ana paula r.tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

12
Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão/unidade 2 Conhecimento na área Biblioteca escolar Domínio Aspectos críticos que a Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunida des Ameaças Desafios. Acções a implementar Competências do professor bibliotecário O professor bibliotecário deve, estabelecendo a Missão da BE: - Ter conhecimentos sobre as teorias da aprendizagem e métodos pedagógicos; -Conhecer e contribuir para a prossecução das metas do Projecto Educativo ,Curricular e Pedagógico da Escola/Agrupamento, bem como dos Projectos Curriculares de Turmas; -Planear/direccionar estrategicamente a acção da BE para as aprendizagens, para a construção do conhecimento, para o desenvolvimento de - A existência de um professor bibliotecário a tempo inteiro de acordo com a nova legislação (Portaria 756/2009 de 14 de Julho); -O reconhecimento do papel do Prof. Bib. pela Direcção. - O P.B. tem assento no Conselho Pedagógico e nos Conselhos dos vários Departamentos -Existência de sete B.E.’s - geograficamente distantes ; - Agrupamento horizontal (pré-escolar e 1º ciclo). - Percepção por parte de alguns elementos do corpo docente do verdadeiro papel do P.B. -Equipamentos informáticos avariados e com falhas na ligação à internet como factor de entrave à comunicação - A existência da figura do P.B. como “ motor” no aprender a saber fazer; - Possibilida de de planificar, partilhar experiência s, conheciment os,dúvidas, materiais com os outros P:B. do Concelho da Lousã. - Falta de disponibili dade dos docentes para reunir sistematica mente e formar uma equipa coesa por todos terem horário completo e estarem integrados em vários projectos, formações,e tc. -Empreender acções de formação formais e informais com todas as estruturas da Comunidade Educativa, estabelecendo parcerias e trabalho colaborativo no sentido de valorizar o papel da B.E. e do P.B. -Assegurar um funcionamento eficaz dos serviços: a gestão dos recursos, das bibliotecas e de informação . - contribuir para a prossecução das metas do Projecto Educativo ,Curricula r , Pedagógico da Escola/Agrupamento, Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudança Ana Paula Rodrigues………………………

Upload: apoajams

Post on 13-Jun-2015

61 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão/unidade 2

Conhecimento na área Biblioteca escolar

Domínio Aspectos críticos que a Literatura identifica

Pontos fortes Fraquezas Oportunidades Ameaças Desafios. Acções a implementar

Competências do professor bibliotecário

O professor bibliotecário deve, estabelecendo a Missão da BE:- Ter conhecimentos sobre as teorias da aprendizagem e métodos pedagógicos;-Conhecer e contribuir para a prossecução das metas do Projecto Educativo ,Curricular e Pedagógico da Escola/Agrupamento, bem como dos Projectos Curriculares de Turmas;-Planear/direccionar estrategicamente a acção da BE para as aprendizagens, para a construção do conhecimento, para o desenvolvimento de competências ao nível das várias literacias acompanhando a evolução tecnológica ; - Criar e disponibilizar conteúdos/recursos em suportes variados (impresso, electrónico);- Ter uma atitude proactiva, uma liderança colaborativa (partner - leader), adaptável e flexível, inovadora mantendo-se informado relativamente à literatura/ informação publicada

- A existência de um professor bibliotecário a tempo inteiro de acordo com a nova legislação (Portaria 756/2009 de 14 de Julho);-O reconhecimento do papel do Prof. Bib. pela Direcção.- O P.B. tem assento no Conselho Pedagógico e nos Conselhos dos vários Departamentos- O Regulamento Interno, O Projecto Pedagógico, Curricular e o Plano de Actividades integram ou estão em vias de integrar a B.E.

-Apoio imprescindível da Coordenadora inter concelhia Dr.ª Dina.-Existência de um

-Existência de sete B.E.’s - geograficamente distantes ;- Agrupamento horizontal (pré-escolar e 1º ciclo).- Percepção por parte de alguns elementos do corpo docente do verdadeiro papel do P.B.-Equipamentos informáticos avariados e com falhas na ligação à internet como factor de entrave à comunicação entre os elementos da comunidade educativa.-Necessidade de mais formação para o exercício das suas funções,

- A existência da figura do P.B. como “ motor” no aprender a saber fazer;-Possibilidade de planificar, partilhar experiências, conhecimentos,dúvidas, materiais com os outros P:B. do Concelho da Lousã.-Possibilidade de participar na Formação disponibilizada pela R.B.E.

Falta de disponibilidade dos docentes para reunir sistematicamente e formar uma equipa coesa por todos terem horário completo e estarem integrados em vários projectos, formações,etc.

-Empreender acções de formação formais e informais com todas as estruturas da Comunidade Educativa,estabelecendo parcerias e trabalho colaborativo no sentido de valorizar o papel da B.E. e do P.B.-Assegurar um funcionamento eficaz dos serviços: a gestão dos recursos, das bibliotecas e de informação .- contribuir para a prossecução das metas do Projecto Educativo ,Curricular , Pedagógico da Escola/Agrupamento, bem como dos Projectos Curriculares de Turmas;

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 2: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

Conhecimento na área Biblioteca escolare actualizada sobre as Bibliotecas Escolares numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; -Analisar os resultados daavaliação de programas Nacionais e da Escola; -Usar os dados relativos à sua biblioteca no sentido de a melhorar .- Actuar de acordo com o Artº 3º da Portaria 756/2009 de 14 de Julho.

Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares e Municipal.

Organização e Gestão da BE

-O P.B. constitui e lidera uma equipa que desenvolve estratégias de trabalho em conformidade com o plano traçado.

- A B.E. da escola sede tem uma funcionária que mantém a B.E. em funcionamento durante o seu horário de trabalho.-Todos os docentes e respectivos alunos utilizam a B.E. de forma sistemática e regular, havendo um horário de funcionamento afixado em cada biblioteca.

-Existência de uma equipa (composta por um responsável de cada escola/ BE) pouco estruturada para reunir de forma sistemática dentro do seu horário de trabalho.-Inexistência de funcionários que assegurem a abertura das B.E. durante o horário de funcionamento da escola.O P.B. tem que produzir (passar a formato digital)todos os documentos

-Existência de um potencial humano variado

-Possibilidade de não conseguir desempenhar totalmente o seu papel de P.B. nas várias B.E.’s por falta de tempo.- O P.B. tornar-se um burocrata.

-Organizar e gerir a BE de acordo com padrões profissionais,-Implementar um registo das actividades realizadas na B.E.,bem como a avaliação das mesmas .-Clarificar os papeis de cada um na gestão das B.E.-Tornar o espaço das várias BE’ mais atractiva. - Implementar o sistema de empréstimo normalizado a nível concelhio;-Contribuir para a prossecução das metas do Projecto Educativo ,Curricular , Pedagógico da Escola/Agrupamento, bem como dos Projectos

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 3: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

Conhecimento na área Biblioteca escolarnecessários uma vez que não há ninguém na equipa com tempo disponível.-Falta de tempo para atender a todas as solicitações e necessidades.

Curriculares de Turmas;

Gestão da Colecção A B.E. deve definir uma política documental para a escola/agrupamento:-Planear a colecção em conformidade com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores (formação, informação, recreação).-Constituir uma colecção equilibrada no que se refere aos suportes (impresso e não impresso) -Adoptar procedimentos normalizados ao tratamento documental;-Organizar o fundo documental de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU).-Proceder à informatização do catálogo e sua disponibilização na Internet.-Ser parte activa numa rede partilhada de documentação

A colecção está quase tratada na sua totalidade com o apoio da Biblioteca Municipal ;-Os catálogos das B.E. do pré-escolar e 1ºciclo estão disponíveis on-line no site Câmara Municipal.-É efectuado o impréstimo solidário do fundo documental inter- bibliotecas do Agrupamento, estando devidamente regulamentado o seu funcionamento.

- Os docentes têm manifestado as suas necessidades e estas têm sido minimamente satisfeitas com a verba do Plano Nacional de Leitura e da Autarquia.- Inexistência de verba em todas as B.E.’s para colmatar as reais necessidades de enriquecimento de uma “colecção verdadeiramente relevante “ para a construção do conhecimento.

Avaliar a colecção e perspectivar as novas aquisições de acordo com a verba oficialmente disponibilizada

-Falta de equipamento anti-roubo;-Pouco investimento na actualização da colecção por falta de verba.

-Promover acções de angariação de fundos para novas aquisições de acordo com os pontos fracos da colecção reforçando as áreas com carências identificadas;

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 4: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

Conhecimento na área Biblioteca escolarentre as várias bibliotecas no agrupamento, com outras bibliotecas a nível local e com a Biblioteca Municipal.-Desenvolver uma política permanente de difusão da informação a fim de divulgar recursos de informação e incentivar o seu uso.

A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

A B.E., deve:- Ser o centro das aprendizagens;-Transformar os espaços de disponibilização de recursos e informação em espaços de aprendizagem (knowledge space, not information place), de construção do conhecimento através de relações (connections, not collections.

-A utilização da BE é rentabilizada em actividades de leitura ,pesquisa , estudo e actividade s e de enriquecimento curricular.

-Desconhecimento das potencialidades da B.E. no processo ensino-aprendizagem por alguns docentes.

-Resistências ao trabalho colaborativo, -ainda persiste a associação da B.E. (apenas) ao trabalho de promoção da leitura.

-Incentivar a uma maior participação dos docentes, pais ,alunos para a missão da BE;-Possuir competências para planear e ensinar diferentes técnicas e métodos do tratamento da informação, tanto a docentes, como a discentes.- Promover a participação periódica da BE nas reuniões de planificação dos diferentes órgãos pedagógicos do Agrupamento;- Apresentar aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de algumas unidades de ensino ou temas;

Formação para a leitura e para as

A B.E. deve:-Promover o desenvolvimento( integrado no

- A BE disponibiliza materiais pedagógicos,

- Pouca disponibilidade dos docentes para

- Envolver as famílias e a Comunidade na

-Pouca abertura para a inovação por parte de

-Planificar, dinamizar e avaliar actividades de promoção da Leitura e de outras literacias -

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 5: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

Conhecimento na área Biblioteca escolar

literacias

currículo) de competências de leitura ;-Implementar acções com vista a uma efectiva literacia da informação;- Planificar, articulando com os vários Departamentos, com as parcerias estabelecidas ,com instituições locais, e nacionais etc.

dossiers temáticos, endereços de sites e outros materiais formativos/informativos.-Os docentes manifestam interesse em promover o gosto pela Leitura .

planificar em grupo;- Dispersão geográfica das várias B.E.’s- Impossibilidade dos docentes participarem em acções de formação nesta área, que decorrem durante os tempos lectivos.

promoção do gosto pela leitura.- Participar no P.N.L.

alguns docentes na promoção do gosto pela leitura.

não só na B.E. mas também noutros contextos.-Apoio da R.B.E., PNL, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, empresas…

BE/ PTE e os novos ambientes digitais.

A B.E deve, através das novas tecnologias, produzir, criar, divulgar informações, recursos, estratégias e actividades que levem à construção do conhecimento (blogues, webquest’s, motores de busca…) - aprendizagem colaborativa.

-A apetência quase natural dos alunos pelas TIC.- O facto da comunicação intra- --Agrupamento ser feita principalmente através da Plataforma Moodle;

- Com a recente alteração do corpo docente no Agrupamento(por motivo da colocação no concurso plurianual), verifica-se que uma grande parte dos docentes desconhece totalmente a utilização da plataforma moodle e as reais potencialidades da WEB e à qual oferecem alguma reistência.

-Recursos informáticos insuficientes,

- O gosto e o prazer que os alunos demonstram pelas TIC.

- O facto do Agrupamento ser horizontal, ter sete B.E.’s distanciadas geograficamente .

- O facto de todas as salas do 1º ciclo terem um computador com ligação à internet desmobiliza os docentes na utilização da Biblioteca escolar.- A

As tecnologias dainformação poderãoser usadas comoferramentas para aaprendizagem activa e colaborativa numa perspectiva construtivista.

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 6: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

avariados ,inexistentes ou obsoletos .-Falhas frequentes na ligação à Internet.-Inexistência de Wireless nas BE e nas escolas;-Inexistência dum professor / coordenedor da área das TIC e falta de técnico na área da informática que preste um serviço constante e necessário de manutenção de hardware e software.-Com frequência os docentes só têm acesso às informações nos seus P.C.’s pessoais.

dificuldade do P.B. para desenvolver as suas funções em sete espaços distintos de forma equitativa.

Gestão de evidências/ avaliação.

-Incluir na planificação do trabalho a desenvolver pela BE a implementação de práticas de avaliação e de recolha de evidências.

- Obrigatoriedade de aplicação do Modelo de Auto-Avaliação.

- Falta de formação a este nível;-Falta de hábito de registo de evidências;-Falta de tempo,- Diferentes estádios de desenvolvimento das BE.

- Aferir a eficácia dos serviços, identificando os pontos fortes e fracos, bem como o impacto junto dos utilizadores;-Ganhar confiança nos processos de

-Falta de tempo e de conhecimentos no âmbito do tratamento de dados.

Participação displicente de alguns

-Promover a importância da aplicação do modelo para a melhoria da aprendizagem e do sucesso escolar/educativo.-Envolver toda a comunidade educativa na aplicação do modelo de auto-avaliação.

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………

Page 7: Ana Paula R.Tabela-matriz 1ªtarefa,2ª s

Conhecimento na área Biblioteca escolar

DomínioAspectos críticos que a

Literatura identifica Pontos fortes Fraquezas Oportunidades AmeaçasDesafios. Acções a

implementar

recolha de evidências relacionadas com a prática do dia-a-dia.

intervenientes.

Gestão da mudançaSÍNTESE

Factores de sucesso Obstáculos a vencer Acções prioritárias

A BE deve:- Adaptar-se ao novo ao paradigma da sociedade do conhecimento, promovendo ambientes virtuais (ou não) de aprendizagem - “School Library as a dynamic agent of learning”;-Ser cada vez mais capaz de gerir expectativas face à Biblioteca, e de intervir na evolução dessas mesmas expectativas, quer internamente quer na Comunidade.

- Desenvolvimento profissional de professores, elementos das equipas das B.E., comunidade educativa;- Formalização de práticas de trabalho em rede/ colaborativo, internamente (Escola/Agrupamento) e externamente (local – concelhia, regional, nacional)-Imagens/referências positivas da B. E.- Existência de funcionários com formação adequada.

Vencer o preconceito de que a Biblioteca Escolar é um depósito de livros.- Estabelecer, com os docentes, uma parceria de trabalho, fazendo da Biblioteca um centro activo e dinâmico de recursos educativos, na construção do saber dos alunos, ultrapassando a ideia de que o trabalho cooperativo com a Biblioteca é sinónimo de mais reuniões e perda de tempo.A biblioteca é ainda por vezes considerada na escola como investimento sem retorno, não contemplada no orçamento, dependendo de outros centros de gestão orçamental exteriores à escola, e, ainda, como um lugar de menor exigência em termos de competências educativas e técnicas do pessoal a ela afecto - quando raramente o tem;

-Partilhar experiências, valorizar boas práticas. -Planificar as actividades em equipa, onde cada elemento seja crucial e não mero receptor das ideias do P.B.- Preparar linhas de acção com os professores de cada escola/agrupamento, a partir dos seus interesses e necessidades por forma a serem atingidos os objectivos da B.E.- Estabelecer a BE como o centro de todo o processo e visto, por todos, como um “True partner”.

Actividade 1: Perspectivar a situação da Biblioteca Escolar identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios no contexto da mudançaAna Paula Rodrigues………………………