análise obras de arte pas unb 2ª etapa 2015

22
PAS UNB 2015 – 2ª ETAPA Análise obras de arte

Upload: anne-magalhaes

Post on 15-Aug-2015

275 views

Category:

Education


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

PAS UNB 2015 – 2ª ETAPA

Análise obras de arte

Page 2: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Mata reduzida à carvão – Felix Taunay

Page 3: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Mata reduzida a carvão, Félix Émile Taunay, óleo sobre tela, 135 x 195 cm, c. 1830, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Félix veio para o Brasil com a família, junto com a Missão Artística Francesa. Em 1834 assumiu a diretoria da Academia Imperial de Belas Artes. Este quadro mostra a natureza em toda a sua força e beleza, tema caro aos pintores românticos. Para ressaltar a grandeza da floresta, Félix colocou dois personagens que aparecem minúsculos, na tela. É difícil saber se o autor expressou alguma preocupação ecológica. Provavelmente, quis mostrar que a ação do homem destrói a harmonia da floresta. A obra foi acusada de ser simples registro botânico, o que é desmentido pela sua competente execução. O quadro passou a fazer parte da Pinacoteca Imperial.

Page 4: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Sufocamento – Pedro David

Page 5: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

O fotógrafo mineiro Pedro David levou um susto quando se deparou com a cena de uma árvore nativa “presa” em uma floresta de eucaliptos. Ele não sabia, mas estava diante de uma situação procurada há mais de 10 anos. Ali, numa floresta no norte de Minas Gerais, David encontrou o resumo da angústia sentida toda vez que se deparava com uma plantação de eucaliptos. Não foi apenas uma coincidência — claro, não há milhares de árvores nativas “encarceradas” por espécies devastadoras plantadas pelo homem —, mas uma junção do ato de compreender e de enxergar. Ainda durante aquela viagem, o fotógrafo encontrou outras 10 plantas na mesma situação. Fotografou todas e construiu o ensaio Sufocamento. 

Page 6: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Autorretrato probabilístico – Valdemar Cordeiro

Page 7: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Autorretrato probabilístico (1967) são obras que se voltam para a fotografia como registro privado da identidade.Ele executa a partir de um retrato de si mesmo. Subdividida em três planos sucessivos, ela disponibiliza o único ponto de vista a partir do qual a imagem de Cordeiro pode ser recomposta a vista de sua completude. Qualquer outro resulta numa identidade esfacelada. É o próprio retrato autocrítico do artista, na alternância continua entre integração e desintegração. Estabelece um jogo entre identidade e desidentificação, transparência e opacidade, ordem e desordem.Ela faz referência a certos fenômenos da comunicação – como a relação entre verbal e visual – e a determinados tipos de raciocínios – expressos no sistema binário e no cálculo das probabilidades que nos apontam para as conexões entre a pesquisa semântica de Cordeiro e o seu interesse pela cibernética.

Page 8: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Apolo e Dafne – Gian Lorenzo Bernini

Page 9: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Apolo e Dafne é uma das esculturas mais famosas de Bernini, retrata o momento em que Dafne torna-se árvore loureiro. A lenda conta que Apolo, o mais belo deus do Olimpo, autoconfiante com seu arco de prata, irrita o cupido com sua arrogância. Assim, o Cupido teria lançado duas flechas, uma de amor em Apolo e outra de chumbo na ninfa Dafne, filha do rio-deus pneu, que afastava o amor. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Page 10: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? – Paul Gaugin

Page 11: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

•Sobre a pergunta "de onde viemos", escreveu Gauguin: "À direita, no canto, vê-se um bebê que dorme cercado por três nativas sentadas no chão. Duas figuras, vestidas de vermelho, trocam idéias.

• Uma mulher de dimensões propositadamente maiores, a despeito da perspectiva, ergue um braço e observa atônita essas duas figuras que se atrevem a conjecturar sobre seus destinos".•A mulher que apanha uma fruta reproduz Eva, mas, em vez da maçã, segura uma manga.•"A figura central apanha uma fruta. (...) O ídolo, com braços erguidos misteriosamente, aponta para o além. O apanhar da fruta simboliza os prazeres da vida; a figura em plenitude simbolizaria a eterna felicidade, caso o ídolo não estivesse lá para nos lembrar das verdades eternas --uma constante ameaça à humanidade." Essa é descrição que o pintor fez para a questão "quem somos?".

Page 12: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

• O canto esquerdo representa "para onde vamos". "Uma figura sentada parece ouvir o ídolo. Uma velha, já bem próxima da morte, parece aceitar com resignação a sua própria sorte, fechando a história. Uma estranha ave branca, prendendo um lagarto com os pés, representa a futilidade das palavras vazias.“

• É uma imagem de caráter simbolista.

• As formas são simplificadas

• As cores são usadas de maneira arbitrária.

• Apresenta harmonia

• A luz é opaca na maior parte da obra

• É assimétrica

Page 13: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

A redenção de Cam – Modesto Brocos

Page 14: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

• No quadro, uma avó negra agradece a Deus pelo neto branco que esta no colo da mãe, uma mulata. O pai é branco, provavelmente de origem ibérica ou mediterrânica.

• Representa o branqueamento da raça.

• Relacionado com questões de genética.

• Os elementos estão distribuídos com harmonia.• O to m amarelo atrás da personagem principal parece

aumentar a sacralidade da criança branca.

Page 15: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Eros e Psique – Antônio Canova

Page 16: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

A história de Eros e Psique

Um dos Anjos mais conhecidos entre as lendas da humanidade é Eros ou Cupido. Algumas vezes representado por uma criança alada, outras por um rapaz. Mas a sua representação maior está no seu simbolismo. E a Eros está ligada Psiquê (a Alma), que em sua lenda nos traz a imagem da união do amor e nossa alma. Psiquê era umas das três filhas de um rei, todas belíssimas e capazes de despertar tanta admiração que muitos vinham de longe apenas para vê-las. Com todo este assédio, logo as duas irmãs de Psiquê se casaram. Ela, no entanto, sendo ainda mais bela que as irmãs, além de extremamente graciosa, não conseguia um marido para si, pois todos temiam tamanha beleza. Desorientados, os pais de Psiquê buscaram ajuda através dos oráculos, que os instruiu a vestirem Psiquê com as roupas destinadas a seu casamento e deixá-la no alto de um rochedo, onde um monstro horrível viria buscá-la.

Page 17: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Mesmo sentindo-se pesarosos pelo destino da filha, seus pais seguiram as intrusões recebidas. Assim que a deixaram no alto de uma montanha, um vento muito forte começou a soprar e a carregou pelo ares com delicadeza e a depositou no fundo de um vale. Exausta, Psiquê adormeceu. Quando acordou, se viu num maravilhoso castelo de ouro e mármore. Maravilhada com a visão, percebeu que ali tudo era mágico... as portas se abriam para ela, vozes sussurravam sobre tudo o que ela precisava saber. Quando chegou a noite, deitada em seus aposentos, percebeu ao seu lado a presença de alguém que só poderia ser o seu esposo predestinado pelo oráculo. Ele a advertiu de que lhe seria o melhor dos maridos, mas que elas jamais poderia vê-lo, pois isso significaria perdê-lo para sempre.Psiquê concordou. E assim foram seus dias, ela tinha tudo que desejava, era feliz, muito feliz, porque seu marido lhe trazia uma sensação do mais profundo amor e lhe era extremamente carinhoso.

Page 18: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Com o passar do tempo, porém, ela começou a sentir saudades de seus pais e pediu permissão ao marido para ir visitá-los. Ele relutou, os oráculos advertiam de que esta viagem traria péssimas conseqüências, mas ela implorou, suplicou... até que ele cedeu. E da mesma forma que a havia trazido para o palácio, levou-a à casa de seus pais. Psiquê foi recebida com muita alegria e levou muitos presentes para todos. Mas suas irmãs ao vê-la tão bem, se encheram de inveja e começaram a crivá-la de perguntas a respeito de seu marido. Ao saberem que até então ela nunca o tinha visto, convenceram-na de fazê-lo; evidentemente que as intenções delas eram apenas de prejudicar Psiquê, já que ela havia feito uma promessa a ele. Ao voltar para sua casa, a curiosidade tomou conta de seu coração. Tão logo veio a noite, ela esperou que ele adormecesse e assim acendeu uma vela para poder vê-lo.No entanto, ao se deparar com tão linda figura, ela se perdeu em sonhos e ficou ali, embevecida, admirando-o. E esqueceu-se da vela que tinha nas mãos. Um pingo de cera caiu sobre o peito de Eros, seu marido oculto, fazendo-o acordar com a dor.

Page 19: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Sentido com a quebra da promessa da esposa, partiu, fazendo cumprir a sentença do oráculo. Abandonada por Eros, o Amor, sentindo-se só e infeliz, Psiquê, a Alma, passou a vagar pelo mundo.Tanto sofreu e penas pagou, que deixou-se por fim entregar-se a morte, e caiu num profundo sono. Eros, que também sofria com sua ausência, não mais suportando ver a esposa passar por tanta dor, implorou a Zeus, o deus dos deuses, que tivesse compaixão deles. E com a permissão deste, Eros tirou-a do sono eterno com uma de suas flechas e uniu-se a ela, um deus e uma mortal, no Monte Olimpo. Depois deste casamento, Eros e Psiquê, ou seja, o Amor e a Alma, permaneceram juntos por toda a eternidade.

Page 20: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Serigrafia – o que é?

Técnica de impressão da gravura que reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros. O processo se dá a partir da aplicação de tinta sobre partes permeáveis e impermeáveis da tela, que a filtra formando o desenho a ser impresso. O termo sinônimo silkscreen é normalmente utilizado num contexto comercial.

Page 22: Análise obras de arte PAS UnB 2ª etapa 2015

Para compor algumas de suas famosas serigrafias múltiplas e coloridas, Andy Warhol fotografou com uma câmera Polaroid diversas personalidades.Feitos a curta distância e com o flash estourado, os retratos instantâneos do artista que revolucionou a Pop Art têm hoje grande valor histórico e artístico.