“andei. por caminhos difíceis, eu sei. mas, olhando o chão...

16
“Andei. Por caminhos difíceis, eu sei. Mas, olhando o chão sob meus pés, vejo a vida correr. E, assim, a cada passo que der, tentarei fazer o melhor que puder. Aprendi. Não tanto quanto quis, mas vi que, conhecendo o universo ao meu redor, aprendo a me conhecer melhor, e, assim, escutarei o tempo, que ensinará a tomar a decisão certa em cada momento. E partirei em busca de muitos ideais. Mas sei que hoje se encontram meu passado, futuro e presente. Hoje sinto em mim a emoção da despedida. Hoje é um ponto de chegada, e, ao mesmo tempo, ponto de partida. Se em horas de encontros pode haver tantos desencontros, que a hora da separação seja, tão somente, a hora de um verdadeiro, profundo e coletivo encontro. De tudo ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de ser interrompido antes de terminar. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro. Um simples encontro!” (Fernando Sabino, em Encontro Marcado)

Upload: truongdiep

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Andei. Por caminhos difíceis, eu sei. Mas, olhando o chão sob meus pés, vejo a vida correr. E, assim, a cada passo que der, tentarei fazer o melhor que puder. Aprendi. Não tanto quanto quis, mas vi que, conhecendo o universo ao meu redor, aprendo a me conhecer melhor, e, assim, escutarei o tempo, que ensinará a tomar a decisão certa em cada momento. E partirei em busca de muitos ideais. Mas sei que hoje se encontram meu passado, futuro e presente. Hoje sinto em mim a emoção da despedida. Hoje é um ponto de chegada, e, ao mesmo tempo, ponto de partida. Se em horas de encontros pode haver tantos desencontros, que a hora da separação seja, tão somente, a hora de um verdadeiro, profundo e coletivo encontro. De tudo ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de ser interrompido antes de terminar. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro. Um simples encontro!”

(Fernando Sabino, em Encontro Marcado)

Culto em Ação de Graças10/01/2012 - HORA

Igreja Presbiteriana da PazAv. Feliciano Martins de Freitas, 193. Vila Regina

Montes Claros - MG

Missa em Ação de Graças11/01/2012 - 19 horas

Igreja Rosa MísticaEndereço:

Aula da SaudadeData: Local:

Endereço: Horário:

Colação de Grau (Sessão de Homenagens)12/01/2012 - HORA

Auditório da Escola Estadual TiradentesEndereço: Horário:

Baile de GalaConvite especial

ReitorProfessor João dos Reis Canela

Vice-reitorProfessora Maria Ivete Soares de Almeida

Pró-reitora de EnsinoProfessora Anete Marília Pereira

Diretora do CentroProfessora Maria das Mercês Meira

Borém Correa Machado

Coordenador do CursoAna Paula Venuto

Chefe de DepartamentoGuilherme Victor Nippes Pereira

PadrinhoLeonardo Monteiro Ribeiro

ProfessoresMauricio Lopes Faria

Magno augusto Zazá BorgesFrederico Siqueira NevesPatrícia de Abreu Moreira

Geraldo Aclécio Melo

Professores da Aula da Saudade Lemuel Olívio Leite

A Deus“Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres”. (Salmo 126:3)

Hoje é um dia de muita alegria, pois uma etapa se encerra. Deus, te louvamos por esta conquista. Podemos notar Sua doce e suave presença em cada momento vivido, nos obstáculos vencidos, nas lágrimas derramadas, nos sorrisos partilhados, enfim, no maravilhoso convívio ao longo desses quatro anos. Obrigado, Pai, pois com o nascer de cada manhã, renascia também nossa sede de lutar e nossa vontade em vencer. De fato, Tu foste, és e serás sempre a nossa mais sublime e intrigante inspiração. Queremos aqui agradecer pelo dom da vida de nossos familiares, amigos, colegas, professores e de cada um daqueles que foram personificação da Tua presença ao longo desta caminhada. Senhor, poderíamos tentar atribuir-Te adjetivos na singela intenção de manifestar nossa gratidão a Ti, pelos grandes feitos do Seu amor, mas todos eles seriam insuficientes para tal. Resta-nos dizer então: obrigado por todo cuidado e carinho para conosco e por nos dar coragem e determinação, ingredientes essenciais para que alcançássemos essa vitória.

(Jannyne Márcia e Samuel Matos)(Marcelle Cristiny dos Santos)

Aos PaisAos amores maiores e melhores amigos de uma vida inteira, agradecemos e dedicamos cada momento dessa conquista! O que mais nos felicita nesse instante não é somente o fato de podermos comemorar essa vitória e sim o fato de podermos comemorar com vocês! Agradecemos por compreenderem a nossa ausência nos momentos com a família, nas festas, nos almoços, nas noites em frente a TV, pela paciência nos dias de tensão pré-prova, pelo colo sempre disponível onde choramos nossas mágoas e preocupações. Obrigada por patrocinarem algumas das nossas melhores viagens e esperarem ansiosos por nossa chegada, dispostos a ouvir nossas histórias das mais recentes descobertas, só para terem o prazer de ver os nossos olhos brilharem de felicidade, por cada nova experiência adquirida. É com emoção e olhos marejados que compartilhamos essa alegria de nos tornarmos profissionais em Biologia! Saibam que poderíamos chegar aqui de todas as maneiras possíveis, mas nos esforçamos para alcançarmos esse objetivo com glória e louvor em consideração à vocês! Fizemos o nosso melhor na tentativa de retribuir o tamanho esforço que fizeram para nos propiciar esse incrível e inesquecível momento! Incondicionalmente, amamos muito vocês!

(Sarah Freitas)

Aos Pais AusentesQueria que estivesse aqui. Queria poder abraça-te, ver suas lágrimas de emoção e orgulho, comemorar com você. Em momentos especiais como esse eu ainda procuro seus olhos em meio à multidão, pois te sinto tão perto de mim! Queria poder achá-los, eles me acalmariam, me dariam forças e me diriam, silenciosamente, que tudo vai ficar bem. Você partiu cedo demais, antes que esse momento chegasse... Sinto sua falta, agora e sempre. Mas sei que você está aqui, comigo. Sei que estamos compartilhando a alegria desta conquista. Pois você faz parte de mim, está em meu espírito, meu coração, minha alma. Em meus pensamentos, posso te ver me dando força e coragem para lutar por meus sonhos, e me encaminhando para essa nova fase da minha jornada. Eu sou o que sou por sua causa. Só consegui chegar até aqui, concluir mais essa etapa, porque você está junto de mim. Porque carrego tudo de bom que você me deixou: as lições, as ações, os conselhos, as boas lembranças, um exemplo de pessoa e de vida (exemplo que ajuda a guiar meu coração e meu pensamento). E carrego principalmente o amor que você nos deixou, tão grande que podemos sentir mesmo na sua ausência. Por isso tudo eu te agradeço. Obrigada pela vida, pelo apoio, pelo exemplo, pelo amor incondicional, pela família que me deu. Obrigada por ter feito parte da minha vida, mesmo que por um breve período. Obrigada por me dar à chance de estar aqui hoje. Minhas palavras nunca expressarão a saudade que sinto, mas quero que saiba que sua ausência nunca significou esquecimento, onde quer que estejas, dedico essa vitória a você.

Sinto saudades. Te amo muito, para sempre.

(Bianca de Lima Botelho e Ludmilla Rodrigues Medeiros)

Aos que AmamosChegar até aqui não foi fácil, mas isso só foi possível porque ao longo desta árdua caminhada tivemos ao nosso lado pessoas que amamos. Tudo começou com um sonho, e lá estavam vocês nos incentivando e nos fazendo acreditar sempre. Hoje, queremos agradecer a vocês que acreditaram no nosso sonho e nos ajudaram a realizá-lo. Cada sorriso, cada palavra, cada gesto, nos fez persistir e chegar ao final com sucesso. Foram muitas às vezes em que nos recorremos à vocês como escudo ou despejamos em vocês nossas frustrações, medos e desesperanças. Cautelosos e cheios de carinho vocês souberam nos fortalecer diante das dificuldades e foram capazes de nos reerguer e reestruturar nossos sentimentos, dando um sentido maior à nossa luta. Seu apoio, sua dedicação e paciência são partes integrantes desta conquista, e com certeza, fizeram toda a diferença e jamais serão esquecidos. A vitória é minha, a vitória é nossa! Dessa forma, dizer obrigado não é suficiente, mas neste momento é a única maneira de, em palavras, expressarmos nosso eterno agradecimento. A vocês que fazem parte do que hoje somos e do que conquistamos, só nos resta dizer que amamos muito vocês.

(Karla Nayara)

Aos ColegasAté então éramos meros desconhecidos, mas uma coisa tínhamos em comum: o desejo de estudar a vida! Por isso, nos tornamos colegas, colegas para sorrir, discutir, estudar, festejar, torcer, colegas para tudo. Mais que simples colegas...Companheiros!E assim compartilhamos quatro anos mágicos, vivendo uma amizade intensa, mesmo sabendo desde o começo que um dia cada um seguiria seu caminho e que, neste dia, a separação nos faria sorrir e chorar simultaneamente, quando viessem à memória as gargalhadas, conversas, caronas, provas, seminários, viagens e festas realizadas. Cada um de nós com seu jeito, sua personalidade, suas manias, fizeram desta turma, uma mistura que deu certo. Valeu muito a

pena conhecer pessoas especiais como vocês, pois foi a diferença de cada um de nós que tornou tão especial esses anos. Enfim, acabou... Acabou de começar! E o que nos espera é um futuro

brilhante e recompensador! Hoje cada um se pergunta: e agora? A resposta vem em lágrimas que certamente representam o quão importante e marcante cada colega foi em nossas vidas. Sucesso aos

novos biólogos! E que possamos atuar com amor e ética em nossa profissão!

(Karla Nayara e Sarah Freitas)

Aos Amigos“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!”

(Vinícius de Moraes)

É muito bom ter amigos para compartilhar este momento de tanta alegria, pessoas tão importantes que contribuíram tanto para que esta conquista fosse ainda mais bela. Por isso, hoje agradecemos imensamente aos anjos de nossas vidas que nos acompanham e nos ajudam durante os nossos caminhos, aprendendo juntos e construindo uma história de vida. Agradecemos pelos sorrisos, abraços, palavras, confiança e por fazerem parte de nossas vidas e nossas vitórias. Aos amigos presentes e distantes, de muitos anos ou recentes, da infância ou da universidade, à todos vocês nossa eterna gratidão por compreenderem nossa ausência nas farras, pela paciência com nossa mania de sempre colocar o ponto de vista biológico em toda e qualquer discussão e por nos esperar calmamente quando paramos no meio do caminho para observar uma árvore ou o vôo de uma ave. Tenham a certeza de que sem vocês até chegaríamos aqui, mas não seria tão incrivelmente perfeito e inesquecível!

(Karla Nayara e Sarah Freitas)

Aos Nossos FilhosAgradecemos a vocês, pequenas grandes bênçãos de Deus. Reconhecemos que muitas foram as vezes que seus olhos nos buscaram e estávamos ausentes. Muitas vezes quiseram nos abraçar, beijar e não nos encontraram. Muitas vezes buscaram nosso sorriso e atenção, mas estávamos apressados para as aulas ou provas. Ainda que estivéssemos tão envolvidos com nossos próprios caminhos, sabemos do fundo de nossa alma que sem vocês não teríamos chegado até aqui e o quanto era doloroso deixá-los a cada despedida. Vocês nos incentivaram a caminhar, a ter forças para continuar com abraços, beijos e sorrisos a cada reencontro, foram o alívio para os nossos estresses e decepções com olhar carinhoso e porto seguro para nossos medos. Junto a vocês compartilhamos nossas alegrias. Perdoem-nos pela ausência e jamais se esqueçam do nosso amor infinito por vocês. A vocês, amados filhos, dedicamos essa vitória.

(Natalia Hayashida)

A Natureza“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)

Nós, biólogos, sabemos o quão interessante é tentar decifrar as páginas do livro da natureza, e mais ainda fazer parte dessa história, ajudando a escrever algumas linhas e tentando preservar o conteúdo valioso de suas folhas! A nós foi concedido o direito de estudar a vida e fizemos disso nossa paixão, nos dedicando diariamente à incrível tarefa de tentar desvendar os mínimos detalhes desse universo, desde o micro ao macrosópico, e depois de desvendados, tentar explicar o porquê da natureza se comportar de tal forma e como conservar nossas descobertas. Ao longo desses anos a natureza nos ensinou muitas coisas, mas a mais importante lição é que ela não responde como queremos, de acordo com nossos padrões, a natureza responde aos seus próprios e quem sabe um dia nos será possível compreendê-los... Enquanto não nos é possível prever essas respostas, é essencial que possamos aproveitar cada momento em contato com a água, as árvores, os animais e o solo. Devemos saber sentir, valorizar a forma como ela se comporta e como ela se adapta e jamais esquecer que talvez o mais importante não seja aprender sobre a natureza, e sim saber aprender com ela!

(Sarah Freitas)(Natalia Hayashida)

Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.

Leitura do Juramentoxxxxxxxxxxxx

Oradorxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lucas Avelino Evangelista José Divino Alves Evangelista

Aline Maria Avelino

Graziella França MonteiroJosé Divino Vieira de Solza

Elza França de Almeida

Samuel Matos Antunes de NovaisJairo Matos Novais

Celma Maria Antunes de Novais

Túlio Gabriel Soares OliveiraSérvio Túlio de Oliveira Silva

Diana Soares Nunes

Marcio Lisboa GuedesMauro Pereira Guedes

Ana Angélica Lisboa Guedes

Karla Nayara Oliveira SantanaJosé Carlos de Santana

Stela Diva de Oliveira Santana

Ludmilla Rodrigues MedeirosZacarias Medeiros Lima (in memoriam)

Delice Rodrigues Medeiros

Emanuelle de Moura SantosJosemir Alves dos Santos

Cláudia Cibelle de Moura Santos

Bianca de Lima BotelhoJosé Colares Botelho (in memoriam)

Marinalva Lima Botelho

Mariana Ribeiro MaiaAntonio Ribeiro Maia

Irene Ferreira Maia

Ana Cláudia Leite de AbreuManuel Pereira de AbreuMéssias Leite de Abreu

Anecís Riane Barbosa AraújoDavi Barbosa Pinto

Dionísia D’aura Neta Barbosa

Lucas Oliveira BarrosFrancicarlos Alves Barros

Donatilia de Oliveira Barros

Natalia Hayashida de AraújoDivino José de Araújo

Adriana Seiko Amaral Hayashida de Araújo

Maria Luiza Bicalho MaiaMarcos Antônio Alves Maia

Maria Márcia Bicalho Noronha

Leonardo Queiroz de OliveiraJosé Sergio de Oliveira

Erica Queiroz de Oliveira

Joselândio Corrêa SantosJoão Oliveira dos Santos

Maria Júlia Ferreira Corrêa Santos

Sarah Freitas Magalhães SilvaAlfreu Magalhães Silva

Adelina Antunes de Freitas Magalhães Silva

Helma Ferreira CruzHélcio José FerreiraMaria Elisa Ferreira

Jannyne Márcia Amorim SilvaJonas Marcelo da Silva

Creusa Aparecida Amorim Silva

Mércio Alves RochaJosé Waldir Pereira Rocha

Nilzete Alves de Araújo Rocha

Marly Antonielle de ÁvilaAntônio Willer de Ávila

Neli Neri de Ávila

Luana de Jesus PereiraRaul Nunes PereiraAna de Jesus Pereira

Difícil tarefa, não? Pois é, e mesmo sabendo disso, resolvemos nos arriscar. Todos fizemos o que estava ao nosso alcance e cada um deu o melhor de si. Na busca da perfeição, nossos esforços dirigiram-se para uma única preocupação: fazer desta data algo inesquecível. Sabíamos que não seria possível agradar a todos, porém, fizemos tudo o que podíamos! Ouvimos o que não queríamos, falamos o que não devíamos... Muitas vezes tivemos que ser rígidos e autoritários, como também compreensíveis e tolerantes. Foi preciso superar obstáculos; esquecer incompreensões e omissões; partilhar do erro para crescer e continuar; buscar algo de bom no apoio de uns, nas descrenças de outros, nas discriminações de alguns, para edificar um desejo. Muita calma nessas horas! Falamos muito! E agora, mais uma vez nos dirigimos à Turma. Desta vez seremos mais breves, pois só temos uma coisa a dizer: muito obrigado a todos vocês que acreditaram em nós e confiaram-nos uma parte dos seus sonhos!

(Bianca e Mariana)

NOMENOMENOMENOMENOMENOME

Olhar para trás, após uma longa caminhada, pode fazer perder a noção da distância que percorremos. Mas, se nos detivermos em nossa imagem, quando iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos de quanto nos custou chegar até o ponto final, e, hoje temos a impressão de que tudo começou ontem. E é por esse motivo que dizer adeus se torna tão complicado. Digamos, então, que nada se perderá. Pelo menos, dentro da gente.”

(João Guimarães Rosa )

ACABAMENTO CAPA DURA