animais peÇonhentosguia sobre animais peçonhentos e os cuidados para não ocorrerem acidentes...

5
Guia sobre animais peçonhentos e os cuidados para não ocorrerem acidentes ANIMAIS PEÇONHENTOS

Upload: others

Post on 16-Mar-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia sobre animais peçonhentos e oscuidados para não ocorrerem acidentes

ANIMAISPEÇONHENTOS

Utilizar equipamentos de segurança adequados em ambientes propícios à ocorrência desses animais (ex.: botas e luvas de couro);Não Colocar as mãos em buracos no solo, árvores ou folhagens;Sempre examinar calçados, roupas pessoais e de cama/banho antes de usá-los;Vedar frestas e buracos de paredes e assoalhos que permitam a entrada desses animais no ambiente doméstico;Manter a casa e o quintal limpos, livres de entulho e lixo;Redobrar os cuidados e atenção nas épocas quentes, pois é quando esses animais são mais ativos e se reproduzem.

Não cortar, furar ou fazer torniquete no membro afetado;Não sugar o local da ferida e não colocar produtos caseiros no ferimento;Lavar o ferimento com água e sabão;Manter a vítima calma e em repouso;Levar a vítima para atendimento médico o mais rápido possível;Em caso de acidentes com lagartas, ficar atento ao surgimento de sangramentos ou hematomas nas primeiras 48 horas;Sempre que possível levar ao posto de atendimento, junto com a vitíma, o animal causador do acidente, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

COMO AGIR EM CASO DE ACIDENTES

COMO EVITAR ACIDENTES

Destacam-se duas espécies de maior importância medica no Paraná: Tityus serrulatus (escorpião amare-lo) e Tityus stigmurus (escorpião amarelo do nordeste);Podem atingir até 7cm de tamanho de corpo;Têm hábitos noturnos, mantendo-se escondidos durante o dia entre troncos, galhos, buracos e rochas;São encontrados principalmente nos entulhos em torno das residências e terrenos baldios;Injetam veneno pelo ferrão que fica no últimosegmento da cauda;Sua picada é dolorida e pode ser muito graveem crianças e idosos;

CaracterÍstIcas

Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências, mantendo jardins e gramados aparados e bem cuidados;

Precauções para evitar acidentes

Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimen-to dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc;Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especial-mente aves de hábitos noturnos (corujas, lagartos, sapos e outros).

ESCORPIÕES

Precauções para evitar acidentes

CaracterÍstIcas

Podem atingir até 7cm de comprimento;As cerdas do corpo da lagarta possuem um veneno que causa dor, queimação, vermelhidão e inchaço quando tocados;Vivem em grupos e durante o dia estão em troncos de árvores confundindo-se facilmente com a cor e textura da casca, o que dificulta a sua visualização e aumenta a gravidade do acidente.

Evite o contato com qualquer tipo de lagarta;Observe atentamente as folhas e troncos das árvores;Verifique se há presença de folhas roídas, pupas ou fezes de lagartas no solo;Use luvas quando manipular troncos, árvores frutíferas ou em atividades de jardinagem;Pinte de branco os troncos das árvores próximas às residências, facilitando a visualização das lagartas urticantes;Oriente seus filhos para não brincarem com as lagartas de fogo.

Os acidentes causados por estes animais podem acontecer tanto em sua fase larval (lagarta) como na fase adulta.Os acidentes envolvendo a fase adulta das mariposas

ocorrem pela liberação de pequenas cerdas presentes em suas asas durante o voo que em contato com a pele ou mucosas podem provocar processos alérgicos.

LAGARTAS

Precauções para evitar acidentes

As cobras costumam dormir quando faz sol, e saem para caçar à noite. O curioso é que elas só precisam alimentar-se uma vez na semana.Algumas cobras atacam os membros inferiores (pernas e pés) outras atacam antebraços e mãos. E ainda existem as arborícolas que geralmente atacam os ombros, pescoço e a cabeça.

CaracterÍstIcas

Ao entrar em locais onde provavelmente existam cobras, use botas de cano longo, calças compridas, luvas de couro e sapatos fechados. Nunca deixe amontoados de gravetos, galhos, arbustos ou lixo em torno de casa.Mantenha o gramado sempre aparado.Se por acaso se deparar com uma cobra peçonhenta, não faça movimentos bruscos nem caminhe em sua direção, pois se ela sentir-se ameaçada ela atacará. A melhor alternativa é manter-se imóvel até que ela se afaste e você fique fora do alcance dela.Nunca mexa em entulhos ou montes de madeira, pilhas de lenha ou milho, usando as mãos. Utilize uma vara comprida.Feche frestas de portas e buracos nas paredes, pois podem tornar-se prováveis locais de esconderijo para cobras. Elas gostam de locais quentes, úmidos e escuros.Ao caminhar em matas, roças ou campos não enfie os pés em buracos.

A jararaca vibra sua cauda quando se sente ameaçada e prefere lugares mais úmidos como lagoas e beira-rio. Apresenta desenhos do corpo semelhantesna a um “V” invertido.

A cascavel toca seu guizo (que fica na ponta da cauda) quando sente a presença de estranhos e prefere habitar lugares pedregosos e quentes.

A Sucuri e a Jiboia gostam demorar em matas à margemde rios e lagos.

COBRAS