trabalho prático - sistemas computacionais

Post on 11-Apr-2017

389 Views

Category:

Technology

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS

INDUSTRIAIS E DE GESTÃO

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A WEB

Autores:António Jorge Santos CarvalhoDante Ferreira Marinho

Unidade curricular: Sistemas Computacionais

Docente/ Orientador: Professor André Miguel Baltazar

TECNOLOGIAS AO SERVIÇO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Enquadramento das tecnologias ao serviço das pessoas com necessidades especiais.

A Tecnologia traduz-se em soluções para as dificuldades do quotidiano das pessoas com necessidades especiais.

INTRODUÇÃO

Historicamente podem ser reconhecidas quatro etapas relativamente às pessoas portadoras de deficiência:

Era pré-cristã negligência e maltratos Cristianismo proteção Séculos XVIII e XIX instituições e educação específica Final do século XX aceitação e integração

INTRODUÇÃO

Desde sempre o homem procura soluções para os problemas.

As tecnologias têm tido um papel fundamental. A tecnologia não está somente ligado à informática, como muito se pensa. Durante toda a história da humanidade existiram aplicações tecnológicas.

Só a partir do século XX, com a invenção dos computadores é que as aplicações tecnológicas passaram a ser informatizadas.

INTRODUÇÃO

Dispositivos, técnicas e processos, para assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física.

A Tecnologia de Apoio (TA) desloca-se do espaço da saúde para o espaço da vida das pessoas com deficiência.

INTRODUÇÃOTecnologias destinadas a auxiliar as pessoas portadoras de deficiência.

Tecnologias de Apoio

Nas instituições de ensino, tem como objetivo romper a barreira operacional por parte dos deficientes e promover a participação e inclusão.

A TA existe para apoiar a aprendizagem e o ensino entre alunos e professores.

Traz recursos e estratégias para que o aluno se possa expressar melhor e com mais autonomia.

INTRODUÇÃO

Grandes avanços!Como qualquer outro tipo de deficiência, as pessoas invisuais procuram cada vez mais a possibilidade de serem pessoas…

Em todas as tarefas que realizam.

Deficiência Visual

AUTÓNOMAS

Deficiência Visual

Software de interação via áudio que permite que seja narrado tudo o que esteja impresso no ecrã do computador.

Leitor de Tela para Computadores

Deficiência Visual

A linha braille traduz o texto do computador para pontos (código Braille) situados numa linha de um teclado. Com este dispositivo, o deficiente visual tem acesso à grafia, trazendo-lhe mais autonomia.

Linha Braille

Deficiência Visual

Através de uma microcâmara e software de reconhecimento de texto, o leitor fotografa o documento e transforma-o em áudio, fazendo assim a narração do texto capturado para que o usuário possa ouvir o que está escrito.

Leitor Autónomo

Deficiência Visual

Impressora que realiza a transcrição do texto para braille, através de um software, e imprime um documento de alto-relevo em braille.

Impressora Braille

Deficiência Visual

É uma impressora de alto-relevo que traz uma experiência tátil para o cego . Com ela, um deficiente visual pode reconhecer uma assinatura ou qualquer outra coisa que esteja desenhada no papel.

Máquina Fusora

Existe uma ampla variedade de tipos de deficiência motora necessidades tecnológicas semelhantes no que diz respeito ao acesso da informação.

Deficiência Motora

Deficiência Motora

Um bastão que se utiliza, quando uma pessoa não possa usar as mãos, para escrever ou para manipular um mouse trackball. A sua utilização excessiva causa bastante desconforto para quem necessita de realizar os movimentos com o bastão.

Bastão de Boca

Deficiência Motora

Através dos movimentos da cabeça, pode-se fazer com que a varinha escrever caracteres, ou navegue na web. A fadiga também pode ser um problema quando é necessário realizar várias ações para uma tarefa.

Varinhas de Cabeça

Deficiência Motora

Um interruptor que é usado por pessoas com mobilidade muito reduzida, por exemplo pessoas que apenas podem mexer a cabeça. Esta ação é normalmente interpretada por um programa de computador e permite ao usuário navegar através do sistema operacional, em páginas web e outros ambientes.

Interruptor de Acesso Único

Deficiência Motora

Estes são capazes de interpretar as ações de fluxo de ar do usuário para ligar e desligar e pode ser utilizado para vários fins, desde controlar uma cadeira de rodas até navegar num computador.

Interruptor de Assoprar e Aspirar

Deficiência Motora

Este equipamento não é propriamente um objecto desenvolvido para a assistência, mas muitas vezes é adotado por pessoas com deficiência motora, sendo mais fácil de manipular do que um rato comum.

Rato Trackball

Deficiência Motora

São variações dos teclados comuns para pessoas com necessidades motoras diferentes.

Teclados Adaptados

Deficiência Motora

Utilizados para controlar o computador através da fala, bastando para isso que o utilizador possua uma voz que seja fácil compreender.

Software para Reconhecimento de voz

Deficiência Motora

Através de electrodos fixados na região próxima aos olhos da pessoa, os movimentos oculares são convertidos em comandos do computador. O mouse é controlado através da movimentação dos olhos e um piscar de olhos é traduzido num clique. Para digitar texto, pode ser utilizado um teclado virtual.

Mouse Ocular

Deficiência Motora

Stephen Hawking convive com uma doença degenerativa motora, mas que não atinge as funções cerebrais. Ele utiliza um sintetizador de voz para conversar com as pessoas e seus alunos da Universidade de Cambridge, onde ocupa o posto de professor lucasiano de matemática, cadeira já pertenceu anteriormente a outra personalidade extraordinária, o cientista Isaac Newton.

O Cientista Stephen HawkingStephen Hawking é um dos maiores exemplos em que a tecnologia pode ser uma aliada para os portadores de deficiências físicas. Considerado um dos mais consagrados físicos de todo o mundo.

Deficiência Motora

Após perder os movimentos dos dedos, o cientista encontrou outra maneira de se comunicar, adaptando um dispositivo na armação dos óculos e conectado ao computador, permitindo que digite frases através de movimentos dos músculos da face.

O Cientista Stephen Hawking

Deficiência Auditiva

Durante muito tempo, a trompeta ou tubo, foi o único instrumento disponível para resolver alguns problemas de audição.

Trompeta auditiva

Deficiência Auditiva

Este sistema permite um elevado grau de correção sonora devido à utilização de 3 microfones que em conjunto com um programa informático consegue melhorar a qualidade do som nos mais variados ambientes.

Amplificadores auditivos

Deficiência Auditiva

Sistema de aviso por vibração e/ou luminosos que têm várias utilidades como é o caso do aviso da campainha da porta, ou de um alarme de incêndio ou simplesmente de um choro de um bébé.

Aplicação BRACI

Deficiência Auditiva

Através de uma cirurgia, é colocado um implante constituído por um fio que é colocado dentro do canal auditivo. Os sons são captados por um pequeno microfone situado junto à orelha e são processados por um minúsculo computador situado debaixo da pele.

Implante Cochlear

Deficiência Mental

Esta aplicação faz a tradução de uma pronúncia impercetível, num discurso entendível, permitindo a comunicação usando a sua própria voz.

Aplicação Talkitt

Deficiência Mental

Esta aplicação possibilita que as crianças tenham um contacto com estímulos de forma mais dinâmica e destina-se a crianças em idade pré-escolar com atraso na fala ou problemas graves na fala.

My first AAC

Deficiência Mental

Desenvolvida na Austrália, esta aplicação permite que as crianças comuniquem usando imagens, símbolos e vozes sintetizadas de alta qualidade, das mais variadas situações básicas do dia-a-dia

Aplicação Avaz

Deficiência Mental

Trata-se de um wearable interface mental que funciona por via wireless entre o homem e a máquina. Este equipamento funciona como um encefalógrafo (EEG), possui entre 5 e 16 sensores consoante a versão e permite que as pessoas controlem computadores com a mente sem tocar em qualquer tecla.

Emotiv Epoc

Ideia de Negócio

A ideia surge de um ponto em comum entre os dois integrantes do grupo.

Ambos têm uma ligação muito forte à dança.

O Sapateado Americano e o Flamenco são danças praticadas com a percussão dos sapatos ao chão.

Na preparação de uma sequência de sapateado, há uma tarefa complexa e morosa para descrever os passos.

Tap Writer

Ideia de Negócio

Uma sequência de sapateado simples pode ser apresentada das seguintes formas de acordo com cada estilo de dança: Exemplo 1: Sapateado FlamencoPL-D ; TB-D ; 2G-E ; TL-D (Ex: Planta do pé direito; Tacão com o pé direito; Duplo golpe com o pé esquerdo; Talón com o pé Direito.). Exemplo 2: Sapateado AmericanoHeel Drop: batida do calcanhar, com a ponta fixa ao chão.

Tap Writer

Ideia de Negócio

Com a rapidez dos passos, torna-se difícil a sua escrita.

Se pensarmos agora numa pessoa invisual que queira praticar estas modalidades, irá ter uma dificuldade muito grande em acompanhar uma classe, sem conseguir fazer anotações.

A aplicação que nós propomos, parte deste ponto de partida e tem como objetivo escrever automaticamente o sapateado enquanto ele é executado.

Tap Writer

Ideia de Negócio

Funcionalidade:

É registada informação de passos através de uma palmilha especial e sensores de choque, de forma a captar os batimentos efetuados com cada parte do pé(pontas e calcanhares).

Para além destes sensores, estarão colocados mais dois sensores de deslocação: horizontal e vertical.

Tap Writer

Ideia de Negócio

Registo dos batimentos e movimentos e converte-os numa sequência de palavras previamente atribuídas para cada tipo de batimento.

Tap WriterLigação wireless Smartphone

Opções na aplicação:

• alteração de linguagem (áudio e escrita)• opção de treino (comparador de execução)• tradução para brille (para impressão em braille)

Ideia de Negócio

Pensamos utilizar no nosso projeto uma palmilha que está em desenvolvimento pelo INESC do Porto. Trata-se da tecnologia WALKINSENSE.

Tap Writer

Obrigado!

TECNOLOGIAS AO SERVIÇO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

top related