priorizado pela importância que tem na vida do discente.

Para assistir ao vídeo, acesse o site: http://febrace.org.br/virtual/2014/HUM/113/

Monitores de Português, Inglês e Matemática junto a alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Marco Antônio Maciel, diretor do Câmpus Iuiutaba com alunos

Page 22: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

22

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Propi realiza encontro com coordenadores de pesquisa e inovação

Nos dias 13 e 14 de março de 2014 foi realizado o primeiro Encontro dos coordenadores de pesquisa e inovação dos câmpus com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFTM (Propi). A reunião foi realizada nas dependências da Propi na nova Reitoria. Estiveram presentes os coordenadores de pesquisa: Prof.a Carla Amorim (Câmpus Uberlândia); Prof. Claiton Soares (Câmpus Paracatu); Prof.a Junia Magalhães (Câmpus Patrocínio); Prof. Ricardo Soares (Câmpus Uberlândia Centro); Prof. Gilmar Alexandre da Silva (Câmpus Ituiutaba); Berenice de Paula (Substituta do Coordenador de pesquisa do Câmpus Uberaba); o Diretor Geral do Câmpus Patos de Minas, o Prof. Weverson Silva Morais; e a técnica administrativa, Querlem Pereira (representante da comissão do IV SIN, Câmpus Ituiutaba). Durante a reunião, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Carlos Alvarenga, e o Diretor de Pesquisa, o Prof. Márcio Santana, em conjunto com a equipe Propi colocaram em pauta assuntos primordiais na execução e planejamento da pesquisa do IFTM. Em destaque foram discutidos: bolsas e editais de 2013 e 2014; programação e ações junto ao IV Seminário de Iniciação científica e tecnológica do IFTM; programa de iniciação cientifica voluntária; regulamentações; comitês de ética em pesquisa; recursos financeiros da pesquisa em 2013 e 2014; planejamento da pesquisa e a demanda e ações dos campus e seus coordenadores. Para o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, este encontro foi fundamental para discutir temas que irão refletir diretamente no crescimento qualitativo e quantitativo da pesquisa e inovação em todos os Câmpus do IFTM.

Novos editais Propi

Nos meses de março a maio de 2014 a Propi irá lançar importantes editais de apoio aos pesquisadores bem como de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação e ensino médio. Em destaque: a)Edital apoio ao produtividade em pesquisa e inovação: apoio financeiro aos pesquisadores como objetivo de - Fomentar a pesquisa científica e tecnológica aplicada que atenda os arranjos produtivos locais no âmbito do IFTM, de forma a auxiliar os pesquisadores na aquisição de insumos, material permanente, serviços de terceiros e outros; - Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação; - Possibilitar a geração e a transformação do conhecimento, de forma a atender às necessidades e interesses da sociedade a partir de projetos de pesquisa em andamento aprovados em Editais internos ou aprovados em agências de fomento; - Estimular iniciativas inovadoras, a formação e consolidação de Grupos de Pesquisas e Núcleos de Estudos do IFTM; - Fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre questões as sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e a sociedade; - Promover a geração de produtos e/ou processos novadores que resultem em propriedade intelectual.

b)Edital apoio a tradução de artigos científicos: apoio financeiro aos pesquisadores como objetivo de viabilizar a tramitação e tradução de artigos enviados a periódicos científicos. c)Edital bolsa iniciação cientifica PIBIC CNPq: bolsas de iniciação cientifica a estudantes de graduação dos Câmpus Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Uberlândia Centro (em função da cota de renovação do CNPq). d)Edital de bolsa iniciação cientifica ensino médio/técnico CNPq: bolsas iniciação cientifica para estudantes de ensino médio/técnico de todos os campus fomentadas pelo CNPq.

Os editais serão publicados no site do IFTM e também poderão ser visualizados pelo endereço eletrônico:

http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/editais.php

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Carlos Antônio Alvarenga com coordenadores de pesquisa

Page 23: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

23

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

IV Seminário de iniciação científica e tecnológica do IFTM – IV SIN IFTM

O IV SIN IFTM este ano será realizado nos dias 04 e 05 de junho no câmpus Ituiutaba. Até a primeira semana de abril estará disponível no site do IFTM a chamada de inscrições para resumos dos trabalhos e informações sobre o evento. Deverão enviar resumos todos os estudantes bolsistas e aqueles cadastrados no programa de iniciação científica voluntária do IFTM. Este ano apenas serão aceitos resumos de trabalhos oficialmente cadastrados nas coordenações de pesquisa do IFTM. Maiores informações poderão ser obtidas nas coordenações de pesquisa dos câmpus ou pelo telefone (34) 3326-1165.

Programa de Iniciação Científica voluntária

Em 2013, a Propi publicou a Orientação Normativa 01/2013 (http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/documentos.php) que trata de normas para cadastro de projetos junto ao programa de iniciação científica e tecnológiac do IFTM de forma voluntária. Lançou, também, no ano de 2013, o edital 06/2013 com datas estipuladas para cadastros dos projetos junto às coordenações de pesquisa. O edital foi retificado e poderá ser visualizado na área da Propi (http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/editais.php). No primeiro semestre de 2014 haverá, ainda, duas datas para cadastro dos projetos sendo: 07 a 18 de abril e no período de 02 a 13 de junho. A cada período de cadastro, a Propi divulga no site do IFTM os novos projetos cadastrados e divulga a lista de projetos no PIVIC IFTM.

Desperdicio é tema de trabalho de pesquisadora no câmpus Uberlândia

O texto de autoria da profa. Dra. Cláudia Maria Tomás Melo em conjunto com a aluna vinculada ao projeto Juliana Vitaliano Faria do Câmpus Uberlândia está disponível no artigo p u b l i c a d o n a r e v i s t a B i o s c i e n c e J o u r n a l : http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15104/13686

Composição centesimal, compostos fenólicos e atividade antioxidante em partes comestíveis não

convencionais deseis olerícolas

O desperdício de produtos hortícolas ocorre em todos os setores da cadeia produtiva, desde a colheita, transporte, indústrias de processamento e preparo doméstico, sendo que neste último, observa-se uma taxa de perdas de 20% (IBGE, 2002). O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Cerca de 35% de toda a produção agrícola vão para o lixo. Isso significa que mais de 10 milhões de toneladas de alimentos poderiam estar na mesa dos 54 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. Segundo dados do Serviço Social do Comércio (Sesc), R$ 12 bilhões em alimentos são jogados fora diariamente, uma quantidade suficiente para garantir café da manhã, almoço e jantar para 39 milhões de pessoas. (CARVALHO, 2009).

CÂMPUS PATROCÍNIO

Introdução da pesquisa na vida acadêmica de novos estudantes

Título: Pesquisa em foco: Introduzindo os discentes dos cursos integrados no mundo da investigação científica. No dia 19 de fevereiro a Coordenação de Pesquisa do Câmpus Patrocínio realizou uma apresentação para os novos alunos dos Cursos Integrados em Manutenção e Suporte, Administração e Eletrônica. A coordenação expôs aos alunos os tipos de pesquisa existentes no câmpus, bolsas, seminários, publicações, datas de editais e sanados a l g u m a s d ú v i d a s a p r e s e n t a d a s p o r e l e s . Na oportunidade os ex-bolsistas, Lorena Castro, Eduardo Cassiano e João Carlos apresentaram um relato sobre seus desafios, resultados e os benefícios para a vida acadêmica.

Eduardo Cassiano, ex-bolsista de Pesquisa e Inovação do IFTM, fala sobre sua experiência para os novos alunos dos Cursos Integrados ao Ensino Médio

A ex-bolsista de Pesquisa e Inovação Lorena Castro em sua apresentação sobre o período que participou de projetos e de pesquisa e inovação

Page 24: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

24

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

Iniciadas aulas da primeira turma de pós-graduação do câmpusAula inaugural contou com participação de convidados externos.

Na sexta-feira, 14 de março, foi realizada aula inaugural da pós-graduação lato sensu em "Análise e desenvolvimento de sistemas aplicados à gestão empresarial", no auditório do IFTM Câmpus Uberlândia Centro. A cerimônia contou com presença dos estudantes e professores do curso; diretora geral do IFTM Câmpus Uberlândia Centro, Elisa Antônia Ribeiro; coordenador geral de ensino, pesquisa e extensão, Alex Dias; coordenador da pós-graduação, Ricardo Soares Boaventura; diretor geral do IFTM Câmpus Uberlândia, Ednaldo Gonçalves Coutinho; primeira diretora do IFTM Câmpus Uberlândia Centro, Zilda Corrêa de Lacerda; e outros servidores do IFTM e convidados. “Esta é uma nova fase na carreira acadêmica de vocês e exigirá amadurecimento intelectual. Aproveitem oportunidade para pedir orientação aos professores na busca contínua de conhecimento”, destacou diretora geral do Câmpus. “Nosso trabalho vai além de repassar conhecimento. É nosso compromisso fazer o melhor possível para que sintam-se bem e superem suas expectativas ao escolherem este curso e o IFTM”, enfatizou Dias. O coordenador da pós-graduação apresentou a estrutura do curso e corpo docente. “Parabéns a cada um pela aprovação no processo seletivo. É com prazer que recebemos vocês para esta primeira turma. O curso estava aprovado há algum tempo, mas aguardamos para oferecer estrutura e equipamentos adequados para especialização de vocês”, revelou Bôaventura.

Palestras

Para abertura do curso foram convidados os profissionais Christina Testa Marques, gerente de canais virtuais do Banco Triângulo e Williano Serpa de Sousa, gerente de equipe de analistas de Negócios na Scopus Tecnologia. Marques despertou sobre necessidade de se olhar com novo olhar para inovação. “Inovar não é criar ou desenvolver algo novo. Podemos inovar no modo de fazer uma atividade já rotineira. Quem consegue visualizar estas opções, apresentar soluções para cliente e acompanhar mudanças têm maiores chances de destacar no mercado. É necessário aprender com erros, mas também é importante comemorar as vitórias”, estimulou. Neste caminho de crescimento e desafios, Sousa apresentou situações em que redes de relacionamentos e determinação pessoal são diferenciais na carreira. “Você precisa sair de sua zona de conforto e encarar os desafios. É fundamental olhar para amanhã e traçar seus objetivos. Em alguns momentos é necessário recuar um passo trás para depois alcançar estas metas”, incentivou.

Curso

A primeira turma, composta por 25 estudantes, terá aulas às sextas-feiras e sábados, durante 10 meses. Linhas de pesquisa oferecidas são: Desenvolvimento de sistemas; Banco de dados; Engenharia de software; Gestão empresarial; Gerência de projetos de sistemas.

Williano falou sobre desafios na carreira profissionalDiretora do câmpus deu boas-vindas aos estudantes

Page 25: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

25

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Direção do Câmpus Paracatu visita SETEC/MEC

No dia 18 de março, a direção do Câmpus Paracatu esteve em Brasília visitando a Coordenação Geral do Núcleo Estruturante da Política de Inovação, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, para saber mais detalhes sobre o desenvolvimento dos Polos de Inovação. Com a criação da EMBRAPII - Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação juntaram esforços para a realização de projetos empresariais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio de cooperação com instituições de pesquisa tecnológica. O MEC utilizará a EMBRAPII para colaborar no desenvolvimento dos Polos de Inovação dos Institutos Federais, unidades especializadas em atender à demanda das cadeias produtivas, e para o treinamento tecnológico de recursos humanos para a indústria. A coordenadora geral do núcleo, professora Romilda Campos, explicou que editais serão lançados para a escolha de projetos, elaborados pelas empresas em conjunto com os IFs. Ressaltou que os IFs devem se estruturar para poderem participar dos editais, realizando pesquisas aplicadas e participando das chamadas de apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

CÂMPUS PARACATU

Pró-reitoria Desenvolvimento Institucional

CÂMPUS PARACATU

Planejamento Participativo 2015

Com a implantação dos Centros de Custos, o IFTM passa a adotar uma nova maneira de fazer seu planejamento das necessidades de materiais e serviços. Nessa nova metodologia, cada departamento do Instituto passa a ter a liberdade e também responsabilidade de planejar suas demandas, que serão necessárias para a realização de suas atividades rotineiras ao longo do ano. Buscando difundir a metodologia, e também apresentar as mudanças para o Planejamento 2015, a Coordenação-Geral de Planejamento Institucional - CGPI/PRODIN esteve no Câmpus Paracatu no dia 20 de março para apresentar e dicutir com os responsáveis pelos Centros de Custo do Câmpus as novidades do Módulo de Planejamento (MPLAN) do Sistema ERP em desenvolvimento.

Coordenador Geral de Planejamento Institucional, Gustavo Goulart Martins, com os responsáveis pelos Centros de Custo do Câmpus Paracatu

Page 26: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

26

Institucional

Plantio de árvore símbolo dos cursos antecedem cerimônias de outorga de grau

Horas antes da solenidade de outorga de grau da 1ª turma do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, realizada em 14 de fevereiro, os formandos deixaram sua marca registrada no IFTM Câmpus Uberaba com o plantio de uma árvore representativa do curso. "Caesalpinia Echinata, o pau-brasil, trazida pela professora homenageada Roseli Betoni Bragante, foi a espécie arbórea plantada da manhã daquele dia e contou com a participação dos formandos, da coordenadora do curso, Marina Farcic Mineo, da homenageada, Roseli Betoni Bragante, do patrono da turma Gabriel Antônio Nogueira Nascentes, entre outros. Roseli Betoni explicou que o pau-brasil pertence à família Leguminosae e deu origem ao nome do país, sendo muito explorada no Brasil colônia. “Quando fui chamada como homenageada da primeira turma de ciências biológicas fiquei muito emocionada. Foi minha primeira experiência como docente e obter retorno disso foi muito importante”, declarou. “É com muito orgulho que o IFTM comemora a conclusão de curso da I turma de licenciatura em ciências biológicas. O encerramento desta etapa é motivo de satisfação e indica que a formação ofertada por nossa Instituição não deve em nada aos grandes centros, pois hoje nossos alunos nos deixam encaminhados profissionalmente, com aprovação em programas de mestrado e empregos na área”, comentou Marina Mineo. “O ato simbólico de plantio de uma muda pelos alunos na unidade I, além de lembrá-los das raízes que terão no câmpus Uberaba, também indica que estão apenas no começo de sua vida profissional”, finalizou. Outro curso que realizou o plantio da árvore representativa da turma foi engenharia agronômica. A árvore escolhida foi a Tabebuia Alba, conhecida popularmente como ipê amarelo, ipê branco, ipê do cerrado, pau d'arco, pau d'arco amarelo, faz parte da família Bignoniaceae. “O ipê é uma planta secundária de tamanho grande chegando até 20 m de altura, com floração abundante e amarela, que desabrocham em dias secos e anunciam a proximidade da primavera, se destaca facilmente na mata durante o inverno. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda. Floresce de agosto a novembro. É produtora de excelente madeira, além de ser belíssima ornamental”, explicou Haroldo Silva Vallone, patrono da turma. Na ocasião do plantio da árvore estiveram presentes, além do patrono e futuros engenheiros agrônomos, o paraninfo da turma Daniel Rufino Amaral, o coordenador do curso Robson Thomaz Thuler, os homenageados Othon Carlos da Cruz e Olegário Pinheiro da Silva e Fernando Almeida Silva, entre outros.

Haroldo Vallone fez uma analogia entre os ciclos de produção de uma árvore e os ciclos da vida humana. “Neste momento está sendo plantada uma bela muda de ipê amarelo, começando uma nova etapa na vida desta árvore, que irá se desenvolver, destacar na paisagem, florescer e produzir sementes. Da mesma forma, os formandos do curso de engenharia agronômica estão iniciando uma nova e importante fase de suas vidas, em que deverão encarar o mercado de trabalho, se destacar, produzir conhecimentos, safras de produtos agrícolas e desenvolvimento social e empresarial”, disse o patrono em seu discurso. Na outra semana, entre 20 e 21, foram realizadas as solenidades de certificação do ensino médio e diplomação dos concluintes dos cursos técnico em agricultura e zootecnia e da primeira turma do técnico em manutenção e suporte em informática. A solenidade conduzida pelo diretor-geral do câmpus Uberaba, Rodrigo Afonso Leitão, contou com a presença de homenageados, convidados e familiares dos formandos. Além de Leitão, estiveram presentes, o professor Antônio Sarkis Neto, paraninfo da turma; Adolfo Modesto Gil, patrono; Tamara Aparecida Lourenço, nome de turma e Hamilton César de Oliveira Charlo, substituto da diretora de ensino, Danielle Freire Paoloni. Um dia antes, foi realizada a cerimônia de certificação dos estudantes do ensino médio e diplomação do curso técnico em agricultura e em zootecnia. Luís Fernando Santana, paraninfo da turma; Ésder Limírio Brigagão, patrono; Tamara Aparecida Lourenço, nome de turma e Danielle Freire Paoloni, diretora de ensino; juntamente com o diretor-geral fizeram parte da mesa de honra da solenidade. O auditório da Coordenação de educação a distância foi o local escolhido para os quatro eventos.

1ª turma de ciências biológicas e professores em momento de plantio da árvore símbolo, Caesalpinia Echinata (Pau-brasil)

Page 27: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

27

Institucional

IFTM Câmpus Uberaba realiza primeiras formaturas do ano

Foram realizadas no mês passado, as formaturas dos concluintes de 2013, dos cursos de graduação, ensino técnico e médio do IFTM Câmpus Uberaba. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, ocorreu a outorga de grau dos formandos do bacharelado de engenharia agronômica, zootecnia, licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Química e das Tecnologias em Alimentos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. José Antônio Bessa, substituto do reitor do IFTM, foi responsável pela condução dos trabalhos nas duas cerimônias. Rodrigo Afonso Leitão, diretor geral do câmpus Uberaba, também participou das solenidades. “O trabalho da Instituição é levar educação de qualidade a todos. Estamos torcendo para que todos obtenham sucesso no mercado de trabalho”, destacou Rodrigo Leitão em seu discurso. A Instituição entregou à sociedade e ao mercado de trabalho 70 novos profissionais. Nestes dois dias de comemorações, os cursos de Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas fizeram o plantio de árvores representativa das turmas. Na outra semana, entre 20 e 21, foram realizadas as solenidades de certificação do ensino médio e diplomação dos concluintes dos cursos Técnico em Agricultura e Zootecnia e da primeira turma do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. A solenidade conduzida pelo diretor-geral do câmpus, Rodrigo Afonso Leitão, contou com a presença de homenageados, convidados e familiares dos formandos. Além de Leitão, estiveram presentes, o professor Antônio Sarkis Neto, paraninfo da turma; Adolfo Modesto Gil, patrono; Tamara Aparecida Lourenço, nome de turma e Hamilton César de Oliveira Charlo, substituto da diretora de ensino, Danielle Freire Paoloni. Um dia antes, foi realizada a cerimônia de certificação dos estudantes do ensino médio e diplomação do curso técnico em agricultura e em zootecnia. Luís Fernando Santana, paraninfo da turma; Ésder Limírio Brigagão, patrono; Tamara Aparecida Lourenço, nome de turma e Danielle Freire Paoloni, diretora de ensino; juntamente com o diretor-geral fizeram parte da mesa de honra da solenidade. O auditório da Coordenação de educação a distância foi o local escolhido para os quatro eventos.

Homenageados cumprimentam formandos do curso técnico em agricultura e zootecnia

Momento após consolidação da outorga de grau, formandos análise e desenvolvimento de sistemas e engenharia agronômica

Momento consolidação da outorga de grau, formandos de química, ciências biológicas, ciências sociais, alimentos e zootecnia

Juramento formandos da primeira turma do curso técnico em manutenção e suporte em informática

Page 28: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

28

Institucional

Diretora representou Câmpus em mesa-redonda do XXVII Forgrad

Tema “Os Institutos Federais: Identidade e Desafios" foi apresentado no segundo dia do evento

Na sexta-feira, 14 de março, diretora geral do IFTM Câmpus Uberlândia Centro, Elisa Antônia Ribeiro, participou do XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-reitores de graduação – Forgrad, em Uberaba.

A diretora compôs mesa-redonda “Os Institutos Federais: Identidade e Desafios", juntamente ao professor Luiz Augusto Caldas Pereira, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O mediador foi pró-reitor de ensino do IFTM, Luiz Alberto Rezende.

“Institutos Federais surgem como um modelo de instituição que prima pelo fortalecimento do caráter público da educação profissional e tecnológica, com uma concepção de educação profissional emancipatória, capaz, inclusive de rupturas epistemológicas, buscando romper com o modelo hegemônico de educação disciplinadora”, destacou diretora geral do Câmpus.

Segundo Ribeiro, alguns desafios dos IFs são: crescer mantendo qualidade e promovendo inclusão social; viabilizar ingresso e acessibilidade; assegurar permanência com sucesso do estudante; manter transparência; promover desenvolvimento da pesquisa aplicada, da inovação, da extensão e do vínculo com sociedade; contemplar os arranjos produtivos locais, entre outros.

Forgrad

O XXVII Forgrad foi realizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube), com atividades no Campus da Uniube e no Complexo Científico e Cultural de Peirópolis.

Elisa apresentou dados do Campus durante Forgrad

Auditório do IFTM Câmpus Uberlândia Centro foi reaberto

Espaço recebeu investimento de R$167.544,00 em mobiliário e equipamentos de áudio e vídeo.

A aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu, realizada na noite de 14 de março, marcou reabertura do auditório do IFTM Câmpus Uberlândia Centro. Espaço, com 137 lugares, recebeu investimento de R$167.544,00 em mobiliário e equipamentos de áudio e vídeo.

“O auditório é essencial para realização dos eventos acadêmicos e abre ainda possibilidades para receber ações de parceiros. Aguardávamos com ansiedade a reabertura”, destaca Elisa Antônia Ribeiro, diretora geral do Câmpus.

A obra no auditório integra projeto de reforma física para adequação de espaços administrativos e acadêmicos pelo qual Campus está passando. Com verba inicial de R$1.111.428,63, o projeto contempla as partes hidráulica, elétrica, pintura e reorganização dos espaços físicos.

“A reforma contempla acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais permanentes ou temporárias. Por isso, foram adaptados banheiros e rampa de entrada no prédio. Será instalado também um elevador”, conta coordenador geral de administração e planejamento, Edson Angoti.

Entre as novidades estão ainda novas áreas da secretaria e biblioteca, construção da cantina para estudantes. “Nova estrutura aumentará número de salas de aulas e laboratórios. Esta ampliação permitirá oferta de mais vagas nos processos seletivos e vestibulares”, explica Ribeiro.

Auditório do Câmpus foi recém-reformado

Page 29: Ano 2 - Edição 9 - Março/2014

EXPEDIENTE

ReitorRoberto Gil Rodrigues Almeida

Pró-Reitor de AdministraçãoErnani Cláudio Borges

Pró-Reitor de Desenvolvimento InstitucionalMauro Borges França

Pró-Reitor de EnsinoLuiz Alberto Rezende

Pró-Reitor de ExtensãoEurípedes Ronaldo Ananias Ferreira

Pró-Reitor de Pesquisa e InovaçãoCarlos Antônio Alvarenga Gonçalves

Assessora de ComunicaçãoRosemar Rosa

Diagramador:Lara Guimarães

Revisores:Cecília CoelhoLara Guimarães

Colaboração

Câmpus ItuiutabaCâmpus Paracatu

Câmpus PatrocínioCâmpus Uberaba

Câmpus UberlândiaCâmpus Uberlândia Centro

Câmpus Patos de Minas Contato:[email protected] Federal do Triângulo Mineiro

Av. Randolfo Borges Júnior, nº 2.900 Bairro Univerdecidade - Uberaba | MG(34) 3326-1100

Diretor de Comunicação Social e EventosTarcísio Batista Leite