trabalhadores de lá e de cá - gefa · tos, atílio primo, francisco de assis, joão baptista...

Post on 18-Jan-2019

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O tempo e o lugar dos estudosO Grupo Espírita Francisco de As-

sis cumpre uma função importante no Movimento Espírita de Campos por oferecer diversas oportunidades de estudo da doutrina. Mas até o ano de 1963 era bem diferente. Como lembra o companheiro Carlos Roberto Pes-sanha, quem quisesse estudar tinha

de se deslocar até o Grupo Espírita Severino Rosa, onde a atividade era conduzida pelo veterano orador Ra-miro Viana.

Foi então que Atílio Primo, diri-gente das reuniões públicas de do-mingo no GEFA, resolveu estabele-cer a primeira turma de estudiosos

da doutrina aos sábados, dando iní-cio a uma trajetória sem volta. Hoje o grupo se destaca pela visível in-clinação para a análise aprofunda-da do Evangelho e do Espiritismo. Mas é interessante observar que já tinham se passado mais de 30 anos desde sua fundação...

Nos primeiros 45 anos do GEFA, tempo em que trabalhou a notável mé-dium Lili Freitas, o trabalho espiritual contava com o apoio fraterno dos espí-ritos Tereza (direção/supervisão geral), Itaquara (orientação da médium e das reuniões) e os auxiliares Canagé e José Caçador (este último, espírito de gran-de experiência no auxílio a desencar-nados sofredores). Icléia era uma das comunicantes e Antônio de Aquino um nome constantemente citado pelo orientador.

Entre os trabalhadores encarnados que atuavam nas décadas de 60 e 70,

podem ser citados os seguintes com-panheiros: Sabino Francisco dos San-tos, Atílio Primo, Francisco de Assis, João Baptista Braga, Ana e Maria da Penha Araújo, Amaro Cordeiro, Vanderley Pinto, Abelardo Amorim, Joãozinho Sá Fonseca, Almir Quite-te de Lima, Lélio Siqueira, Rossini França, Oswaldo de Albuquerque, Antonio Sarlo, Saide Daher Costa, Leda Maura, Manoel Azevedo Go-mes, Creusa Pontes, Maria Luiza Bil-lot, Dilson Chami, Celso Albuquerque, Vilian de Sousa, Pedro Almada e Edi-no Gomes Rangel.

Trabalhadores de lá e de cá

INFORMATIVO DO gRupO espíRITA FRANCIsCO De AssIs l CAMpOs DOs gOYTACAZes-RJ l Nº 3 l OuTubRO De 2015

Tereza

Trovador de Deus

Coluna José Brasil de Poesia

Mensagem dos amigos espirituais

Numa incrédula Assis, berço natal, o noivo da pobreza despontou. Aos bens materiais renunciou, pela glória da vida espiritual.

Fez do Evangelho a fonte mais sublime da suprema lição da caridade. E ao se dar à virtude da bondade semeou a palavra que redime.

Sendo de Deus, na Terra, o trovador, viu na mãe Natureza o maior bem, pois todos os tesouros dela vêm para a partilha irmã, com todo amor.

Modelo de valores, que enternece, Francisco nos deixou como legados o perdão que nos torna perdoados e o instrumento de paz de sua prece.

Vilmar Rangel (sob o pseudônimo “Semeador”)

Sementeiras sem contaJá fizeste a conta, algum dia, do bem que plantaste ou da chuva de espinhos que derramaste?Por alguma vez mediste quantos foram os vinténs doados, os sorrisos distribuídos, as consolações ofertadas?Mediste ainda o quanto recebeste?Calculaste o quanto conseguiste ser fiel a Deus e o quanto caíste nas tentações de teus próprios pensamentos?Não! Ainda que tivesses tentado, certamente não te seria possível mensurar, na caminhada, a quantidade de passos dados. Nem te seria útil fazê-lo, uma vez que muito mais vale vislumbrar as grandes conquistas que te aguardam do que contemplar o passado que deixaste.O céu anunciado por nosso Mestre Jesus não pressupõe enumeração de fatos nem contabilidade de vitórias. A todos nós foi indicado o caminho: cada um escolhe, a seu tempo e seu alvitre, onde e quando plantar a semente.Esperamos então, companheiros queridos, que os frutos da semeadura do Cristo possam produzir, em nossos corações determinados, valiosos ensinamentos a nos marcar os passos na estrada da vida.A nós, do lado de cá, cabe tão somente vibrar, afetuosamente vibrar, para que este plantio comece e seja próspero, contribuindo enfim na grande seara do nosso Divino Criador.Afetuoso abraço.

Um espírito amigo(Mensagem recebida no GEFA em 27-04-2015)

Reuniões públicas (com passes)•Domingo, 9h•Terça-feira, 20h•Quarta-feira, 16h

Estudos doutrinários•Segunda-feira, 19h30•Terça-feira, 18h30

Educação espírita infanto-juvenil•Domingo, 9h•Terça-feira, 20h

Clube de Gestantes•Quarta-feira, 14h

Livraria e biblioteca•Domingo, 9h•Terça-feira, 20h

Reunião de tratamento•Terça-feira, 19h30

Reunião de doutrinação espiritual (privativa)•Quinta-feira, 20h

Projeto CANOA•Segunda a sexta-feira

Albergue Francisco de Assis•Diariamente

ATIVIDADES DO G. E. FRANCISCO DE ASSIS

A livraria do grupo leva o nome de Livraria Denise. É uma homena-gem ao espírito de mesmo nome, que na última existência foi filha de D. Vilma. Denise desencarnou em 1969 com três anos e meio de idade – e al-gum tempo depois passou a transmi-tir, por intermédio da mediunidade da mãe, mensagens musicais utiliza-das para canto coral.

Até o final dos anos 1970, os homens e as mulheres sentavam-se em lados opostos no salão principal do GEFA. Conta-se que, certa feita, o “fiscal de sa-lão” (existia essa função), que era o confrade João Baptista Braga, encontrou alguém de cabelos lon-gos sentado “do lado errado”, ou seja, do lado masculino. Quando chegou perto, para pedir que a pessoa trocasse de lado, Seu Bra-ga verificou que era um homem – certamente adepto do estilo hi-ppie, em voga na época. O jeito foi pedir desculpas...

No ano que vem, o Albergue No-turno Francisco de Assis estará com-pletando sete décadas de atividade. Trata-se do serviço assistencial mais antigo ainda em ação em nosso gru-po – e vale a pena conhecê-lo melhor.

Homens lá, mulheres cá

A sigla CANOA, usada para de-signar o projeto que recebe e orien-ta artisticamente crianças e adoles-centes em nosso grupo, quer dizer “Conquistando Artistas Novos Os-waldo de Albuquerque”. Trata-se de uma homenagem ao antigo pre-sidente da Casa, já desencarnado, que sempre se mostrou muito dedi-cado à causa do projeto.

O Albergue faz 70 anos em 2016

CANOA homenageia um ex-presidente

Nossa livraria se chama Denise

você sabia? Dicas literárias

Evolução EspontâneaCom pitadas de humor espiritual e sólidos conhecimentos científicos, Bruce Lipton e Steve Bhaerman apresentam uma versão diferente a respeito da civilização. Ao levarem o leitor para além da análise do colapso das economias ou da existência de religiões inflexíveis, demonstram que o caos nada mais é do que uma etapa natural do processo evolutivo, e não o final trágico de um planeta.

‘O elo perdido entre a vida e a consciência’. É dessa forma que Gregg Braden, autor de “O Código de Deus”, define a obra, em que o cientista norte-americano Bruce Lipton explica não apenas como todas as células do corpo são influenciadas pelo pensamento, mas também comprova a reencarnação. A experiência de Lipton na condição de professor universitário o gabaritou a expor seus próprios conhecimentos de forma simples e direta.

A Biologia da Crença

Nos dias 3 e 4 de outubro, em comemoração pelos 85 anos do GEFA, receberemos a visita do confrade Eliomar Borgo Cypriano, da Sociedade Praiana de Estudos Espíritas (Vitória-ES). No sábado (dia 3), às 16h, acontece o Seminário “Causas espirituais dos transtornos mentais e emocionais”. No domingo (dia 4), às 9h, o tema será “Energia mental e autocura”.

Estão sendo preparadas com carinho as apresentações das crianças e adolescentes do Projeto CANOA para este ano: “O Mundo Encantado de Walt Disney” (19 de outubro, às 20h30, no Teatro Trianon) e “Festa de Arromba” (18 de novembro, às 20h30, também no Trianon). Em tempo: o Projeto CANOA recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Campos, por iniciativa da vereadora Maria Auxiliadora Freitas de Souza.

Teve início no mês de agosto, no Salão Itaquara, a mostra mensal de vídeos com palestras do juiz Haroldo Dutra Dias. Os trabalhos, coordenados pela companheira Cláudia Seixas, acontecerão sempre no último sábado de cada mês.

O médico Henrique Amorim Fernandes está na coordenação da Associação Médico-Espírita de Campos (AME-Campos), que teve sua primeira reunião no dia 28 de agosto, na Liga Espírita de Campos. Podem participar os profissionais espíritas da área de saúde, bem como membros da comunidade espírita local interessados nas ações de integração entre saúde e espiritualidade.

O Chocolate Fraterno e a Rancheirada de São Pedro de 2015 mais uma vez foram sucesso em socialização e em resultado financeiro. Estão de parabéns as equipes coordenadas este ano pela companheira Jamira Henrique Nunes da Cruz, que substituiu nossa querida Terezinha nos dois eventos.

Uma equipe boa de trabalho

Projeto CANOA em dois espetáculos

Bem-vindo, Eliomar Borgo Cypriano!

Associação Médico-EspíritaEncontros com

Haroldo Dutra

Os trabalhadores da casa estão preparando o Encontro da Família, que acontecerá na tarde do dia 17 de outubro, dentro das comemorações pelos 85 anos do GEFA. Haverá direcionamento para grupos de interesse e várias outras atividades relativas ao tema, contemplando todas as idades. As inscrições estão abertas!

I Encontro da Família dia 17

Notícias franciscanas

Como cooperar com o GEFA1. Apresentando-se como voluntário para os serviços prestados pela Casa (doutrinários e assistenciais).2. Doando roupas, brinquedos, artigos de limpeza ou alimentos (consulte as necessidades pelo telefone 2722-2161).3. Participando dos eventos beneficentes organizados pela Casa.4. Apadrinhando uma criança ou adolescente participante do Projeto CANOA.5. Tornando-se colaborador regular da Casa (contribuições mensais).6. Depositando sua contribuição no Banco do Brasil (conta corrente n° 19512-X, Agência 0005-1)

top related