andrade eng.º perito do trabalho - della consul · 2020. 11. 5. · pcmso (programa de controle...

1
5 - Para limpeza de caixa d'agua o que o síndico deve verificar? R. Se o funcionário foi treinado para a execução do trabalho em altura —NR 35, se está usando o EPI (Cinto de segurança), se fez os exames necessários para esta atividade (Glicemia em Jejum, acuidade visual, audiometria ocupacional e eletro. cardiograma e encefalograma), para verificar tonturas ou vertigens, além disto, verificar a presença de gás sulifdrico em caixa d'agua (gás fatal presente em ambientes alagados), lembrando que nunca este tipo de trabalho deve ser realizado por um só funcionário. 4 - Quando Ocorre um acidente de trabalho nas áreas do condomínio, o mesmo pode responder por isto? R. Sim, caso o funcionário entre com ação na justiça o condomínio tem corresponsabilidade. 1 - Como me proteger (como síndico) e também o condomínio de possíveis processos de passivos trabalhistas e acidentes de trabalho de uma empresa contratada para limpeza e manutenção? R. Deve-se verificar toda documentação legal, como por ex: O PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais — NR09) o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — NR07) e se a empresa fornece todos os EPI’s(Equipamento de Proteção Individual) necessários aos funcionários. 2 - Ao retirar o lixo para coleta municipal o funcionário da contratada fica exposto a riscos, existe uma forma de protegê-lo? R. Sim, existe uma norma regulamentadora NR 17 que exige das empresas um laudo ergonômico e também a movimentação do lixo em contêineres certificados pelo INMETRO. 3 - Como saber se os produtos de limpeza utilizados no meu condomínio pela contratada são nocivos a saúde? R. Deverá ser consultado no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da VISA(Vigilância Sanitária), devendo ser utilizado produtos de linha residencial com concentração mínima de cloro, produtos com grande concentração de cloro causam náuseas, tonturas e vômitos, podendo ser nocivos às pessoas; os produtos devem ser biodegradáveis certificados e com treinamento e procedimento para funcionários da contratada, produtos da linha industrial e hospitalares diluídos não são recomendados para utilização em condomínios, pois necessitam de treinamentos e conhecimentos específicos para sua utilização. Eng.º Perito do Trabalho Gilmar Torres Andrade Sócio da empresa ELEVAR - Gestão Empresarial, Engenheiro civil e de Segurança do Trabalho, perito da justiça do trabalho, instrutor do SESI SENAI e na empresa SEGVIDA, prestador de serviços para Usiminas, Usimec, Aperam e Cenibra, Professor de pós-graduação do curso de engenharia de segurança do trabalho da rede Pitágoras,funcionário da Usiminas onde trabalhou por 30 anos. CREA 191772/D - Tel. (31)98618-5207. DINIZ & TORRES Engenharia, Consultoria, Segurança do Trabalho e Treinamento de pessoal

Upload: others

Post on 16-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 5 - Para limpeza de caixa d'agua o que o síndico deve verificar? R. Se o funcionário foi treinado para a execução do trabalho em altura —NR 35, se está usando o EPI (Cinto de segurança), se fez os exames necessários para esta atividade (Glicemia em Jejum, acuidade visual, audiometria ocupacional e eletro. cardiograma e encefalograma), para verificar tonturas ou vertigens, além disto, verificar a presença de gás sulifdrico em caixa d'agua (gás fatal presente em ambientes alagados), lembrando que nunca este tipo de trabalho deve ser realizado por um só funcionário.

    4 - Quando Ocorre um acidente de trabalho nas áreas do condomínio, o mesmo pode responder por isto? R. Sim, caso o funcionário entre com ação na justiça o condomínio tem corresponsabilidade.

    1 - Como me proteger (como síndico) e também o condomínio de possíveis processos de passivos trabalhistas e acidentes de trabalho de uma empresa contratada para limpeza e manutenção? R. Deve-se verificar toda documentação legal, como por ex: O PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais — NR09) o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — NR07) e se a empresa fornece todos os EPI’s(Equipamento de Proteção Individual) necessários aos funcionários. 2 - Ao retirar o lixo para coleta municipal o funcionário da contratada fica exposto a riscos, existe uma forma de protegê-lo? R. Sim, existe uma norma regulamentadora NR 17 que exige das empresas um laudo ergonômico e também a movimentação do lixo em contêineres certificados pelo INMETRO. 3 - Como saber se os produtos de limpeza utilizados no meu condomínio pela contratada são nocivos a saúde? R. Deverá ser consultado no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da VISA(Vigilância Sanitária), devendo ser utilizado produtos de linha residencial com concentração mínima de cloro, produtos com grande concentração de cloro causam náuseas, tonturas e vômitos, podendo ser nocivos às pessoas; os produtos devem ser biodegradáveis certificados e com treinamento e procedimento para funcionários da contratada, produtos da linha industrial e hospitalares diluídos não são recomendados para utilização em condomínios, pois necessitam de treinamentos e conhecimentos específicos para sua utilização.

    Eng.º Perito do TrabalhoGilmar Torres Andrade

    Sócio da empresa ELEVAR - Gestão Empresarial, Engenheiro civil e de Segurança do Trabalho, perito da justiça do trabalho, instrutor do SESI SENAI e na empresa SEGVIDA, prestador de serviços para Usiminas, Usimec, Aperam e Cenibra, Professor de pós-graduação do curso de engenharia de segurança do trabalho da rede Pitágoras,funcionário da Usiminas onde trabalhou por 30 anos. CREA 191772/D - Tel. (31)98618-5207.

    DINIZ & TORRESEngenharia, Consultoria, Segurança do Trabalho

    e Treinamento de pessoal