análise crítica do código de Ética para o profissional de educação física

5
Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física Patrícia Steffani Jácome de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais Ano 2009

Upload: andy-maciel

Post on 05-Jul-2015

512 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física

Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física

Patrícia Steffani Jácome de Carvalho

Universidade Federal de Minas Gerais

Ano 2009

Page 2: Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física

SUMÁRIO

Introdução sobre o Código de Ética página 1

Desenvolvimento sobre as regras do Código de Ética:

capítulos, artigos e parágrafos página 2,3,4,5,6

Conclusão sobre o Código de Ética página 7

Page 3: Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física

O Código de Ética foi criado para estabelecer as normas e regras para atuação dos profissinais, ditando a maneira pela qual ele deve ajir de forma a respeitar e ser respeitando em seu ofício, podendo excecer a profissão mediante as melhores condições. O CÓDIGO DE ÉTICA PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISÍCA, foi articulado tendo como base as Declarações Universais de Direitos Humanos, Agenda 21( conceitua proteção do meio ambiente na relação entre homens em sociedade) e na Carta Brasileira de Educação Física 2000, após a regulamentação da educaçao fisica como atividade profissional que promove e preseva a saúde oferecendo uma melhor qualidade de vida aos indivíduos. O Código propõe normas que dão ao profissional de educação física condições para desenvolver suas teorias e práticas, basiados em regras e principios livremente assumidos, que garantem um atendimento qualificado do profissonal.

No Código de Ética para o profissional de Educaçao Física foram estabelecidos 12 itens norteadores da aplicaçao da profissão registrados na CONFEF/CREFs. São eles:

I- Apefeiçoamento contínuo do profissional para melhor fins educacionais baseados em deveres e direitos.

II- O profissional de Educaçao Física registrado na CONFEF é conceituado como inteversor social, que tem como proposta de de educação a promoção da saúde e para tal assume um compromisso ético para com a sociedade, sendo esta a meretriz de seus interesses profissonais.

III- Define-se como beneficiários das ações das atividades físicas os indivíduos, grupos, associações e instituições da sociedade. E como destinatário das intervenções: o Profissonal de Educação Física registrado pela CONFEF, esta atua como reguladora das relações beneficiário/destinatário.

IV- Caracteriza o profissional de Educação Física diante de deveres e direitos estabelecidos pelo Sistema CONFEF/CREFs, tal sitema assuegura: qualidade, competência e atualização técnica, científica e moral dos profissionais registrados.

V- O Sistema CONFEF/CREFs deve demonstrar transparência em suas operações, oferencendo acesso a beneficiários e destinatários à informações nas relações de mediação e pleno exercício legal , através dos meios possíveis de informação.

VI- O Código de Ética visa assegurar direitos e deveres a destinatários e beneficiários de acordo com o Princípio da Consecução aos Direitos Universais.Buscando aperfeiçoamento do Código deve-se implementar um enfoque científico que assuegure sistemas e métodos cientificamente comprovados para conhecimento do profissonal de Educação Física.

Page 4: Análise Crítica do Código de Ética para o Profissional de Educação Física

VII- Diante das morais de beneficiários e destinatários, o Sistema media por meio de posturas éticas.

VIII-Esse aperfeiçoamento se basea nas Declarações Universais de Direitos Humanos e da Cultura e da Agenda 21, através da Carta Brasileira de Educação Física(2000). Documentos estes de aceitação universal, elaborado pelas Nações Unidas e o Documento de Referência da qualidade de atuação dos Profissionais de Educação Física, juntamente com a legislação.

IX- Valores já pre-estbelecidos para instituição a vida como: liberdade, fraternidade, igualdade e sustentabilidade em relação ao meio ambiente devem ser associados ao valor da indentidade profissional no campo da atividade física e aos valores universais de homens e mulheres em suas relações socioculturais.

X- A atuação do profissional de Educação Física deve ser baseda na qualidade, competencia e responsabilidade, objetivando sempre o mais elevado e atualizado grau de conhecimento que legitime seu exercício, preservando a saúde, tendo como referência a experiência histórica e internacional dos profissionais de Educação Física.

XI- Preservação da saúde, como ponto mais forte da atuação do profissional deve ser almejada e praticada com responsabilidade em todas suas intervenções, não podendo ser compartilhada com terceiros não credenciados.

XII- Assumir sempre as responsabilidades cabíveis ao profissional de Educação Física.