revista cdl santos 09

Post on 05-Aug-2016

218 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

“CDL Santos Em Revista” é uma publicação bimestral da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos (SP). cdlsantos.com - Edição 09.

TRANSCRIPT

Santos AcessívelPágina 05

Página 03

Solidariedade por meio do olhar, com Fatima Alves

Ping Pong

Página 04

Conheça os novos serviços disponíveis na CDL Santos

SPC Brasil

O informativo do lojista santistaNúmero 09 Ano 03 Maio e Junho - 2016

Em Revista

Foto

: Pre

feitu

ra M

unic

ipal

de

San

tos

“CDL Santos Em Revista” é uma publicação bi-mestral da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos. cdlsantos.comPraça Mauá, 42 - 7º andar - Santos (SP)(13) 3219-2626 - contato@cdlsantos.comJornalista responsável: Cláudia Busto - MTB 60122/SP - Manacá Comunicação

Anuncie na “CDL Santos Em Revista”(13) 3219-2626

Qualquer artigo ou matériacontidos no “CDL Santos Em Revista”

poderáser publicada em outros veículosdesde que seja citada a fonte.

Camilo Rey AndújarPresidente

Seguindo em frente!

A CDL Santos é uma entidade pujan-te, engajada pela causa lojista e eu ain-da estou me acostumando com tantos compromissos e eventos, que buscam a maior e melhor representatividade do lojista na sociedade.

Em um desses encontros eu partici-pei de um treinamento para os novos serviços disponibilizados pelo SPC Bra-sil e que vamos disponibilizar a partir de julho deste ano, em nossa sede. Trata--se do SPC Cartórios, que atenderá di-versas demandas do consumidor e dos lojistas associados ou não.

O SPC Cartório gerará receita para a CDL Santos, impacta positivamente na vida dos lojistas e do consumidor, além de poder reposicionar a nossa marca, como uma organização que serve a so-ciedade com serviços fundamentais. Na página quatro tem uma matéria muito interessante, com todos os detalhes.

A capa do CDL em Revista é do projeto da Prefeitura, “Santos Aces-sível”, que estimula a adaptação das lojas da cidade para atender a um pú-blico consumidor específico: as pes-soas com deficiência. A ideia do po-der público é bastante interessante, a cada adaptação o estabelecimento ganha um selo e as lojas participan-tes serão divulgadas por meio de um site. A página cinco tem uma matéria explicando tudo.

Estamos vivendo momentos de pouquíssima previsibilidade no merca-do, mas a CDL Santos tem trabalhado incessantemente para que tenhamos o peso devido nas decisões das políticas públicas inerentes a nossa atividade.

Como diz o hino da Nação Lojista: “Lojista é ser assim, agir e lutar, reagir e vencer, construir, trabalhar”. Vamos seguir trabalhando firme, tendo a cer-teza que essa crise econômica vai pas-sar. Lojista, some com a CDL Santos! Boa leitura e contem comigo!

Edito

rial

Expediente

Definidos os palestrantes da 40ª Convenção dos lojistas de São Paulo

Certificado Digital pode ser emitido na sede da CDL Santos

02

A CDL Santos fechou recentemente um convênio com a AR ALPAC, empresa credenciada pelo governo para atuar na emissão de certificados. A partir de ago-ra esclarecimentos e a própria emissão do certificado digital poderá ser feito na própria sede da Câmara, na Praça Mauá, 42 / 7º andar, no Centro de Santos. Os associados da CDL Santos têm desconto no próprio certificado e nos equipamen-tos, como as leitoras, por exemplo.

“Hoje a certificação digital é uma exi-gência do governo e o serviço foi terceiri-zado para poucas empresas habilitadas,

Mural

Convenções

sendo a nossa uma delas. A Certificação digital é o futuro, por isso estamos pre-parados e estruturados para atender às empresas de Santos”, explica a gestora da AR ALPAC, Creusa Celestino.

De acordo com o perfil do cliente, é possível escolher entre diferentes tipos de certificados: um instalado no compu-tador, outro que vem com a leitora e o cartão e outro na forma de token. Pode ter validade de um ano ou de três anos, tendo um custo que varia de R$ 200 a R$ 500. Os interessados devem ligar para a CDL Santos pelo número (13) 3219-2030.

A 40ª Convenção dos lojistas do Estado de São Paulo será realizada em Águas de Lindoia, entre os dias 26 e 28 de agosto, en-tre as principais atrações do evento estão as palestras para os participantes. Os dois nomes confirmados são Samy Dana e Cló-vis de Barros Filho.

O economista Samy Dana é Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia, professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV e comenta-rista em diversos veículos de comunicação.

O professor Clóvis de Barros Filho é Doutor e Livre-Docente pela Escola de Co-municações e Artes da USP e, atualmente, um dos mais requisitados palestrantes do País, com o tema “Ética”. Também atua no mundo corporativo desde 2005, por meio de seu escritório, o Espaço Ética.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: contato@cdlsantos.com ou pelo telefone (13) 3219-2626. As novas inscrições estão sendo encaminhadas para o Grande Hotel Glória, que é muito próximo ao cen-tro de convenções.

Foto

: CD

L S

anto

s

Foto

: AR

ALP

AC

Empreendedora desde criança, Fatima Alves transformou o sucesso em solidariedade Pi

ng P

ong

Com 15 anos de história, as lojas Donna Ótica são a re-presentação da história de sucesso de uma menina empre-endedora de sete anos e que hoje compartilha o bem estar social com o projeto Olhar Solidário, que atende pessoas de baixa renda em toda Baixada Santista e conta com ação de clientes, lojistas e profissionais liberais.

Nesta edição, a CDL em Revista entrevistou a ideali-zadora do projeto e proprietária da Donna Ótica, Fatima Alves. Ela acredita na representatividade da CDL e na im-portância da união dos lojistas, para que diversas ações sejam desenvolvidas para o bem do comércio de Santos e da sociedade santista.

Perfil Fatima AlvesIdade: 57 anosFormação: técnica em contabi-lidade, optometria e graduada em Administração de EmpresasEmpresária há: 31 anos, sendo 15 anos de Donna ÓticaEstado Civil: CasadaNatural de: Oswaldo Cruz- SPHobby: Cinema e teatro

03

O que a levou ser uma empresária no ramo da ótica?

Iniciei meu trabalho no ramo ótico aos 13 anos de idade, meu mentor foi o Sr. Car-los Lambert, das Óticas Lambert.

Você já trabalhou em outros negócios?A minha primeira empreitada como

empresária iniciou aos sete anos de idade. Eu ajudava minha mãe a fazer faxina e co-nheci uma senhora que reunia pessoas na casa dela para vender potes e utensílios de casa e cozinha, peguei um catálogo de demonstração e pedi para meu tio me ins-crever como revendedora. Comecei minha primeira empresa organizando chá entre mulheres em minha casa, com a ajuda de minha avó. Eu convidava a vizinhança e era um sucesso de vendas. Depois de algum tempo, agregamos a venda de roupas, e minha mãe aderiu à nossa ideia, abando-nando as faxinas.

Sabe-se que além de necessário para a saúde das vistas o seu produto hoje está em destaque no ramo da moda e acessó-rios. Como você avalia o seu mercado atu-al e quais as melhores ferramentas para atrair o seu público?

Quando iniciei no ramo ótico era mui-to difícil vender óculos, eles eram feios, pesados e ninguém queria usar. Hoje eles são lindos, com o advento dos grandes fi-gurinistas assinarem marcas renomadas, os óculos viraram acessórios, sejam eles solares ou receituários. Óculos da tanta propriedade a formação de um look, que as pessoas usam mesmo sem precisar de grau. Só pra fazer um charme. Além disto, a tecnologia empregada é de ponta e dos mais diversos materiais, como metal, tita-nium, madeira, acetato, zilo, optyl e fibra de carbono, tornando-os mais leves e con-fortáveis. Como em todo negócio tem seus altos e baixos, atualmente, com a concor-rência acirrada e a fabricação desenvolvida

com muito mais tecnologia, a lucratividade diminuiu e, com isso, precisamos sempre cativar os clientes com bons produtos e óti-mo atendimento nas lojas.

O projeto Olhar Solidário surgiu de uma ideia sua para aliar descontos aos clientes à doação. Como essa ideia des-pertou? Após quatro campanhas, quantas pessoas vocês já conseguiram atender?

Nesses quatro anos já entregamos mais de 500 óculos. Eu sempre ajudei as pesso-as mais necessitadas doando óculos aqui e ali. Porém, queria algo maior, e assim tive a ideia de fazer com que o cliente na compra de óculos novo, doasse o antigo para uma pessoa carente. Para incentivar a doação dava a eles um bom desconto. A campanha fez tanto sucesso, que em pouco tempo já obtive parceiros pra doação de lentes e mé-dicos que se engajaram na campanha doan-do a consulta. Tudo isso é muito gratificante, pois cada ano que passa estamos amplian-do o número de doações e em breve tere-mos mais novidades dentro deste projeto.

O projeto Olhar Solidário 2016 tem como objetivo entregar cerca de 300 ócu-los para pessoas carentes, por meio dos Fundos Sociais de Solidariedade de San-tos e de Praia Grande. Além das armações e lentes, tem a grande parceria com os médicos oftalmologistas, que doam con-sultas para este projeto. Entre os parcei-ros estão o Dr. Eduardo Paulino e a equi-pe do Instituto Eduardo Paulino, o Dr. Rogerio Moreira, a Dra. Alessandra Alem Mazukato, a Dra. Márcia Yumi Sakamoto Queiroz e o Dr. Antônio Carlos Queiroz.

Para a população participar basta en-tregar óculos, lentes ou armações que não usam mais nas lojas Donna Ótica, na Praça da Independência, no Shopping Parque Balneário ou Beatrix Boulevard em Praia. Mais informações facebook.com/Olhar Solidário, nos telefones (13) 3289-1638 e (13) 9156-9313 (whatsApp). Estes óculos ficarão novinhos em um rosto de uma pessoa carente. O proje-to tem parceria e apoio do Rotary Clube Santos Boqueirão.

Foto

: CD

L S

anto

s

CDL Santos apresenta novos serviços do SPC Brasil aos lojistasSP

C Bra

sil

Com o objetivo de ampliar os serviços prestados aos seus associados a CDL Santos capacitou a sua equipe em parceria com a Federação as Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP (FCDL –SP) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para ofere-cer novos serviços aos lojistas da Cidade.

As novidades oferecidas para esse se-gundo semestre de 2016 tem como des-taque o Serviço de Cartórios Online, o SPC Brasil Cartórios, que tem como objetivo evitar burocracias e facilitar a solicitação de documentos. São 60 tipos de documentos disponibilizados.

Outra novidade para os lojistas de San-tos é o SPC Cobrança Autorizada. O lojista que adquiri o pacote de negativação do

04

SPC Brasil agora poderá autorizar a CDL Santos a negociar e efetuar cobranças em seu nome. Esse serviço agiliza o processo de cobrança e aumenta a possibilidade de recebimento da dívida, diminuindo a ina-dimplência em nosso comércio.

Vale lembrar que os lojistas podem in-dicar a CDL Santos para a realização destes serviços para seus consumidores.

“Acreditamos que os novos serviços além de trazerem mais agilidade para a roti-na dos nossos associados também ampliará a capacidade de atendimento ao consumi-dor final. A parceria com o SPC Brasil ofere-ce sempre um serviço de qualidade de alta tecnologia aos nossos empresários e com isso melhoramos a qualidade do comércio

de Santos”, explicou o presidente da CDL Santos, Camilo Rey Andújar, que participou da capacitação dos novos serviços.

Os serviços de Alertas de Documentos, contra roubo, extravio, e uso indevido de documentos, e Retirada de Passagens no CPF também são serviços que a CDL San-tos passa a disponibilizar, sendo estes últi-mos com acesso gratuito a toda população da Cidade.

Para mais informações sobre esses e to-dos os serviços oferecidos pela CDL Santos acesse o site www.cdlsantos.com, entre em contato pelo telefone (13) 3219-2626, no e-mail: contato@cdlsantos.com, ou vá em nossa sede localizada na Praça Viscon-de de Mauá, n.º 42, sétimo andar.

Veja detalhes de alguns dos documentos mais procurados disponíveis:Tradução juramentadaDocumentos emitidos em

língua estrangeira precisam ter também uma validade oficial no Brasil, por isso, existe a Tradução Juramentada, um documento regulamentado pelo decreto nº 13.609 e que reproduz fielmente o conteúdo do documento original e apenas o acompanha, não faz a substituição.

Certidão de NascimentoA Certidão de Nascimento é

a transcrição integral e completa daquilo que está escrito no livro de registros do cartório, reproduzindo fielmente o que consta ali. Existe também uma versão mais resumida da Certidão de Nascimento, com um resumo dos dados desse registro.

Certidão de CasamentoA Certidão de Casamento é o

documento emitido por um Cartó-rio de Registro Civil que contém os dados relativos à união matrimonial.

BatismoA Certidão de Batismo é forne-

cida após a realização da cerimônia e é um requisito para fazer o casa-mento religioso na igreja católica.

Diploma e Histórico EscolarO diploma é um documento

importante em toda a vida, po-dendo ser solicitado em diversas situações. Atestando a graduação em uma determinada instituição de ensino, como escola, universidade ou instituto politécnico, o Diploma Escolar é a prova de que alguém completou um determinado curso ou recebeu um grau acadêmico.

Autenticação de documentosUma cópia fotográfica de docu-

mento pode ter o mesmo valor do original, por meio de um processo de Autenticação, sendo a prova plena de que a cópia é idêntica ao original.

Histórico de GraduaçãoO Histórico de Graduação é um

documento que informa as ativida-des de ensino cursadas pelo aluno em uma determinada faculdade, constando a grade curricular e as matérias que foram retiradas do currículo atual do curso.

Foto

: sxc

.hu

Vamos nos certificar com o selo “Santos Acessível”

Capa

Cerca de 30% da população de San-tos tem alguma necessidade especial, ou seja, não é mais possível que mais de 120 mil santistas fiquem sem acessi-bilidade aos nossos produtos e estabe-lecimentos comerciais. Além de ser uma obrigatoriedade, após a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em junho 2015, promover a acessibilidade em nossas lojas é tam-bém uma questão social e necessária para atendermos essa boa parcela de nossos clientes.

O regulamento da campanha “San-tos Acessível”, lançada em maio pela Prefeitura de Santos, para nos incentivar a estar em dia com a lei e nossos clien-tes, já está disponível para a consulta no site www.santos.sp.gov.br/santosa-cessivel, onde poderemos também nos inscrever para obter o selo da iniciativa.

Para o cadastro, é preciso acessar o campo ‘Ficha de Inscrição’ e preencher os principais dados da empresa e res-ponder 12 questionamentos, entre eles a existência de banheiros acessíveis, rampas, recursos tecnológicos ou pro-fissionais para atendimento de deficien-tes intelectuais, auditivos ou visuais, en-tre outros, seguindo a legislação. Uma cartilha pode ser acessada no portal para maiores esclarecimentos.

O presidente da CDL Santos, Camilo Rey Andújar, participou do lançamento da campanha que aconteceu no Sindi-cato do Comércio Varejista da Baixada Santista. “A CDL Santos entende a im-portância desta certificação e da divul-gação entre nossos associados. Estare-mos à disposição para atender a todos que tenham dúvidas ou dificuldades em se adequar às necessidades do cadas-tro”, explica o presidente.

Após a inscrição, o estabelecimento será visitado pela comissão formada por representantes da Prefeitura e do Con-

selho dos Direitos da Pessoa com Defici-ência (Condefi). “Será estabelecido um cronograma para verificar se as especifi-cidades de acessibilidade são atendidas ou não. Quando preciso, haverá a indi-cação da adequação necessária para ob-ter o selo”, explica o secretário-adjunto municipal de Defesa da Cidadania, Nico-la Margiotta Jr.

A campanha visa transformar a nossa Cidade em uma referência nacional em acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Esse projeto é muito impor-tante para o comércio, pois consiste em um ranking de estabelecimentos do va-rejo que possuem soluções de acessibi-lidade. O estabelecimento que receber

Selos de certificação dos lojistas no programa “Santos Acessível

mais pontos garante o selo de empresa acessível e, consequentemente, atrairá mais clientes em potencial. A ideia de criar a classificação – além de ampliar a acessibilidade na Cidade – é tornar o selo um atrativo para o comércio.

O coordenador de Defesa de Polí-ticas para Pessoas com Deficiência de Santos, Eduardo Ravasini, entende que a prefeitura está inovando e servirá de exemplo não só para Região, como para todo o Brasil. “O grande diferencial da campanha é mostrar que o deficiente também é um consumidor em potencial para o comércio e isso apesar de óbvio ainda é inovador e necessário para a in-clusão de todos”, comemora Ravasini.

05

Foto

: Pre

feitu

ra M

unic

ipal

de

San

tos

SPC Brasil e Turma da Mônica lançam segunda temporada de quadrinhos Já está nas bancas em todo o Brasil a

segunda temporada dos quadrinhos da Turma da Mônica ensinando noções bási-cas de educação financeira às crianças. O projeto faz parte de uma parceria firmada entre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Mauricio de Sousa Produ-ções, que cedeu os direitos autorais dos personagens.

As historinhas, elaboradas em conjun-to pelo time de educadores financeiros do SPC Brasil e pelos roteiristas da Mauri-cio de Sousa Produções, trazem situações comuns no consumo do dia a dia, como mesada, poupança, consumo consciente e finanças domésticas, para um público que ainda está começando a assimilar a importância do dinheiro. Os quadrinhos serão publicados por um ano em todas as revistinhas da Turma da Mônica comer-cializadas nas bancas de jornal e também estarão disponíveis gratuitamente no site www.meubolsofeliz.com.br.

“A cada dia se torna mais importante passarmos os conceitos básicos sobre a economia para as crianças. Mesmo por-que elas, estão desde pequenas, cons-cientes de sua cidadania. A educação financeira trabalhada para a criança refle-te imediatamente em toda a família. Por isso, essa parceria da Turma da Mônica com o SPC Brasil vem dando frutos e está sendo intensificada nas escolas”, afirma Mauricio de Sousa.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, um dos grandes desa-fios para adaptar o tema ao universo in-fantil é fazer com que os filhos entendam que dinheiro “não dá em árvore”, que as coisas são compradas com o dinheiro que é recebido como esforço do trabalho. “A hora das compras é um bom momento para mostrar que não se pode ter tudo, que as coisas têm preços diferentes e que existe o momento certo para comprá--las”, explica.

SPC

Bra

sil

Associe-se agora a CDL Santos! Entre em contato pelo telefone (13) 3219-2626 ou pelo e-mail contato@cdlsantos.com

06

Cruzadinha: pontos turísticos de Santos!Siga as dicas e complete a cruzadinha.

Vertical1- Teatro charmoso2- Casa de espetáculos no Centro3- Centro nervoso de outro-ra5- Templo do rei do futebol6- Tem um cheiro inconfun-divel

Horizontal4- Marco zero da cidade7- Tem animais e plantas8- Foi invadido por piratas no passado9- Anda devagar para apro-veitar o passeio10- Tem o maior jardim do mundo

Parc

eria

s

Painel de descontos CDL Santos

-30% -20% -10%

A CDL Santos mantém convênios e parcerias, em diferentes segmentos, para oferecer descontos e van-tagens aos seus associados. Confira alguns deles na área da educação e acesse o site cdlsantos.com para ter mais detalhes sobre os descontos ou entre em contato pelo telefone (13) 3219-2626.

07

Confira as respostas na próxima edição.

Valores válidos até 31/08/2016

Micro pigmentação definitivaProfessora Kátia MartinsUnhas (Pé + Mão) - R$ 25,00

Selagem - R$ 70,00

Escova progressiva - R$ 120,00

Mechas - R$ 70,00

Corte cabelo - R$ 20,00

Maquiagem social - R$ 50,00

Sobrancelha limpeza - R$ 20,00

Sobrancelha com hena - R$ 35,00

Telefone: (13) 3221-3159 Rua Paraná, 241 - Santos/SPkatiacienciadabeleza.com.br

katiavilamathias_morais@hotmail.com

Boca R$ 200,00

Contorno dos olhos R$ 180,00

Em até 3X no Cartão

Sobrancelha R$ 250,00

top related