pv maio 2013

Post on 23-Mar-2016

227 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Informativo da INSA

TRANSCRIPT

VivasPÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Mai

o de

201

3 - A

no 4

6– N

. 317

Ano 46 n.317

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!“Naqueles dias, Maria

partiu para a região mon-tanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a sau-dação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espí-rito Santo. Com um grande

grito exclamou: ‘Você é bendita entre as mu-lheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aque-la que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu’.” (Lc 1,39-45)

“Maria é a primeira evangelizadora que se fez missionária, indo – sem hesitação – ao encontro da prima Isabel. [...] Onde Maria está existe futuro, existe abertura a grandes horizontes que vão além das nossas progra-mações, além das nossas fadigas individuais. Dom Bosco e Madre Mazzarello miravam o futuro com grande fé, com confiança ilimitada, com corajosa humildade”. (Circular da Madre nº 936)

Maio é um mês extremamente significati-vo para cada um de nós e para nossas comu-nidades educativas, pois somos um Instituto que é todo de Maria. Com Ela nos sentimos a caminho: fortes, corajosos e confiantes. Sen-timo-nos família sob os cuidados e a proteção da Mãe Auxiliadora que nos ajuda a acolher as oportunidades, perceber os desafios e lan-çar-nos corajosamente na missão com olhar e perspectiva de futuro.

Nesta edição do Páginas Vivas conhece-remos as diversas atividades, celebrações e coroações de Nossa Senhora Auxiliadora: ho-menagens simples, mas carregadas de amor e gratidão; também as festividades por oca-sião do Dia das Mães, com as quais crianças e adolescentes manifestam seu carinho e re-conhecimento.

Como Maria, somos convidados a partir, a ir ao encontro de quem precisa de nós, a vi-ver sempre mais com Jesus e por Jesus, dei-xando-nos amar por Ele e Nele amando-nos reciprocamente.

A cada um de vocês, minhas preces e um abraço fraterno.

Ir. Maria Florianiinspetora@salesianasbpa.com.br

Ano 46 n.317

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 04

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 24

Noviciado Nossa Senhora das GraçasSão Paulo- pág. 18

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 18

Instituto Laura VicuñaUruguaiana- pág. 21

Centro Educacional João Paulo II Guarapuava- pág. 29

Aniversariantes - pág. 30

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 15

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 12

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 10

Centro Juvenil João paulo IIGuarapuava- pág. 26

Comunidade Laura VicuñaBagé- pág. 29

Ano 46 n.3174- Páginas Vivas

Ao fundar a Con-gregação das Filhas de Maria

Auxiliadora, Dom Bos-co certamente tinha em seu coração o desejo de que estas ajudas-sem a difundir a devo-ção a Maria Auxiliado-ra. A devoção à Maria é um tesouro que está na raiz da Família Sa-lesiana e, ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade criar novas formas de trans-miti-la aos jovens de hoje. É neste sentido que durante todo o mês

nidade educativa vivenciou o mês de maio tendo sempre muito presente Maria Auxilia-dora, o que se manifestou atra-vés de diversas atividades:

Maria na Educação InfantilAs crianças da Educação

Infantil participaram de uma formação especial sobre Ma-ria, em que puderam desco-brir que ela é a Mãe de Jesus, e, portanto, nossa mãe. As crianças ofertaram flores para Nossa Senhora, rezaram, cantaram e receberam como lembrança uma cartinha de Nossa Senhora para ser lida em casa com a família.

Depois de conhecerem melhor Maria, no dia 23 de maio, as crianças ainda foram convidadas para um momento especial de oração, em que fi-zeram a entronização da ima-gem e a coroação de Nossa Senhora. Nesta boa tarde, as crianças ouviram a história da origem da devoção à Maria Au-

xiliadora e por que Dom Bosco a escolheu como protetora da Família Salesiana. Durante a semana, os pais puderam tra-zer seus pedidos e depositar

aos pés de Nossa Senhora, que passou a ser certamen-te, alguém viva e presente no meio das crianças.

l Campos Novos-SC

Maria Auxiliadora: um tesouro da Família Salesiana

de Maria Auxiliadora, “aquela que tudo fez”, conforme disse Dom Bosco.

No Colégio Auxiliadora de Campos Novos toda a comu-

de maio, de uma forma mais forte, as casas salesianas se revestem de um colorido e aconchego especial, marcado pela presença viva e atuante

“’É Maria que nos conduz’, cultivaremos para com ela um amor grato e filial, e nos empenharemos em transmiti-lo às jovens.”

Art. 44 das Constituições das FMA

Criança da Educação Infantil coroando Maria Auxiliadora

Ano 46 n.3175- Páginas Vivas

l Campos Novos-SC

Momento de competição na Gincana Mari-ana

Gincana Mariana

Os alunos do Ensino Fun-damental I puderam se preparar de uma forma

bem intensa para a festa de Maria Auxiliadora. No início do mês de maio receberam o gibi da RSE “Evangelis” que narra o nascimento de Jesus e boa parte da vida de Maria, confor-me o Evangelho. Com o auxílio de murais, puderam conhecer melhor quem foi Maria, mãe de Jesus, ficaram expostas as passagens bíblicas referentes à Maria e ainda uma grande parte das devoções à Maria, com os títulos mais conhecidos. A par-

Ir. Maria Alzira dando a bênção de Maria Auxiliadora para os alunos do EFII e Médio

Bom dia GeralNo dia 23 de maio, os alu-

nos do Ensino Fundamental II e Médio participaram de um Bom dia especial, em que pu-deram compreender um pouco melhor o porquê da devoção à Maria, na religião católica. Foi explicada a origem da devo-ção a partir do sentido bíblico, as diversas manifestações de-vocionais e litúrgicas e o sig-nificado das diferentes Nos-sas Senhoras, como forma de inculturação e manifestação da mãe de Jesus em meio ao povo de Deus. O Bom dia foi também um espaço de oração da comunidade educativa.

tir destas informações que re-ceberam e do que aprenderam na catequese e com a família, no dia 17 de maio, os alunos participaram da I Gincana Ma-riana, onde puderam demons-trar tudo o que descobriram so-bre Maria. A Gincana também foi um espaço para brincarem e interagirem com as diferen-tes turmas e professores. Foi um momento de grande alegria e vivência salesiana na lingua-gem das crianças.

Ano 46 n.3176- Páginas Vivas

lCampos Novos- SC

Novena de Maria Auxiliadora

A comunidade religiosa, como de costume, fez a novena de Maria Auxi-

liadora, e estendeu o convite aos educadores que recebe-

ram o modelo da novena e a explicação do que é e por que se costuma fazê-la na Família Salesiana. Muitos educadores fizeram a novena com suas fa-

mílias e passaram a ser tam-bém como fermento na massa ajudando a propagar a devo-ção à Maria Santíssima.

Tríduo de Maria AuxiliadoraEm preparação para a

grande festa de Maria Auxilia-dora, toda a comunidade edu-cativa, vizinhos e amigos do Colégio Auxiliadora foram con-vidados a rezar juntos o terço. O tríduo aconteceu à noite dos dias 21, 22 e 23 de maio e estiveram presentes muitos pais, amigos, ex-alunas e ou-tros membros da comunidade educativa. Foram momentos ricos de fé, em que foi possí-vel se preparar espiritualmen-te para melhorar celebrar a festa da Mãe Auxiliadora.

Missa e coroação de Maria Auxiliadora

No dia 24 de maio a co-munidade católica de Campos Novos se reuniu no Santuá-rio Nossa Senhora Aparecida para celebrar com o Colégio Auxiliadora a festa de Maria Auxiliadora. Foi um momen-

to de oração e ação de gra-ças por todo o bem recebido das mãos de Maria, a mãe e mestra da juventude. Os alu-nos participaram ativamente da celebração com cantos, danças, leituras, homenagens

a Maria e o terceirão do En-sino Médio fez a coroação de Nossa Senhora, conforme a tradição salesiana. O Colégio Auxiliadora agrade a toda a comunidade educativa pela participação.

Momento do tríduo realizado na Capela do Colégio Auxiliadora

Alunas do 3º Ano do Ensino Médio coroando Nossa Senhora

Ano 46 n.3177 Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

Momentos especiais da Missa de Maria Auxili-adora no Santuário Nossa Senhora Aparecida

Grupo de Teatro apresenta “O Ladrão da Alegria”

No dia 15 de maio, o gru-po de teatro da AJS es-treou a peça “O Ladrão

da Alegria”, apresentando-se para a Educação Infantil do Colégio Auxiliadora. A peça vem sendo preparada pelos alunos desde o início do ano, e além de toda a qualidade artística desenvolvida, aborda a questão do materialismo e consumismo numa linguagem simples, alegre e acessível para todas as crianças. Ago-ra o próximo passo será levar

a peça para outras entidades da cidade. Parabéns ao grupo

pelo empenho e criatividade!

Ano 46 n.3178- Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

Regional Sul 4 realiza formação para Assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária

Com todo o entusiasmo por comemorar os 170 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), o Regional sul 4 de Santa Catarina rea-lizou nos dias 17, 18 e 19, o Encontro de Aprofundamento Missionário para Assessores da Infância Adolescência e Juventude Missionária, na ci-dade de Videira, Diocese de Caçador.

O encontro faz parte do calendário de atividades da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que no dia 19 de maio, completou 170 anos de fun-dação, data comemorada pelos mais de 30 mil grupos espalhados pelo Brasil.

A formação reuniu, no Instituto Videirense de Pas-toral, 56 lideranças das Dio-ceses de Joinville, Rio do Sul, Joaçaba, Caçador e Blume-nau. Representaram a IAM da Diocese de Joaçaba, Pa-dre Romildo Cerutti e Ir. Hei-de Teixeira dos Santos.

O encontro contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM, Padre André Luiz de Negreiros, que abordou os seguintes temas: o Ano da

Grupo de Assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária

IAM, no Brasil, a I Jornada Nacional da IAM, Famílias Missionárias, Comunicação Missionária, Metodologia de Trabalho com a IAM, Encon-tros de Lideranças Mirins e de Assessores da IAM, e o Projeto de participação das POM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

Ouve, também, partilhas por Dioceses sobre a cami-nhada e como estão organi-zadas para celebrar a I Jorna-da Nacional da IAM, o ano da fé, o ano da IAM.

Para Pe. Mário Hack, co-ordenador do Conselho Mis-sionário (COMIRE) Regional Sul IV, afirma: “As expecta-tivas para o Ano da IAM em

Santa Catarina são boas, pois já estão acontecendo os mini congressos por regiões. Tem crescido o número de grupos, sente-se a vibração nas Paró-quias com grupos de IAM e o entusiasmo dos assessores. Está sendo celebrado com muito zelo”.

Segundo o Padre André, foram momentos marcantes no encontro, “a participação na celebração Eucarística na Matriz de Videira junto com a comunidade e a presença de sete sacerdotes da igreja lo-cal e outras Dioceses repre-sentadas, juntamente com os grupos da IAM local”.

Fonte site das POM- http://www.pom.org.br/

“O Mágico da leitura” desperta o hábito de ler

A turma do 1º Ano – Ensi-no Fundamental I rece-be diariamente a visita

do “Mágico da Leitura”. Mas, quem é ele? Pode ser um adulto que lê fluentemente, pode ser uma criança que só conhece as letras, outra que lê as sílabas, ou ainda alguém que lê a partir das gravuras...

Mas o que importa real-mente é que o objetivo desta proposta é encantar e des-pertar o gosto e o prazer pela leitura. O fato de algumas crianças ainda não serem lei-

tores convencionais não impede, de forma alguma, a realização de rodas de leitura que compartilham a apreciação de uma obra literária e que fazem parte do contexto infantil.

Essa modalidade de leitura compartilhada também objetiva ampliar a experiência leitora dos alunos e, principalmen-te respeitar as diversas etapas que os alunos pas-sam até a leitura conven-cional.

l Ir. Heide Teixeira

l Prof. Vera D. Brocardo

Ano 46 n.3179- Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

A Infância Missionária Mundial (IAM), neste mês de maio completou

170 anos de fundação. Em todo o Brasil as festividades de comemoração se estende-rão até maio de 2014 como Ano da IAM.

O grupo da IAM Maria Au-xiliadora, do Colégio Auxilia-dora, animado por essa data, reuniu-se no dia 28 de maio para celebrá-la com o tema: IAM da América a serviço da missão e o lema: “Vocês são meus amigos”! Jo 15, 14. A celebração contou com a pre-sença de nove crianças.

A celebração foi bem animada com cantos e refle-xão sobre o texto bíblico do lema. Com velas nas mãos as crianças assumiram o seu compromisso, rezando a ora-ção missionária e a oração de consagração a Nossa Senho-ra. Outro momento da cele-

Infância Missionária Maria Auxiliadora l Ir. Heide Teixeira

Crianças que participam da Infância Missionária juntamente com Ir. Heide

bração foi a oferta do cofrinho, que neste ano, todo o dinheiro arrecadado será destinado a projetos com crianças caren-tes do continente americano.

Participar da Infância Mis-sionária é muito importante para o processo de educação à fé, permitindo-lhes melhor conhecer a pessoa de Jesus

Cristo “O encontro foi muito legal, com atividades recrea-tivas, lanche, e com a doação de nossas moedinhas, tam-bém ajudamos as crianças pobres”, diz Luis Fernando Alves Santin, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental e participante da Infância Mis-sionária.

Colégio Auxiliadora homenageia as mãesNos dias 09

e 10 de maio, os alunos do Colégio Auxiliadora tiveram a oportunidade de homenagear suas mães. A partir da temática “A beleza de ser mãe” cada turma pode expres-sar o seu amor e gratidão por aquela que lhes deu a vida e não se cansa de cuidar e acompa-nhar cada filho no cotidiano.

A Educação In-fantil e Ensino Fun-damental I fizeram apresenta-ções de palco homenageando as mães com músicas, danças, teatros e parlendas. Já as tur-mas do Ensino Fundamental II

e Médio fizeram homenagens para as mães nas próprias sa-las, seguido de um café da ma-nhã preparado pelos filhos.

Parabéns a todas as mães,

que Maria, a Mãe de todas as mães as abençoe e as proteja sempre.

Turma do Terceiro ano do EFI fazendo sua homenagem às mães

Ano 46 n.31710- Páginas Vivas

A noite de 10 de maio foi marcada pela magia e emoção. Com o tema

“Minha Mãe, Minha Flor”, a co-munidade Educativa do INSA celebrou a Festa das Mães. A quadra coberta do INSA ficou pequena para acolher mães, alunos e familiares.

Ir. Alice Demarchi, dire-tora da Escola, abriu a festa saudando as ex-alunas da pri-meira turma do INSA (1954) e que hoje são avós da Escola, “Obrigada a vocês, que acre-ditam e continuam acreditan-do na força da Educação Sa-lesiana”, disse a diretora.

Com enredo preparado e ensaiado pela Professora Daiane Forlaneto Tomás, os alunos brilharam no palco da festa intercalado pela beleza das diversas cores das flores que representaram as virtudes das mães: Azul – cor da espi-ritualidade; Vermelho – cor da paixão; Laranja – cor do entu-

l Ana Cáudia Dévara

INSA celebra o Dia das Mães

Mãe sendo homenageada no INSA

l Cambé- PR

siasmo; Branco – cor da paz; Lilás – cor da tranquilidade e da leveza.

Um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio homenageou as mães com

um canto ao vivo. A festa en-cerrou-se com um bonito coro dos alunos com flores nas mãos ao som de “Você é linda” de Caetano Veloso interpreta-do pelo Sr. Uilson Moreno.

Os alunos dos 6os anos estão aprendendo a dizer as horas em Inglês. Para solidi-ficar o conteúdo, a professora Talita solicitou a confecção de um relógio com caixas, suca-tas, lantejoulas, entre outros materiais. Um dos requisitos

What time is it?

Alunos do 6º ano durante atividade de Língua Inglesa

para a fabricação do objeto foi a possibilidade de movimen-tação dos ponteiros. Ao apre-sentarem o trabalho pronto, houve um momento divertido e educativo. Enquanto os alu-nos perguntavam para a pro-fessora “What time is it?” (Que

horas são?), a professora res-pondia diferentes horários em Inglês para que os alunos os representassem em seus reló-gios. Além de treinarem o “lis-tening” (audição), as crianças mostraram sua capacidade criativa.

Ano 46 n.31711 Páginas Vivas

No dia 25 de maio, cen-tenas de pessoas reu-niram-se para presta-

rem homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora, padro-eira do INSA. Esta instituição celebra os seus 60 anos e, é tradição, em Cambé, a re-alização da carreata, segui-da pela celebração da Santa Missa. Os carros presentes estavam enfeitados com be-xigas e tecidos com as cores das Olimpíadas, que será re-alizada pelos alunos em julho deste ano.

Tanto a carreata, quanto a celebração Eucarística fo-ram transmitidos pela Rádio Jovem Pan AM. Moradores da cidade também se mobi-lizaram e prepararam belos altares, em frente as suas casas para Jesus e Maria. A emoção contagiou aos que participaram como também aos que estavam nas ruas.

Um momento de extrema

INSA faz homenagem à Maria Auxiliadora

l Ana Cláudia DévaraAlunos do Ensino Médio do INSA durante celebração de Nossa Senhora

l Cambé-PR

alegria foi quando a Virgem e os carros pararam em frente ao Hospital Santa Casa. Co-laboradores e doentes aplau-diram e pediram com muita fé a intercessão Dela que tudo

fez e faz por seus filhos.A Santa Missa contou

com a presença dos educa-dores, pais e alunos, colabo-radores e Irmãs Salesianas. Destaque para as Irmãs Ma-

Crianças fazendo sua homenagem à Maria Auxiliadora

Ano 46 n.31712 Páginas Vivas

l Cambé-PR

No dia 10 de Maio de 2013, a Casa da Criança pro-moveu no Salão Paroquial da Igreja Matriz, seu tradicional Jantar Bingo Beneficente. Na ocasião os presentes sabore-aram um delicioso risoto com saladas, preparado pela equi-pe de Lenita Forrati.

Após a realização deste evento, o qual obteve grande sucesso, o Instituto Media-neira – Casa da Criança de-monstra sua imensa gratidão a todos que de alguma forma colaboraram para o aconteci-mento do evento, realizando doações, ajudando na venda de ingressos, na preparação do jantar, e na organização do evento em geral. O em-penho de tantas pessoas em prol desta Entidade reforça o compromisso e comprometi-mento de toda a comunidade em atender tantas crianças e

IMCC realiza jantar bingo beneficente com sucessol Maria Camile Carvalho

Jantar no Salão Paroquial de Rio Pardo

adolescentes.A presença, colaboração

e dedicação dos educado-res, dos familiares dos edu-candos, da comunidade Rio-pardense e muitas pessoas que ajudaram no anonimato, foi sem dúvida o grande di-ferencial do evento. O IMCC ainda agradece ao comércio da cidade de Rio Pardo que colaborou com doações de

brindes para premiação do bingo, alimentos para o jan-tar, e saborosas tortas para serem vendidas, entre outras doações.

Enfim, o agradecimento estende-se a todos que pude-ram prestigiar o evento, aos parceiros, educadores e cola-boradores, que expressaram seus gestos de carinho, bon-dade, e doação.

ria Floriani, Inspetora do Sul; Lúcia Maistro e Maria Apare-cida Sartorelli que hoje mo-ram no estado de São Paulo, mas que são frutos de Cam-bé. O público aplaudiu com muito carinho as palavras das religiosas. “Tenho orgulho de ser de uma cidade que tem a tradição católica muito forte e ver que os frutos das colônias italianas ainda prevalecem neste local” Salientou a Irmã Lúcia Maistro.

A missa foi presidida pelo Padre Rafael Bellinato Barre-to que com sábias palavras falou do exemplo de fé e do serviço de Maria. “Ela esteve sempre atenta e fez sempre a vontade de Deus”, disse o sacerdote.

O evento foi selado com a coroação de Nossa Senho-ra Auxiliadora, em que alunos do Infantil, Fundamental I e II,

Médio e ex-alunas prestaram suas homenagens e coroaram Maria com muita gratidão.

“Que bom, Maria, contar com sua presença em nos-sas vidas, neste colégio, em

nossa cidade. Agradecemos por nos mostrar seu filho, Je-sus Cristo e também por ver o vinho que falta em nossas vidas. Coroamos-lhe com ca-rinho e devoção.”

l Rio Pardo- RS

Momento de Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

Ano 46 n.31713 Páginas Vivas

No dia 15 de maio, o IMCC recebeu a visita da equipe da Inspeto-

ria Nossa Senhora Aparecida que juntamente com o con-sultor Ricardo Blauth, fizeram uma reunião com o intuito de elaborar o Planejamento Es-tratégico do Instituto Media-neira.

Na ocasião, foram discu-tidos temas como missão e visão da Entidade, pontos for-tes e fracos, oportunidades e ameaças, padronização dos procedimentos internos, além das metas a serem alcançadas para sustentabilidade da Obra. Além disso, foi entregue ao IMCC o Planejamento Estraté-gico completo da Inspetoria.

Planejamento Estratégico no IMCC

Equipe da INSA durante visita ao IMCC

l Maria Camile Carvalho

l Rio Pardo- RS

No dia 22 de maio o Insti-tuto Medianeira- Casa da Criança recebeu a visita da Delegada Re-gional do Traba-lho (Vale do Rio Pardo e Centro Serra), Mariste-la Rohlfes, que veio acompanhar o andamento do Projeto “Gente Ativa”, que está em execução desde março de 2013.

Na ocasião, a Delegada da

IMCC recebe visita da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Mulheres participantes do Projeto Gente Ativa, juntamente com a Delegada Regional do tra-balho e a diretora do IMCCC

l Maria Camile Carvalho

Secretaria do Trabalho e De-senvolvimento Social pode acompanhar de perto a ofi-cina de culinária, que estava sendo realizada durante sua visita. As alunas desta ofici-na, ministrada pela Chef Cris-

tiane Pellegrini, prepararam deliciosas receitas de bolo de chocolate, legumes, entre ou-tros sabores.

Além disso, neste dia, também estavam em execu-ção os curso de cabeleireira e

manicure no salão de beleza da monitora Clay Jean Thei-sen.

No dia 29 de maio, as crianças e adolescen-tes do IMCC, fizeram

um momento de apresenta-ções para as mães. Na oca-sião, as crianças do turno da manhã apresentaram poemas e uma música em agradeci-mento a toda dedicação que as mães têm por eles. Após as apresentações, as mães participaram de tarefas junta-mente com seus filhos, can-tando músicas, dançando, fa-zendo imitações, e é claro se divertindo muito.

Já as meninas do turno

Homenagem às mães no IMCCl Maria Camile Carvalho

Ano 46 n.31714 Páginas Vivas

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora Au-xiliadora, as crianças e

adolescentes do Instituto Me-dianeira - Casa da Criança, ti-veram o dia 24 de Maio reple-to de atividades. No começo da manhã e da tarde fizeram orações de agradecimento e pedidos a Nossa Senhora Au-

IMCC comemora dia de Nossa Senhora Auxiliadora

Crianças do IMCC participando de atividade do mês de maio

l Maria Camile Carvalho

l Rio Pardo- RS

xiliadora, além de cantarem músicas em homenagem a ela.

Coordenados pela edu-cadora Íris Panta Joaquim, os atendidos dos turnos da manhã e tarde, fizeram apre-sentações em lembrança ao dia de Maria Auxiliadora e participaram de uma gincana.

Dentre as atividades da ginca-na, estavam encontrar alguma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora pela casa, localizar algum educador que fizesse a oração de Maria Auxiliadora e uma competição para ver qual equipe montaria mais rápido a frase “Nossa Senhora Auxilia-dora” com pecinhas de letras.

da tarde, fi-zeram a en-cenação de um poema, c a n t a r a m uma músi-ca em ho-m e n a g e m às mães, e fizeram um d i v e r t i d o desfile de moda com as roupas de suas mães. Após, as meninas da tarde também fizeram tarefas junto com suas mães.

O dia foi muito emocio-

nante e divertido, os educan-dos do IMCC se empenha-ram para fazer bonito para suas mães, avós, pais, avôs ou responsáveis.

Ano 46 n.31715 Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

Alunos do IMA durante Gincana Mariana

Foi com muita alegria que a equipe pedagógica do Instituto Maria Auxiliado-

ra recebeu as mães do EF1 nos dias 07 e 08 de maio para homenageá-las pelo seu dia.

Cada turma preparou uma

l Bárbara Ponticelliapresentação usando músi-cas, gestos, encenações, en-fim, as mais variadas formas de dizerem o quanto amam suas mães. A Ir. Salvelina, di-retora da casa das Irmãs, leu um poema, fez uma oração e

uma benção com as crianças, pedindo proteção a todas as mães. Logo após as apresen-tações, as mães puderam sa-borear um delicioso café com seus filhos nas salas de aula.

Mãe! Amor Maior!

O Ensino Fundamental I participou da gincana maria-na nos dias 23 e 24 de maio no ginásio do Instituto Maria Auxiliadora. O projeto tem por principal objetivo conhecer e divulgar o carisma mariano entre as crianças.

A Gincana foi composta por 6 grupos, conforme os di-ferentes títulos de Nossa Se-nhora: N.S. Auxiliadora, N.S. de Fátima, N.S. de Guadalu-pe, N.S. da Conceição, N.S. das graças e N.S. Aparecida. As crianças foram desafiadas a estudarem a história da de-voção de cada uma e realizar provas de conhecimento, agi-lidade e criatividade.

A Gincana Mariana foi um momento que, além de diver-são, proporcionou integração entre alunos e professores e um forte momento de devo-ção a Maria. Segue alguns versos composto em uma das

Ensino Fundamental I participa de Gincana Mariana

l Ir. Carmen Demarchi

atividades:“Nossa Senhora Apare-

cida, és mãe, és nossa vida. Proteja nossas famílias e to-dos que de ti precisam. Seja a luz na vida deles, seja luz em nossa vida”.

“Depois que entrei no IMA minha vida virou um ímã atra-ído por amor, amizade, har-monia e sabedoria junto com Maria”.

“Conceição, amor e do-

ação, com paz no coração, para ajudar nossos irmãos com as nossas mãos. O amor que nos conduz a fazer uma oração com graça e luz”.

“Maria Auxiliadora, mãe e mestra. Em sua jornada demonstrou ser uma pessoa amorosa. Ensinou muitas pessoas a rezar. Sendo inte-ligente ensinou muitos jovens a brincar e amar. Se mostrou uma boa amiga.”

Ano 46 n.31716 Páginas Vivas

l Rio do Sul

Tradicionalmente as Co-munidades Educativas do Instituto Maria Au-

xiliadora e do Colégio Dom Bosco se unem como Família Salesiana, para coroar Maria, Mãe e Auxiliadora dos Cris-tãos, como Rainha.

As equipes de coordena-ção pedagógica e pastoral encontraram-se, para pensar, organizar e preparar o esboço da celebração. O importante era que se envolvessem o máximo de alunos para se sentirem corresponsáveis nesta homenagem à Mãe do céu e nossa. Com tarefas bem distribuídas para ambas as escolas, os alunos aderi-ram plenamente à proposta preparando-se com momen-tos de ensaio.

Dando ênfase à celebra-ção, todos os momentos fo-ram vividos e celebrados com intensidade, iniciando com a

Missa e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

acolhida na porta da Cate-dral, feita pelos educadores e crianças de ambas as es-colas, o ato penitencial com gestos concretos de pedidos de perdão e o louvor do Gló-ria. Momento emocionante foi o ofertório em que as meni-nas do ballet surpreenderam a todos com sua desenvoltu-ra, em gestos bem sincroni-zados, e compenetração con-vidando à oração.

O momento mais espera-

do foi reservado para o final da missa com a solene coroação de Nossa Senhora. Enquanto a banda musical, composta por alunos das duas escolas, entoava a música: Perfeito é quem te criou, 12 alunos de cada escola iam entrando pelo corredor central, levando as coroas, preparadas para coroar Maria e Jesus. Inter-calando a procissão com uma belíssima poesia, declamada pela aluna Carina de Borba

Alunas do IMA na procissão das ofertas

l Equipe de Pastoral Escolar

Ano 46 n.31717 Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

Albino do terceirão do IMA, o ato de coroação aconteceu em perfeita sintonia com a le-tra da música, que fez brotar, espontaneamente do povo, uma calorosa salva de pal-mas.

A comunidade do IMA ex-pressa aqui uma grande grati-dão a todos que participaram desta solene celebração fa-zendo deste um momento de glória para Rio do Sul e toda a Igreja.

Momento da Coração de Maria Auxiliadora por alunos do IMA e do Dom Bosco

Grupo de música com-posto por alunos do IMA e do Dom Bosco

Ano 46 n.31718 Páginas Vivas

Celebrando Madre Mazzarello

No dia 13 de maio, o no-viciado Nossa Senhora das Graças comemo-

rou a solenidade da querida co-fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com o entusiasmo próprio de uma casa salesiana.

Em família reunida com os Salesianos de Dom Bosco do Instituto Teológico Pio XI, celebrou-se a Eucaristia pre-sidida pelo Padre Assis Mo-ser, que na homilia destacava a qualidade do exemplo de Maria Domingas para a espi-ritualidade salesiana através de sua capacidade de man-ter os olhos fixos em Jesus e buscar sempre a profundida-de do poço de Água Viva para viver sua vocação.

Precedendo a missa, as noviças prepararam um teatro narrando episódios principais de sua vida, como a relação com o pai, sua disponibilida-de que se fez doação total ao cuidar dos parentes com tifo, o encontro de santidade com

l Cassiana Ferreira

Dom Bosco. Quem conta a história é Madre Petronila, relembrando aquilo que tes-temunhou ao lado da amiga Maín, até chegar à fundação e expansão missionária do Instituto.

“A memória viva de Ma-dre Mazzarello se renova a

cada geração de FMA e é sempre modelo autêntico e atual de vida cristã e religiosa salesiana. Que celebrar sua festa litúrgica seja para nós motivo de reavivar a paixão pelo seguimento de Cristo no carisma salesiano.”

l São Paulo- SP

Noviças durante apresentação de Madre Mazzarello

l Porto Alegre- RS

As postulantes Anna Christina Bernardi (BSP), Isabelle Scheid (BPA) e Ro-semeire Toledo (BSP) coor-denaram, no dia 29 de maio, um encontro com os jovens da Crisma da Paróquia Dom Bosco. A temática sugerida foi sobre Maria e foi escolhido pelas formandas, apresen-tá-la como a jovem de Naza-ré. Através da música “Irmã Maria – Pe. João Carlos” e de alguns textos bíblicos, os jovens crismandos refletiram sobre as atitudes de Maria junto a seu Filho. O grupo ju-

Falar de Maria aos jovensvenil participou e as-sumiu com dedicação a proposta de trabalho em grupo e de oração. As postulantes felizes com a realização do encontro, já se prepa-ram para, em agosto, conversar com os jo-vens sobre o tema Vo-cação.

l Isabelle Alves Scheid

Postulante Rosemeire durante encontro com os jovens

Entre os dias sete e nove de maio, nós, aspiran-tes do IMA, participa-

mos do Congresso Estadual de Teologia na EST (Escola Superior de Teologia) em São Leopoldo. O evento de cunho ecumênico contou com a pre-sença das Igrejas Anglicana, Assembleia de Deus e Igreja Luterana, além dos Institutos Teológicos, entre eles a ES-TEF, na qual estudamos.

Como proposta de re-flexão do ano da juventude, foi discutido o tema “O fazer evangelizador com as juven-tudes: Desafios para a Teolo-gia e a Igreja”. Partindo deste tema central foram debatidos alguns aspectos da juventu-de, tais como: Resiliência Ju-venil, Jornada Mundial da Ju-ventude, Cultura Juvenil, Os

Congresso de Teologia, uma porta para a juventude

Ano 46 n.31719 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Aspirantes durante Congresso de Teologia

No dia 25 de maio, Ir. Ma-ristela e as postulantes Isabel-le Scheid (BPA) e Rosemeire Toledo (BSP) participaram do Encontro Vocacional junta-mente com os salesianos de Viamão, da obra Novo Lar. Tendo por tema “Pensar o sentido da vida”, o encontro foi coordenado por P. Sérgio Ramos e contou com uma atividade de caça ao tesouro com perguntas referentes à juventude, construção do pro-jeto de vida e Jesus. Na parte final do encontro, o grupo di-vidiu-se em meninos e meni-nas, na qual as jovens tiveram um momento somente com Ir. Maristela e as formandas. Partilhando as experiências, Irmã e postulantes anima-

Encontro Vocacional

Jovens e a Igreja e a Visão de Juventude na Bíblia.

Polêmico, o congresso dividiu opiniões entre linhas teológicas libertadora e con-servadora. É interessante ressaltar a atual preocupa-ção das Igrejas com o mundo juvenil em atuar de uma for-ma concreta em suas vidas,

ações que vão além do papel. Dom Bosco já fazia isso e na sua época agindo através do seu Sistema Preventivo.

“Não sou teólogo, nem sociólogo, mas acho que a ju-ventude deve ser mais amada no concreto” Hilário Dick

l Indianara Laurentino

ram e desafiaram as jovens à busca de um projeto de real felicidade nas suas vidas. O momento de testemunho, motivação e descontração foi muito valioso para os jovens participantes. Este é somente

o primeiro encontro de outros que virão com o objetivo de acompanhar mais de perto os jovens que buscam dar um sentido maior às suas vidas.

l Isabelle Alves Scheid

Jovens participando de Encontro Vocacional

Ano 46 n.31720 Páginas Vivas

Vivido com muita intensi-dade, o mês de Maio na comunidade formativa

do Instituto Maria Auxiliadora contou com muitas ativida-des e empenhos. A proposta comunitária que perpassou todos os dias do mês foi a mesma vivenciada na comu-nidade de Mornese com Ma-dre Mazzarello, a de oferecer uma florzinha para Nossa Se-nhora todos os dias. Assim, cada dia era proposto um em-penho seja ele pessoal, co-munitário ou mais relacionado à missão educativa para que cada uma, Irmã ou formanda, se dedicasse mais. A novena da Maria Auxiliadora foi me-ditada e rezada com grande fervor pela comunidade, que obteve graças de Nossa Se-nhora com a cura de um tu-mor da mãe da aspirante Be-atriz Rocha (BSP).

A celebração do dia 24 começou cedo na comu-nidade, na qual por volta das 05h30 da manhã, foi reali-zada uma Alvorada a Nossa Senhora. Foi um momento, no qual cada grupo (Irmãs, aspirantes e postulantes) preparou uma homenagem à Maria. A manhã contou com um momento orante de dar o sim como o de Maria, de me-ditar e cantar as devoções à Nossa Senhora, através da Ladainha e ainda, uma dança preparada pelas aspirantes. À noite, Irmãs e formandas ani-maram a comunidade educa-tiva a participar da Coroação de Nossa Senhora realizada na Paróquia Dom Bosco. Os catequizandos e alunos do IMA estavam em grande nú-mero e marcaram uma linda presença de participação e homenagem à Mãe Auxiliado-ra. Logo após, a comunidade do IMA acolheu os padres sa-lesianos da comunidade vizi-nha e Irmãs Missionárias de

Um buquê de flores para Nossa Senhoral Isabelle Alves Scheid

l Porto Alegre- RS

Cristo Ressuscitado para um jantar, reunidos e celebrando juntos em família, a festa da

Senhora de Dom Bosco, Nos-sa Mãe Auxiliadora.

Ano 46 n.31721 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Neste último dia 30, Ir. Maristela Munhoz e as postulantes Anna

Christina Bernardi (BSP), Isabelle Scheid (BPA) e Ro-semeire Toledo (BSP) par-ticiparam, juntamente com os paroquianos da Paróquia Dom Bosco, da procissão de Corpus Christi da Arquidioce-se de Porto Alegre. A celebra-ção aconteceu ao ar livre, no Largo Zumbi dos Palmares e contou com a presença de mais de 5 mil fieis para pres-tar homenagem à Jesus Eu-carístico. Este ano, a festa litúrgica contou com uma no-vidade: o primeiro tapete de Corpus Christi confeccionado nas ruas de Porto Alegre que foi produzido pelos jovens dos vicariatos da Arquidioce-se e retratava, ao longo de 60

Celebrar a fé com o povo de Deusl Isabelle Alves Scheid

metros de arte, os símbolos das 13 Jornadas Mundiais da Juventude. No Largo, foi pre-sidida a missa pelo Arcebis-po Dom Dadesu Grins e logo após, a procissão seguiu-se até a Igreja Nossa Senhora

da Conceição para a bênção final. É a fé viva do povo que anima a Igreja, as vocações e a caminhada de cada uma de nós como consagradas ao Reino de Deus.

Missa de Corpus Christi

l Urugaiana- RS

Ciente de que não se educa hoje com competência e qualidade sem levar-se em conta o contexto midiático, o Instituto Laura Vicuña (ILV) de Uruguaiana-RS promoveu no dia 18 de maio a capaci-tação de seus educadores para o uso do Portal Futurum. A manhã de formação foi re-alizada em parceria com o Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre-RS, com asses-soria da gestora do Polo Por-to Alegre, Irmã Lúcia Jacinta Finassi, e da educadora Gei-siane Lacerda Rub. A propos-ta é qualificar os educadores de todos os segmentos para a utilização da plataforma do Portal Futurum, que dispo-nibiliza diversos objetos de aprendizagem com a finalida-de de alavancar o processo

Capacitação ao uso do Portal Futuruml Ir. Marivone Mai

de dinamização das práticas docentes e ser resposta edu-cativa às exigências do mo-mento cultural e social vigen-te. Com essa iniciativa, o ILV está criando espaço para que todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar tenham

oportunidade de aprender a fazer uso dos recursos tecno-lógicos e, ainda mais, apro-priar-se de uma formação continuada, a fim de que se mantenha atualizado e co-nectado com o mundo virtual.

Professores participando de Capacitação sobre o Portal Futurum

Ano 46 n.31722 Páginas Vivas

l Urugauiana-RS

As crianças do grupo da Infância Missionária do Instituto Laura Vicuña,

preocupadas com o inverno, decidiram realizar uma Cam-panha do Agasalho, pois o frio está chegando rapida-mente. Com o nobre objetivo de ajudar, convidaram e mo-bilizaram os colegas, através da história de São Martinho de Tours, Oficial romano que, ao ser abordado por um mise-rável que tremia de frio, não tendo nada em mãos, tirou a própria capa, ampla e quen-te, dividiu-a ao meio e deu ao pobre a metade. Diz a tradi-ção que, naquela noite, ele viu em sonho, o próprio Je-sus que lhe disse: “Obrigado, Martinho, Eu estava com frio e você me agasalhou!”

Impulsionados por esta história, a Campanha do Agasalho terminou no dia 17 de maio de 2013 e, no dia 25 de maio, o grupo visitou três bairros, previamente selecio-nados pelo grau de necessi-dade.

Os agasalhos arrecada-dos pelos alunos do ILV, jun-tamente com os mantimentos oferecidos pela SEMED, que gentilmente foram disponibili-zados pela Sra. Edna, respon-sável pelo setor de Alimentos e pelo cordial Sr. Piccoli, cau-saram satisfação às famílias contempladas.

A comitiva foi composta de 8 carros, os quais trans-portaram os 25 participantes: crianças da IM, mães, pais e a Ir. Blondina, animadora do grupo. Os encontros com as famílias beneficiadas tive-ram uma mistura de alegria e consternação... Alegria ao oferecer a ajuda necessária e, consternação, ao perce-ber que, algumas situações de necessidade poderiam

Infância Missionária promove Campanha do Agasalho

l Ir. Blondina Walchak

Crianças fazendo a entrega do material arrecadado durante Campanha do Agasalho

ter sido resolvidas por seto-res municipais com funções específicas, cuja tarefa é de-tectar as necessidades da população e encaminhar as soluções pertinentes.

Um exemplo de força é do Sr. Manoel, cujo barra-co, situado no bairro PRO-LAR, queimou em outubro de 2012. Este procurou solução, mas ainda está acampado no local para defender seu pe-queno terreno, porque não

conseguiu mediação e meios para levantar uma nova casa. As alunas do ILV do grupo da IM, em conversa com os pais e com Irmã Blondina, decidi-ram lançar a Campanha do tijolo com o apelo: “Doe um tijolo”. A doação poderá ser de “um tijolo ou o valor para comprar o tijolo”. Participe da felicidade de poder doar um tijolo. Faça parte da nossa campanha! Nosso convite é de coração!

Ano 46 n.31723 Páginas Vivas

l Uruguaiana- RS

Durante o mês de maio, o Instituto Laura Vicuña de Uruguaiana, realizou

mais uma edição da Gincana Mariana, tendo como tema “Juventude e Sustentabili-dade: Meu “S” é ser susten-tável”, que através de várias atividades recreativas e de habilidades, envolveu os es-tudantes, despertando o es-pírito de trabalho em equipe, o senso de responsabilidade e liderança, bem como a pro-moção da integração entre os estudantes.

Dentre as atividades realizadas pelos estudantes, destaca-se a criação de paró-dias, a elaboração de um pro-jeto que promovesse ações de sustentabilidade e arreca-dação de alimentos, materiais de limpeza e higiene, material escolar e pneus.

Em cada uma das atividades buscou-se desen-volver aspectos culturais, lú-dicos, sociais e comunitários; o espírito participativo como atitude positiva e enriquece-dora da formação do cidadão e o desenvolvimento de habi-lidades.

Instituto Laura Vicuña realizou Gincana Marianal Profº. Alexsandro Rodrigo Possatto

Momentos especiais do mês de maio

Ano 46 n.31724 Páginas Vivas

l Uruguaiana-RS

Ah! Quanta coisa cabe no coração de uma mãe!

Sintonizados na frequ-ência do amor que se traduz em gestos de

gratidão, a Comunidade Edu-cativa do ILV homenageou as mães, cujo coração abraça a vida e no qual cabem tantas coisas.

O fio condutor da festa foi a mensagem final da Estreia 2013, a qual retrata o que Joãozinho Bosco soube ob-servar e captar do cotidiano de Mamãe Margarida. Hoje também as crianças convicta-mente dizem as suas mães: “Quando pensastes que eu não tivesse observando aprendi a maior parte das li-ções de vida que deverei sa-ber para ser uma pessoa boa e útil quando crescer”.

Através de danças, can-tos, gestos, palavras e sor-risos as crianças expressa-ram o que significa ser mãe, ter mãe e conviver com uma mãe.

l Ir. Marivone Mai

l Itajaí- SC

Educandos do Lar Padre Jacó recebem uma visita especial

No dia 25 de abril, os edu-candos do Lar Padre Jacó, receberam a visita de uma turma da Educação Infantil, do Colégio São José de Itajaí. Segundo a coordenadora Mi-rela, a Educação Infantil está desenvolvendo o projeto: “A educação em valores que ul-trapassa os muros da escola”. Uma das atividades práticas é fazer com que os mesmos realizem visitas a entidades, cujas realidades, não são as mesmas em que vivem. Essa troca de experiência enrique-ce os grupos.

A visita consistiu numa

l Ir. Iara Poffo

tarde de interação, vivencian-do momentos agradáveis de brincadeiras ao ar livre, músi-cas e sessão de teatro com a

peça: “Menina bonita do laço de fita”.

Crianças do Colégio são José fazendo apresentação no Lar Pe. Jacó

Ano 46 n.31725 Páginas Vivas

l Itajaí-SC

Uma singela homenagem para você mãe

O mês de Maio desperta em todas as pessoas, sobretudo nas crian-

ças um sentimento de amor e gratidão muito especial, pois é o mês em que o coração do filho se volta para a Mãe. Aquela cuja missão é a de educar, amar, cuidar e condu-zir passos.

E foi no dia 09 de maio que os educandos do Lar Pa-dre Jacó de Itajaí, realizaram através de um bom dia e boa tarde, uma singela homena-gem a todas as mães educa-doras do Lar Padre Jacó, ten-do presente todas as suas mães.

Como é próprio do nosso carisma, não faltaram na acolhida, o carinho, o can-to, poesia, gestos, a gratidão própria de quem sabe reco-nhecer todo o bem recebido.

Visita ao Zoológico de PomerodeNo dia 22 de maio de

2013, a turma da Profª Cleu-simara, Oficina Alternativa I, que participa do Projeto “Nas trilhas do ECA e da ECO”, re-alizou uma saída de campo ao Zoológico de Pomerode (SC).

A saída de campo propor-ciona o exercício de práticas interdisciplinares, bem como, possibilidades de utilizar todos os sentidos, pois o contato é direto com o ambiente, onde se agrega teoria e prática. Os objetivos desta atividade fo-ram à ampliação dos conheci-mentos dos educandos sobre a Natureza e todos os seres que fazem parte dela, além de proporcionar vivências de contato visual primário e es-timular a sensibilização para a manutenção e preservação do meio ambiente.

Foi um momento inesque-

l Isabela S. David

cível e uma verdadeira aven-tura para os 21 pequenos educandos, com faixa etária entre quatro e cinco anos, pois no primeiro momento da visi-ta, entramos em um “viveiro de imersão” onde haviam di-versas espécies de aves que sobrevoavam curiosas bem

pertinho dos olhares encanta-dos das crianças. Foram ob-servadas diferentes espécies de aves e animais do mundo todo, inclusive algumas brasi-leiras que estão ameaçadas de extinção, como por exem-plo, o lobo guará e o taman-duá-bandeira.

l Ir. Iara Poffo

Homenagem às mães no lar Pe. Jacó

Alunos do Lar Pe. Jacó durante visita ao Zoológico

Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

Foi no dia marcante de 24 de maio que toda a co-munidade Educativa do

Lar Padre Jacó, prestou sua filial gratidão Àquela que tudo fez e continua a fazer no meio de seus filhos e filhas.

É a Auxiliadora que todos nós, membros da Família Sa-lesiana, nos consagramos e dedicamos nosso amor filial. Olhando para Ela, encontra-mos a força de viver atentos às pessoas e às suas diferen-ças, procuramos humanizar o mundo e a técnica, buscamos viver a comunhão e a Ela con-fiamos a missão educativa das crianças, adolescentes e jovens, nossa porção tão querida.

Como educadores Sale-sianos, nossa missão é a de apresentar aos nossos des-tinatários, a figura de Maria, como a mulher forte, acolhe-dora, fraterna, sempre aten-ta ás necessidades de seus filhos.

Como em toda casa sale-siana esse dia é lembrando, festa, cantos, poesias, flores, sorrisos. Essa foi a marca re-gistrada no Lar Padre Jacó.

l Ir. Iara Poffo

Ano 46 n.31726 Páginas Vivas

l Itajaí-SC

Jantar italiano faz sucesso no Centro Educacional João Paulo II

A Comunidade Educativa do Centro Educacional João Paulo II promoveu o I Jantar Italiano, no dia 18 de maio, vi-sando à sustentabilidade dos projetos. O Evento aconteceu na própria instituição. Além da comida típica italiana, pre-parada com muita eficiência pelas colaboradoras, teve também música ao vivo ani-mada por um grupo de Inácio Martins.

Foi um momento de muita integração e animação. Onde

l Ir. Claudete Ferreira

l Guarapuava- PR

todos puderam se divertir e conhecer um pouco mais do que é realizado na Obra. “O

jantar italiano foi um sucesso! Precisa virar tradição aqui” afirmou um dos participantes.

Maria Auxiliadora é coroada como Mãe e Rainha

A comunidade educativa do Centro Educacional João Paulo II teve a ale-

gria de realizar a Coroação de Nossa Senhora Auxiliado-ra, no dia 25 de maio, junta-mente com a Comunidade de São Luiz Gonzaga. O tema escolhido para este momen-to foi: “A exemplo de Maria, a juventude responde: Eis-me aqui Senhor!”

Durante a celebração, foram apresentadas as vá-rias passagens bíblicas sobre a vida de Maria através de encenações, coreografias e cantos, enfatizando o seu sim e o seu protagonismo de mãe e mulher, escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. O “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” pronunciado por Maria continua ressoan-do nos dias de hoje naqueles que buscam seguir seu Filho. A sua visita e serviço a Isabel é exemplo de doação e gene-rosidade. Sua presença aten-ta nas Bodas de Caná deixa este conselho sempre atual: “Fazei tudo o que Ele vos dis-ser.”

Por ser a Mãe de Jesus e

l Ir. Claudete Ferreira

Ano 46 n.31727 Páginas Vivas

l Guarapuava- PR

de toda a humanidade é tam-bém proclamada e coroada “Rainha do céu e da terra.” Momento este mais esperado e comovente de toda a cele-bração. As palmas permane-ceram por algum tempo. E com todo o entusiasmo can-taram a Consagração à Ma-ria.

Participaram das apre-sentações as meninas da dança, o grupo da música e coral do Centro Educacional João Paulo II, o grupo da Ar-ticulação da Juventude Sale-siana, bem como, a Infância

Missionária da Comunidade São Luiz Gonzaga, que fize-ram uma bonita coreografia e oferta de flores à Maria. A Juventude presente, em um gesto simbólico foi enviada e respondeu o seu sim: “Eis-me aqui”; “Eu te seguirei”; “Estou aqui”; “Envia-me” “Eu quero te seguir,” entre outras formas de expressar. Toda a comuni-dade também foi convidada a chegar mais perto da imagem de Maria e do Santíssimo e renovar sua adesão ao segui-mento de Jesus.

Momento da coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

Ano 46 n.31728 Páginas Vivas

O mês de maio foi mar-cado por vários mo-mentos significativos

no Centro Educacional João Paulo II: celebração Mariana, coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, cartinhas para Maria, encenações sobre a vida de Maria a partir dos textos bíblicos, estudo dos títulos e para culminar todas estas atividades foi realizada a Gincana Mariana no dia 29 de maio, retomando de forma dinâmica os temas marianos trabalhados nos momentos de formação.

Sendo também o dia do desafio foi preparada pe-los educadores um Harlem Shake e várias atividades tra-dicionais como a corrida do

Encerramento do mês de maiol Ir. Claudete Ferreira

l Guarapuava-PR

Educandos e educadores participam de mobilização

Aconteceu no dia 17 de maio, em Guarapuava, a Ca-minhada de Combate ao abu-so e exploração sexual de crianças e adolescentes, esta mobilização teve como princi-pal objetivo a divulgação para a população da existência e ampliação desta problemáti-ca na contemporaneidade. A iniciativa busca sensibilizar a todos sobre a importância e o dever de denunciar os casos ocorridos, contribuindo assim para a efetivação dos direitos das nossas crianças e ado-lescentes.

O encontro foi organizado pela Comissão da Rede de Atendimento e de Proteção à Criança e ao Adolescente do Município, a qual estendeu o convite a todas as Institui-ções da área da Assistência Social, da Educação e da Saúde que compõe a rede de atendimento.

O Centro Educacional João Paulo II participou com

l Ir. Claudete Ferreira

seus educandos, que, duran-te a semana que antecedeu a caminhada, estudaram e refletiram sobre o tema, além de contribuírem para a con-fecção de cartazes para a ca-minhada.

Felizmente esta mobili-zação atingiu seus objetivos,

uma vez que houve parti-cipação e colaboração das escolas, entidades e demais Instituições da Rede de Aten-dimento e Proteção à Criança e ao Adolescente, articulação esta, que contribuiu com a vi-sibilidade do evento e a divul-gação do tema em foco.

saco, Jogo da velha, corrida da colher, ca-xadrez, bambo-lê no cone, entre outras. Foi

um dia de muita diversão e integração entre as turmas e

Atividade de encerramento do mês de maio

Jovens participando de mobilização

Ano 46 n.31729 Páginas Vivas

Tendo presente o tema da Campanha da Fra-ternidade deste ano e a

Jornada Mundial da Juventu-de, a Diocese de Guarapua-va deu um tom todo especial para a Solenidade de Corpus Christi. O lema escolhido para nortear esta manifesta-ção pública da fé na Eucaris-tia foi: “No ritmo da juventude, uma Igreja Eucarística.”

A caminhada saiu da Pa-róquia Santa Terezinha até a Praça da Fé. Desde cedo a juventude se fez presen-te preparando os tapetes e ornamentando. À tarde os jovens de cada Paróquia do Decanato Centro fizeram uma encenação na rua durante a procissão. Os jovens da Co-munidade São Luiz Gonzaga, entre os quais estava presen-te a Articulação da Juventu-de Salesiana, representaram alguns fatos da vida do seu padroeiro.

Corpus Christi em Guarapuaval Ir. Claudete Ferreira

Ao chegar à Praça da Fé, a juventude fez um Flash Mob mostrando a alegria e a animação da juventude. Logo em seguida aconteceu a Ce-lebração Eucarística, presidi-da por Dom Antônio Wagner

da Silva com a participação de um grande número de fi-éis. Durante a homilia Dom Wagner destacou a impor-tância de a Igreja ter o “rosto jovem.”

l Guarapuava-PR

Procissão de Corpus Christi em Guarapuava

Encontro de CEBS em BagéIr Deotila e Ir. Laura, jun-

tamente com as líderes das Comunidades Mãe de Deus e Auxiliadora, participaram do encontro de CEBs em Dom Pedrito, domingo dia 2 de ju-nho Com o tema: “Missão e Profecia a serviço da vida”

Os Assessores: Ir. Salete Besen, Nilz Mar Macedo e Pe. Domingos Rodrigues Lo-pes ajudaram o povo a refletir sobre a importância do cristão ser profeta e estar sempre a serviço da vida.

l Ir. Laura Mondini

l Bagé- RS

Através de estudo em grupos foram elaborados compromissos para as comu-nidades.

1. Repassar para as co-munidades o testemunho de animação vivido no encontro.

2. Retomar os encontros paroquiais de CEBs tendo um curso de novas metodologias para se organizar melhor.

3. Realizar as visitas mis-sionárias nas vilas.

O encontro culminou com concelebração da Eucaristia

pelos padres presentes.Participaram do encontro

mais de 400 pessoas, lideran-ças e povo das comunidades de toda a Diocese de Bagé.

Ano 46 n.31730 Páginas Vivas

O mês de maio foi conclu-ído em Bagé com uma bela procissão a Nos-

sa Senhora Auxiliadora com a participação de todas as Irmãs e das duas comunida-des: Mãe de Deus – Malafaia e Auxiliadora – Ivo Ferronato. A procissão saiu da Comuni-dade Mãe de Deus passando pelas ruas do beco onde resi-dem muitas líderes da Comu-nidade, Maria abençoou com muito carinho todas aquelas casas, as famílias e todas as crianças, que com flores e papéis picados saudaram a Mãe dando vivas. A Comuni-dade Auxiliadora veio do Ivo Ferronato até se encontrarem e juntas, após o encontro se-guiram em procissão rezando e cantando louvores a Maria, agradecendo as muitíssimas graças através da presen-ça viva de Maria em nosso meio.

Todas as casas foram

Maria caminha conoscol Ir. Laura Mondini abençoadas, bem

como a Escola e a creche, onde muitas crianças e jovens ali estu-dam. Chegando à Comunidade Nos-sa Senhora Auxi-liadora, Maria foi coroada por uma criança – Raissa Lopes, da Infância Missionária, repre-sentando todas as crianças do bair-ro. Não faltaram os vivas, palmas, flores e o entu-siasmo do povo presente. A cele-bração continuou com a distribuição da Eucaristia pela Irmã Deo-tila, para as pessoas presen-tes. Terminando a celebração todos foram presenteados com o tradicional pirulito.

l Bagé-RS

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 4090secretaria@salesianasbpa.com.br

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 46– N. 317– Maio 2013...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Cassiana Ferreira, Daia-ne Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Claudete Ferreira, Ir. Cristina Shorck, Maria Camile Carvalho, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Bo-eno, Roberto Molina, Bárbara Ponticelli, Ir. Denize Salvador, Isabelle Scheid............................................................

Aniversariantes de Junho:02. Ir. Gema Olivo

05. Ir. Thecla Zajdowicz09. Ir. Maria Plebani11. Ir. Gema Scoz

19. Ir. Elena Dallabona23. Ir. Iracema Zóboli24. Ir. Joanita Pereira

Aniversariantes

top related