trabalho centro cirúrgico 3

Post on 09-Feb-2017

118 Views

Category:

Healthcare

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CENTRO CIRURGICO

FACULDADE JK UNIDADE II DO GAMAGRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ALICIANE JAQUELINE RUBIANE

JOSÉ ALVES KÁTIA CILENE

WHITNEY

GAMA-DF2015

CENTRO CIRÚRGICOO que éSua finalidadeSuas áreasSua equipe

ESTRUTURA FÍSICATamanho da salaPortasPisoParedesTetosJanelasIluminação

EQUIPE CIRÚRGICAA equipe cirúrgica é basicamente formada

por:CirurgiãoAuxiliaresO anestesistaO circulanteEnfermeiroInstrumentador

POSICIONAMENTO DA EQUIPE CIRÚRGICAGeralmente atende ás seguintes características:Cirurgião: maior conforto (á direita)1º auxiliar: lado oposto de frente para o cirurgião2º auxiliar: variaAnestesista: área limitada por campos e menos utilizada, geralmente próximo á cabeça do clienteInstrumentador: varia de acordo com o procedimento, podendo ser alterado durante a cirurgia.

CUIDADOS COM O PROFISSIONALHigiene pessoalUniforme privativoLavagem das mãosAntissepsia das mãos e antebraço com

antisséptico apropriadoParamentaçãoPrevenção de acidentes com perfurocortante.

CUIDADOS COM O CLIENTEPreparo pré-operatórioTricotomiaBanho de aspersãoPreparo da pelePosicionamento na mesaColocação de campos estéreisManobras cirúrgicas:hemostasia,limpezaCurativo

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE CIRÚRGICOO cliente cirúrgico submete-se a três fases ou

períodos, reconhecidos como perioperatório: pré-operatório, tras ou intraoperatório e pós-operatório.

Pré-operatório inicia desde a admissão do cliente no hospital com a intenção de ser operado ou quando já internado, decide-se pela cirurgia e termina com a admissão do cliente no centro cirúrgico.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE CIRÚRGICOIntroperatório: deve-se recepcionar o cliente no

centro cirúrgico ,em sua admissão, com sorriso empatia e atenção ás suas necessidades, diminuindo, assim, sua ansiedade, ajudando a mantê-lo calmo.

Pós-operatório; desde da saída do cliente da sala de cirurgia á alta hospitalar, nova cirurgia.

POSICIONAMENTO DO CLIENTEO posicionamento do cliente na mesa de

cirurgia é procedimento que exige ciência e aplicação de conhecimento científicos relacionados á anatomia, fisiologia, e patologia. Deve ser realizado com participação de toda equipe cirúrgica, que inclui: cirurgião, anestesista, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem(LAGEMANN,2005).

TÉRMINO DA CIRURGIAManter cliente aquecido, seguro e confortávelCom auxilio, transferi-lo para o leitoManter permeabilidade das VAS, infusões,

sondas e cateteresIdentificar: sondas, drenos, cateteres, peças

anátomo-patologicas e exames.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICAA equipe de enfermagem na recuperação

anestésica deve ser a mais qualificada possível, visando sempre o melhor para o cliente:

1.Recepcionar o cliente2. Monitorar sinais vitais3. Manter permeabilidade e controle de: infusão, drenos ,sondas, posição no leito, cateteres e curativo.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PÓS-OPERATÓRIAA equipe de enfermagem da unidade de

internação deve estar atenta aos seguintes cuidados:

1. Preparo da unidade leito)2. Recepção do cliente3. Posicionamento no leito4. Manutenção da permeabilidade e controles5. Verificações de sinais vitais.

CUIDADOS COM O CLIENTE NA SALA OPERATÓRIAAtribuições do enfermeiro:Explicar todos os procedimentos que serão realizados;Transferir o cliente para a mesa operatória junto com outros

membros da enfermagem; Verificar tipo de anestesia que será realizadaCertificar-se de que todo o material necessário para a

realização do ato anestésico está completo e funcionando adequadamente :equipamento de assistência ventilatória, bandeja de intubação, vaporizadores, válvulas, intermediários, filtros, gases, medicações, eletrocardiograma, oxímetro de pulso, aparelho de PA não invasivo, estetoscópio.

PREPARO PARA ALTA DO PACIENTEO enfermeiro deve estar atento quanto ás

orientações que o cliente e seus familiares devem receber antes de serem liberados após alta hospitalar. Entre elas está o uso correto de medicações, alimentações, eliminações, e retorno á consulta medica.

CONSIDERAÇÕES FINAISConclui-se que a equipe de enfermagem é

fundamental na área hospitalar, com o propósito de organizar, cuidar e transmitir confiança e segurança ao paciente , para que esse se sinta seguro com os procedimentos cirúrgicos. É uma equipe responsável por todos os procedimentos, pré e pós-operatório, com a competência de fazer o melhor por esse paciente.

REFERÊNCIASFOX, V.J. Educação do Cliente e Planejamento da Alta. In:

MEEKER ,M. ,ROTHROCK ,J. C. cuidados de enfermagem ao cliente cirúrgico.10.ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 196-228.

MOURA,M.L.P.A .Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação pós-anestésica.6.ed.São Paulo:Senac,1994

HOFFER, J. L. Anestesista. MEEKER,M.H.; ROTHROCK, J. C. Cuidados de enfermagem ao cliente cirúrgico.10.ed.Rio de Janeiro: Guanabara koogan,1997.

top related