prof. pueblo peçanha - gestão ambiental slide 01

Post on 15-Feb-2017

318 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PROF. PUEBLO PEÇANHA2010

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA

1

O que é Gestão AmbientalO que é Gestão Ambiental       ““Constituição Federal - Art. 225. Constituição Federal - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”lo para as presentes e futuras gerações.”

2

3

Gestão Ambiental?Gestão Ambiental?

Resultados ambientais?Resultados ambientais?

Desenvolvimento sustentável?Desenvolvimento sustentável?

4

DEFINIÇÃODEFINIÇÃOSISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL é um conjunto de atividades é um conjunto de atividades administrativas operacionais inter-relacionadas para abordar os problemas administrativas operacionais inter-relacionadas para abordar os problemas ambientais atuais ou para evitar o seu surgimentoambientais atuais ou para evitar o seu surgimento (Barbieri, J. C. – 2004). (Barbieri, J. C. – 2004).

ObjetivosObjetivos

Ações ambientais pontuais, casuais, isolados e/ou episódicas, sem Ações ambientais pontuais, casuais, isolados e/ou episódicas, sem qualquer planejamento ou integração entre os diversos eventos não qualquer planejamento ou integração entre os diversos eventos não pode ser considerado um sistema de gestão ambiental.pode ser considerado um sistema de gestão ambiental.

Atender a conformidade das leis Atender a conformidade das leis (locais, regionais, nacionais, e internacionais).(locais, regionais, nacionais, e internacionais).

Definir políticas e procedimentos para alcançar a qualidade ambiental desejada.Definir políticas e procedimentos para alcançar a qualidade ambiental desejada.

Identificar e administrar os riscos ambientais.Identificar e administrar os riscos ambientais.Definir as metodologias, o nível de recursos e de pessoal, adequado para atender Definir as metodologias, o nível de recursos e de pessoal, adequado para atender aos riscos e metas ambientais propostas.aos riscos e metas ambientais propostas. 5

CONCEITUAÇÃO DO SGACONCEITUAÇÃO DO SGA

O sistema de Gestão Ambiental é composto de diferentes ações O sistema de Gestão Ambiental é composto de diferentes ações administrativas e operacionais, que atuam de forma integrada, realizadas administrativas e operacionais, que atuam de forma integrada, realizadas por um empreendimento para gerir (controlar, acompanhar e prevenir por um empreendimento para gerir (controlar, acompanhar e prevenir problemas ambientais) decorrentes da sua atuação.problemas ambientais) decorrentes da sua atuação.

Estrutura de um SGAEstrutura de um SGAa . Formulação de diretrizes conceituais: Diagnósticoa . Formulação de diretrizes conceituais: Diagnósticob . Definição de objetivos operacionais: Diagnósticob . Definição de objetivos operacionais: Diagnósticoc . Planejamento de ação: Planejamentoc . Planejamento de ação: Planejamentod . Coordenação e execução das atividades: Execuçãod . Coordenação e execução das atividades: Execuçãoe . Avaliação dos resultados: Avaliação e . Avaliação dos resultados: Avaliação

f . Realimentar o processo: Aperfeiçoamento f . Realimentar o processo: Aperfeiçoamento 6

O termo gestão ambiental é bastante O termo gestão ambiental é bastante abrangente. Ele é frequentemente usado para abrangente. Ele é frequentemente usado para designar ações ambientais em determinados designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de ambiental, gestão ambiental de reservas de biosferabiosfera e outras tantas modalidades de e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais.gestão que incluam aspectos ambientais.

Gestão AmbientalGestão Ambiental

7

A A gestão ambiental empresarial gestão ambiental empresarial está voltada para está voltada para organizaçõesorganizações, ou seja, , ou seja, companhiascompanhias, , corporaçõescorporações, , firmasfirmas, , empresasempresas ou ou instituiçõesinstituições e pode ser definida como e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.de um produto. 8

[Norma ISO 14001][Norma ISO 14001]

GESTÃO AMBIENTALGESTÃO AMBIENTAL RESULTADOS AMBIENTAISRESULTADOS AMBIENTAIS

9

Objetivos e Finalidades da Gestão Ambiental Objetivos e Finalidades da Gestão Ambiental O objetivo maior da gestão ambiental deve ser O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou trabalho de qualquer organização pública ou privada. privada.

10

• Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente;ambiente;• Manter, em geral, em conjunto com a área de Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos;segurança do trabalho, a saúde dos;• Produzir, com a colaboração de toda a cúpula Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os ou serviços ambientalmente dirigente e os ou serviços ambientalmente compatíveis;compatíveis;• Colaborar com setores econômicos, a comunidade e Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente. 11

A Gestão Ambiental desenvolve projetos para A Gestão Ambiental desenvolve projetos para prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das águas e a deterioração das matas e do solo. águas e a deterioração das matas e do solo. Planeja o crescimento de cidades e a ocupação Planeja o crescimento de cidades e a ocupação de terrenos. Participa, também, de programas de terrenos. Participa, também, de programas de reciclagem de materiais e de educação de reciclagem de materiais e de educação ambiental. ambiental.

12

No setor privado implanta e acompanha No setor privado implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, projetos de exploração de recursos naturais, empregando métodos e técnicas não poluentes, empregando métodos e técnicas não poluentes, trata efluentes e dejetos industriais e controla a trata efluentes e dejetos industriais e controla a adoção de normas de proteção ambiental e de adoção de normas de proteção ambiental e de tecnologias limpas. tecnologias limpas.

13

RESULTADOSAMBIENTAIS

SOBREVIVÊNCIA

Direito legítimo das gerações futuras.Direito legítimo das gerações futuras.

Desenvolvimento SustentávelDesenvolvimento Sustentável

É parte de um todo maior.É parte de um todo maior.

Série ISO 14000Série ISO 14000NORMA ISO 14001FERRAMENTAS

É parte de um todo maior.É parte de um todo maior.

Gestão AmbientalGestão AmbientalIMPACTOS AMBIENTAIS

ESTRATÉGIA

14

Em áreas já degradadas, recupera o solo, implanta Em áreas já degradadas, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e tratamento de lixo e sistemas de compostagem e tratamento de lixo e busca soluções para drenar as águas das chuvas, busca soluções para drenar as águas das chuvas, sempre procurando melhorar o desempenho sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.econômico e ambiental dos processos produtivos.

15

IMPACTOS AMBIENTAISIMPACTOS AMBIENTAIS

Ganhos econômicose ambientaisCONVERGÊNCIACONVERGÊNCIA

DIVERGÊNCIADIVERGÊNCIA

OU

Investimentos financeirose ganhos ambientais

GESTÃO AMBIENTAL /GESTÃO AMBIENTAL /RESULTADOS AMBIENTAIS RESULTADOS AMBIENTAIS

16

GESTÃO AMBIENTALGESTÃO AMBIENTALISO/TC 207ISO/TC 207

SC 1 -SC 1 - Sistemas de Gestão Ambiental: ISO 14001 e 14004;Sistemas de Gestão Ambiental: ISO 14001 e 14004;

SC 2 -SC 2 - Auditoria Ambiental: ISO 14015 e ISO 19011;Auditoria Ambiental: ISO 14015 e ISO 19011;

SC 3 -SC 3 - Rotulagem Ambiental: Série ISO 14020;Rotulagem Ambiental: Série ISO 14020;

SC 4 -SC 4 - Avaliação de Desempenho Ambiental: ISO 14031;Avaliação de Desempenho Ambiental: ISO 14031;

SC 5 -SC 5 - Avaliação de Ciclo de Vida: Série ISO 14040;Avaliação de Ciclo de Vida: Série ISO 14040;

SC 6 -SC 6 - Termos e Definições: Série ISO 14050;Termos e Definições: Série ISO 14050;

WG 3 -WG 3 - Projeto para o Ambiente (Ecodesign): ISO TR 14062;Projeto para o Ambiente (Ecodesign): ISO TR 14062;

WG 4 WG 4 - Comunicação Ambiental: ISO 14063;- Comunicação Ambiental: ISO 14063;

WG 5 WG 5 - Mudanças Climáticas: ISO 14064.- Mudanças Climáticas: ISO 14064. “Meet the Whole Family”, www.iso.ch/iso/em/prods-services/otherpubs/Qualitymanagement.html

17

O que é a O que é a ISOISO??

18

Organização das Normas Organização das Normas Internacionais de Padronização.Internacionais de Padronização.

• Normas Técnicas, como por exemplo as da ABNT;Normas Técnicas, como por exemplo as da ABNT;• Normas de Procedimento, como por exemplo as de gestão de Normas de Procedimento, como por exemplo as de gestão de qualidade, de acordo com a iso 9000.qualidade, de acordo com a iso 9000.

ISO 14001 ISO 14001

Única norma da série que possibilita uma certificação por Única norma da série que possibilita uma certificação por organismo credenciado.organismo credenciado.

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTALAMBIENTAL

Por que as empresas decidiram certificar-se pela ISO 14001?*Por que as empresas decidiram certificar-se pela ISO 14001?*

Competir melhor nos mercados interno e externoCompetir melhor nos mercados interno e externo

Promover a imagem ambientalPromover a imagem ambiental

Melhorar o desempenho ambientalMelhorar o desempenho ambiental

Reduzir custos, aumentar competitividade, minimizar riscosReduzir custos, aumentar competitividade, minimizar riscos

* ISO 14001: Lessons from the Early Adopters, by Beth Tener, Cutter Information Corp., 1999

19

NBR ISO 14001

1999 100 certificados pela ISO 14001100 certificados pela ISO 14001

2003 1000 certificados pela ISO 140011000 certificados pela ISO 14001

2005 2000 certificados pela ISO 140012000 certificados pela ISO 1400120

INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃOINTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO

Governança CorporativaGovernança Corporativa

Responsabilidade SocialResponsabilidade Social

QualidadeQualidade

ISO 9001ISO 9001

SegurançaSegurançaMeio ambienteMeio ambiente

OHSAS/8001OHSAS/8001ISO 14001ISO 14001

TENDÊNCIATENDÊNCIA

21

Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental

Os fundamentos, ou seja, a base de razões que Os fundamentos, ou seja, a base de razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental, são vários. Podem ser desde ambiental, são vários. Podem ser desde procedimentos obrigatórios de atendimento da procedimentos obrigatórios de atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.o pessoal da organização.

22

Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental

A busca de procedimentos gerenciais A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se aí a ambientalmente corretos, incluindo-se aí a adoção de um Sistema Ambiental (SGA), na adoção de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inúmeras razões que verdade, encontra inúmeras razões que justificam a sua adoção. Os fundamentos justificam a sua adoção. Os fundamentos predominantes podem variar de uma predominantes podem variar de uma organização para outra. No entanto, eles organização para outra. No entanto, eles podem ser resumidos nos seguintes básicos:podem ser resumidos nos seguintes básicos:

23

• Os recursos naturais (matérias-primas) são Os recursos naturais (matérias-primas) são limitados e estão sendo fortemente afetados limitados e estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização;pelos processos de utilização;• Exaustão e degradação decorrentes de Exaustão e degradação decorrentes de atividades públicas ou privadas, portanto estão atividades públicas ou privadas, portanto estão cada vez mais escassos, relativamente mais caros cada vez mais escassos, relativamente mais caros ou se encontram legalmente mais protegidos.ou se encontram legalmente mais protegidos.

24

Necessidade e Importância da Gestão Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa Ambiental para a Empresa

Por danos e efeitos ambientais possíveis de Por danos e efeitos ambientais possíveis de ocorrerem durante o ciclo de vida do produto ocorrerem durante o ciclo de vida do produto compreendem-se todos os impactos sobre o meio compreendem-se todos os impactos sobre o meio ambiente, inclusive a saúde humana, decorrentes ambiente, inclusive a saúde humana, decorrentes da obtenção e transporte de matérias-primas, da da obtenção e transporte de matérias-primas, da transformação, ou seja, a produção propriamente transformação, ou seja, a produção propriamente dita, da distribuição e comercialização, do uso dos dita, da distribuição e comercialização, do uso dos produtos, da assistência técnica e destinação final produtos, da assistência técnica e destinação final dos bens.dos bens. 25

Necessidade e Importância da Gestão Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa Ambiental para a Empresa

Devemos salientar que a empresa é a única Devemos salientar que a empresa é a única responsável pela adoção de um SGA (Sistema de responsável pela adoção de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e por uma política ambiental. Só Gestão Ambiental) e por uma política ambiental. Só após sua adoção, o cumprimento e a conformidade após sua adoção, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configuração de “sagrados”. Portanto, ninguém é configuração de “sagrados”. Portanto, ninguém é obrigado a adotar um SGA e/ou Política Ambiental; obrigado a adotar um SGA e/ou Política Ambiental; depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob pena da organização cair num tremendo descrédito no pena da organização cair num tremendo descrédito no que se refere às questões ambientais.que se refere às questões ambientais. 26

Finalidades da Gestão Ambiental e Empresarial Finalidades da Gestão Ambiental e Empresarial · Orientar consumidores quanto à compatibilidade ambiental · Orientar consumidores quanto à compatibilidade ambiental dos processos produtivos e dos seus produtos ou serviços;dos processos produtivos e dos seus produtos ou serviços;· Subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque · Subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque para a conservação e a preservação da natureza;para a conservação e a preservação da natureza;· Servir de material informativo a acionistas, fornecedores e · Servir de material informativo a acionistas, fornecedores e consumidores para demonstrar o desempenho empresarial na consumidores para demonstrar o desempenho empresarial na área ambiental;área ambiental;· Orientar novos investimentos privilegiando setores com · Orientar novos investimentos privilegiando setores com oportunidades em áreas correlatas;oportunidades em áreas correlatas;· Subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação · Subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação ambiental nos moldes da série de normas ISO 14.000;ambiental nos moldes da série de normas ISO 14.000;· Subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental de produtos. · Subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental de produtos. 27

O que diz a NBR-ISO 14.004O que diz a NBR-ISO 14.004Princípios e elementos de um SGAPrincípios e elementos de um SGAComprometimento e política - é recomendado Comprometimento e política - é recomendado que uma organização defina sua política que uma organização defina sua política ambiental e assegure o comprometimento com o ambiental e assegure o comprometimento com o seu SGA.seu SGA.Planejamento Planejamento É recomendado que uma organização formule É recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental.um plano para cumprir sua política ambiental.

28

O que diz a NBR-ISO 14.004O que diz a NBR-ISO 14.004ImplementaçãoImplementação Para uma efetiva implementação, é recomendado que uma Para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais.metas ambientais.Medição e avaliação Medição e avaliação ÉÉ recomendado que uma organização mensure, monitore e recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental.avalie seu desempenho ambiental.Análise crítica e melhoria Análise crítica e melhoria É recomendado que uma organização analise criticamente e É recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.29

30

ESTUDO DE IMPACTO ECOLÓGICOESTUDO DE IMPACTO ECOLÓGICO

31

ATIVIDADEATIVIDADEHUMANAHUMANA ECOSSISTEMAECOSSISTEMA

IMPACTOSIMPACTOS

influênciainfluênciaAÇÃOAÇÃO

ALTERNATIVASALTERNATIVAS

AVALIARAVALIAR

IDENTIFICARIDENTIFICAR

MENSURARMENSURAR

PREVERPREVER

MEDIDAS COMPENSATÓRIASMEDIDAS COMPENSATÓRIAS

MEDIDASMEDIDAS MITIGADORASMITIGADORAS

interfereinterfere reaçãoreação

ANALISARANALISAR

32

Instrumentos Básicos do SGAInstrumentos Básicos do SGA

Licenciamento AmbientalLicenciamento AmbientalRelatório Ambiental Preliminar – RAPRelatório Ambiental Preliminar – RAPTermo de Referência – TRTermo de Referência – TREstudo de Impacto Ambiental – EIAEstudo de Impacto Ambiental – EIARelatório de Impacto Ambiental – RIMARelatório de Impacto Ambiental – RIMAAuditoria AmbientalAuditoria AmbientalAnálise Preliminar de Perigos – APPAnálise Preliminar de Perigos – APPAnálise de Risco AmbientalAnálise de Risco AmbientalMonitoramento AmbientalMonitoramento Ambiental

Gestão de Produtos PerigososGestão de Produtos PerigososLegislação AmbientalLegislação AmbientalDescomissionamento AmbientalDescomissionamento AmbientalEducação AmbientalEducação Ambiental

Marketing AmbientalMarketing AmbientalRelatório de Controle AmbientalRelatório de Controle AmbientalPlano de Controle Ambiental – PCAPlano de Controle Ambiental – PCAAudiência Pública (Consulta Pública)Audiência Pública (Consulta Pública)

33

Estrutura de ResponsabilidadeEstrutura de ResponsabilidadeA norma ISO 14.001 estabelece que as funções, responsabilidades A norma ISO 14.001 estabelece que as funções, responsabilidades e autoridades devem estar definidos visando a gestão ambiental e autoridades devem estar definidos visando a gestão ambiental

eficaz.eficaz. Tabela 3.3 – Exemplos de Responsabilidades Ambientais.Tabela 3.3 – Exemplos de Responsabilidades Ambientais.

RESPONSABILIDADERESPONSABILIDADE EXECUTOREXECUTOR

Definir a orientação geralDefinir a orientação geral Presidente, Executivo principal, DiretoriaPresidente, Executivo principal, Diretoria

Desenvolver a política ambientalDesenvolver a política ambiental Presidente, Executivo principal, Gerente de Meio Presidente, Executivo principal, Gerente de Meio AmbienteAmbiente

Desenvolver objetivos, metas e programas ambientaisDesenvolver objetivos, metas e programas ambientais Gerentes EnvolvidosGerentes Envolvidos

Acompanhar o desempenho global da SGAAcompanhar o desempenho global da SGA Gerente de Meio AmbienteGerente de Meio Ambiente

Assegurar o cumprimento dos regulamentosAssegurar o cumprimento dos regulamentos Gerente Geral da OperaçãoGerente Geral da Operação

Promover a contínua melhoriaPromover a contínua melhoria Todos os GerentesTodos os Gerentes

Identificar anseios dos clientes e promover a comunicaçãoIdentificar anseios dos clientes e promover a comunicação Pessoal de Vendas e MarketingPessoal de Vendas e Marketing

Identificar anseios dos fornecedoresIdentificar anseios dos fornecedores Pessoal de Compras e ContrataçãoPessoal de Compras e Contratação

Desenvolver e acompanhar orçamentos para a questão Desenvolver e acompanhar orçamentos para a questão ambientalambiental

Gerentes Financeiros e ContábeisGerentes Financeiros e Contábeis

Promover a capacitação técnica e operacional dos empregadosPromover a capacitação técnica e operacional dos empregados Gerente de RHGerente de RH

Desenvolver novos equipamentos e metodologia Desenvolver novos equipamentos e metodologia ambientalmente adequadasambientalmente adequadas

Pessoal de PesquisaPessoal de Pesquisa

Promover a produção de materiais ambientalmente corretosPromover a produção de materiais ambientalmente corretos Gerente de ProduçãoGerente de Produção

34

O planejamento de implantação de um SGA segundo a O planejamento de implantação de um SGA segundo a ISO 14.000 tem as seguintes etapas:ISO 14.000 tem as seguintes etapas:

Aspectos AmbientaisAvaliação de Impactos

Requisitos LegaisCritérios Internos

ViabilidadeEconômica

Anseios das Partes EnvolvidasViabilidadeTecnológica

Definição dosObjetivos e

Metas

Caracterização dos Programas de Gestão

Ambiental

Política Ambiental

A Gestão Ambiental trabalha...A Gestão Ambiental trabalha...

35

Adequação das áreas

Conscientização de docentes, funcionários e alunos

Alocação de recursos

Identificação, atendimento e monitoramento do cumprimento da

legislação

DESAFIOS

36

SGASGA

ATIVIDADES PARA DISCUSSÃOATIVIDADES PARA DISCUSSÃO

37

1.1. O QUE VOCÊ ENTENDE POR GESTÃO AMBIENTAL?O QUE VOCÊ ENTENDE POR GESTÃO AMBIENTAL?

2.2. COMO A GESTÃO AMBIENTAL INFLUÊNCIA O SEU TRABALHO?COMO A GESTÃO AMBIENTAL INFLUÊNCIA O SEU TRABALHO?

3.3. O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL , ART Nº 225, SOBRE A O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL , ART Nº 225, SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL?GESTÃO AMBIENTAL?

4.4. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO SGA?QUAIS SÃO OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO SGA?

5.5. COMO VOCÊ DEFINE IMPACTO AMBIENTAL?COMO VOCÊ DEFINE IMPACTO AMBIENTAL?

6.6. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É ISO ?EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É ISO ?

top related