uniÃo europeia. continente populoso e povoado; passa por um processo de envelhecimento da...

Post on 07-Apr-2016

214 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

EUROPA

UNIÃO EUROPEIA

Continente populoso e povoado; Passa por um processo de envelhecimento da

população; Já foi um continente de repulsão imigratória,

mas agora se encontra como um continente de atração imigratória. (vide crise imigratória*)

As áreas mais densamente povoadas estão localizadas na Europa Centro-Ocidental, junto as concentrações urbano-industriais.

População Europeia

Vítimas de guerras civis e perseguições estão entre os cerca de 300 mil imigrantes e refugiados que chegam ao continentePara os mais de 300 mil imigrantes e refugiados que chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo até agosto deste ano, arriscar a vida em embarcações sem nenhuma infraestrutura não é pior do que as circunstâncias que eles vivem em seus países.Vítimas de guerras civis, terrorismo, perseguições e miséria, eles buscam no continente uma chance de uma vida mais digna, mas nem sempre chegam à terra firme. Só em 2015, mais de 2.500 pessoas morreram afogadas na travessia, um número sem precedentes.

Crise migratória

Quem são os imigrantes?De todo o contingente que cruzou o Mar Mediterrâneo em direção a Europa durante os primeiros seis meses de 2015, um terço era formado por homens, mulheres e crianças da Síria, cujos cidadãos têm sido quase universalmente reconhecidos como refugiados ou elegíveis a outras formas de proteção internacional. Os outros dois terços são majoritariamente originários de países como Afeganistão e Eritréia.No caso da África, países como Senegal, Mali, Guiné e Gâmbia concentram os maiores índices de imigrantes ilegais rumo a Europa. A maioria deles são homens solteiros na faixa dos 20 anos.

Travessia milionáriaPara atravessar o Mediterrâneo, os imigrantes se arriscam em embarcações superlotados sem o mínimo de segurança. Aliciados por traficantes de pessoas, os passageiros acabam desenbolsando quantias maiores do que R$ 10 mil por pessoa, o que torna o negócio altamente lucrativo – um único barco pode render US$ 1 milhão.Apesar do pagamento alto, eles não têm qualquer garantia de que terão seus pedidos de refúgio aceitos. Muitos não ficam no destino final e são mandados de volta aos seus respectivos países de origem. 

Tragetória antes do destino idealAntes de chegarem aos países onde vão buscar refúgio, muitos migrantes passam por países vizinhos, como Turquia e Líbano, em busca de proteção. Mas como esses Estados vivem uma crise estrutural e econômica – até pela chegada cada vez maior de refugiados sem o devido apoio internacional –, a única opção acaba sendo seguir viagem.

Muitos dos milhares de imigrantes que chegam à Grécia todos os dias, principalmente a partir da vizinha Turquia, têm como objetivo atingir a Macedônia, onde pegam um trem superlotado para a Sérvia. Lá, eles tentam alcançar a União Europeia novamente, através da Hungria.

Assinatura em 1957 do Tratado de Roma por 6

nações europeias (Ale, Fr, Ita, Bel, Hol e Lux), dando origem ao Mercado Comum Europeu, que dará origem posteriormente a UE.

1985 os países assinam o “Ato Único Europeu”, que visava à formação de um mercado único entre os países da Comunidade Europeia. Isto representa o fim das barreiras alfandegárias entre os países do MCE, permitindo a livre circulação de mercadorias e de mão de obra entre eles.

União Europeia

Assinado em 7 de fevereiro de 1992; Substituiu o Tratado de Roma, fundando a União Europeia; Ações: Implementou a moeda única (Euro) e o banco central único

ao países que aderiram a zona do Euro (exceto Suécia, Dinamarca e o Reino Unido);

Dá maiores poderes à CE sobre o meio ambiente, educação, proteção ao consumidor, saúde pública, estradas e etc.

Normatiza a política externa comum. Estimula uma política comum de defesa. Maior cooperação em assuntos jurídicos e policiais. Unificação política.

Tratado de Maastricht

Itália Reino Unido França Alemanha Holanda

Principais economias da UE

top related