andrea_aula para curso de yoga

11
Yoga: Arte da Integração A palavra Yoga deriva da raiz “yuj” que significa unir, juntar, reunir. Estar em estado yóguico significa, estar com os corpos físico, energético, e espiritual e mental unidos e em equilíbrio e equanimidade. Yoga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia hindu. Foi coordenada e sistematizada por Patañjali, em sua obra clássica: os Ioga sutras, que consistem 185 lacônicos aforismos. No pensamento hindu, tudo é permeado pelo Espírito Universal Supremo, do qual o espírito humano individual é parte. O sistema é chamado de Yoga porque ensina os meios pelos quais o espírito humano individual pode ser unido ou ficar em comunhão com o Espírito Universal Supremo, garantindo desse modo a iluminação. Patañjali enumera oito meios de se alcançar tal comunhão: 1. Yamas – mandamentos morais 2. Niyamas - autopurificação pela disciplina 3. Asanas – posturas psico-físicas 4. Pranaiamas – controle rítmico da respiração 5. Pratiahara – remoção dos sentidos e objetos exteriores 6. Dharana - concentração 7. Dhyana - meditação 8. Samadhi – Estado de supra consciência alcançada através da meditação profunda 1. Yamas – disciplinas éticas: Ahymsa - Não violência Satya - verdade Asteya - Não roubar Brahmacharya – estudo religioso e comedimento pessoal Aparigraha - não acumular 2. Niyamas - Regras e disciplinas individuais: Sucha - pureza Santocha - contentamento Tapas - austeridade, autodisciplina e purificação Svadhyaya - educação e estudo Isvara Pranidhama – dedicação das ações e da vontade ao Senhor 3. Asanas:

Upload: jefferson-voss

Post on 08-Dec-2015

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Aula para curso de yoga.

TRANSCRIPT

Page 1: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

Yoga: Arte da Integração

A palavra Yoga deriva da raiz “yuj” que significa unir, juntar, reunir. Estar em estado yóguico significa, estar com os corpos físico, energético, e

espiritual e mental unidos e em equilíbrio e equanimidade. Yoga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia hindu. Foi coordenada e sistematizada por Patañjali, em sua obra clássica: os Ioga sutras, que consistem 185 lacônicos aforismos.

No pensamento hindu, tudo é permeado pelo Espírito Universal Supremo, do qual o espírito humano individual é parte. O sistema é chamado de Yoga porque ensina os meios pelos quais o espírito humano individual pode ser unido ou ficar em comunhão com o Espírito Universal Supremo, garantindo desse modo a iluminação.

Patañjali enumera oito meios de se alcançar tal comunhão:

1. Yamas – mandamentos morais2. Niyamas - autopurificação pela disciplina3. Asanas – posturas psico-físicas4. Pranaiamas – controle rítmico da respiração5. Pratiahara – remoção dos sentidos e objetos exteriores 6. Dharana - concentração7. Dhyana - meditação8. Samadhi – Estado de supra consciência alcançada através da meditação profunda

1. Yamas – disciplinas éticas:Ahymsa - Não violênciaSatya - verdadeAsteya - Não roubarBrahmacharya – estudo religioso e comedimento pessoalAparigraha - não acumular

2. Niyamas - Regras e disciplinas individuais:Sucha - purezaSantocha - contentamentoTapas - austeridade, autodisciplina e purificaçãoSvadhyaya - educação e estudoIsvara Pranidhama – dedicação das ações e da vontade ao Senhor

3. Asanas: O terceiro membro da Yoga é a asana, ou postura psico-física. A prática de asanas traz estabilidade, saúde e leveza ao corpo. Uma posição estável e agradável produz o equilíbrio mental e evita a dispersão. As asanas não são meros exercícios de ginástica, são posturas. As asanas podem ser feitos na solidão, uma vez que os membros do corpo proporcionam os pesos e contrapesos necessários. Pela sua prática desenvolvem-se a agilidade, o equilíbrio, a resistência e uma grande vitalidade. As asanas se desenvolvem ao longo dos séculos de modo a exercitar cada músculo, nervo e glândula do corpo. Garantem um físico harmonioso, forte e elástico, sem tornar o corpo musculosos, mantendo-o livre de doenças. Reduzem a fadiga e acalmam os nervos. Mas sua real importância está na maneira pela qual treinam e disciplinam a mente. O iogue conquista o corpo pela prática de asanas, tornando-o um veículo adequado para o espírito.

Page 2: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

3.1.Sidhasana

Efeitos:Esta postura mantém saudável a região púbica. É um dos ásanas mais relaxantes. A posição sentada, com o corpo em descanso, as pernas cruzadas e as costas eretas, mantêm a mente alerta e atenta. È um asana recomendado para a prática da meditação e de pranayamas. Do ponto de vista físico, é um asana bom para curar qualquer rigidez nos joelhos e tornozelos. O sangue circula melhor na região lombar e abdômen, o que tonifica a região lombar e os órgãos abdominais.

3.2 Surya Namaskar: Saudação ao sol

Efeitos: Entre os hindus, saudação ao sol é uma reverência ao astro-rei que nasce. Exercício de exótica beleza plástica, constitui preparo para os demais asanas, em virtude de movimentar as várias partes da coluna, os braços, as pernas e os músculos abdominais. Seus efeitos trazem ativação da circulação linfática e sanguínea por todos órgãos em especial o cérebro. Proporciona massagem na coluna, beneficiando os nervos e a medula. Swami Vishudevananda considera este exercício o mais completo e miraculoso de todos os ásanas, pois combina harmoniosamente a respiração e os principais asanas: “ o sistema nervoso é regularizado, o cérebro é desanuviado e toda

Page 3: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

face fica iluminada de santidade”. Dentre os efeitos mentais, temos: Equilíbrio emocional, sentimento de paz e alegria

3.3. Virabhadrasana

Efeitos: Cultiva a força e estabilidade na perna de trás enquanto explora equilíbrio e simetria no tronco. Promove equilíbrio agilidade e coordenação motora. Fortalece os músculos das pernas, costas e ombros. Nutre flexibilidade nos pés, pernas, quadris e ombros. Melhora a respiração, ampliando a base pulmonar.

3.4 Uthita Trikonasana

Efeitos: Esta asana tonifica os músculos das pernas, elimina a rigidez das pernas e quadris, corrige quaisquer deformidades menores das pernas, e permite que elas se desenvolvam corretamente. Alivia dores nas costas e torcicolos, reforça os tornozelos e desenvolve o tórax.

Page 4: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

3.5. Hamsasana - postura do cisne

Efeitos: Corrige irregularidades menstruais e é excelente contra a obesidade por estimular a tireóide e supra –renais. Otimiza toda a atividade endócrina, com surpreendente benefício para a saúde psicossomática. Elimina as dores nas costas derivadas do sedentarismo. Enriquece a personalidade, dando vivacidade à mente. È psicoestimulante.

3.6. Ardha Baddha Padma Paschmotanasana com torção

Efeitos: Corrige os desvios de coluna. Atua sobre a supra-renal. Combate a dispepsia e prisão de ventre. Regulariza as funções renais, hepáticas e pancreáticas. Aguça o apetite. Cura as lombalgias e dores reumáticas do tronco. Tem poderoso efeito contra a asma. Graças ao afluxo de sangue sobre as vértebras, nos nervos raquidianos, no plexo e gânglios, combate ao envelhecimento precoce. É indicada para os distúrbios gastro intestinais e correção das distonias do simpático. Psiquicamente aumenta o sentido de equilíbrio, de auto domínio e de segurança. Desenvolve o poder da vontade e da alegria interior.

Page 5: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

3.7.Gomukhasana

Efeitos: Alivia as cãimbras das pernas, promove elasticidade aos músculos do tórax, flexibiliza a articulação pélvica, joelhos e tornozelos. Elimina o ácido láctico nas articulações.

3.8. Urdhva Dhanurasana

Efeitos: Favorece grande flexibilidade e elasticidade na coluna, abre o peito e os ombros, fortalece pernas, braços e pulsos. Estimula a tireóide, melhora os distúrbios da traquéia e da laringe graças a abundante irrigação local que proporciona. Promove grande vitalidade, sensação de leveza e muita energia. Melhora a memória e a vivacidade intelectual. É psico estimulante.

Page 6: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

3.9.Vrkasana

Efeitos: Excelente para consumir a gordura abdominal.Vitaliza os órgãos digestivos e os rins. Vitaliza a articulação coxo-femoral. Reforça e facilita a respiração profunda. Psiquicamente traz equilíbrio mental e emocional. Contribui para vida mental de paz e induz ao sentimento de auto expansão.

3.10. Sarvangasana

Efeitos: Posição de inversão inverte o fluxo sanguíneo, melhorando o retorno venoso ao coração e ao cérebro. O sangue é “retido” na tireóide, estimulnado energeticamente esta glândula. Cura e corrige hemorróidas, prisão de ventre, congestão hepática, visceroptose, dispepsia, varizes, amidalites, hérnias. É o mais potente rejuvenescedor dos asanas. Retarda as disfunções eréteis, corrige as disfunções ovarianas e elimina as anormalidades menstruais. Asana eficiente para a menopausa: ao mesmo tempo em que aumenta a potencia sexual, age no sentido de transformar a energia erótica em criatividade e sensibilidade. Pode colaborar para

Page 7: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

evitar a necessidade de reposição hormonal. Psiquicamente alivia as ansiedades e proporciona efeito tranqüilizador.

3.11. Halasana

Efeitos: Halasana é uma completa massagem natural em todas as vértebras e discos intervertebrais, acrescentando flexibilidade e elasticidade à coluna vertebral inteira. Atua também sobre a tireóide. Tonifica os nervos raquidianos e o sistema simpático.Fortalece o abdominal e evita as dilatações do fígado e do baço. Diminui a a diposidade e atenua a prisão de ventre. Pode trazer algum controle sobre os níveis glicêmicos em diabéticos, pelos benefícios levados ao pâncreas. Tem poder desfatigante, melhora o fluxo menstrual, e tensão pré-menstrual. Estimula a tividade cerebral devido a farta irrigação que atinge os centros nervosos superiores. Psiquicamente, remete a autodomínio, superação de sentimentos de inferioridade, aumento da autoconfiança, agilidade mental e alívio de estados angustiosos.

3.12. Savasana

Efeitos: Postura do cadáver: Neste asana o objetivo é imitar um cadáver, estando imóvel, nenhum movimento é possível. Ficando imóvel por algum tempo, e mantendo a mente calma enquanto se está totalmente consciente, aprende-se a relaxar. Este relaxamento consciente revigora e refresca o corpo e a mente. Mas é muito mais difícil manter a mente quieta do que o corpo. Portanto esta postura aparentemente fácil, é a mais difícil de dominar.

Page 8: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

4. Pranayamas

Prana: sopro da vida, energia vital.Estimula as narinas, abertura do nariz.Estimula a traquéia, pulmões e diafragma.Inalação : PurakaExalação: RechakaRetenção: kumbhaka

5. Pratiahara

Controle dos sentidos e desejosSattva - qualidade iluminadora e pura, leva à lucidez e a serenidade mental Rajas – mobilidade e atividade, que torna uma pessoa ativa e enérgica, tensa e voluntariosa.Tamas – qualidade escura e limitadora, que obstrui a e se contrapõe à tendência de rajas para trabalhar e de sattva para revelar.

6. Dharana

Quando o corpo foi temperado pelos asanas, quando a mente foi refinada pelo fogo do pranaiama e quando os sentidos foram controlados por pratiahara, o sadhaka atinge o sexto estágio chamado de dharana. Aqui ele está concentrado totalmente em um só ponto ou numa só tarefa na qual está completamente absorvido. A mente precisa ser imobilizada para atingir esse estado de absorção completa. Kshipta, Vikshipta e Mudha são estados da mente dispersa, inquieta e confusa.Ekagra: mente atentaNiroddah: mente, intelecto e ego são controladosAUM: onisciência, onipresença e onipotência

7. Dhyana

Meditação: quando o fluxo de concentração é ininterruptoCorpo, respiração, sentidos, mente, razão e ego estão todos integrados no objeto de sua contemplação

8. SamadhiEstado de hiperconsciência e supraconsciênciaCorpo e sentido estão como que adormecidos, mas suas faculdades mentais e racionais estão alertas.Paz que o ultrapassa o entendimento

Mantras utilizados:

“A tempestade se vaiAo raiar da sabedoria

Deslizo como um cisneNas águas da sua alegria

No lago de sua paz”

Page 9: ANDREA_Aula Para Curso de Yoga

OM SHANTI SHANTI SHANTIHARE OM

Namastê

Profª. Ms. Andrea GonçalvesFisioterapeuta

Crefito 3 23920 FTel: 19 96013039

BIBLIOGRAFIAIyengar, B.K. S. A Luz da Yoga. Ed. Cultrix. São Paulo. 1980Hermógenes. Autoperfeição com Hatha Yoga. Ed. Nova Era. Rio de Janeiro. 1976.