uma arte de contraste – movimento barroco. michelangelo meresi da caravaggio

Post on 07-Apr-2016

219 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Uma arte de contraste – Movimento Barroco

Michelangelo Meresi da Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um importante pintor italiano do final do século XVI e início do XVII. Este artista barroco nasceu na cidade de Milão em 29 de setembro de 1571. Caravaggio: foi um dos mais importantes artistas do barroco italiano.

-Em 1584 foi trabalhar como aprendiz do pintor Simone Peterzano.- Em 1594, faz sua primeira grande obra: Os jogadores de Cartas- Em 1599, foi contratado pelo cardeal Del Monte para decorar a Capela Contarelli.- Em 1602, pintou uma de suas poucas obras de tema não religioso, O Triunfo do Amor.-No começo do século XVII, Caravaggio já era um pintor famoso em Roma e realizou a decoração de diversas capelas, igrejas e catedrais em Roma, Nápoles e Malta.- Caravaggio morreu de febre, em 1610, em Porto Ercole (região da Toscana).

Estilo artístico

- Retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria, baseando-se em pessoas comuns que encontrava nas ruas de Roma.- Usava um forte realismo na pintura de suas obras.- Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens.- Usava efeitos de sombras e luzes.- Pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.

Algumas obras famosas de Caravaggio

Johann Sebastian Bach

"Bach (riacho, em alemão) deveria se chamar Ozean (oceano) e não Bach!". A frase é de ninguém menos que Ludwig Van Beethoven e, se um músico da grandeza de Beethoven assim se pronuncia sobre ele, bem se pode imaginar a dimensão que se pode atribuir ao compositor barroco Johann Sebastian Bach.

Foi ele Bach quem aperfeiçoou a arte do contraponto, isto é, a composição em polifonia. Suas obras de música religiosa, vocal ou instrumental revelam a riqueza da linguagem harmônica e a alta espiritualidade.Bach também deixou-nos uma grande riqueza cultural: ele compôs mais de 1.100 peças, entre oratórios, concertos, tocatas, cantatas, paixões, todas em sua maioria músicas sacras, apesar de, nesta época, a música não estar mais vinculada à Igreja.

Bach refugiou-se em Leipzig em 1749, falecendo no ano seguinte, praticamente cego. Deixou uma obra inacabada, a “Arte da Fuga”. Sua morte foi lamentada como a de um grande violinista e cravista, e não mereceu nada mais do que uma pequena nota de falecimento.

“Bach é o pai, nós somos os filhos.Se algum de nós consegue fazer alguma coisa certa, aprendeu com Bach.”(Mozart).

O brasileiríssimo artista barroco: Manuel da Costa Ataíde.

Manuel da Costa Ataíde mais conhecido como Mestre Ataíde, foi um importante artista do Barroco mineiro. Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura, por isso teve uma grande influência sobre os pintores da sua região através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até a metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas.

Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas(tons tropicais, em que predominam as cores azul e vermelha) em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.

Obras de Mestre Ataíde

top related