anfíbios e peixes 1o b

22
Peixes

Upload: sesi-sp-servico-social-da-industria

Post on 09-Jul-2015

1.632 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anfíbios e peixes 1o b

Peixes

Page 2: Anfíbios e peixes 1o b

• Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. São animais que não incapazes de manter a temperatura de seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos.

Page 4: Anfíbios e peixes 1o b

• Os peixes encontram-se em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, tanto em água doce como em água salgada, desde a água da praia até às grandes profundezas dos oceanos (ver biologia marinha). Mas há alguns lagos hiper-salinos, como o Grande Lago Salgado, nos Estados Unidos da América do Norte onde não vivem peixes.

Page 5: Anfíbios e peixes 1o b

Camuflagem

Alguns peixes se camuflam para fugirem de certos predadores, outros para melhor apanharem as suas presas. Algumas espécies de arraia, por outro lado, se escondem na areia e podem mudar o tom da pele, para suas presas não notarem sua presença no ambiente

Page 6: Anfíbios e peixes 1o b

• Mesmo que os peixes vêm em muitas formas, a figura é a intenção de mostrar as características gerais da forma mais comum anatômica: A -barbatana dorsal: B - Raios C - Linha lateral: D - Rene: E - Sem bexiga: F -Aparelhos Weber G - ouvido Interno: H - Cérebro: A - Narinas: L - Eye: M -Gills: S - O Coração -Estômago: P - Vesícula Biliar: Q - Baço: R - órgãos sexuais internos (ovários ou testículos): nadadeira adiposa farpas,: D -nadadeiras ventral: T - Coluna: U -: - fin Anal cauda (nadadeiracaudal) Outros itens não reportados V

Page 7: Anfíbios e peixes 1o b

Nadadeiras

• Tipicamente, os peixes apresentam os seguintes tipos de nadadeiras:

• uma nadadeira dorsal

• uma nadadeira anal

• uma nadadeira caudal

• um par de nadadeiras ventrais (ou nadadeiras pélvicas) e

• um par de nadadeiras peitorais.

Page 8: Anfíbios e peixes 1o b

Hábitos alimentares

• Os peixes pelágicos de pequenas dimensões como as sardinhas são geralmente planctonófagos, ou seja, alimentam-se quase passivamente do plâncton disperso na água, que filtram à medida que "respiram", com a ajuda de branquispinhas, que são excrescências ósseas dos arcos branquiais (a estrutura que segura as brânquias ou guelras).

Page 9: Anfíbios e peixes 1o b

Hábitos de repousos

• Os peixes não dormem. Eles apenas alternam estados de vigília e repouso. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos.

Page 10: Anfíbios e peixes 1o b

Hábitos de Reprodução

• Em alguns peixes pelágicos, os ovos flutuam livremente na água – e podem ser comidos por outros organismos, quer planctônicos, quer nicotínicos; por essa razão, nessas espécies é normal cada fêmea libertar um enorme número de óvulos. Noutras espécies, os ovos afundam e o seu desenvolvimento realiza-se junto ao fundo –nestes casos, os óvulos podem não ser tão numerosos, uma vez que são menos vulneráveis aos predadores

Page 11: Anfíbios e peixes 1o b

Anfíbios

Page 12: Anfíbios e peixes 1o b

• Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. São animais que não incapazes de manter a temperatura de seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos.

Page 13: Anfíbios e peixes 1o b

• Os anfíbios são vertebrados tetrápodes (de quatro pés) que pertencem à classe Amphibia. O nome vem do grego Amphibios (amphi, duas, ebios, vida), uma referência à presença de duas fases na vida desses animais: uma fase larval aquática e a fase adulta, que pode ser terrestre

Page 14: Anfíbios e peixes 1o b

• Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Eles evoluíram há cerca de 300 milhões de anos e, em termos evolutivos, situam-se entre os peixes e os répteis.

Page 15: Anfíbios e peixes 1o b

Morfologia externa

• Tomemos como exemplo o sapo. Ele apresenta a cabeça triangular e achatada no sentido dorso-ventral.Dois grandes olhos com pálpebras moveis. Na superfície externa da cabeça, distinguimos ainda dois orifícios que são as narinas exteriores e, posteriormente a estas, os orifícios auditivos e as glândulas parótidas. A boca é uma fenda alargada, pescoço curto e corpo globoso, afilando-se na porção posterior.

Page 16: Anfíbios e peixes 1o b

Sistema Digestivo:

• Inicia-se pela boca, que se apresenta como uma fenda transversal na extremidade anterior do corpo.Continua-se com cavidade bucal e, em seguida segue-se a faringe (A língua é presa pela sua extremidade anterior, sendo protáctil; o que lhe permite projetá-la para fora e prender sua vítima com a parte de trás desse órgão. Na cavidade bucal, encontramos as aberturas dos orifícios respiratórios.

Page 17: Anfíbios e peixes 1o b

Sistema Respiratório

• A respiração dos anfíbios adultos é cutânea e pulmonar ; enquanto que as larvas é branquial (3 pares de brânquias ocorrem em todos os embriões e larvas). Nos adultos o aparelho respiratório começa pelas narinas externas que se continuam pela cavidade nasal que se comunica com a faringe, seguindo-se a laringe, traquéia, brônquios e pulmões.

Page 18: Anfíbios e peixes 1o b

Sistema circulatório:

• A circulação nos anfíbios é dupla, incompleta e fechada. É dupla porque há sangue venoso e arterial passam pelo coração; é incompleta, porque há mistura de sangue venoso e arterial no ventrículo; é fechada, porque o sangue circula no interior de vasos.O aparelho circulatório consta de um coração, que apresenta duas aurículas (direita e esquerda ) e um ventrículo.

Page 19: Anfíbios e peixes 1o b

Sistema reprodutor:

O masculino consta de um par de testículos, de onde partem canais diferentes, chegam até os canais de Wolff, que servirão portanto, para conduzir a urina e os espermatozóides. Os canais de Wolff pouco antes de chegar a bexiga, se dilatam formando as vesículas seminais, onde os espermatozóides ficam acumulados.

Page 20: Anfíbios e peixes 1o b

• Os anfíbios adultos apresentam uma epiderme muito fina, sem escamas, rica em vasos sanguíneos e com glândulas mucosas que mantêm a pele sempre lubrificada. Essas características permitem a realização da respiração cutânea, ou seja, a troca de gases realizada através da superfície da pele

Page 21: Anfíbios e peixes 1o b

Reproducao

• A reprodução dos anfíbios é uma característica que os sujeita a dependência da água, e é uma reprodução sexuada por fecundação externa, podendo haver fecundação interna. Os ovos, sem casca (e por este motivo necessitam da água para proteger os ovos de radiação solar e choques mecânicos), que apenas possui uma envoltória cápsula gelatinosa, só se mantém vivos em meio aquático.

Page 22: Anfíbios e peixes 1o b

Trabalho De Biologia

Peixes e Anfíbios – 5,0

Nome:Allan Gabriel Nº31 1ºB

Nome:Eduardo Guimarães Nº11

Nome:Lucas Caetano Nº22

Nome:Lucas Santos Nº23