amta prof cs sva › materias › gramatica › linguagens8.pdfum traço estilístico presente em...

4
Pág. Rua Comandante Almiro, 211 - Centro - Feira de Santana-BA (75) 3221.7259 1 01. A pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega; e tanto uma quanto a outra tentam imitar a natureza se- gundo seus limites, e tanto uma quanto a outra permitem demonstrar diversas atitudes morais. Observe a pintura de Gustave Coubert, Mulheres peneiran- do trigo, e assinale a alternativa que corresponde a COR- RETA relação entre o estilo literário e a pintura de Coubert. a) A presença da mulher em primeiro plano torna-a ideali- zada o que aproxima a pintura do ROMANTISMO. b) A pintura retrata apenas aquilo que vê sem exaltação ou sentimentalismo como é próprio do REALISMO. c) A pintura retrata a vida tranquila e feliz no campo repre- sentando assim o ARCADISMO. d) A dificuldade da vida no sertão é retratada através des- sa pintura mostrando o engajamento social da 2ª GE- RAÇÃO MODERNISTA. e) A imagem busca simbolizar a libertação da mulher, sua independência representando assim a 1ª GERAÇÃO MODERNISTA. 02. Tony Tornado foi ícone da black music no Brasil, estilo que agitou a juventude negra em bailes e shows nos anos 1960 e 1970. Sobre este movimento, é correto afirmar que: Tony Tornado em show nos anos de 1970. Fonte: www.cartacapital.com.br a) Os jovens reuniam-se não apenas para se divertir, mas para afirmar a positividade de sua identidade negra, materializada no cabelo, nas roupas e em outros orna- mentos b) Os bailes black brasileiros, dos anos 1960 e 1970, ti- nham como objetivo exclusivo o protesto contra o regi- me militar. c) Nessas festas, os jovens reuniam-se exclusivamente para se divertir, já que o regime militar havia proibido qualquer tipo de protesto. d) Devido à influência norte-americana na black music, os jovens brasileiros utilizavam os bailes e shows para se divertir e protestar contra a Guerra do Vietnã. e) Os jovens reuniam-se não apenas para se divertir, mas para tentar imitar o estilo da bossa nova e do samba de breque. 03. Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à: Entender a importância das figuras de linguagem é essen- cial para a construção de sentidos do texto. A incoerência na fala de Calvin sobre a TV pode ser explicada por meio da seguinte figura de linguagem: a) Hipérbole. b) Eufemismo. c) Catacrese. d) Ironia. e) Prosopopeia. 04. Considere a sentença: “Marisa saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus”. As duas orações do período estão uni- das pela conjunção “e”, que, além de indicar adição, intro- duz a ideia de a) oposição. b) condição. c) consequência. d) comparação. e) união. Aluno(a): __________________________________________________________ Data: ___ /____/ 2019 Professor: Celso Silva Turma: Site Assunto: Linguagens ENEM

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AMTA PROF CS SVA › materias › gramatica › linguagens8.pdfUm traço estilístico presente em poetas da primeira fase do Modernismo no Brasil que se observa no poema é o uso de

Pág.Rua Comandante Almiro, 211 - Centro - Feira de Santana-BA (75) 3221.7259 1

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

01. A pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega; e tanto uma quanto a outra tentam imitar a natureza se-gundo seus limites, e tanto uma quanto a outra permitem demonstrar diversas atitudes morais.

Observe a pintura de Gustave Coubert, Mulheres peneiran-do trigo, e assinale a alternativa que corresponde a COR-RETA relação entre o estilo literário e a pintura de Coubert.

a) A presença da mulher em primeiro plano torna-a ideali-zada o que aproxima a pintura do ROMANTISMO.

b) A pintura retrata apenas aquilo que vê sem exaltação ou sentimentalismo como é próprio do REALISMO.

c) A pintura retrata a vida tranquila e feliz no campo repre-sentando assim o ARCADISMO.

d) Adificuldadedavidanosertãoéretratadaatravésdes-sa pintura mostrando o engajamento social da 2ª GE-RAÇÃO MODERNISTA.

e) A imagem busca simbolizar a libertação da mulher, sua independência representando assim a 1ª GERAÇÃO MODERNISTA.

02. Tony Tornado foi ícone da black music no Brasil, estilo que agitou a juventude negra em bailes e shows nos anos 1960 e1970.Sobreestemovimento,écorretoafirmarque:

Tony Tornado em show nos anos de 1970.Fonte:www.cartacapital.com.br

a) Os jovens reuniam-se não apenas para se divertir, mas para afirmar a positividade de sua identidade negra,materializada no cabelo, nas roupas e em outros orna-mentos

b) Os bailes black brasileiros, dos anos 1960 e 1970, ti-nham como objetivo exclusivo o protesto contra o regi-me militar.

c) Nessas festas, os jovens reuniam-se exclusivamente para se divertir, já que o regime militar havia proibido qualquer tipo de protesto.

d)Devidoàinfluêncianorte-americananablackmusic,osjovens brasileiros utilizavam os bailes e shows para se divertir e protestar contra a Guerra do Vietnã.

e) Os jovens reuniam-se não apenas para se divertir, mas para tentar imitar o estilo da bossa nova e do samba de breque.

03.LeiaatirinhadeCalvineHaroldopararesponderà:

Entenderaimportânciadasfigurasdelinguageméessen-cial para a construção de sentidos do texto. A incoerência na fala de Calvin sobre a TV pode ser explicada por meio daseguintefiguradelinguagem:

a) Hipérbole.b) Eufemismo.c) Catacrese.d) Ironia.e) Prosopopeia.

04.Considere a sentença: “Marisa saiu de casa atrasada eperdeu o ônibus”. As duas orações do período estão uni-daspelaconjunção“e”,que,alémdeindicaradição,intro-duz a ideia de

a) oposição.b) condição.c) consequência.d) comparação.e) união.

Aluno(a): __________________________________________________________ Data: ___ /____/ 2019Professor: Celso Silva Turma: Site Assunto: Linguagens ENEM

Page 2: AMTA PROF CS SVA › materias › gramatica › linguagens8.pdfUm traço estilístico presente em poetas da primeira fase do Modernismo no Brasil que se observa no poema é o uso de

Rua Comandante Almiro, 211 - Centro - Feira de Santana-BA (75) 3221.72592

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

Pág.

Considerando-seafinalidadecomunicativacomumdogêneroeocontextoespecíficodoSistemadeBibliotecada UFG, esse cartaz tem função predominantemente

a) socializadora, contribuindo para a popularização da arte.

b) sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.

c) estética, propiciando uma apreciação despretensio-sa da obra.

d) educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.

e) contemplativa, evidenciando a importância de artis-tas internacionais.

07. Observe a tirinha Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, e respondaàquestão:

Para cada situação interativa existe uma variedade de língua adequada. O falante pode optar pela variedade padrão ou pela variedade não padrão.

05. Os anjos

Hoje não dáHoje não dáNão sei mais o que dizerE nem o que pensarHoje não dáHoje não dáA maldade humana agora não tem nomeHoje não dáPegue duas medidas de estupidezJunte trinta e quatro partes de mentiraColoque tudo numa formaUntada previamenteCom promessas não cumpridasAdicione a seguir o ódio e a invejaDez colheres cheias de burriceMexa tudo e misture bemE não se esqueça antes de levar ao forno temperarCom essência de espírito de porcoDuas xícaras de indiferençae um tablete e meio de preguiçaHoje não dáHoje não dáEstá um dia tão bonito lá foraE eu quero brincarMas hoje não dáHoje não dáVou consertar a minha asa quebradaE descansarGostaria de não saber destes crimes atrozesÉ todo dia agora e o que vamos fazer?Quero voar pra bem longe mas hoje não dáNão sei o que pensar e nem o que dizerSó nos sobrou do amorAfaltaqueficou

(Legião Urbana)

Sobreela,assinaleaalternativacorreta:

a) O gênero letra de música estabeleceu uma relação dialó-gica com o gênero receita e seu propósito comunicacional sofreu alterações.

b) A intergenericidade entre os gêneros letra de música e re-ceitaalterouafinalidadedacomunicação,portanto,cau-sou prejuízo de sentidos para o texto.

c) Na letra da música, interpretamos os elementos próprios do gênero receita de maneira metafórica, isto é, não leva-mos a sério as indicações do compositor, pois sabemos que se trata de uma licença poética.

d)Naletradamúsicapodemosidentificarcaracterísticasdogênero receita, embora saibamos que, de fato, o texto cumpre a função de ensinar o leitor a cozinhar.

e) A intergenericidade aparece no contexto de paródias.

06.CartazafixadonasbibliotecascentraisesetoriaisdaUniversi-dade Federal de Goiás (UFG), 2011

Page 3: AMTA PROF CS SVA › materias › gramatica › linguagens8.pdfUm traço estilístico presente em poetas da primeira fase do Modernismo no Brasil que se observa no poema é o uso de

Pág.Rua Comandante Almiro, 211 - Centro - Feira de Santana-BA (75) 3221.7259 3

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

Sobre o nível de linguagem adotado por Calvin, podemos afirmarquese trata, em relaçãoaos tiposde coerência,de uma

a) incoerência pragmática.b) incoerência genérica.c) incoerência estilística.d) incoerência temática.e) incoerência semântica

08.ObserveatirinhadeGarfield,deJimDavis:

O discurso incoerente da personagem é o elemento lin-guístico que confere o efeito de humor da tirinhaAs histórias em quadrinhos têm como característica a construção de um discurso permeado pelo humor. Pode-mos afirmar que, na tirinha deGarfield, o elemento queconferehumoraotextosurgedeumaincoerência:

a) sintática.b) pragmática.c) estilística.d) genérica.e) semântica.

09. Poema tirado de uma notícia de jornal. João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro daBabilônia num barracão sem númeroUma noite ele chegou no bar Vinte de NovembroBebeuCantouDançouDepois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afo-gado.

Manuel Bandeira

Sobre a primeira fase do Movimento Modernista, ao qual a crítica vincula Manuel Bandeira, a única alternativa co-erenteé:

a) apresentava, em um primeiro momento, um caráter anárquico e conservador.

b) buscava inspiração nas ideologias concretistas para simplificaçãopoética.

c) valorizava a língua europeia.d) a postura nacionalista, do final dos anos1920, apre-

sentava uma vertente crítica e tradicional.e) objetivava o rompimento com as estruturas artísticas

do passado.

10.“Maanapeentãoéquefoiselavar,masJiguêesborrifaratoda a água encantada pra fora da cova. Tinha só um bo-cado lá no fundo e Maanape conseguiu molhar só a palma dospésedasmãos.Porissoficounegrobemfilhodatribodos Tapanhumas.”

ANDRADE, Mário de. Macunaíma.22.ed.BeloHorizonte:Itatiaia,1986.

Macunaíma é uma obra da primeira geração modernista, cujo autor, Mário de Andrade, foi um dos mentores da Se-mana de Arte Moderna, de 1922. A respeito da primeira fasedoModernismo,podemosafirmarque

a) propôs uma estética poética transgressora, que tentou romper com o tradicional, buscando a liberdade formal e a valorização do cotidiano.

b) buscou uma maior aproximação com a realidade ao descrever os costumes, as relações sociais e a crise das instituições.

d) seus romances valorizaram a cultura brasileira através deforteregionalismo,cominfluênciadapsicanálisedeFreud.

d)apresentouinfluênciadoParnasianismoedoSimbolis-mo, forte academicismo e passadismo.

e) cultuou o objetivismo e a linguagem culta e direta.

11. CidadeFoguetes pipocam o céu quando em quandoHá uma moça magra que entrou no cinemaVestidapelaúltimafitaConversas no jardim onde crescem bancosSaposOlhaA iluminação é de hulha brancaMamães estão chamandoA orquestra rabecoa na mata

ANDRADE, Oswald de. Cidade. Caderno de poesia do aluno Oswald (Poesiareunida).SãoPaulo:CírculodoLivro,s.d.p.103.

A primeira geração modernista defendeu a atualização da linguagemliterária,reflexodasociedadeemtransformação.Em relação ao texto, a alternativa que está em desacordo com essa proposta é a

a) Utilização de uma linguagem artística que concilia o passado e o presente.

b) Uso até de vícios de linguagem nos textos. c) Emprego irônico da linguagem. d) Uso de frases curtas sem pontuação. e) Rejeição à linguagem discursiva tradicional .

12. Fim e começoA noite caiu com licença da CâmaraSe a noite não caísseQue seriam dos lampiões?

(PauBrasil,2003.)

Um traço estilístico presente em poetas da primeira fase do Modernismo no Brasil que se observa no poema é o uso de

a) elementos descritivos.b) um vocabulário arcaico.c) rimas emparelhadas.d) uma métrica regular.e) um tom bem-humorado.

13. As Quatro Gares

InfânciaO camisolãoO jarroO passarinhoO oceanoA visita na casa que aGente sentava no sofá

(Oswald de Andrade)

O Modernismo, em sua primeira fase, foi um movimento polêmico e destruidor. Qual das alternativas abaixo contém umacaracterísticaencontradano textoque justificaessaafirmativa?

Page 4: AMTA PROF CS SVA › materias › gramatica › linguagens8.pdfUm traço estilístico presente em poetas da primeira fase do Modernismo no Brasil que se observa no poema é o uso de

Rua Comandante Almiro, 211 - Centro - Feira de Santana-BA (75) 3221.72594

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

Pág.

a) não retratação objetiva da realidade por meio do uso de símbolos.

b) certo irracionalismo.c) ausência de exatidão formal e conectivos.d) presença de reminiscências do passado.e) presença forte de uma certa musicalidade.

14. Imagem para responder à questão.

Mãe West, de Salvador Dali

A obra acima pertence ao Surrealismo. Para os surrealis-tas, a obra de arte não resulta de pensamentos racionais e lógicos do artista; ela é, isto sim, resultado de pensamen-tos absurdos e ilógicos, como

a) a idealização da realidade. b) as imagens do inconsciente. c) o abandono da perspectiva tradicional. d) a representação das inquietações do ser humano. e) asimplificaçãodasformaseousodecorespuras.

15. Nunca conheci quem tivesse levado porrada.Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,Indesculpavelmente sujo,Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,Que tenho sofrido enxovalhos e calado,Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,Eu,quetenhofeitovergonhasfinanceiras,pedidoempres-tado sem pagar,Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachadoPara fora da possibilidade do soco;Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ri-dículas,Euverificoquenãotenhoparnistotudonestemundo.Toda a gente que eu conheço e que fala comigoNunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...Quem me dera ouvir de alguém a voz humanaQue confessasse não um pecado, mas uma infâmia;

Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?Ó príncipes, meus irmãos,Arre, estou farto de semideuses!Onde é que há gente no mundo?Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?Poderão as mulheres não os terem amado,Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?Eu, que venho sido vil, literalmente vil,Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

(Álvaro de Campos)

Sobre Poema em linha reta, obra prestigiada de Fernando Pessoa,écorretoafirmar:

a) o eu lírico coloca-se crítico em relação a si próprio.b) o poema não apresenta ironias em relação às conven-

ções sociais da época.c) a essência do poema é enaltecer pessoas falsas.d) não deixa claro que as etiquetas da sociedade são mo-

tivos para marginalização de muitos.e) Álvaro de Campos não usa conceitos do mundo con-

vencionalparatecersuasreflexões.

GABARITO:

01. B

02. A

03.D

04. C

05. C

06. D

07. C

08.E

09. E

10. A

11. A

12. E

13.C

14. B

15. A