sistemas de informação - faveni - prof. evaldo wolkers - aula 2

Post on 19-Jul-2015

334 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sistemas de Informação

5° Período

Administração e

Ciências Contábeis

Aula 2

Professor: Evaldo Wolkers

Hardware

O que éHardware?

Hardware

Hardware é a parte física do computador, a parte em que podemos tocar, ou seja, são todos dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento das informações.

Hardware

Software

O que éSoftware?

Software

Software é a parte lógica do computador, são os sistemas nele executados.É um conjunto de instruções lógicas, desenvolvidas em linguagem específica, que permite ao computador realizar as mais variadas tarefas do dia-a-dia de empresas, profissionais de diversas áreas e usuários em geral (CIADOSOFTWARE, 2014). Sem software, um computador é basicamente um inútil amontoado de metal. Com software, um computador pode armazenar, processar e recuperar informações, exibir documentos multimídia, pesquisar na Internet e envolver-se em muitas outras importantes atividades que justificam seu valor (TANENBAUM, 2000, p17).

Categorias de Software

Categoriasde Software

Sistemas Operacionais

Segundo Tanenbaum (TANENBAUM, 2000, p19), o Sistema Operacional executa basicamente duas funções:

Sistemas Operacionais

a) Ser uma extensão da máquina física, trabalhando diretamente com o hardware para que o programador não necessite realizar este trabalho, por exemplo, na hora de gravar arquivos em disco, o programador não precisa saber como o disco funciona, basta solicitar ao S.O. a gravação de tal arquivo.

b) Ser um gerenciador de recursos controlando processadores, memória, impressoras e diversos outros dispositivos. Por exemplo, quando vários usuários solicitam a impressão de documentos simultaneamente, o S.O. controla esta operação para que um documento somente seja impresso quando outro terminar.

Sistemas Operacionais Servidores

Em informática, um servidor é um sistema informático que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acedem aos serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância.

(PRADIGITAL, 2014).

Sistemas Operacionais Servidores

Servidor

Clientes

Sistemas Operacionais Servidores

Sistemas Operacionais Servidores

Red Hat Enterprise Linux

Sistemas Operacionais Servidores

Debian

Sistemas Operacionais Servidores

Windows Server 2012

Sistemas Operacionais Desktops

Windows 8

Sistemas Operacionais Desktops

MacOS X

Sistemas Operacionais Desktops

Ubuntu Linux

Distribuições Linux

Uma Distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel (núcleo) do sistema operacional.

O Linux, na realidade, é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Isto significa que todas as distribuições usam o mesmo kernel, mas podem acoplar diversos aplicativos de acordo com o objetivo do seu mantenedor.

O Linux é um sistema operacional "Unix-like", ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (multitarefa e multiusuário).

Uma distribuição Linux pode ser comercial ou não comercial. No primeiro caso, o usuário paga pelo sistema e recebe suporte técnico. No segundo caso, não há qualquer cobrança pelo uso do sistema, basta o usuário fazer o download na Internet. Como não há suporte técnico, o usuário deverá tentar resolver os problemas que ocorrerem através das listas de discussão da correspondente distribuição (UNIRIOTEC, 2014).

Ambientes Gráficos Linux

Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operacional pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce, Mint e Cinnamon terem ganhado ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre para escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles (PPLWARE, 2014).

Ambientes Gráficos Linux

Gnome

Ambientes Gráficos Linux

KDE Desktop

Ambientes Gráficos Linux

LXDE

Ambientes Gráficos Linux

XFCE

Aplicativos

O objetivo do software aplicativo é auxiliar o usuário a desempenhar uma tarefa específica.

Aplicativos

Processadoresde Texto

Aplicativos

Processadores de Texto - Microsoft Word

Aplicativos

Processadores de Texto – OpenOffice Writer

Aplicativos

Planilhas deCálculo

Aplicativos

Planilhas de Cálculo – Microsoft Excel

Aplicativos

Planilhas de Cálculo – OpenOffice Calc

Aplicativos

Software para Apresentações

Aplicativos

Apresentações – Microsoft PowerPoint

Aplicativos

Apresentações – OpenOffice Impress

Aplicativos

Aplicativos para Banco de Dados

Aplicativos

Banco de Dados – Microsoft Access

Aplicativos

Banco de Dados – OpenOffice Base

Utilitários

Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operacional, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação.A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados (WIKIPEDIA, 2014c).

Utilitários

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.Não necessariamente estes produtos são pagos, e também não existe relação entre custo e eficiência, exemplo disso é o Active Virus Shield, muito usado atualmente e que possui versão gratuita. O segredo do antivírus é mantê-lo atualizado, e essa é uma tarefa que a maioria deles já faz automaticamente, para isso basta estar conectado à Internet para que a atualização seja realizada (SAFETECH, 2014).

Antivírus

Utilitários

Resultado de teste de proteção com os

principais anti-vírus de Março

2014

Utilitários

Compactadores de Arquivos

Compactadores são programas que diminuem o tamanho de um arquivo (ou arquivos) através da

substituição de caracteres repetidos.

Utilitários

Compactadores - Winzip

Utilitários

Compactadores - Winrar

Utilitários

Compactadores – 7-Zip

Utilitários

Compactação comTar e gzip

Introdução

Ao final da Aula devemos saber responder as seguintes questões:

The End

top related