sociologia: módulo 13 (atividades)

Post on 21-Feb-2017

6.549 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SOCIOLOGIAMódulo 13

PROF. BIDU

GLOBALIZAÇÃO

2

• O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional.

guiadicas.com

Este pode ser um retrato da globalização

https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Algumas das principais características da Globalização1) mundialização da economia;2) fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes;3) desconcentração do aparelho estatal;4) expansão de um direito paralelo ao Estado;5) internacionalização do Estado; e,6) desterritorialização e reogarnização do espaço de produção.

cienciasociologia.blogspot.com

Segundo Anthony Giddens:

É errado pensar que a globalização afeta unicamente os grandes sistemas, como a ordem financeira mundial. A globalização não diz respeito apenas ao que está “lá fora”, afastado e muito distante do indivíduo. É também um fenômeno que se dá “aqui dentro”, influenciando aspectos íntimos e pessoais de nossas vidas. O debate sobre valores familiares que está se desenvolvendo em vários países, por exemplo, poderia parecer muito distanciado de influências globalizantes. Mas não é. Sistemas tradicionais de família estão começando a ser transformados, ou estão sob tensão, especialmente à medida que as mulheres reivindicam maior igualdade. Até onde sabemos pelo registro histórico, jamais houve antes uma sociedade em que as mulheres fossem sequer aproximadamente iguais aos homens. Esta é uma revolução verdadeiramente global da vida cotidiana, cujas consequências estão sendo sentidas no mundo todo, em esferas que vão do trabalho à política.

Cerca de 20.000 policiais patrulhavam a cidade italiana de Gênova e seus arredores enquanto cerca de 50.000 pessoas realizavam nesta quinta-feira, às véspera do início da cúpula do Grupo dos Oito (G-8), o primeiro de uma série de protestos contra a globalização e de maneira geral contra políticas do Primeiro Mundo em relação aos países pobres.

PÁGINA 109

Sobre o tema tratado pela notícia acima, assinale o que for correto.

1.Os movimentos sociais contrários à globalização têm uma única reivindicação: que os governos dos países desenvolvidos impeçam a entrada e a permanência de imigrantes pobres vindos dos países periféricos em busca de emprego e de melhores condições de vida.02. Embora a globalização tenha-se acentuado nas últimas décadas, várias análises sobre o capitalismo apontam que ele tendia àquele fenômeno desde a sua origem.04. Organismos internacionais como o G-8, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial de Comércio (OMC) têm acumulado poder para induzir, bloquear ou reorientar políticas econômicas nacionais.

08. O processo de globalização valoriza e promove a circulação de ideias e de informações em escala mundial. Entretanto, esse fato não significou o fim das culturas e dos conhecimentos locais ou liquidou as individualidades regionais ou religiosas.16. Muitos críticos da globalização são contrários ao seu caráter “neoliberal”. Eles afirmam que, diferentemente do liberalismo clássico do século XIX, o neoliberalismo reduz os lucros das elites econômicas.

Leia o texto a seguir:

Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os Estados Nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam – ou tendem a formar – um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação.

De acordo com o texto, é correto afirmar:

A. Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.

B. A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.C. Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.D. Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.E. Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.

EXTRA:

Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro:A sociedade globalAs pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.Suponhamos que você vá com seus amigos comer big mac e tomar coca-cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes.Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.

Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História, marque a resposta correta.

A. O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.B. A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.C. A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista.D. O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.E. Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.

top related