rio cuiabá - ieda

Post on 29-Jul-2015

60 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

GEOPOÉTICA

Aula de campo: Praia da VeredaRio Cuiabá

Santo Antonio do Leverger

Professor Dr. Pierre GirardMestranda Ieda Terezinha Domingues

Saindo da cidade se percebe que o tempo está fechando demonstrando que logo vai chover e que não será uma chuva rápida, como muitas vezes acontece nessa época do ano.

Chegando no destino, se vê a praia, o rio Cuiabá e chuva... Chuva que insiste em ficar, mas não tira a beleza do momento, ao contrário, deixa o passeio mais agradável, a temperatura está amena, o verde da vegetação fica mais exuberante.

O grupo se dispersa, cada um procurando a sua maneira de absorver aquele momento, aquele lugar.

Enquanto uns se abrigam da chuva embaixo da choupana, outros criam coragem e saem procurando materiais, os melhores ângulos para as fotos ou simplesmente absorvendo o que estão vislumbrando.

A paisagem pode ser exuberante, se você assim a sentir... e tem muita coisa para observar!

Aqui tem flores!...

(...) muitas flores, de todas as cores,

.

(...) vegetação rasteira, arbustiva, em volta do rio, entremeando na areia e a mais ou menos, cinquenta metros, a mata ciliar.

Mais uma vez, se observa a diversidade de espécies do cerrado, que só perde para a mata atlântica.

Nas árvores também, há flores...

O rio apesar da interferência que vem sofrendo e com mais agressividade nos últimos anos, devido à intensa urbanização da "baixada cuiabana", apresenta sua riqueza. Pois, a presenças de várias espécies de pássaros demonstra que ali tem alimento para eles.

Borboletas, abelhas, besouros, gafanhotos, formigas...rãs, calangos.

Fotos, muitas fotos, aproveitando o vôo dos pássaros, o colorido das flores, a paisagem...

...e um momento de pausa para observar o rio, seu movimento, a erosão que provoca de um lado e a deposição no outro, formando seus meandros ao longo do percurso...

(...) um olhar com mais atenção no entorno, até onde a vista alcança.

Animais domésticos devem viver neste local e como nós fizemos, aproveitam o abrigo da choupana para se proteger da chuva ou então do sol quente...

(...) pela profusão de sinais que deixam no local.

Em contraste com o passeio ao morro Santo Antonio, onde o céu era de um azul intenso, aqui está todo cinza e assim vai continuar por um bom tempo, pois a chuva persiste..o melhor a fazer...retornar!

top related