ano 18, nº 804 embrapa clima temperado 01/11 a 09/11/2012 a … · linha aberta nº 804, de 01/11...

4
Ano 18, nº 804 A pesquisa está na Praça Acesso à literatura diferen- ciada é uma das propostas da UD para a 40ª Feira do Livro de Pelotas, que este ano tem como temática 40 anos de Literatura na Praça. A UD apresenta na feira, realizada de 31 de outubro a 18 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório, lançamentos cien- tíficos, publicações de resultados de pesquisa, livros para o cidadão e para crianças e adolescentes. No dia 9, será realizada a di- vulgação de quatro novas publi- cações da unidade de pesquisas: o Atlas Climático da Região Sul do Brasil, o Sistema de Produção: Cultivo de Citros sem Sementes e os livros Transição Agroecológica e 500 Perguntas 500 Respostas sobre Pequenas Frutas. O dia 14, mar- ca o lançamento da obra Comu- nicação para o Desenvolvimento. Os livros infantis e adoles- centes também terão oportunida- de de serem mostrados a esta ca- Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012 UD lança títulos, faz ofertas promocionais e ações ambientais na Feira do Livro Paulo Lanzetta tegoria de público. As publicações terão descontos de 10%, tendo um preço médio de 15 reais. Já as demais publicações, serão ofere- cidas com descontos de até 30%. Segundo a analista Carolina Vaz, a Empresa vai desenvolver junto a escolas agendadas ativida- des de educação ambiental, onde serão distribuídas cartilhas sobre o Pensamento do Ciclo da Vida. A pesquisadora Lílian Sosinski pre- para atividades de reciclagem de lixo, com atividades socioecológi- cas. Outros materiais também se- rão distribuídos às escolas como: Hortaliças, uma publicação que estimula as crianças a conhecer e a consumir hortaliças, contendo jogos educativos; a revista Emília e a Turma do Sítio Arroz e Feijão, mostrando porque a dupla arroz e feijão é um dos pratos mais impor- tantes na alimentação brasileira. O analista Fábio Cordeiro, responsável pela biblioteca da Uni- dade de pesquisas, fala que será dada orientação aos interessados de como acessar os repositórios institucionais da Embrapa, o Alice e o Infoteca-e. “Temos um note- book com acesso à internet para demonstrar na hora e o usuário poderá identificar os resultados di- vulgados pela pesquisa”, destacou. O espaço da UD na Feira fun- ciona diariamente, das 14h às 22h. Paulo Lanzetta

Upload: haduong

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 18, nº 804 Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012 A … · Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012 Mudança de hábitos e segurança O Laboratório de En-tomologia está

Ano 18, nº 804

A pesquisa está na Praça

Acesso à literatura diferen-ciada é uma das propostas da UD para a 40ª Feira do Livro de Pelotas, que este ano tem como temática 40 anos de Literatura na Praça. A UD apresenta na feira, realizada de 31 de outubro a 18 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório, lançamentos cien-tíficos, publicações de resultados de pesquisa, livros para o cidadão e para crianças e adolescentes.

No dia 9, será realizada a di-vulgação de quatro novas publi-cações da unidade de pesquisas: o Atlas Climático da Região Sul do Brasil, o Sistema de Produção: Cultivo de Citros sem Sementes e os livros Transição Agroecológica e 500 Perguntas 500 Respostas sobre Pequenas Frutas. O dia 14, mar-ca o lançamento da obra Comu-nicação para o Desenvolvimento.

Os livros infantis e adoles-centes também terão oportunida-de de serem mostrados a esta ca-

Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012

UD lança títulos, faz ofertas promocionais e ações ambientais na Feira do Livro

Pau

lo L

anze

tta

tegoria de público. As publicações terão descontos de 10%, tendo um preço médio de 15 reais. Já as demais publicações, serão ofere-cidas com descontos de até 30%.

Segundo a analista Carolina Vaz, a Empresa vai desenvolver junto a escolas agendadas ativida-des de educação ambiental, onde serão distribuídas cartilhas sobre o Pensamento do Ciclo da Vida. A pesquisadora Lílian Sosinski pre-

para atividades de reciclagem de lixo, com atividades socioecológi-cas. Outros materiais também se-rão distribuídos às escolas como: Hortaliças, uma publicação que estimula as crianças a conhecer e a consumir hortaliças, contendo jogos educativos; a revista Emília e a Turma do Sítio Arroz e Feijão, mostrando porque a dupla arroz e feijão é um dos pratos mais impor-tantes na alimentação brasileira.

O analista Fábio Cordeiro, responsável pela biblioteca da Uni-dade de pesquisas, fala que será dada orientação aos interessados de como acessar os repositórios institucionais da Embrapa, o Alice e o Infoteca-e. “Temos um note-book com acesso à internet para demonstrar na hora e o usuário poderá identificar os resultados di-vulgados pela pesquisa”, destacou.

O espaço da UD na Feira fun-ciona diariamente, das 14h às 22h.

Pau

lo L

anze

tta

Page 2: Ano 18, nº 804 Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012 A … · Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012 Mudança de hábitos e segurança O Laboratório de En-tomologia está

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Mudança de hábitos e segurança

O Laboratório de En-tomologia está em busca de ajustes para melhorar ain-da mais o CO. Segundo a pesquisadora Mirtes Melo, infraestrutura, segurança e mudança de hábitos são as questões em evidência.

O grupo levantou a ne-cessidade de uma mobília adequada ao uso de lupas, como cadeiras apropriadas e suportes, assim como a conscientização de utiliza-ção de jalecos e manipulação correta dos EPIs. “O CO é importante porque vai refle-tir nos resultados da empre-sa para a sociedade”, disse.

Heitor Lisboa é bolsis-ta há três anos e vem contri-buindo para estas melhorias no laboratório. “Procuro aju-dar na organização dos ma-teriais, facilitando assim o trabalho de quem for utilizá-los depois”, comentou. Heitor ainda destaca que essa atitu-de trouxe uma mudança de comportamento para estagiá-rios e bolsistas que começam a trabalhar no laboratório.

Mirtes lembra que além da organização a parceria com outras instituições faz parte do CO. “A Emater, por exemplo, nos traz as infor-mações dos agricultores e de instituições como prefeitu-ras, associações e sindicatos. Isso é segurança”, finalizou.

2

Em 2003, a Embrapa Clima Temperado implantou um mo-delo de gestão participativa que predomina até os dias de hoje. A Chefia geral atua em um colegia-do chamado G6, composto pelo chefe-geral, chefe-adjunto de Pes-quisa e Desenvolvimento (P&D), chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT), chefe-adjunto de administração, coordenador téc-nico da Estação Experimental Cas-cata (EEC) e coordenador técnico da Estação Terras Baixas (ETB).

Pau

lo L

anze

tta

Gestão à Vista

Além do G6, responsável pela gestão estratégica, a estrutu-ra de liderança é composta tam-bém pelo G30, grupo de super-visores responsáveis pela gestão tática da organização. Funciona como um grupo de suporte para o planejamento, implementação e acompanhamento das deci-sões, inclusive elaborando rela-tórios referentes às ações da UD.

Nas próximas edições você co-nhecerá as equipes que compõem o G30 e suas respectivas funções.

UD sob supervisão participativa

- coordenar o processo de pla-nejamento e de atualização das estratégias da UD, bem como o processo de elaboração e revisão do PDU;- analisar as demandas estratégi-cas relacionadas à UD e estabele-cer sua agenda institucional, por meio da consolidação das agen-das de P&D, TT e DI;- coordenar o acompanhamento e avaliação das atividades técni-cas e administrativas da UD;- promover o relacionamento e integração da UD com outras Unidades da Embrapa e com or-ganizações públicas e privadas;- realizar reuniões permanen-

tes com o Colegiado de Gestão Tática e Operacional, para com-partilhar informações, orientar e alinhar a tomada de decisão;- implementar os atos necessá-rios ao cumprimento dos objeti-vos e da missão da UD;- apoiar a Diretoria Executiva e as Unidades Centrais nos assun-tos relacionados à UD;- coordenar e orientar ações das áreas sob sua responsabilidade;- articular programas e ações de P&D, TT e Inovação com as de-mais Unidades da Embrapa, OE-PAs e outras instituições para o desenvolvimento sustentável da região de clima temperado.

Atribuições da Chefia geral

Grupo formado por seis gestores se reúne mensalmente para traçar estratégias de atuação da UD

Page 3: Ano 18, nº 804 Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012 A … · Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012 Mudança de hábitos e segurança O Laboratório de En-tomologia está

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Giro pela Unidade

3

Pela segunda vez, uma comitiva da Coréia do Sul veio dis-cutir atividades para o melhoramento da cultura do moran-go. A ideia é construir uma casa de vegetação para o projeto entre os dois países. “Esta visita foi muito importante para nós, além da internacionalização da informação, estamos prevendo uma troca de germoplasma”, contou a pesqui-sadora Ana Barneche. O grupo visitou trabalhos em ne-matóides, fitotecnia e biologia molecular para morangos.

A Fapeg tem nova diretoria. Na posse foi feito o balanço de ações dos dois anos de José Carlos Leite Reis na presi-dência. O novo presidente, Nei Fernandes Lopes, espera fazer uma administração paralela à UD. “Espero que 5% a 10% de recursos de projetos de pesquisas sejam cana-lizados à Fundação, assim realizaremos mais ações so-ciais”, falou. A atual gestão continua a apoiar a UD para alocar recursos e manter o funcionamento de P&DI.

Conscientizar as pessoas para uma conduta ética foi tema da palestra Ética na Embrapa, levada aos empre-gados pela secretária executiva da Comissão de Ética da Empresa, Regina Lúcia Ramos Lourenço. “A gente precisa não só ser ético, mas parecer ético”, expôs. O re-presentante local Irajá Antunes falou da importância de divulgar os princípios deste programa para todos da UD. “A Embrapa está fazendo a sua parte”, comentou. O en-contro aconteceu no auditório Ailton Raseira, na Sede.

O 10° Curso de Reciclagem para Inseminadores de Bovinos, realizado na ETB, serviu para um aperfeiçoamento so-bre as novas tecnologias. Para a instrutora da Emater/RS, Mara Saalfeld, é uma oportunidade dos produtores rece-berem um certificado. “Apesar da inseminação artificial ser uma das técnicas de reprodução mais antigas, ainda é a mais importante para eles”, comentou. Participaram produtores de vários municípios da região Sul do Estado.

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

25/10 - Visita de Coreanos

25/10 - Curso de Inseminação Bovina

26/10 - Posse Fapeg

30/10 - Palestra sobre Ética

Page 4: Ano 18, nº 804 Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012 A … · Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012 Mudança de hábitos e segurança O Laboratório de En-tomologia está

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Pé na estrada

Pelo segundo ano consecu-tivo, o Setor de Gestão de Pesso-as (SGP) promoveu um encontro entre as equipes ligadas à admi-nistração da UD. O objetivo prin-cipal da ação, realizada no último dia 26, foi promover a integração entre os diversos setores que com-põem o quadro.

Este ano, a cidade de São Lourenço do Sul/RS foi escolhida para sediar o encontro, que con-tou com a participação de 60 pes-soas. O chefe-geral, Clenio Pillon, e o chefe-adjunto de Administra-ção, José Dias Vianna Filho, fala-ram aos empregados sobre a im-portância do trabalho em equipe, tema também tratado na palestra do consultor Sérgio Pureza e na realização de dinâmicas. “Desde o primeiro encontro, realizado em

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS) e Francisco Lima (13696RS) Diagramação: Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

01/11 - José Maria Filippini Alba

03/11 - Glaucia Nachtigal

04/11 - Maria do Carmo Raseira

04/11 - Vanderlei Caetano

05/11 - Claudio Nolasco da Luz

07/11 - Aquiles Soares de Moura

07/11 - Gilson Vaz Nachtigal

07/11 - Oscar Castro

09/11 - Antonio Maximino Jr.

09/11 - Natércia Lobato Pinheiro

Administração

Agenda

Aniversários

2011, pudemos identificar uma integração maior entre os empre-gados, isso porque compreendem melhor o trabalho que o colega da sala ao lado desenvolve”, expôs o supervisor do SGP, Paulo César Garcia.

O grupo ainda visitou micro indústrias familiares e o caminho pomerano, um dos principais pontos turísticos do município lourenciano. Para Joice Fortes Etchepare, na Unidade desde de-zembro do ano apssado, o encon-tro propicia uma unidade maior entre os setores. “Em função da rotina de trabalho acabamos não tendo a oportunidade de interagir com os colegas. Ações como essa nos permitem conhecer as pesso-as, melhorando assim o resultado final do nosso trabalho”, disse.

União entre setores

03 a 07/11 Daniela Leite Recife/PE Participar de reunião técnica do projeto Macro 2

06 e 07/11 Arione Pereira Campinas/SP Participar de reunião com a Associação Brasileira de Batata e

outros associados

06 a 08/11 Andrea Noronha,

Cíntia Franco,

Cristiane Betemps,

Rosane Martinazzo

Porto Alegre/RS Participar do Simpósio Estadual de Agroenergia

Pau

lo C

. Gar

cia

31/10 a 18/11 - Feira do livro

(Pel/RS)

05 a 09/11 - Curso sobre Plane-

jamento Participativo (Pel/RS)

06 e 07/11 - Curso de Sanea-

mento Básico Rural (Candiota/

RS)

06 a 08/11 - Simpósio Estadu-

al de Agroenergia e IV Reunião

Técnica de Agroenergia do RS

(PoA/RS)

08 e 09/11 - Reunião Técnica

Nacional de Olivicultura (Bagé/

RS)

09/11 - Jornada Técnica Pisci-

cultura em Assentamentos da

Metade Sul (EEC)

Dinâmicas realizadas durante o encontro estimulou o trabalho em equipe

Veja o calendário completo na Intranet em NCO/Eventos