reino das plantas

Post on 14-Jan-2016

34 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

REINO DAS PLANTAS. REINO DAS PLANTAS. AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; SÃO AUTOTRÓFICAS; SEGUNDO HIPÓTESE MAIS ACEITA, ELAS EVOLUIRAM DE ANCESTRAIS PROTISTAS (ALGAS AQUÁTICAS); - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

REINO DAS PLANTASREINO DAS PLANTAS

REINO DAS PLANTASREINO DAS PLANTAS

AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES;EUCARIONTES;

SÃO AUTOTRÓFICAS;SÃO AUTOTRÓFICAS; SEGUNDO HIPÓTESE MAIS ACEITA, ELAS SEGUNDO HIPÓTESE MAIS ACEITA, ELAS

EVOLUIRAM DE ANCESTRAIS PROTISTAS EVOLUIRAM DE ANCESTRAIS PROTISTAS (ALGAS AQUÁTICAS);(ALGAS AQUÁTICAS);

FORAM OBSERVADAS SEMELHANÇAS ENTRE FORAM OBSERVADAS SEMELHANÇAS ENTRE ALGUNS TIPOS DE CLOROFILA QUE EXISTEM ALGUNS TIPOS DE CLOROFILA QUE EXISTEM TANTO NAS ALGAS VERDES COMO NAS TANTO NAS ALGAS VERDES COMO NAS PLANTAS.PLANTAS.

CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTASCLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DAS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS:PLANTAS:

- A CARACTERÍSTICA DA PLANTA SER - A CARACTERÍSTICA DA PLANTA SER VASCULAR OU AVASCULAR, ISTO É, A VASCULAR OU AVASCULAR, ISTO É, A PRESENÇA OU NÃO DE VASOS PRESENÇA OU NÃO DE VASOS CONDUTORES DE SEIVA BRUTA (ÁGUA CONDUTORES DE SEIVA BRUTA (ÁGUA E SAIS MINERAIS) E ELABORADA E SAIS MINERAIS) E ELABORADA (MATÉRIA ORGÂNICA).(MATÉRIA ORGÂNICA).

CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTASCLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS

TER OU NÃO ESTRUTURAS TER OU NÃO ESTRUTURAS REPRODUTORAS (SEMENTE, FRUTO E REPRODUTORAS (SEMENTE, FRUTO E FLOR) OU AUSÊNCIA DELAS.FLOR) OU AUSÊNCIA DELAS.

PLANTAS FANERÓGAMASPLANTAS FANERÓGAMAS

SÃO PLANTAS QUE POSSUEM SÃO PLANTAS QUE POSSUEM SEMENTES;SEMENTES;

POSSUEM RAIZ, CAULE E FOLHAS;POSSUEM RAIZ, CAULE E FOLHAS; ALGUMAS POSSUEM FRUTOS;ALGUMAS POSSUEM FRUTOS; SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS:SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS:- GIMNOSPERMAS;GIMNOSPERMAS;- ANGIOSPERMAS; ANGIOSPERMAS;

PLANTAS CRIPTÓGAMASPLANTAS CRIPTÓGAMAS

PODEM SER AVASCULARES OU PODEM SER AVASCULARES OU VASCULARES;VASCULARES;

NÃO POSSUEM SEMENTES;NÃO POSSUEM SEMENTES; NÃO APRESENTAM FLORES E FRUTOS;NÃO APRESENTAM FLORES E FRUTOS; SÃO CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS:SÃO CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS:- BRIÓFITAS (MUSGOS);BRIÓFITAS (MUSGOS);- PTERIDÓFITAS (SAMAMBAIAS).PTERIDÓFITAS (SAMAMBAIAS).

GIMNOSPERMASGIMNOSPERMAS

SÃO PLANTAS QUE ALCANÇAM SÃO PLANTAS QUE ALCANÇAM GRANDE PORTE;GRANDE PORTE;

VIVEM PREFERENCIALMENTE EM VIVEM PREFERENCIALMENTE EM REGIÕES DE CLIMA FRIO E REGIÕES DE CLIMA FRIO E TEMPERADO;TEMPERADO;

APRESENTAM VASOS CONDUTORES;APRESENTAM VASOS CONDUTORES; EXEMPLO: PINHEIROSEXEMPLO: PINHEIROS

GIMNOSPERMASGIMNOSPERMAS

A DENOMINAÇÃO DE GIMNOSPERMA VEM A DENOMINAÇÃO DE GIMNOSPERMA VEM DO GREGO gymnos, “NU”; sperma ‘SEMENTE”.DO GREGO gymnos, “NU”; sperma ‘SEMENTE”.

AS SEMENTES DAS GIMNOSPERMAS SÃO AS SEMENTES DAS GIMNOSPERMAS SÃO NUAS, POIS NÃO HÁ PRODUÇÃO DE FRUTOS.NUAS, POIS NÃO HÁ PRODUÇÃO DE FRUTOS.

AS SEMENTES ABRIGAM O EMBRIÃO, AS SEMENTES ABRIGAM O EMBRIÃO, GARANTINDO O SEU DESENVOLVIMENTO GARANTINDO O SEU DESENVOLVIMENTO ATÉ O SURGIMENTO DE FOLHAS NOVAS.ATÉ O SURGIMENTO DE FOLHAS NOVAS.

GIMNOSPERMASGIMNOSPERMAS

UMA DAS GRANDES INOVAÇÕES UMA DAS GRANDES INOVAÇÕES REPRODUTIVAS FOI A INDEPENDÊNCIA REPRODUTIVAS FOI A INDEPENDÊNCIA DA ÁGUA PARA REPRODUÇÃO.DA ÁGUA PARA REPRODUÇÃO.

CICLO REPRODUTIVOCICLO REPRODUTIVO

PODEM APRESENTAR INDIVÍDUOS DE PODEM APRESENTAR INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES SEPARADAS OU NÃO ESPÉCIES SEPARADAS OU NÃO (HERMAFRODITAS).(HERMAFRODITAS).

AS ESTRUTURAS REPRODUTIVAS SÃO AS ESTRUTURAS REPRODUTIVAS SÃO CHAMADAS DE ESTRÓBILOS.CHAMADAS DE ESTRÓBILOS.

OS ESTRÓBILOS MASCULINOS OS ESTRÓBILOS MASCULINOS PRODUZEM O GRÃO DE PÓLEN.PRODUZEM O GRÃO DE PÓLEN.

ESTRÓBILOSESTRÓBILOS

CICLO REPRODUTIVOCICLO REPRODUTIVO

O GRÃO DE PÓLEN, EM CONTATO COM O GRÃO DE PÓLEN, EM CONTATO COM O ESTRÓBILO FEMININO, DÁ ORIGEM A O ESTRÓBILO FEMININO, DÁ ORIGEM A UM TUBO, O TUBO POLÍNICO.UM TUBO, O TUBO POLÍNICO.

DURANTE A FORMAÇÃO DO TUBO DURANTE A FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO, UMA DAS CÉLULAS DO POLÍNICO, UMA DAS CÉLULAS DO GRÃO DE PÓLEN FORMARÁ O GAMETA GRÃO DE PÓLEN FORMARÁ O GAMETA MASCULINO, QUE DESCERÁ PELO MASCULINO, QUE DESCERÁ PELO TUBO ATÉ O GAMETA FEMININO, NO TUBO ATÉ O GAMETA FEMININO, NO OVÁRIO. OVÁRIO.

CICLO REPRODUTIVOCICLO REPRODUTIVO

OS ÓVULOS FECUNDADOS OS ÓVULOS FECUNDADOS DESENVOLVEM-SE DANDO ORIGEM ÀS DESENVOLVEM-SE DANDO ORIGEM ÀS SEMENTES.SEMENTES.

EXEMPLO: NO PINHEIRO-DO-PARANÁ, EXEMPLO: NO PINHEIRO-DO-PARANÁ, AS SEMENTES RECEBEM O NOME DE AS SEMENTES RECEBEM O NOME DE PINHÃO. JÁ OS ESTRÓBILOS FEMININOS PINHÃO. JÁ OS ESTRÓBILOS FEMININOS SÃO DENOMINADOS PINHAS.SÃO DENOMINADOS PINHAS.

QUANDO AMADURECE A PINHA SE QUANDO AMADURECE A PINHA SE ABRE E LIBERA AS SEMENTES.ABRE E LIBERA AS SEMENTES.

ESTRÓBILO FEMININO DO ESTRÓBILO FEMININO DO PINHEIROPINHEIRO

ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

AS PLANTAS MAIS COMUNS E AS PLANTAS MAIS COMUNS E ABUNDANTES QUE EXISTEM, ABUNDANTES QUE EXISTEM, PODENDO SER ENCONTRADAS EM PODENDO SER ENCONTRADAS EM VÁRIOS TIPOS DE HÁBITATS.VÁRIOS TIPOS DE HÁBITATS.

PODEM SER:PODEM SER:- HERBÁCEAS (COMO O TRIGO);HERBÁCEAS (COMO O TRIGO);- ARBUSTIVAS (COMO O CAFEEIRO);ARBUSTIVAS (COMO O CAFEEIRO);- ARBÓREAS ( COMO O IPÊ).ARBÓREAS ( COMO O IPÊ).

ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

APRESENTAM VASOS CONDUTORES, APRESENTAM VASOS CONDUTORES, FLORES E FRUTOS QUE GUARDAM AS FLORES E FRUTOS QUE GUARDAM AS SEMENTES.SEMENTES.

CICLO REPRODUTIVO DAS CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

POSSUEM CINCO ETAPAS POSSUEM CINCO ETAPAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE IMPORTANTES NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO:REPRODUÇÃO:

POLINIZAÇÃO: O VENTO, OS INSETOS, POLINIZAÇÃO: O VENTO, OS INSETOS, AVES E MORCEGOS TRANSPORTAM O AVES E MORCEGOS TRANSPORTAM O PÓLEN DE UMA FLOR A OUTRA, OU DA PÓLEN DE UMA FLOR A OUTRA, OU DA PARTE MASCULINA PARA FEMININA PARTE MASCULINA PARA FEMININA DA MESMA FLOR.DA MESMA FLOR.

CICLO REPRODUTIVO DAS CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

- FECUNDAÇÃO: É A UNIÃO DA OOSFERA - FECUNDAÇÃO: É A UNIÃO DA OOSFERA (GAMETA FEMININO) COM O NÚCLEO (GAMETA FEMININO) COM O NÚCLEO ESPERMÁTICO (GAMETA MASCULINO). ESPERMÁTICO (GAMETA MASCULINO). OCORRE A FORMAÇÃO DO TUBO OCORRE A FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO.POLÍNICO.

- FORMAÇÃO DE FRUTOS: OS ÓVULOS - FORMAÇÃO DE FRUTOS: OS ÓVULOS TRANSFORMAM-SE EM SEMENTES. O TRANSFORMAM-SE EM SEMENTES. O OVÁRIO DA FLOR DESENVOLVE-SE, OVÁRIO DA FLOR DESENVOLVE-SE, FORMANDO O FRUTO.FORMANDO O FRUTO.

CICLO REPRODUTIVO DAS CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

- DISPERSÃO DAS SEMENTES: OS FRUTOS DISPERSÃO DAS SEMENTES: OS FRUTOS PODEM SER COMIDOS POR ANIMAIS E AS PODEM SER COMIDOS POR ANIMAIS E AS SEMENTES DISPERSAS PELAS FEZES. SEMENTES DISPERSAS PELAS FEZES. ALGUMAS SEMENTES SÃO DISPERSAS PELO ALGUMAS SEMENTES SÃO DISPERSAS PELO VENTO.VENTO.

- GERMINAÇÃO DE SEMENTES: A MAIORIA GERMINAÇÃO DE SEMENTES: A MAIORIA DOS FRUTOS MADUROS DESPRENDEM-SE DA DOS FRUTOS MADUROS DESPRENDEM-SE DA PLANTA E LIBERA AS SEMENTES. ESSAS PLANTA E LIBERA AS SEMENTES. ESSAS CAEM NO SOLO E PODEM GERMINAR, CAEM NO SOLO E PODEM GERMINAR, DANDO ORIGEM A UMA NOVA PLANTA.DANDO ORIGEM A UMA NOVA PLANTA.

ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

A FLOR É A ESTRUTURA A FLOR É A ESTRUTURA REPRODUTIVA, ONDE ESTÃO OS REPRODUTIVA, ONDE ESTÃO OS ÓVULOS E O OVÁRIO.ÓVULOS E O OVÁRIO.

AS SEMENTES SÃO FORMADAS DE AS SEMENTES SÃO FORMADAS DE CASCA, EMBRIÃO E ENDOSPERMA CASCA, EMBRIÃO E ENDOSPERMA (ACUMULA O MATERIAL NUTRITIVO).(ACUMULA O MATERIAL NUTRITIVO).

NO EMBRIÃO EXISTE UMA ESTRUTURA NO EMBRIÃO EXISTE UMA ESTRUTURA DENOMINADA COTILÉDONE (TEM A DENOMINADA COTILÉDONE (TEM A FUNÇÃO DE ALIMENTÁ-LO).FUNÇÃO DE ALIMENTÁ-LO).

ANGIOSPERMASANGIOSPERMAS

COM BASE NESSA ESTRUTURA, FORAM COM BASE NESSA ESTRUTURA, FORAM DIVIDIDOS EM DUAS CLASSES:DIVIDIDOS EM DUAS CLASSES:

MONOCOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES MONOCOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ APENAS UM COTILÉDONE. HÁ APENAS UM COTILÉDONE. Exemplo:milhoExemplo:milho

DICOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ DICOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ DOIS COTILÉDONES. DOIS COTILÉDONES.

Exemplo: feijão.Exemplo: feijão.

top related