anestesiologia

3
ANESTESIOLOGIA é o ramo da medicina que estuda a anestesia e suas aplicações.Anestesia quer dizer insensibilidade (abolir a dor). Proporciona a realização de pequenas e grandes cirurgias,deixando o médico cirurgião em condições de com as mão e instrumentos tocar as estruturas mais nobres do corpo humano. ANESTESIA LOCAL – Por contato ou superficial (xilocaina só agem em mucosa); Por infiltração. DE CONDUÇÃO trocantular (bloqueia membros); Plexular (dado no pescoço- supra clavicular ou axilar); Para vertebral (ao lado das vértebras). RAQUIDIANA - Intra-dural (raquidiana no canal medular,mais profunda ultrapassa a dura); extra-dural (peridural mais superficial, ao redor). As duas ficam entre a L4 e a L5. Intra-dural: dentro da artéria. Intravenosa: dentro das veias. ANESTESIA GERAL divide-se em três: 1.Indução : o paciente dorme; 2.Manutenção : tempo que o paciente ficará sentado em analgesia; 3.Despertar : regressão do paciente. ANESTESIAS LOCAIS : é substâncias que em contato com asa fibras nervosas tem a propriedade interromper todos os influxos nervosos. O processo se dá da fibra de menor espessura para a de maior. ANESTESIA POR CONTATO : a anestesia não é infiltrada é feita a instatação (spray) ou pincelamento, seu uso é mais pela mucosa. ANESTESIA LOCAL POR INFILTRAÇÃO : usada com agulha e seringa, indicada para pequenas cirurgias. ANESTESIA DE CONDUÇÃO Troncular : o anestésico é colocado em contato com qualquer tronco nervoso; Plexular : infiltrada no plexo nervoso (só para cirurgia de braço); Raquídia : Intra-dural e extra-dural (peridural). PARÂMETRO INTRA E EXTRA LIMITAÇÃO TOPOGRÁFICA :Intra-dural – comunicação direta com o crânio; Extra-dural – termina ao nível do forame occipital. PARÂMETRO LOCAL DE INFILTRAÇÃO :Intra-dural – espaço raquiano em contato com líquido LCR; Extra-dural – fora do espaço raquiano.

Upload: thiago-vieira

Post on 01-Jul-2015

360 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anestesiologia

ANESTESIOLOGIA é o ramo da medicina que estuda a anestesia e suas aplicações.Anestesia quer dizer insensibilidade (abolir a dor). Proporciona a realização de pequenas e grandes cirurgias,deixando o médico cirurgião em condições de com as mão e instrumentos tocar as estruturas mais nobres do corpo humano. ANESTESIA LOCAL – Por contato ou superficial (xilocaina só agem em mucosa); Por infiltração. DE CONDUÇÃO – trocantular (bloqueia membros); Plexular (dado no pescoço- supra clavicular ou axilar); Para vertebral (ao lado das vértebras). RAQUIDIANA - Intra-dural (raquidiana no canal medular,mais profunda ultrapassa a dura); extra-dural (peridural mais superficial, ao redor). As duas ficam entre a L4 e a L5. Intra-dural: dentro da artéria. Intravenosa: dentro das veias. ANESTESIA GERAL divide-se em três: 1.Indução: o paciente dorme; 2.Manutenção: tempo que o paciente ficará sentado em analgesia; 3.Despertar: regressão do paciente. ANESTESIAS LOCAIS: é substâncias que em contato com asa fibras nervosas tem a propriedade interromper todos os influxos nervosos. O processo se dá da fibra de menor espessura para a de maior.ANESTESIA POR CONTATO: a anestesia não é infiltrada é feita a instatação (spray) ou pincelamento, seu uso é mais pela mucosa.ANESTESIA LOCAL POR INFILTRAÇÃO: usada com agulha e seringa, indicada para pequenas cirurgias. ANESTESIA DE CONDUÇÃO Troncular: o anestésico é colocado em contato com qualquer tronco nervoso; Plexular: infiltrada no plexo nervoso (só para cirurgia de braço); Raquídia: Intra-dural e extra-dural (peridural). PARÂMETRO INTRA E EXTRA LIMITAÇÃO TOPOGRÁFICA:Intra-dural – comunicação direta com o crânio; Extra-dural – termina ao nível do forame occipital. PARÂMETRO LOCAL DE INFILTRAÇÃO:Intra-dural – espaço raquiano em contato com líquido LCR; Extra-dural – fora do espaço raquiano. PARÂMETRO DE AÇÃO Intra-dural – rápida; Extra-dural – lenta. PARÂMETRO DE CONCENTRAÇÃO ANESTÉSICA Intra-dural – mais concentrado 5%; Extra-dural – menor concentração 2%. PARÂMETRO ANESTÉSICO Intra-dural – menor volume 2 ml; Extra-dural – mais volume 15 ml. OS ANESTÉSICOS ESPINHAIS SÃO CLASSIFICADOS COMO hiperbaras mais densas que o líquor céfaloraquidiano. Isóbaras com a mesma densidade. Hipobaras menos densa que o líquor.TIPOS DE ANESTÉSICOS AMINAS: procaína (novacaína); tetracaína (pontacaína). AMIDAS: lidocaína (xilocaína), bupivacaína (marcaína), etidocaína (duramest), SINTOMATOLOGIA DA INTOXICAÇÃO Os sintomas da super dosagem vão desde um leve mal estar até convulsões e morte. Reações diversas como sonolência, sensação de frio, opressão torácica, distúrbios auditivos, cafaléia ou pressão frontal, insensibilidade nos lábios e na língua. Frequentemente na prática

Page 2: Anestesiologia

os pacientes acusam sensação de calor ou formigamento nos lábios e na língua seguindo-se tremores e agitação psicomotoras.VIAS EMPREGADAS: MUCOSAS – anestesia de contato ou de superfície. TECIDOS PROFUNDOS – anestesia local troncular e plexular. ESPAÇO SUBARACNÓIDEO – (raquianestesia). ESPAÇO PERIDURAL – anestesia peridural. VEIAS –anestesia regional intravenosa.BLOQUEIO DO PLEXO BRAQUIAL pode ser atingido pelas vias interescalênica supra-clavicular e axilar ou a combinação das duas primeiras a técnica clássica é a supraclavicular.COMPLICAÇÕES as complicações mais temidas pela via supraclavicular são: a injeção intravascular e o pneumotórax. Isto se deve a proximidade entre a artéria subclávia, a pleura e o plexo.BLOQUEIO DOS DEDOS DA MÃO são facilmente anestesiados com um pequeno volume de anestésico. Grandes volumes devem ser evitados porque podem ocasionar lesões isquêmicas devido a compressão dos vasos sanguíneos. Neste bloqueios nunca se usam soluções com adrenalina. A isquemia adrenalínica por vaso constrição prolongada tem provocado necrose e amputação de dedos. COMPLICAÇÕES DA RAQUIANESTESIA dores lombares pós operatórias podem provir tanto do traumatismo do periósteo e dos ligamentos. COMPLICAÇÕES DA PERIDURAL a complicação mais requente na execução da peridural é a perfuração inadivertida da duramater.