sos alviela reabilitar - apambiente.pt · 2012. 7. 19. · sos alviela reabilitar iniciativa...

Post on 31-Aug-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SOS Alviela ReabilitarIniciativa envolve a Câmara Municipal de Santarém, ARH do Tejo, SEPNA, população e comunidade científica em torno da reabilitação do rio e preservação da biodiversidade

A Câmara Municipal de Santarém lançou no passado dia 29 de Setembro a terceira fase do projeto SOS Alviela, dedicada à reabilitação do rio.

Na sessão, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, esteve presente Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Luisa Féria, Vereadora com o pelouro da Protecção Ambiental e Manuel Lacerda, Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH do Tejo). Ainda por parte da ARH do Tejo, a Eng.ª Inês Trindade apresentou o ponto de situação dos projectos englobados no Protocolo celebrado entre o Instituto da Água, a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, a Câmara Municipal de Alcanena e a Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA).

No seguimento da apresentação da iniciativa, Francisco Moita Flores relembrou que havia a necessidade de se conjugarem esforços no sentido de articulação das entidades com competência na gestão dos Recursos Hídricos, sublinhando que a evolução do SOS Alviela documenta a importância e o sucesso da cooperação das várias instituições e da aplicação do conhecimento científico aos casos reais. Lembrando a mortandade de peixes ocorrida em 2008, que desencadeou o projeto SOS Alviela, Maria João Cardoso sublinhou que hoje existem 1500 pessoas envolvidas na adoção de 10 troços de rio. Manuel Lacerda destacou a importância do projecto-piloto da Bacia do Alviela que a ARH Tejo se encontra a desenvolver no contexto dos Planos de Gestão de Região Hidrográfica, também em elaboração, ao abrigo da Diretiva Quadro da Água.

Na cerimónia foi assinado um protocolo com a Universidade de Évora que visa a valorização e preservação dos ecossistemas naturais, formalizando uma parceria que se tem vindo a desenvolver. O projecto visa salvar as espécies autóctones existentes no rio, sobretudo a boga portuguesa, inscrita no livro vermelho das espécies em risco e que uma investigação realizada em Agosto comprovou existirem no rio.

Intervenção de Manuel Lacerda, Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Tejo

Intervenção de Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém

Sessão de apresentação do projecto no Salão Nobre dos Paços do Concelho

top related