urbanização e crescimento urbano

Post on 05-Jun-2015

75.529 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Trabalho realizado por Marcela Gomes e Wilian Forestto - Turma 11 do Senac/Tito para a Estação Ecogestão e Saneamento Ambiental.

TRANSCRIPT

A cidade de São Paulo e a necessidade de repensar o meio urbano

Urbanização e Crescimento Urbano

Por Marcela Gomes e Wilian ForesttoEcogestão-profa Valéria Bolognini

Introdução

Até poucas décadas atrás, o Brasil era um país de economia agrária e população majoritariamente rural. Hoje, 8 em cada 10 brasileiros vivem em cidades A concentração de pessoas em centros urbanos traz uma série de implicações, sejam elas de ordem social, econômica ou ambiental.

Conceito

• Urbanização

A urbanização é o resultado da transferência de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idéia de urbanização está associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços).

Conceito

• Urbanizaçãoo Crescimento Urbano:

O sentido mais usual, da urbanização, é o de crescimento urbano, ou seja, refere-se à expansão física da cidade, mediante o aumento do número de ruas, praças, moradias, etc.

Conceito

• Urbanizaçãoo Crescimento Populacional:

O crescimento populacional é o aumento da quantidade de indivíduos de uma população por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões de humanos no planeta.

Urbanização

No período de 1960 a 1980, o Brasil presenciou a maior migração das pessoas das áreas rurais para as urbanas, os principais motivos dessa migração em massa foram a expansão da fronteira agrícola, o modelo de urbanização que incentivava o crescimento das cidades criando oportunidades de empregos que atraíam os moradores do campo, e, a estratégia de modernização da agricultura que incentivava às culturas de exportação e os sistemas modernos de agricultura, práticas que, por sua vez, utilizam menos mão-de-obra que a agricultura tradicional, forçando os trabalhadores excedentes a procurarem outra foram de sustento.

Consequências

O contínuo aumento populacional e a urbanização podem gerar várias consequências negativas. Como:

Poluição; Excesso de Lixo; Moradia; Emprego; Trânsito; Alagamentos; Saneamento Básico;

Poluição

Devido ao excesso da população aumenta-se consequentemente os meios de poluição do meio ambiente;Sendo eles, a poluição do ar pela queima de combustíveis fósseis, poluição dos mares devido ao lixo e ao vazamento de petróleo;

Excesso de Lixo

O aumento da população esta diretamente ligado com o aumento da produção de lixo;Na cidade de São Paulo 13.800 toneladas de lixo são produzidas por dia sendo que apenas 1% é reciclado;

Moradia

Com a grande migração de pessoas para os centros urbanos, a situação da habitação começa a se complicar, pois não existe um planejamento para este contingente de pessoas. Juntamente a especulação imobiliária que dificulta a aquisição de imóveis pela população de baixa renda, pois faz com que os valores sejam elevados. Portanto, as ocupações irregulares são a solução encontrada para a maioria dos migrantes que acabam se instalando em áreas onde a habitação não é permitida, por exemplo: Encostas, áreas de mananciais, as favelas entre outros.

Crescimento desordenado da população em um espaço restrito, traz consigo as consequências citadas acima.Porém, mesmo em cidades consideradas modelos como Curitiba, as ocupações irregulares estão crescendo rapidamente, devido à especulação imobiliária.

Emprego

Migração:

A migração feita há décadas atrás, tinha como intuito preencher a grande demanda de mão de obra existente nos centros urbanos, por exemplo, São Paulo inicialmente com a produção cafeeira e depois a produção industrial. Porém, na atualidade devido à grande automação dos processos industriais, a crise do emprego foi instalada e está totalmente conectada com as consequências do crescimento populacional, causando desemprego, miséria, exclusão social entre outros.

Emprego

Qualificação de mão de obra:

O problema é devido à relação entre quantidade de mão de obra X quantidade de empregos, que se tornou muito defasada após as automações. Mas, existeo ponto a ser discutido: "Emprego existe, mas não existe pessoas qualificadas para atuarem nestes". Com certeza isto é uma realidade, porém, o crescimento populacional desordenado e sem nenhum tipo de planejamento, torna a qualificação da mão de obra restrita à elite da sociedade que tem o acesso à informação e

formação.

Trânsito

O excesso de veículos é outra consequência grave do aumento da população;Diariamente os paulistanos enfrentam congestionamentos gigantescos. A falta de planejamento é evidente se analisarmos a questão do transporte público na cidade de São Paulo.

Porém, o transporte no Brasil é levado para a questão de status social, pois culturalmente quem utiliza o serviço público é a classe baixa e muitas questões políticas estão envolvidas, por exemplo, os grandes investimentos que são feitos nas estradas, favorecem somente a parcela da população que possui automóveis.

Deixando de lado o investimento no transporte público, o que favorece para a formação dos congestionamentos.

Alagamentos

Uma inundação pode ser o resultado de uma grande tempestade, onde a água da chuva não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento. Também pode ser provocada de forma induzida pelo homem através da construção de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas.

Enchentes x Inundações

Existe uma distinção conceitual entre os termos enchente e inundação: a diferença fundamental é que o primeiro termo refere-se a uma ocorrência natural, que normalmente não afeta diretamente a população, tendo em vista sua ciclicidade. Já as inundações são decorrentes de modificações no uso do solo e podem provocar danos de grandes proporções.

Saneamento Básico

Em 2000, 60% da população brasileira não tinha acesso à rede coletora de esgotos e apenas 20% do esgoto gerado no País recebia algum tipo de tratamento. Nesse mesmo ano, quase um quarto da população não tinha acesso à rede de abastecimento de água.

Apesar da importância para saúde e meio ambiente, o saneamento básico no Brasil está longe de ser adequado. Mais da metade da população não conta, sequer, com redes para coleta de esgotos e 80% dos resíduos gerados são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Além disso, quase um quarto da população não tem acesso à rede de abastecimento de água.

O descaso e a ausência de investimentos no setor de saneamento em nosso País, em especial nas áreas urbanas, compromete a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Enchentes, lixo, contaminação dos mananciais, água sem tratamento e doenças.

Conclusão

A cidade de São Paulo desenvolveu-se muito rápido, porém muitos fatos contribuíram para o crescimento desordenado, como: Destino de muitas migrações; Falta de planejamento; Busca de melhores condições de vida;

Acarretando algumas das consequencias citadas neste trabalho.

Enfim, medidas devem ser tomadas por parte do governo e da população, para que assim ocorra a resolução ou ao menos amenização deste problema.

Preserve o que é SEU

Links de Informação

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=53153.0

http://www.brasilescola.com/brasil/urbanizacao-geral.htm http://www.infoescola.com/geografia/exodo-rural/ http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1988/T88V02A01.p

df http://www.ecodebate.com.br/2008/07/21/crescimento-urbano-

desafios-das-metropoles/ http://www.ecodebate.com.br/2008/11/19/curitiba-a-urbanizacao-

que-gera-exclusao-social/ http://www.ecodebate.com.br/2008/11/19/curitiba-a-urbanizacao-

que-gera-exclusao-social/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o http://www.coladaweb.com/geografia/o-processo-de-urbanizacao

top related