trabalhando a pluralidade cultural atravÉs da … · “quem lÊ viaja!”. quem lÊ rese, aprende...

Post on 18-Nov-2018

221 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Realização:

Professor(es) Apresentador(es):

MARA SILVIA PAES CAVALCANTE DA SILVA

EMEFI “PROFA ARACY LEAL BERNARDI”

Sala 9 – 1ª sessão

TRABALHANDO A PLURALIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL; COM CORDEL E XILOGRAVURAS.

Foco:

Projeto elaborado de acordo com os PCNS , por meio da interdisciplinaridade, dirigido à melhoria do processo ensino-aprendizagem prioritariamente relacionado com as ações da Parceria na “EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI” de ITIRAPINA – SP, a fim de eliminar a discriminação étnica e cultural entre nossos EDUCANDOS.

Contexto de Aplicação:

• Característica da escola : localizada em bairro periférico da Cidade de Itirapina – SP; • Condição socioeconômica do bairro : classe de baixa renda;• Público alvo : alunos do 3º e do 2º Ano do Ensino Fundamental de 9º anos;• Ano /mês de aplicação : anos letivos de 2012 e 2015.

Justificativa:

Este Projeto visa ser um NÃO à Discriminação, sensibilizando e conscientizando a Clientela escolar acerca da necessidade do respeito às diferenças existentes nos grupos étnicos, proporcionando, assim, uma convivência saudável entre os educandos. Também, esta escolha foi feita em virtude de os textos literários serem tão propícios e enriquecedores para as crianças, porque neles a leitura deverá ser uma constante no cotidiano escolar, já que são fundamentais na formação do espírito crítico, criativo dos alunos e propiciam o desenvolvimento de habilidades para o domínio da língua no mundo atual, sendo necessário para formar leitores competentes, alfabetizados e letrados.

Objetivo Geral:

Demonstrar a Diversidade Étnica Brasileira, através da literatura infantil, por intermédio do Cordel e da Xilogravura;

Objetivos Específicos:Despertar o prazer pela literatura, através da escuta de obras daliteratura infantil de boa qualidade, repertoriando melhor oseducandos, mostrando a eles as diversas culturas presentes emnosso País;Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para aconsciência étnico-racial no meio escolar, para que os alunosrespeitem o outro e a si mesmo, valorizando a diversidadesociocultural e a convivência pacífica e livre de conflitos entre osmesmos.

Desenvolvimento:

Roda de conversa e de Apreciação Literária;Leituras compartilhadas de contos, lendas, cordéis, e outros, através de vários portadores textuais; Criação do “O Cantinho da Leitura”;Leituras silenciosas;Leitura dramatizada;Debates, relatos orais;Recontos; Reescrita e confecção do Livrinho de contos, pequenos cordéis e dos cartazes com as xilogravuras.

Metodologia

Metodologia:

Pesquisa bibliográfica extensa;- Levantamento dos conhecimentos prévios;- Roda de contação de histórias;- Leitura, discussão, interpretação e criticidade;- Leituras compartilhadas de contos, lendas, cordéis e demais gêneros textuais;- Criação do "Cantinho da Leitura";- Momentos de pseudo-leituras;- Dramatização das leituras;- Debates;- Confecção de um livro de contos, recontos e reescritas ilustradas.

Recursos Utilizados:

Livros, Cordéis, revistas, jornais, panfletos, CD,DVD, internet, rádio, TV, câmera fotográfica,papéis diversos,, lápis, pincéis, tinta, canetas,sucatas de bandejas isopor, tesoura, cola, EVA,bichos de pelúcia, etc.

Registros:

Registros:

Registros:

Registros:

Registros:

Registros:

Registros:

Resultados:

Os objetivos foram alcançados, pois a porta de entrada para que os alunos encontrassem na leitura uma fonte de entretenimento e prazer, deu-se através da própria leitura diária como um ato prazeroso, significativo, real e importante para a cidadania.Como resultado constatou-se o avanço na aprendizagem, através do ato de se tornar um leitor competente, crítico, criativo e, sobretudo, um ser livre de preconceitos discriminatórios, tão prejudiciais à convivência escolar e à própria sociedade.As letras são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro. “QUEM LÊ VIAJA!”. QUEM LÊ CRESCE, APRENDE A CONVIVER MELHOR COM A DIVERSIDADE CULTURAL TÃO PRESENTE EM NOSSO BRASIL.

Conclusões:

Na realização deste projeto, foi possível observar que todos os envolvidos (alunos, professores, comunidade escolar, gestores e parceiras) saíram ganhando, pois, ensinamos e aprendemos juntos. O Maravilhoso mundo dos Contos da Literatura Infantil, dos Cordéis e a deliciosa arte de contar histórias, nos trouxeram resgates inesquecíveis, fazendo a infância ressurgir em todos.E o trabalho com a Diversidade Cultural uniu alunos vindos dos quatro cantos do País para a nossa Escola, acabando com as divergências e os conflitos entre os alunos devido ao preconceito e à falta de respeito pelo “DIFERENTE”.

top related