pronomes e retomada no enem

Post on 06-Apr-2017

203 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Manoel Neves

Pronomes e retomada no ENEM

TEXTO pronomes e retomada no ENEM

COLASANTI,M.Eusei,masnãodevia.RiodeJaneiro:Rocco,1996.

A colocaçãopronominal é a posiçãoqueos pronomespessoais oblíquos átonosocupamnafraseemrelaçãoaoverboaquesereferem.Sãopronomesoblíquosátonos? me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podemassumirtrêsposiçõesnaoraçãoemrelaçãoaoverbo.Próclise,quandoopronomeécolocadoantesdoverbo,devidoaparQculasatraRvas,comoopronomerelaRvo.Ênclise,quandoopronomeécolocadodepoisdoverbo,oqueacontecequandoeste esRver no imperaRvo afirmaRvo ou no infiniRvo impessoal regido dapreposição“a”ouquandooverboesRvernogerúndio.Mesóclise,usadaquandooverboesRverflexionadonofuturodopresenteounofuturodopretérito.

QUESTÃO 01 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2012) A mesóclise é um Rpo de colocação pronominal raro no usocoloquial da língua portuguesa. No entanto, ainda é encontrada em contextosformais,comoseobservaem:a)Nãolhenegouqueeraumimproviso.b)Fazmuitotempoquelhefaleiessascoisas.c)Nuncaumhomemseachouemmaisapertadolance.d)Referia-seàDonaEvaristaoutê-la-iaencontradoemalgumoutroautor?e) Acabou de chegar dizendo-lhe que precisava retornar ao serviçoimediatamente.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

AformamesoclíRcaestápresenteapenasnaalternaRva“d”:tê-la-ia.

TEXTO pronomes e retomada no ENEM

Quando Rubem Braga não Rnha assunto, ele abria a janela e encontrava um.Quandonão encontrava, davanomesmo,ele abria a janela, olhavaomundoecomunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte quetambémdavanomesmo:acrônicaestavafeita.Nãotenhonemoengenhonemaarte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa – posso não vermelhor,masvejomais. [...]NelsonRodriguesnãoRnhaproblemas.Quandonãohaviaassunto,eleinventava.Umatarde,estacioneiilegalmenteoSinca-Chambordnacalçadadojornal.Eleestavacomopapelnamáquinaeprovisoriamentesemassunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma lourasuspeita, mas equivalente à suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eutentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda não aceitou o dinheiro,preferiu a loura. Eu fiquei sem amulta e sem amulher. Nelson não ficou semassunto.

CONY,C.H.FolhadeS.Paulo.2jan.1998.(adaptado)

QUESTÃO 02 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2011) O autor lançou mão de recursos linguísRcos que o auxiliaram naretomadade informaçõesdadassemrepeRrtextualmenteumareferência.EssesrecursospertencemaousodalínguaeganhamsenRdonaspráRcasdalinguagem.Éoqueacontececomosusosdopronome“ele”destacadosnotexto.Comessaestratégia,oautorconseguiua)confundiroleitor,queficasemsaberquandootextoserefereaumouaoutrocronista.b)compararRubemBragacomNelsonRodrigues,dandopreferênciaaoprimeiro.c) referir-se a Rubem Braga e a Nelson Rodrigues usando igual recurso dearRculaçãotextual.d)sugerirqueosdoisautoresescrevemcrônicassobreassuntossemelhantes.e) produzir um texto obscuro, cujas ambiguidades impedem a compreensão doleitor.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

Porintermédiodousodopronomeanafóricoele,ocronistaevitaarepeRçãodosnomes dos cronistas referidos no seu texto e mantém o senRdo e correçãogramaRcal.AalternaRvaqueavaliacorretamenteousodoelementocoesivoéaletra“c”.

VERISSIMO,L.F.Ascobras.In.:SeDeusexis7ssequeeusejaa7ngidoporumraio.PortoAlegre:L&PM,1997.

(ENEM-2011)OhumordaRradecorredareaçãodeumadascobrascomrelaçãoaousodepronomepessoalreto,emvezdepronomepessoaloblíquo.Deacordocomanormapadrãodalíngua,esseusoéinadequado,poisa)contrariaousoprevistoparaoregistrooraldalíngua.b)contrariaamarcaçãodasfunçõessintáRcasdesujeitoeobjeto.c)gerainadequaçãonaconcordânciacomoverbo.d)geraambiguidadenaleituradotexto.e)apresentaduplamarcaçãodesujeito.

QUESTÃO 03 pronomes e retomada no ENEM

Opronomepessoaldocasoreto,nopadrãocultodalínguaportuguesa,funcionacomo sujeito. No segundo quadrinho, ele foi empregado inadequadamente,porqueosujeitodaformaverbal“vamos”énósenão“eles”.Respeitadoopadrãoformal,culto,teríamos:“Vamosarrasá-los”.Marque-se,pois,aletra“b”.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

TEXTO pronomes e retomada no ENEM

DUARTE,Marcelo.Oguiadoscuriosos.SãoPaulo:CompanhiadasLetras,1995.

Páris,filhodoreideTroia,raptouHelena,mulherdeumreigrego.Issoprovocouumsangrentoconflitodedezanos,entreosséculosXIIIeXIIa.C.Foioprimeirochoque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar ostroianos. Deixaram à porta de seus muros forRficados um imenso cavalo demadeira.Ostroianos,felizescomopresente,puseram-noparadentro.Ànoite,ossoldadosgregos,queestavamescondidosnocavalo,saírameabriramasportasdafortalezaparaainvasão.Daísurgiuaexpressão“presentedegrego”.

QUESTÃO 04 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2009)Em“puseram-no”,aformapronominal“no”refere-se.a)aotermo“reigrego”.b)aoantecedente“gregos”.c)aoantecedentedistante“choque”.d)àexpressão“murosforRficados”.e)aostermos“presente”e“cavalodemadeira”.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

Oreferentedopronomeemdestaqueéosintagma“cavalodemadeira”[referido,posteriormente,pelosubstanRvo“presente”].Assinale-se,pois,aalternaRva“e”.

TEXTO pronomes e retomada no ENEM

Revista Língua Portuguesa, n.40, fev. 2009.

Filho de engenheiro,Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos dearquiteturaporcausadatuberculose.Masa iminênciadamortenãomarcoudeforma lúgubre suaobra,emboraemseuhumor líricohaja sempreumtoquedefundamelancolia,enasuapoesiahajasempreumcertotoquedemorbidez,aténo eroRsmo. Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare,esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso coRdiano malidealizado por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanhaperdida, Pasárgada.Descrever seu retrato empalavras éuma tarefa impossível,depoisqueelemesmojáofeztãobememversos.

QUESTÃO 05 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2009)AcoesãodotextoéconstruídaprincipalmenteaparRrdo(a)a) repeRção de palavras e expressões que entrelaçam as informaçõesapresentadasnotexto.b) subsRtuição de palavras por sinônimos como “lúgubre” e “morbidez”,“melancolia”e“nostalgia”.c) emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstraRvos: “sua”, “seu”,“esse”,“nosso”,“ele”.d) emprego de diversas conjunções subordinaRvas que arRculam as orações eperíodosquecompõemotexto.e) emprego de expressões que indicam sequência, progressividade, como“iminência”,“sempre”,“depois”.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

Ospronomes“sua”,“seu”,“esse”,“nosso”e“ele”estãotodosusadosemfunçãoreferencial. Eles retomam “Manuel Bandeira”, evitando repeRções queempobrecemacoesãotextual.DeacordocomanomenclaturalinguísRca,elessãochamadosdeanafóricos.Marque-se,pois,aalternaRva“c”.

TEXTO pronomes e retomada no ENEM

Porqueospronomesoblíquostêmessenomeequaisasregrasparau7lizá-los?S.O.S.Português

Asexpressões“pronomeoblíquo”e“pronomereto”sãooriundasdolaRm(casusobliquusecasus rectus).ElaseramusadasparaclassificaraspalavrasdeacordocomafunçãosintáRca.Quandoestavamcomosujeito,pertenciamaocasoreto.Se exerciam outra função (exceto a de vocaRvo), eram relacionadas ao casooblíquo, pois um dos senRdos da palavra oblíquo é “não é direito ou reto”. Ospronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os quedesempenhamafunçãodesujeito(eu,tu,ele,nós,vóseeles)sãoospessoaisdocaso reto; e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me,mim,comigo,te,R,conRgo,o,os,a,as,lhe,lhes,se,si,consigo,nos,conosco,voseconvosco)sãoosdocasooblíquo.

NOVA ESCOLA. Coluna “Na dúvida”, dez. 2008, p. 20.

QUESTÃO 06 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2009)Nadescriçãodospronomes,estãoimplícitasregrasdeuRlizaçãoadequadasparasituaçõesqueexigemlinguagemformal.Aestruturarqueestádeacordocomasregrasapresentadasnotextoé:a)Euobserveiela.b)Euavinoquarto.c)TragaaRntaparaeu.d)trataaRntaparamimpintar.e)Esseacordoéentreeuevocê.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

Considerando-sequeotextoemanálisetratadoempregodospronomespessoaisretos e oblíquos segundo padrão formal, culto da língua portuguesa, deve-seassinalaraletra“b”.

QUESTÃO 07 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2009)Ospronomespodemtera funçãoderetomarumaexpressãoouoreferente de uma expressão anteriormente citada no texto, ou que estejaproeminentenocontexto.Notexto,issoéfeitoadequadamentepelo(a)a)pronome“que”conRdoem“quepodemsercolocadosnatelainicial(...)”(l.1)—retoma“ícones”(l.1).b)expressão“esseselementos”conRdaem“emvezdeprocuraresseselementosemdiretóriosepastas”(l.3-4)—retoma“ícones”(l.1).c)pronome“los”conRdoem“(...)paraabri-los.”(l.5)—retoma“atalhos”(l.1).d) pronome“ele” conRdoem“pode-sedar a elequalquer apelido (...)” (l. 7)—retoma“arquivocorrespondente”(l.6-7).e) pronome “lo” conRdoem “(...) e associá-lo ao arquivo emquestão.” (l. 8)—retoma“omesmonomedoarquivocorrespondente”(l.6-7).

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

Apalavraque,nofragmentotranscritonaalternaRva“a”éumpronomerelaRvoqueretomaovocábuloatalhoeoinserenaoraçãoaseguir.

Háqualquercoisadeespecialnissodebotaracaranajanelaemcrônicadejornal– eu não fazia isso hámuitos anos, enquantome escondia em poesia e ficção.Crônicaalgumasvezestambéméfeita,intencionalmente,paraprovocar.Alémdomais, em certos diasmesmo o escritormais escolado não está lá grande coisa.Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais,anRquada demais.Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso comparRlharideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem ummontão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “isso éexatamente o que falo commeus pacientes”, É isso que digo parameus pais”,“Comentei com minha namorada”. Os esQmulos são valiosos pra quem nessestemposandavameioassim:écomomebotaremnocolo–tambémeupreciso.Naverdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. Demodo que está sendo óRma, essa brincadeira séria, com alguns textos que iamacabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério...mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas deescrever. Como escrevi há muitos anos e conRnua sendo a minha verdade:palavrassãomeujeitosecretodecalar.

LUFT,L.Pensarétransgredir.RiodeJaneiro:Record,2004.

QUESTÃO 08 pronomes e retomada no ENEM

(ENEM-2014) Os textos fazem uso constante de recursos que permitem aarRculaçãoentresuaspartes.Quantoàconstruçãodofragmento,oelementoa)“nisso”introduzofragmento“botaracaranajanelaemcrônicanojornal”.b)“assim”éumaparáfrasede“écomomebotaremnocolo”.c)“isso”remetea“escondiaempoesiaeficção”.d)“alguns”antecipaainformação“Éissoquedigoparameuspais”.e)“essa”recuperaainformaçãoanteriora“janeladojornal”.

SOLUÇÃO COMENTADA pronomes e retomada no ENEM

AúnicaanálisecorretaacercadoselementoscoesivosdestacadosestápresentenaalternaRva“a”,poisacontração“nisso”refere-sea“botaracaranajanelaemcrônicanojornal”.

Certa vez, eu jogavaumaparRdade sinuca, e sóhaviaabola setenamesa.Demodo que a masRguei lentamente, saboreando-lhe os bocados com prazer.Refiro-meà refeiçãoquehaviapedidoaogarçom.Dei-lheduas tacadasnacara.Estoumereferindoàbola.Emseguida,saímontandonelaeaégua,dequeestoufalando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-lamortanamesa,meu irmãocomia-lheumapernacomprazereofereceu-meumpedaço:“Obrigado”,disseeu,“jácomigalinhanoalmoço”.

Logoemseguida,chegouminhamulheredeu-menacara.Umbeijo,digo.Dei-lheumabraço.Faziacalar.Daíapoucominhacamisaestava inteiramentemolhada.Refiro-meaqueestavanacordasecando,quandocomeçouachover.Minhasograapareceuparaapanharacamisa.

Não Rve remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que iatrepandonacadeira.

Malaquias,meuprimo,viviacomumavelhadeoitentaanos.Avelhaerasuaavó,esclareço.Malaquias Rnha dezoito filhos,mas nunca se casou. Isto é, nunca secasou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossafrente,Malaquiasfuraocoraçãocomumafaca.Depoiscortaaspernaseosanguedoporcoencheabacia.

Nosbons tempos,passeávamos juntos.EuRnhaumcarro.MalaquiasRnhaumanamorada.Umdia,rolouaribanceira.MerefiroaMalaquias.Entroupelapretóriaadentroarrebentandoaportaeparouresfolegantejuntodojuizpálidodesusto.Merefiroaocaro.EaMalaquias.

FERNANDES,Millor.Trintaanosdemimmesmo.SãoPaulo:AbrilCultural,1973.

QUESTÃO 09 segunda aplicação do ENEM-2016

Nesse texto, o autor reorienta o leitor não processo de leitura, usando comorecurso expressões como “refiro-me/me refiro”, “estoume referindo”, “de queestoufalandoagora”,“digo”,“estoufalandoda”,“esclareço”,“istoé”.TodaselassãoexpressõeslinguísRcasintrodutorasdeparáfrases,querservempara

a)confirmarb)contradizerc)destacard)reRficare)sinteRzar

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2016

Nosfragmentosemanálise,oselementosderetomada,nocumprimentodesuafunção discursiva, referem-se a elementos apresentados anteriormente.Entretanto, o enunciador usa expressões de reformulação discursiva com oobjeRvodedirecionaroleitorparaosenRdopretendido.Veja,apropósito,oqueacontecenostrêsprimeirosperíodos:“Certavez,eujogavaumaparRdadesinuca,esóhaviaabolasetenamesa.DemodoqueamasRgueilentamentesaboreando-lhe os bocados comprazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom”.Evidentemente,seguindoà lógicadodiscurso,opronome“lhe”deveria retomar“abolasete”[queeraoassuntodequeolocutorestavaafalar].NessesenRdo,aestrutura“refiro-me”redirecionaoolhardoleitoreapontaqueoelementoaqueo referido pronome faz alusão está localizado posterior e não anteriormente.Postoisso,pode-seafirmarqueafunçãodostermosemdestaquenocomandodaquestãoéreRficaraqueoselementosderetomadaestãosereferindo.Marque-se,pois,aletra“d”.

conteúdos abordados na questão coesãotextual:pronomeseretomada

APESARDE

Nãolembroquemdissequeagentegostadeumapessoanãoporcausade,masapesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: genRleza, bom humor,inteligência,simpaRa,tudoissoagentetememestoquenahoraemqueconheceumapessoaeresolveconquistá-la.Osdefeitosficamguardadinhosnosprimeirosdiasesóentão,comaconvivência,vãosaindodoesconderijoerevelando-senodiaadia.VocêentãodescobrequeelenãoéapenasgenRledoce,mastambémum tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não éapenasseguraedeterminada,masumachoronaquepassa20diaspormêscomTPM.Equeeleronca,equeeladizpalavrãodemais,equeeleésupersRciosoporbobagens,equeeleenjoanaestrada,equeelenãogostadecriança,equeelanão gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essaencrenca.

MEDEIROS,M.RevistaOGlobo,n.790,12jun.2011.Adaptado.

QUESTÃO 10 segunda aplicação do ENEM-2016

Háelementosdecoesãotextualqueretomaminformaçõesnotextoeoutrosqueasantecipam.Nos trechos,oelementodecoesão sublinhadoqueantecipaumainformaçãodotextoé:

a)“Gostardaquiloqueégostáveléfácil”.b)“tudoissoagentetememestoque”.c)“nahoraemqueconheceumapessoa”.d)“resolveconquistá-la”.e)“pararesolveressaencrenca”.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2016

TodosospronomesdestacadosnasalternaRvasretomamalgoquejáfoidito[sãoanafóricos]. A exceção faz-se ao demonstraRvo “aquilo” cujo referente estáposposto:“genRleza,bomhumor,inteligência”.Marque-se,pois,aalternaRva“a”.

conteúdos abordados na questão coesãotextual:pronomeseretomada

“Ela émuitodiva!”, gritou amoça aos amigos, comuma câmeranamão. Era aquintaediçãodaCampusParty,afeitadeinternetqueaconteceanualmenteemSãoPaulo,naúlRma terça-feira,7.Adivaemquestãoeraa cantora tecnobregaGaby Amarantos, a “Beyoncê do Pará”. SimpáRca, Gaby sorriu e posoupacientementeparatodososcliques.Poucodepois,orapperEmicida,palestranteao ladodaparaenseedotambémrapperMVBill,viveriaamesmaRetagem.SecenascomoessahojeemdiafazempartedocoRdianodeGabyeEmicida,ambosgarantemqueissosedeveàdimanes˜!aoquesuascarreirastomaramatravésdainternet—osucessonaredeerajustamenteoassuntodapalestra.Ambosvieramda periferia e são marcados pela disponibilização gratuita ou a preços muitobaixosdeseusdiscos,fenômenoqueampliouaaudiênciaparaalémdossubúrbiosparaensesepaulistanos.Aduplaaté járealizouumaapresentaçãoemconjunto,no Beco 203, casa de shows localizada no Baixo Augusta, em São Paulo,frequentadaporumpúblicodeclassemédiaalta.

Disponívelem:h�p://www.cartacapital.com.br.Acessoem:26fev.2012.Adaptado.

QUESTÃO 11 segunda aplicação do ENEM-2016

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos quepromovemoencadeamentodasideiaseaprogressãodotemaabordado.Aesserespeito,idenRfica-senotextoemquestãoquea) a expressão “pouco depois”, em “Pouco depois, o rapper Emicida”, indicapermanênciadeestadodecoisasnomundo.b)ovocábulo“também”,em“tambémrapperMVBill”,retomacoercivamenteaexpressão“orapperEmicida”.c)oconecRvo“se”,em“Secenascomoessa”,orientao leitoraparaconclusõescontráriasaumaideiaanteriormenteapresentada.d)opronomeindefinido“isso”,em“issosedeve”,marcaumaremissãoa ideiasdotexto.e) as expressões “a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos”, “a Beyoncé doPará”, “ambos” e “a dupla” formam uma cadeia coesiva por retomarem asmesmaspersonalidades.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2016

Deve-se assinalar a alternaRva “e”, pois o pronome “isso” foi uRlizado com oobjeRvoderetomaroquefalouanteriormente.

conteúdos abordados na questão coesãotextual:classesdonome/pronomeseretomada

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!! pronomes e retomada no ENEM

http://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves

https://www.facebook.com/nevesmanoel

https://www.instagram.com/manoelnevesmn/

h t t p s : / / w w w . y o u t u b e . c o m / u s e r /TheManoelNeves

https://twitter.com/Manoel_Neves

Conhece meu livro de redação para o ENEM?

Vendas: www.manoelneves.com

top related