psicologia do trabalho

Post on 07-Jul-2015

1.164 Views

Category:

Documents

10 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Comportamento

É o conjunto de relações que se estabelece entre aspectos de um organismo e aspectos do

meio no qual ele atua considerando as situações antecedentes e as alterações situações antecedentes e as alterações

resultantes desta interação.

O "fazer" das pessoas é central na construção de um processo de trabalho mais saudável e seguro para o indivíduo e para a coletividade.

• Um dos objetivos mais recentes da saúdemental não se restringe apenas à cura das do-enças ou a sua prevenção, mas envidar esfor-ços para a implementação de recursos que te-nham como resultado melhores condições devida e trabalho para a população. Assim comovida e trabalho para a população. Assim comoo desenvolvimento integral das pessoas e dacomunidade.

• A ênfase, então, na saúde mental, desloca-seda doença à saúde e à observação de comoos seres humanos vivem em seu cotidiano.

• A Psicologia do Trabalho destaca-se porqueera uma área que lida com a prevenção e pro-moção da saúde do trabalhador no ambienteem que está inserido.

• 23,6% dos psicólogos trabalham na área or-ganizacional, o que a torna a segunda maiorganizacional, o que a torna a segunda maiorárea da psicologia.

• Psicologia do trabalho é uma ramificação daPsicologia que abrange as áreas de PsicologiaOrganizacional, Psicologia do Trabalho e dasEmpresas e Gestão de Recursos Humanos.

Contexto histórico

• Cenário de surgimento da Psicologia Indus-trial:

- Final do século XIX

- Inglaterra e EUA- Inglaterra e EUA

- Revolução Industrial

Contexto histórico

• Frederick Winslow Taylor

- Taylorismo

- Engenheiro

- Propunha Analise do tra-balho e dos funcionários (seleção)

- Mecanismos de recompensa

Frederick W. Taylor

(1856-1915)

Contexto histórico

• Primeira Guerra Mundial

- Formação e aceitação da área

- Grande número de recursosutilizados em soldados

Contexto histórico

• Clássico experimental: Estudos de Hawthorne

- Iluminação no ambiente de trabalho- Iluminação no ambiente de trabalho

- Relações Humanas x Relações Físicas

Contexto histórico

• Segunda Guerra Mundial

- Crescimento da Psicologia Industrial

• Década de 60• Década de 60

- Organizações de consultoria

- Cunho Organizacional

- Crescimento acadêmico da área

- Legislações

Psicologia Industrial

• “A Psicologia Industrial foi a primeira formaadotada pelo que hoje conhecemos como Psi-cologia Organizacional, Psicologia do Trabalho,Psicologia Ocupacional ou Psicologia IndustrialPsicologia Ocupacional ou Psicologia Industriale Organizacional, variando um pouco o “objeto”construído, mas todas apresentando uma certaregularidade discursiva e convergência no quetange ao objetivo, finalidade social, compromis-so ético, alvo das ações, bases teóricas e ele-mentos discursivos.”

Psicologia Industrial

• Revolução Industrial Taylorismo

• A Psicologia voltada para o trabalho surge,atrelada aos interesses das indústrias.atrelada aos interesses das indústrias.

• Medir o limite de esforço dos trabalhadores,para assim criar quotas de produção.

• Introdução do estudo das Relações Humanas,

Psicologia Industrial

• Teorias desenvolvidas : colocação de pes-soal (personnel assessment), treinamento,classificação de pessoal,avaliação de desem-penho, engineering psychology, dinâmicas depenho, engineering psychology, dinâmicas degrupo de Lewin, liderança e etc.

Psicologia Industrial

“No passado, os psicólogos industriais toma-ram muitas coisas como certas. A estrutura to-da da indústria, suas tradições e superstições,da da indústria, suas tradições e superstições,têm sido aceitas quase sem perguntas e tem-se a impressão de que os seres humanos fo-ram feitos para adaptar-se à industria, em vezde suceder o contrário”. (BROWN, 1976. P. 23)

Autor desconhecido (Internet: psicologando)

A Psicologia Organizacional

• A diferença principal entre a PsicologiaIndustrial e a Psicologia Organizacional éque enquanto esta se ocupa da organizaçãodas estruturas aquela está mais voltada aosdas estruturas aquela está mais voltada aospostos de trabalho.

• A psicologia passou a incorporar novastécnicas já que os seus antigos instrumentosnão asseguravam a produtividade e eficiên-cia.

A Psicologia Organizacional

• A partir do momento que a psicologia industri-al passa a apresentar objetivos mais voltadospara os indivíduos que para a própria empresa,estudando o trabalho humano em todos osestudando o trabalho humano em todos osseus significados e manifestações , com umavisão mais ampla do homem que trabalha, e dotrabalho do homem, ela passa a ser aPsicologia do Trabalho (voltada para o trabalhohumano e todas os seus significados e ma-nifestações).

A Psicologia Organizacional

• “O campo da psicologia organizacional nasceude diversas forças e se desenvolveu crescendopor meio do conflito global, hoje o psicólogo or-ganizacional deve ser multidisciplinar.”ganizacional deve ser multidisciplinar.”

• “O psicólogo organizacional não pode ser ape-nas um aplicador de técnicas, mas sim compre-ender o homem como um ser social, que esta emconstante interação com o meio.”

Karina Wandick

A Psicologia Organizacional

• Do psicólogo organizacional, também é exi-gido uma postura pro ativa, negociadora, pers-picaz, atualizada, ética e flexível, que absorvaas inovações tecnológicas e comportamentais.

• O psicólogo organizacional é definido como um profissional que tem o papel de “ajudar aorganização a pensar”, e com isso ajudar a tor-ná-la capaz de lidar com problemas emergen-tes das mudanças nas relações entre o capital e o trabalho.

A Psicologia Organizacional

• O objetivo do desenvolvimento organizacional é mudar a cultura e melhorar o clima da organi-zação.

Psicologia Organizacional: Atuação

• Principais áreas de atuação do psicólogo organizacional:

-Recrutamento-Recrutamento

-Seleção de pessoal

-Treinamento

-Diagnóstico Organizacional

Psicologia Organizacional: Atuação

Recrutamento:

Conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa.

Existem dois tipos de recrutamento, o recruta-

mento interno e o externo.

Psicologia Organizacional: Atuação

Seleção:

Tarefa de escolher os cadidatos adequados às neces-

sidades da organização entre os candidatos recruta-sidades da organização entre os candidatos recruta-

dos.

Utilização de testes, provas, entrevistas, dinâmicas

entre outros.

Psicologia Organizacional: Atuação

Treinamento e desenvolvimento de pessoal:

Envolve o aprendizado e o desenvolvimento de novas habili-dades, a obtenção de novos conhecimentos e a modificaçãode atitudes e comportamentos.de atitudes e comportamentos.

- Programa de treinamento:

1- Avaliação das necessidades2- Definição dos objetivos de treinamento3- Projeção do programa4- Aplicação5- Avaliação do Treinamento

Psicologia Organizacional: Atuação

Diagnóstico Organizacional:

Uma das primeiras atividades de um analista do comportamento

em uma organização é a realização do levantamento e análise de

dados envolvidos com a queixa apresentada pela empresa. Esta

etapa de levantamento de dados, juntamente com os resultadosetapa de levantamento de dados, juntamente com os resultados

obtidos a partir da coleta do mesmo, compõe o que é chamado na

área empresarial de diagnóstico organizacional (DO).

Objetiva apresentar um quadro confiável da real situação que está

sendo vivenciada na empresa, para quecom este conhecimento

seja possível definir uma outra realidade que represente de manei-

ra segura os objetivos e metas que norteiam uma organização.

Psicologia Organizacional: Atuação

Avaliação do desempenho de funcionários:

Constitui-se numa série de técnicas com a fina-lidade de obter informações sobre o comporta-mento profissional do avaliado.

Análise de cargos e salários:

- Descrição de cargos

- Sistem de recompensa

Psicologia Organizacional: Atuação

Motivação“De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a

agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma pro-

pensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação

ser provocado por um estímulo externo(provindo do ambiente) ou tam-

bém ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo”bém ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo”

(CHIAVENATO, 1999).

Do ponto de vista administrativo, a motivação deve servir deestí-mulo à pessoa, a fim de sanar suas necessidades edesejos, provo-cando comportamentos que promovam arealização de seus objetivos. A realização de objetivospessoais dos funcionários reflete diretamente no seudesempenho dentro da organização, e consequentemente naconcretização dos objetivos da organização.

Psicologia Organizacional: Atuação

Chiavenato faz relação da teoria das necessida-des de Maslow com o trabalho:

Psicologia Organizacional: Atuação

Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional:

-Analisar cargos e salários;-Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários;-Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para-Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva parapsicólogo);-Realizar pesquisas sobre os sentimentos e emoções dosfuncionários;-Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;-Organizar um clima organizacional mais eficaz;-Resolver situações de conflitos entre funcionários;-Projetar sistema de avaliação de desempenho;-Avaliar a eficácia de uma prática específica.

Conclusão

O trabalho do psicólogo organizacional é muito amplo ecom o tempo ele deixou a análise do indivíduo e passou aenxergar a organização. Atualmente, o psicólogo organiza-cional cumpre um papel muito mais político e estratégico,na elaboração de políticas de recursos humanos, planeja-na elaboração de políticas de recursos humanos, planeja-mento estratégico, desenvolvimento de carreiras e planosde sucesso, desenvolvimento de equipes, análise e mudan-ças da cultura organizacional, programas de qualidade devida, etc. Atuando assim com o estabelecimento de estraté-gias e para os vários escalões da empresa, na busca deobjetivos de curto, médio e longo alcance, identificandoepropondo soluções para problemas que envolvam os recur-sos humanos.

Referências Bibliográficas

Internet

- http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/ psicologia-industrial

LivrosLivros

- PSICOLOGIA DO TRABALHO KRUMM, DIANE-

top related