análise: lady gaga e o fenômeno do pop

15
LADY GAGA E O FENÔMENO DO POP Estudo

Upload: miti-inteligencia

Post on 24-Jan-2015

691 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lady Gaga você conhece como uma cantora, mas saiba que há uma grande equipe e pessoas anônimas que demandam informações sobre ela. Veja detalhes nessa análise.

TRANSCRIPT

Page 1: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

LADY GAGA E O FENÔMENO DO POP

Estudo

Page 2: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

2

Introdução.......................................................................03

Estratégia de Marketing de uma artista na Era Digital...04

Análise dos Gráficos – Mídia Social................................04

Lady Gaga x Assuntos Polêmicos..................................07

Análise dos Gráficos – Mídia Online...............................08

Quem é o público de Lady Gaga.....................................09

Ranking de Potenciais Influenciadores...........................10

Aplicabilidade do Estudo.................................................11

Comentário das Plataformas...........................................12

Método de pesquisa........................................................13

Ficha Técnica do Estudo.................................................14

Índice

Page 3: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

3

Lady Gaga por SpreePix em Berlim

A música pop, marcada por batidas dançantes, artistas performáticos e refrãos de fácil assimilação, é bastante famosa por seus orçamentos bilionários na promoção dos artistas. Michael Jackson e Madonna encabeçam a lista dos mais conhecidos do gênero e são modelos mundiais, astros do pop, apontando o caminho e a fórmula do sucesso para uma legião de outros ídolos que surgem na sequência.

Responsáveis por ditar o comportamento da juventude, os pop stars foram os ícones de vários grupos da geração X, nascidos entre os anos 60 e 80, cuja necessidade de identificação e busca por reconhecer a si mesmos a partir de estereótipos foi bastante recorrente devido a ascensão da publicidade e do marketing. O “Moon Walk”, coreografia ícone de Michael Jackson, e a ousadia de Madonna, marcada pelo look sensual e penteados desgrenhados, passaram a fazer parte do dia a dia dos jovens da época de maneira tão intensa que continuam sendo referência inclusive para as novas gerações. Só de tutoriais que ensinam a dança do ídolo no Youtube são mais de três mil vídeos publicados, e o canal oficial da Madonna conta com 82.228 inscritos atualmente (referência de 23/11/2010).

Hoje, quando o assunto são os astros do pop, um dos nomes mais falados é, sem dúvida alguma, o de Lady Gaga. Ela segue os passos de seus antecessores sendo inclusive intitulada como a Madonna da era digital. Com seus figurinos extravagantes, declarações polêmicas e posicionamento em diversos assuntos em pauta na agenda mundial, Gaga inspira milhares de fãs e é notícia a cada nova participação pública.

LADY GAGA E O FENÔMENO DO POP

Page 4: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

4

Pianista, produtora musical e compositora, Stefani Joanne Angelina Germanotta foi apelidada de Lady Gaga pelo produtor Rob Fusari (do Destiny’s Child), como referência à música “Radio Ga Ga” do Queen, numa comparação da performance de Gaga com Fred Mercury. Em 2003, a cantora conquistou a atenção de Akon após posar para a revista V Magazine, e logo foi contratada para trabalhar em sua gravadora, Kon Live Distribution. O lançamento do single “Poker Face” foi sucesso e em pouco tempo o hit já tocava nas rádios e casas noturnas de todo o mundo.

Estratégias de marketing de uma artista na Era Digital

Fenômeno na internet, a musa do pop aparece no mundo 2.0 de maneira bastante inteligente. Sua competente equipe, autodenominada Haus of Gaga, conta com nomes como Matthew Williams, diretor criativo, e Nicola Formichetti, famoso estilista que já trabalhou com várias revistas de moda, como Vogue e V Magazine. Eles são responsáveis por todo o universo que envolve a imagem da cantora, desde seus figurinos excêntricos, seus clips polêmicos e perfis nas redes sociais. Com estratégias totalmente voltadas ao novo comportamento dos consumidores no que diz respeito à indústria fonográfica (que perdeu muito dinheiro com o surgimento das plataformas online e de distribuição de músicas nos formatos mp3), eles adotam ações de marketing que enfocam justamente essa nova demanda.

Ao observar o comportamento da geração Y, que valoriza os personagens que conseguem expor suas diferenças de maneira extravagante e que em pouco tempo são conhecidos por todo o mundo através do ambiente web, os memes da internet, seus produtores reconhecem esta mudança de paradigma, e trabalham a imagem de Gaga de forma a disputar esse espaço democrático e bastante concorrido.

Interações por palavras-chave Pop e Lady Gaga – plataforma postX

Durante os dias 14 e 18 de outubro, a plataforma PostX identificou a geração de 15.146 interações, o que contabiliza uma média de 3.029,2 interações por dia só nas redes sociais mais importantes.

A partir das palavras chave “Lady Gaga” a plataforma capturou 14.734 posts e 225 comentários dentro das redes, e com a palavra-chave “Pop”, com um filtro para capturar apenas as interações com relação à Lady Gaga, a plataforma capturou 199 posts e um comentário.

1,33%

98,67%

(posts)

Pop Lady Gaga

0,43%

99,57%

(comentários)

Pop Lady Gaga

Page 5: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

5

Interações por palavra-chave Lady Gaga x mídia – plataforma postX

Com relação ao volume de interações, o Twitter surge em primeiro lugar, com 92,35% do total de interações, seguido do Facebook com 6,75%, do Youtube com 0,78% e finalmente pelos blogs com uma fatia de 0,12%. É exatamente o formato do microblog que justifica a aparição dele em primeiro no ranking. É no twitter que os usuários replicam informações que consideram revelantes sobre a cantora, bem como comentam seus posicionamentos em todas as outras mídias sociais, como forma de divulgar blogs e vídeos do Youtube.

Mesmo aparecendo em terceiro lugar no número de interações e representando apenas 23,89% do volume de comentários, o Youtube aparece como um grande expoente da campanha de Gaga. Os clipes, já produzidos levando em conta o canal, são cheios de referências, e têm uma impressionante capacidade viral. Eles instigam os mais atentos a assisti-los clicando no botão pause para, só assim, assimilar todas as informações ali dispostas, desde figurinos, coreografia, performance da cantora, até as referências artísticas para sua composição. No Youtube, a artista bate recordes e sua conta oficial já atinge a marca de mais de um bilhão de visualizações. Até mesmo o número de imitações da cantora possui uma audiência grande no canal. A menina de oito anos, Laura Fontana, que ficou famosa ao se apresentar no programa “Qual é o seu talento?”, do SBT, imitando Gaga, já foi reconhecida como a Mini Lady Gaga até mesmo no exterior. Com as palavras chave “Mini Lady Gaga”surgem 4.660 resultados só no Youtube e o número de visualizações apenas de sua primeira apresentação batem a marca de um milhão.

Os blogs, que representaram apenas 0.12% do total de posts publicados, movimentam um maior número de comentários em relação ao Youtube. Vale destacar também que vários perfis do twitter são criados justamente com a intenção de divulgar os blogs, que são os reais geradores de conteúdo sobre entretenimento e, portanto, mobilizam os comentários de uma maneira mais efetiva.

0,12%

0,78%

6,75%

92,35%

(posts)

Blog Youtube Facebook Twitter

76,11%

23,89%

(comentário)

Blog Youtube

Page 6: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

6

Interações por palavra-chave Lady Gaga x período – plataforma postX

No período monitorado observa-se um volume de interações maior do que o observado nos outros dias do estudo. Este fato pode ser justificado a partir do perfil do público que mais fala sobre a artista nos meios. Como ele é bastante jovem, pode-se observar uma tendência que aponta para o fim de semana ser o momento em que eles mais passam tempo na internet e consequentemente têm mais disponibilidade para replicar todo o conteúdo sobre seus ídolos.

Nos dias de semana esse volume cai justamente motivado pelo compromisso com outras atividades.

4261 4256

3461

1947

1234

14/nov 15/nov 16/nov 17/nov 18/nov

Page 7: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

7

Tonalidade x palavra-chave – plataforma postX

Como já observado anteriormente, o público jovem desponta no quesito volume de interações. E nas redes sociais eles são os principais mantenedores do sucesso da artista. Justamente por isso, o volume de comentários positivos desbanca as duas outras tonalidades.

Piadas são replicadas, links para os clipes do Youtube são indicados, avisos de que a música dela está sendo ouvida naquele momento e vários testes que associam a personalidade da cantora com a de seus fãs são divulgados nas redes sociais.

A maioria dos comentários negativos é de críticas referentes à postura da cantora e algumas comparações com outros artistas e suas performances. E os neutros são de informações referentes apenas à citação de seu nome sem qualquer posicionamento positivou ou negativo.

Gaga e seu envolvimento com assuntos polêmicos

Um dos pontos bastante trabalhados pela equipe é a necessidade de geração de conteúdo. Num contexto em que o volume de informações diárias é tamanho a ponto de tornar uma notícia publicada na semana passada já ultrapassada, Lady Gaga assume uma postura altamente polêmica, alimentando informações referentes à indústria da moda, discussões sobre a homossexualidade, papel da mulher na sociedade, movimentos artísticos que influenciam seus clipes e, claro, música.

Diariamente são publicadas várias notícias sobre a artista, de modo que ela está sempre em pauta na agenda mundial, transcendendo seu posicionamento apenas na editoria de comportamento e cultura e garantindo espaço também quando o assunto é tecnologia e redes sociais.

0 20 40 60 80 100 120 140 160 180

Positivo

Negativo

Neutro

Page 8: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

8

No gráfico abaixo fica clara a presença de Gaga nas mídias online.

Notícias por palavra-chave – plataforma Clipping Express

Durante os cinco dias estudados, 64 notícias foram veiculadas na mídia online a partir da palavra-chave “Lady Gaga”. Dessas, apenas 9 tinham como foco central a cantora. Nas outras 55 notícias ela aparece como referência de comportamento, moda e em comparação com outros artistas, apenas dentro do contexto abordado.

A partir desta constatação fica claro o posicionamento de destaque que ela assume no cenário global, sendo citada como referência mesmo quando o assunto não está diretamente ligado a sua carreira e personalidade.

Quem é o público de Lady Gaga?

O principal ponto que faz da equipe de Haus of Gaga uma excelência estratégica está justamente na comunicação com os diferentes públicos. A necessidade de participar e interagir com os assuntos que todos comentam, surge numa tentativa de fazer parte do todo e ter conhecimento sobre o que se fala atrai diferentes pessoas para conhecer o fenômeno Gaga. A interação proporcionada pela equipe dialoga com todos os perfis de usuários, os que apenas assistem os acontecimentos, os que compartilham essas informações, os que avaliam e comentam suas atitudes, os que publicam e mantém conteúdo e finalmente os que influenciam comportamentos.

Uma avaliação mais precisa sobre o conteúdo publicado permite definir de maneira mais clara quais são os assuntos mais falados pelos internautas e qual a percepção deles sobre os assuntos referentes à cantora.

64

Lady Gaga

Page 9: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

9

Ranking de Potenciais Influenciadores

O perfil do Twitter com maior número de seguidores que teve alguma interação sobre Gaga nos dias estudados foi o @radiojovempan. Perfil da Rádio Jovem Pan FM, voltado para o público jovem, ele fala principalmente sobre a vida das celebridades e variedades. Além disso, divulga a programação da rádio e mantém um canal de comunicação direta com os ouvintes que participam dos programas através da rede. Uma única tuitada tem a capacidade de alcance de 262.100 perfis. A interação capturada foi referente ao elogio feito pelo empresário da cantora sobre seu novo álbum. Com caráter puramente informativo, o comentário não apresenta qualquer tipo de entonação e posicionamento da rádio com relação à declaração.

Na segunda posição aparece @DuMidian com 116.164 seguidores e três interações. De acordo com a descrição do seu perfil, o twitter é administrado por Edu Carvalho, de São Paulo, responsável também pelo blog Rezzumo, especializado em fofocas sobre as estrelas do showbizz. Edu se apresenta como blogueiro apaixonado por internet e balada e tuita bastante ditados populares.

Em terceiro lugar aparece Danzits, com 107.336 seguidores e 1 citação. Assim como @DuMidian, ele usa a ferramenta para manter uma comunicação direta com outros twitters. Divulga também seu perfil no Facebook, criado recentemente, agora no mês de novembro e sem grandes informações sobre sua personalidade. Com 25 anos, Dan Krasnhak, nome divulgado no perfil, mora em Ponta Grossa e se diz amante de Katy Perry, Rihanna and Nicki Minaj. Segue principalmente outros fãs de artistas do pop, fãs clubes e alguns perfis humorísticos também referentes às celebridades como o @LadyGonga, paródia de Lady Gaga e que faz declarações sobre comportamento através de uso de ditados populares.

Page 10: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

10

A quarta posição do ranking de influenciadores é do @casseta. Perfil do programa Casseta & Planeta da Rede Globo, conta com 84.826 seguidores. O perfil retuita piadas de outras pessoas, como Hélio de La Peña, humorísta do programa, gera interação através da participação em promoções como o concurso que incentivava os internautas a enviarem frases dizendo o que fariam para ganhar um kit do Jonas Brothers e dá informações referentes ao programa, sempre de forma bem humorada. A interação capturada foi um retuite de uma seguidora sobre o quadro do programa que satiriza a novela Passione, quando um dos personagens fez menção à Lady Gaga, elogiando a qualidade do material exibido pela Rede Globo.

Finalmente em quinto lugar aparece @GabrieltSousa com 61.578 seguidores. Uma curiosidade interessante é que Gabriel segue @DuMidian, o que comprova o cruzamento de interesses entre os dois maiores influenciadores de Gaga durante o período estudado.

Numa sequência de sucessos efêmeros, quem apostava que Gaga seria mais uma artista da música pop precisou rever seus conceitos e reconhecer que o “Gagaísmo” já deixou sua marca no cenário mundial. O alcance das notícias sobre a artista transcende os limites geográficos e culturais e instigam maior atenção das técnicas de divulgação de um produto da indústria cultural.

Através do estudo, ficou clara a importância do Youtube e do Twitter para a carreira de Gaga. As duas redes são as principais responsáveis pelo sucesso da artista na web e, consequentemente, fora dela. Seus fãs repassam, discutem e imitam tudo que tenha a ver com a artista e são os principais mantenedores de todo o artefato que a posiciona no ranking das celebridades mais faladas dos últimos anos.

As avaliações dos comentários nas redes sociais comprovam que a equipe de Haus of Gaga está no caminho certo e investir na carreira da cantora pode ser uma grande oportunidade para produtos e marcas que se enquadram ao jeito Gaga de ser. Responsáveis pela reestruturação do manual do sucesso da música pop, a equipe trabalha competentemente para que Gaga continue sendo símbolo de polêmica e gerando cada vez um volume maior de informações sobre a cantora. O principal fator que a diferencia dos outros é justamente esse seu relacionamento com a internet e a percepção de sua equipe quando o assunto é o novo jeito de fazer vender produtos que, em sua essência, não são tão novos assim.

Page 11: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

11

Aplicabilidade do Estudo

Neste estudo desenvolvido pela MITI Inteligência é possível verificar que mais do que um ícone pop da música mundial, Lady Gaga tornou-se referência para vários outros segmentos da cultura, entretenimento e moda em geral. Tanto sua equipe, Haus of Gaga, quanto o movimento comportamental que surgiu com sua imagem, o Gagaismo, expressa uma alteração comportamental drástica que envolve toda a geração Y: o culto e a veneração à diferença. Ela é fenômeno dentro e fora da internet porque possui um envolvimento profundo com todas as mídias sociais, além de trabalhar sua imagem de maneira pouco usual e muitas vezes polêmica, gerando uma produção de conteúdo constante em todos os grandes veículos de comunicação.

Seu comportamento e a veneração que causa são, também, indicadores importantes de consumo, pois demonstram como o mercado fonográfico, de cultura e entretenimento atual ainda não conhecem e entendem o público mais jovem, ligado nas redes 24 horas por dia e produtores de conteúdo tão influente e importante quanto os veículos de massa.

Seduzir esses jovens de maneira apaixonada é o grande desafio das marcas e empresas voltadas para a geração Y. E para entender o que pensam e como se comportam é fundamental estar presente nas mídias sociais e grandes veículos de comunicação, medindo e mensurando como a marca está presente e envolvida na vida desse mais novo tipo de consumidor.

Page 12: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

12

Comentário das Plataformas

Plataforma postX - Através do monitoramento das mídias sociais foi possível verificar neste estudo a existência de um movimento de culto e veneração, não só à imagem e personalidade de Lady Gaga, mas também em relação a uma mudança comportamental que reflete muito bem essa nova geração Y – a preocupação cada vez mais com valores individuais e a exacerbação da diferença em todos os seus aspectos. A cantora é ícone dessa geração porque fala, se comporta e vive um ideal de vida que muitos desses jovens gostariam de viver. Por isso sua presença dentro das mídias sociais é tão agressiva, apresentando números exorbitantes e nunca alcançados anteriormente por outros ídolos pops.

Plataforma Clipping Express - Através do monitoramento do fluxo de notícias nos grandes veículos de comunicação verificou-se que Lady Gaga não é comentário apenas dentro das mídias sociais; Graças à sua postura polêmica e posicionamento claro com relação a muitos temas que não são abordados nos grandes veículos de comunicação com grande frequência, ela torna-se notícia o tempo todo e usa isso de maneira inteligente à favor de sua carreira. Além de seu comportamento pessoal, ela possui uma equipe de trabalho que funciona como um laboratório de ideias, a Haus of Gaga; eles identificam tendências e elementos importantes para serem somados à imagem da cantora e contribuem ainda mais para que o fenômeno Lady Gaga e o Gagaismo continuem presentes e atuantes por um longo tempo.

Page 13: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

13

Metodologia de pesquisa

As mídias sociais representam uma área movimentada para qualquer discussão e análise de informações. Quando o assunto são as personalidades do meio artístico, principalmente da música pop, sua movimentação pode ser a grande responsável por alavancar ou destruir uma carreira. Para analisar a repercussão de Lady Gaga na rede, foi realizado o monitoramento de cinco dias nas mídias sociais envolvendo as palavras-chave de referência. A partir da plataforma postX como ferramenta de rastreamento, foram cobertos Twitter, Orkut, YouTube, Blogs, Fóruns e Sites de Reclamação – Reclame Aqui, Reclamão e Reclamando.

As mídias online foram utilizadas para mensurar a representatividade do tema estudado perante mais de 4000 veículos de comunicação monitorados, através da plataforma Clipping Express. As plataformas permitiram embasar o conteúdo apresentado como panorama anterior e cenário atual sobre o tema e mensurar seu reflexo quantitativo e qualitativo nas mídias online, apresentados graficamente por palavras-chave.

Os dados avaliados para esta análise de apresentação são principalmente quantitativos, revelando em números o quanto as palavras-chave tiveram repercussão nas mídias sociais e mídias online. Os dados qualitativos, permitiram a avaliação de uma amostragem de 250 interações na plataforma postX, apresentando a tonalidade das citações como positivas, neutras ou negativas visto que as plataformas possibilitam sob vários aspectos e diversos gráficos avaliações quantitativas, qualitativas e categorizadas sobre toda a captura abrangida.

Page 14: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

14

Ficha técnica postX Período monitorado: 14/11/2010 a 18/11/2010 Total de interações: 15146 Palavras-chave monitoradas: Lady Gaga e Pop Clipping Express Período monitorado: 14/11/2010 a18/11/2010 Total de notícias: 64 Palavra chave monitorada: Lady Gaga

Page 15: Análise: Lady Gaga e o fenômeno do Pop

15

Esse estudo foi desenvolvido pela MITI Inteligência.

Acesse nosso site: miti.com.br

Siga-nos no Twitter: twitter.com/fontemiti