xenofobia e genocídio

Post on 10-Jul-2015

501 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

XENOFOBIA E XENOFOBIA E GENOCÍDIOGENOCÍDIO

Xenofobia é uma palavra de origem grega Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa antipatia ou aversão a que significa antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos. O termo tem pessoas e objetos estranhos. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao vezes provoca confusões em relação ao significado. A xenofobia como preconceito significado. A xenofobia como preconceito acontece quando há aversão em relação acontece quando há aversão em relação à raça, cultura, opção sexual, etc.à raça, cultura, opção sexual, etc.

Em outra abordagem, o termo é usado Em outra abordagem, o termo é usado para designar uma doença psiquiátrica, o para designar uma doença psiquiátrica, o indivíduo portador possui medo excessivo indivíduo portador possui medo excessivo de situações e pessoas estranhas. De de situações e pessoas estranhas. De forma mais sintetizada, é o temor de uma forma mais sintetizada, é o temor de uma pessoa em relação a tudo que é diferente pessoa em relação a tudo que é diferente para ela; exceto os casos de medo natural para ela; exceto os casos de medo natural do desconhecido; nesse caso não é do desconhecido; nesse caso não é considerado xenofobia.considerado xenofobia.

GenocídioGenocídio É um crime contra a humanidade, que consiste É um crime contra a humanidade, que consiste

em, com o intuito de destruir, total ou em, com o intuito de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, cometer contra ele qualquer dos ou religioso, cometer contra ele qualquer dos atos seguintes: matar membros seus; causar-atos seguintes: matar membros seus; causar-lhes grave lesão à integridade física ou mental; lhes grave lesão à integridade física ou mental; submeter o grupo a condições de vida capazes submeter o grupo a condições de vida capazes de o destruir fisicamente, no todo ou em parte; de o destruir fisicamente, no todo ou em parte; adotar medidas que visem a evitar nascimentos adotar medidas que visem a evitar nascimentos no seio do grupo; realizar a transferência no seio do grupo; realizar a transferência forçada de crianças de um grupo para outro.forçada de crianças de um grupo para outro.

No auge da 2ª Guerra Mundial... No auge da 2ª Guerra Mundial...

E é uma questão de História lembrar E é uma questão de História lembrar que, quando o Supremo Comandante das que, quando o Supremo Comandante das Forças aliadas (Estados Unidos, Grã-Forças aliadas (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, etc.), General Dwight Bretanha, França, etc.), General Dwight D. Eisenhower encontrou as vít imas dos D. Eisenhower encontrou as vít imas dos campos de concentração, ordenou que campos de concentração, ordenou que fosse feito o maior número possível de fosse feito o maior número possível de fotos, e fez com que os alemães das fotos, e fez com que os alemães das cidades vizinhas fossem guiados até cidades vizinhas fossem guiados até aqueles campos e até mesmo aqueles campos e até mesmo enterrassem os mortosenterrassem os mortos

E o motivo, ele assim explanou: E o motivo, ele assim explanou: Que se tenha o máximo de Que se tenha o máximo de documentação - façam fi lmes - documentação - façam fi lmes - gravem testemunhos - porque, em gravem testemunhos - porque, em algum momento ao longo da algum momento ao longo da história, algum idiota se vai erguer história, algum idiota se vai erguer e dirá que isto nunca aconteceu.e dirá que isto nunca aconteceu.

Tudo o que é necessário para o Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam. bem nada façam.

(Edmund Burke)(Edmund Burke)

Organização: Professora Cristina Penha – BH – 2010

top related