processos de interação discursiva no enem

Post on 18-Jan-2017

634 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

tópicos de compreensão textual no enem

Processos de interação discursiva Manoel Neves

QUESTÃO 01 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Os principais recursos u6lizados para envolvimento e adesão doleitoràcampanhains6tucionalincluema)empregodeenumeraçãodeitenseapresentaçãodeBtulosexpressivos.b)ousodeoraçõessubordinadascondicionaisetemporais.c)oempregodepronomescomo“você”e“sua”eousodoimpera6vo.d)aconstruçãodefigurasmetafóricaseousoderepe6ção.e)ofornecimentodenúmerodetelefonegratuitoparacontato.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto criado para a propaganda doMinistério da Saúde estabelece o contatocom o leitor por intermédio da simulação da interlocução, o que se dá porintermédiodousodopronomevocê[retomadoemsua]edasformasverbaisnoimpera6voafirma6vo[comoentre,evite,cubra,entreoutros].Marque-se,pois,aalterna6va“c”.

QUESTÃO 02 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Para convencer o leitor, o anúncio emprega como recursoexpressivo,principalmente,a)asrimasentreNicigaenico0na.b)ousodemetáforascomo“forçadevontade”.c)arepe6çãoenfá6cadetermossemelhantescomo“fácil”e“facilidade”.d)au6lizaçãodospronomesdesegundapessoa,que fazemumapelodiretoaoleitor.e)ainformaçãosobreasconsequênciasdoconsumodocigarroparaamedrontaroleitor.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Nesta propaganda, predomina a função cona6va ou apela6va da linguagem e,paraconseguirseuobje6vo,olocutorestabeleceocontatocomoleitor[segundapessoadodiscurso]porintermédiodospronomesvocêeseu.Assinale-se,pois,aalterna6va“d”.Nestapropaganda,predominaa funçãocona6vaouapela6vadalinguageme,para conseguir seuobje6vo,o locutorestabeleceo contato comoleitor [segunda pessoa do discurso] por intermédio dos pronomes você e seu.Assinale-se,pois,aalterna6va“d”.

É pra6camente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plás6co. Ele estápresente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além deeletrodomés6cos, automóveis etc. Esseusoocorredevidoà sua atoxicidadee àinércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plás6co não ascontamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandesvantagens garantem o uso dos plás6cos em larga escala: são leves, quase nãoalteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que,infelizmente,nãoéaproveitado,vistoque,emtodoomundo,apercentagemdeplás6coreciclado,quandocomparadoaototalproduzido,aindaéirrelevante.

Revistamãeterra.Minuano,anoI,n.6(adaptado).

Sacolas plás6cas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos ebueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugasmarinhas,baleias,focasegolfinhos,mortosporsufocamento.

Sacolas plás6cas descartáveis são gratuitas para os consumidores,mas têm umcustoincalculávelparaomeioambiente.

Veja,8jul.2009.FragmentosdetextopublicitáriodoIns6tutoAkatupeloConsumoConsciente.

QUESTÃO 03 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas,predominantemente,estratégiasargumenta6vasquea)atraemoleitorpormeiodeprevisõesparaofuturo.b)apelamàemoçãodoleitor,mencionandoamortedeanimais.c) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolasplás6cas.d) in6midam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado desacolasplás6cas.e) recorrem à informação, pormeio de constatações, para convencer o leitor aevitarousodesacolasplás6cas.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Aprincipalestratégiaargumenta6vapresentenotextoIIéousodeinformaçõesrela6vas aos danos ao meio ambiente. Os eventos referidos pelo locutorfuncionam como argumento de autoridade cujo obje6vo é deses6mular oconsumodesacolasdeplás6co.Marque-se,pois,aalterna6va“e”.

Para cada site que você pode visitar, existem pelo menos 400 outros que nãoconsegue acessar. Eles existem, estão lá, mas são invisíveis. Estão presos numburaconegrodigitalmaiordoqueaprópriainternet.Acadavezquevocêinteragecomumamigonasredessociais,váriosoutrossãoignoradosetêmasmensagensenterradasemumenormecemitérioon-line.E,quandovocêfazumapesquisanoGoogle, não recebe os resultados de fato – e sim uma versão maquiada,previamente modificada de acordo com critérios secretos. sim, tudo isso éverdade–enãoénenhumaconspiração.Acontece todososdias semquevocêperceba.PegueseuchapéudeIndianaJonesevamosexplorarawebperdida.

OQUEAINTERNETESCONDEDEVOCÊ

GRAVATÁ,A.Superinteressante.nov.2011.

QUESTÃO 04 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Os gêneros do discurso jornalís6co, geralmente a manchete, anoBciaeareportagem,exigemdorepórterquenãodizeu,nemmesmoserefiraao leitor do texto explicitamente. No trecho lido, ao contrário, é recorrente oempregodevocê,oquala) remete a um sujeito eu que se prende ao próprio dizer, fortalecendo asubje6vidade.b)explicitaumaconstruçãometalinguís6caquesevoltaparaoprópriodizer.c)deixaclarooleitoresperadoparaotexto,aquelequevisitaredessociaisesitesdebuscanodiaadia.d) estabeleceuma conexãoentreo fatual eoopina6vo,oquedescaracterizaotextocomoreportagem.e)revelaaintençãodetornaraleituramaisfácil,apar6rdeumtextoemqueseempregavocabuláriosimples.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Notextoemanálise,ousodopronomevocêserveparaespecificarqualéoleitor-alvoparaoqualsevoltaodiscursodanoBcia.Marque-se,pois,aletra“c”.

Podechegardemansinho, comoécostumeporali,eobservar sempressacadadetalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadasarandelasdeluzesamarelaseoselementosbarrocosdatorrejácomeçamadarogos6nhodaviagemaguardada.Vindoládelonge,oapitoestridenteanunciaquelogo, logoocenárioestarácompletoparaapar6da.Enãotardaparaotremdefatosurgir.Pequeninoaprincípio,masderepente,emtodaaquelaimensidãoquedesliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o maisdesconfiadodosmineiros.

TIUSSU,B.Raízesmineiras.Disponívelem:www.estadao.com.br.Acessoem:15nov.2011.

QUESTÃO 05 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) A leitura do trechomostra que textos jornalís6cos produzidos emdeterminadosgênerosmobilizamrecursoslinguís6coscomoobje6vodeconduzirseupúblico-alvoaaceitarsuasideias.Paraenvolveroleitornoretratoquefazdacidade,aautoraa)iniciaotextocomainformaçãomaisimportanteaserconhecida,aestaçãodetremdeMariana.b)descrevedeformaparcialeobje6vaaestaçãodetremdacidade,seusdetalhesecaracterís6cas.c)apresentacomcuidadoeprecisãoos recursosdacidade, sua infraestruturaesingularidade.d)fazumacrí6caindiretaàdesconfiançadosmineiros,mostrandoconhecimentodotema.e) dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o apar6lhardasbelezasdolocal.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A configuração da figura do leitor-alvo dá-se por intermédio do uso dasexpressõesverbaispodechegarerepareque.Marque-se,portanto,aletra“e”.

Atualmente,prevalecenamídiaumdiscursodeexaltaçãodasnovastecnologias,principalmente aquelas ligadas às a6vidades de telecomunicações. Expressõesfrequentescomo“ofuturojáchegou”,“maravilhastecnológicas”e“conexãototalcom o mundo” “fe6chizam” novos produtos, transformando-os em objetos dedesejo,deconsumoobrigatório.Poressemo6vo,carregamoshojenosbolsosemochilaso“futuro”tãofestejado.

NOVASTECNOLOGIAS

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras ví6mas de um aparelho midiá6coperverso,oudeumaparelhocapitalistacontrolador.Háperversão,certamente,econtrole, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relaçãosimbió6ca de dependência mútua com os veículos de comunicação, que seestreitaacada imagemcompar6lhadaeacadadossiêpessoal transformadoemobjetopúblicodeentretenimento.

NãomaiscomoaquelesacorrentadosnacavernadePlatão,somoslivresparanosaprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com asestruturasmidiá6cas,naqualtantocontrolamosquantosomoscontrolados.SAMPAIO,A.S.AmicroFsicadoespetáculo.Disponívelemhtp://observatoriodaimprensa.com.br.Acesso:1mar.2013.

QUESTÃO 06 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013)Aoescreverumar6godeopinião,oprodutorprecisacriarumabasede orientação linguís6ca que permita alcançar os leitores e convencê-los comrelação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha dasformasverbaisemdestaqueobje6vaa)criarrelaçãodesubordinaçãoentreleitoreautor,jáqueambosusamasnovastecnologias.b)enfa6zaraprobabilidadedequetodapopulaçãobrasileiraestejaaprisionadaàsnovastecnologias.c)indicar,deformaclara,opontodevistadequehojeaspessoassãocontroladaspelasnovastecnologias.d) tornar o leitor coparBcipe do ponto de vista de wur ele manipula as novastecnologiaseporelasémanipulado.e)demonstrarao leitorsuaparceladeresponsabilidadepordeixarqueasnovastecnologiascontrolemaspessoas.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Oar6godeopiniãoemdestaquedefendeatesesegundoaqualohomemtantocontrola quanto é controlado pelas novas tecnologias da informação ecomunicação.Ousodaprimeirapessoadopluralvisaatornaroleitorcúmplicedaperspec6va adotada pelo locutor. Sendo assim, é totalmente correto o que seafirmarnaletra“d”.

eu acho um fato interessante... né... foi comomeu pai eminhamãe vieram seconhecer...né...que...minhamãemoravanoPiauícomtodafamília...né...meu...meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente...infelizmentemorreu...minhamãe6nha cincoanos... né... e o irmãomais velhodela... meu padrinho... 6nha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foitrabalharnobanco...e...elefoi...obanco...nocaso...estava...comumnúmerodefuncionários cheioeele teveque irparaoutro localepediu transferênciaprumlocalmaispertodeParnaíbaqueeraacidadeondeelesmoravameporengano...o... o escrivão entendeu Paraíba... né... emeu... eminha família veio parar emMossoróqueeraexatamenteolocalmaispertoonde6nhavagaprafuncionáriodoBancodoBrasile::ela foipararna ruadomeupai...né...ecomeçaramaseconhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... élógico...porque todo relacionamento temumabriga...né...eeuacheiesse fatomuitointeressanteporquefoiumacoincidênciaincrível...né...comovieramaseconhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos decasados...CUNHA,M.A.F.(Org.)Corpusdiscurso&gramáIca:alínguafaladaeaescritanacidadedoNatal.Natal:EdUFRN,1998.

QUESTÃO 07 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014)Natranscriçãodafala,háumbreverelatodeexperiênciapessoal,noqualseobservaafrequenterepe6çãode“né”.Essarepe6çãoéum(a)a)índicedebaixaescolaridadedofalante.b)estratégiaBpicademanutençãodainteraçãooral.c)marcadeconexãológicaentreconteúdosnafala.d)manifestaçãocaracterís6cadafalaregionalnordes6na.e)recursoenfa6zadordainformaçãomaisrelevantedanarra6va.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A forma “né”, redução de “não é”, funciona comoummecanismopormeio doqual o locutormantémo contato como interlocutor, uma estratégia análoga àpreguntaretórica,quetemporobje6vochamaraatençãodoouvinteparaaquiloqueseestáfalando.Assinale-se,pois,aalterna6va“b”.

ScienIficAmericanBrasil,ano11,n.134,jul.2013.Adaptado.

QUESTÃO 08 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014)Paraa6ngiroobje6voderecrutartalentos,essetextopublicitárioa) afirma, com a frase “Queremos seu talento exatamente como ele é”, quequalquerpessoacomtalentopodefazerpartedaequipe.b) apresenta como estratégia a formação de um perfil por meio de perguntasdirecionadas,oquedinamizaainteraçãotexto-leitor.c) u6liza a descrição da empresa como argumento principal, pois a6ngediretamenteosinteressadoseminformá6ca.d)usaestereó6ponega6vodeumaformaconhecida,onerd,pessoaintrospec6vaequegostadeinformá6ca.e) recorre a imagens tecnológicas ligadas em rede, para simbolizar como atecnologiaéinterligada.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto publicitário em análise u6liza-se de vários elementos para estabelecercontatocomoleitor,asaber:a)aprimeirapessoadoplural;b)usodepronomesparasereferiràpessoacomaqualquerfalar;c)usodeperguntasretóricas;d)usode impera6vo. Ademais, as perguntas referidas anteriormente ajudam naformação do perfil desejado pelo enunciador. Sendo assim, deve-se assinalar aalterna6va“b”.

SERMÃODASEXAGÉSIMA

Nunca na Igreja deDeus houve tantas pregações, nem tantos pregadores comohoje.PoissetantosesemeiaapalavradeDeus,comoétãopoucoofruto:Nãoháumhomemqueemumsermãoentreemsieseresolva,nãoháummoçoquesearrependa,nãoháumvelhoquesedesengane.Queéisto?AssimcomoDeusnãoéhojemenosonipotente,assimasuapalavranãoéhojemenospoderosadoquedantesera.Pois seapalavradeDeusé tãopoderosa; seapalavradeDeus temhoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra deDeus?Esta,tãograndeetãoimportantedúvida,seráamatériadosermão.Querocomeçarpregando-meamimAmimserá,etambémavós;amim,paraaprenderapregar;avós,queaprendaisaouvir.

VIEIRA,A.Sermõesescolhidos.v.2.SãoPaulo:Edameris,1965.

QUESTÃO 09 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014) No Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira ques6ona aeficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursivasucessivasinterrogações,asquaistêmporobje6voprincipal

a) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que seráabordadonosermão.b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados naspregações.c)apresentarques6onamentosparaosquaisaIgrejanãopossuirrespostas.d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia daspregações.e)ques6onaraimportânciadaspregaçõesfeitaspelaIgrejaduranteossermões.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

As interrogações funcionamcomoumaestratégiade interlocuçãodiscursivapormeio da qual o enunciador visa amanter contato com o leitor e despertar seuinteresse acerca do assunto de que o sermão vai falar.Marque-se, pois, a letra“a”.

OVENENODOBEMImaginequevocêcortouorostoe,emvezdedarpontos,oseumédicopassaumasupercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmoacontecer.Masnãoseassuste.Ahistóriamodernadasserpentesnãotemnadaaver comomedo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardamprodutosu6líssimosnasglândulasletais.Omaisrecenteéumacoladepelegenuinamentebrasileira,que,segundoostestesjafeitos,dáumacicatrizaçãoperfeita.

Disponívelem:www.super.abril.com.br.Acessoem:2mar.2012(fragmento).

A descoberte pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, daUniversidade Estadual Paulista, emBotucatu. E não é a primeira feita no Brasil.Nosanos1960,omédicoSérgioFerreira,atualpresidentedaSociedadeBrasileirapara o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca umamolécula que em 1977virouremédiocontraahipertensão.

QUESTÃO 10 segunda aplicação do ENEM-2014

Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são osobje6vosdeseuprodutorequeméseupúblico-alvo.Notrecho,paraaproximar-sedointerlocutor,oautora)empregaumalinguagemtécnicadedomíniodoleitor.b)enfa6zainformaçõesimportantesparaavidadoleitor.c)introduzotemaantecipandopossíveisreaçõesdoleitor.d)exploraumtemasobreoqualoleitortemreconhecidointeresse.e)apresentaaoleitor,deformaminuciosa,adescobertadosmédicos.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

Estaéumaquestãoclássicadeprocessosdeinteraçãodiscursiva.

Notextoemanálise,ocontatocomointerlocutordeu-seporintermédiodousodos pronomes “você”, “seu” e “se”. Tal seleção lexical promove não só aaproximação locutor-leitor,mas também antecipa as reações que porventura oreceptordanoBciapoderiater[“nãoseassuste”].Assinale-seaalterna6va“c”.

Oseucérebroécapazdequasequalquercoisa.Eleconseguepararotempo,ficarváriosdiasnumaboasemdormir,lerpensamentos,moverobjetosadistânciaesereconstruirdeacordocomanecessidade.Parecemsuperpoderesdehistóriasemquadrinhos, mas são apenas algumas das descobertas que os neurocien6stasagora conseguimos perceber. Outras são fruto da ciência: ao decifrar algunsmecanismos da nossamente, os pesquisadores estão encontrandomaneiras derealizarcoisasqueantespareciamimpossíveis.Oresultadoéumarevoluçãocomonenhumaoutra,capazdemudarnãosóamaneiracomoentendemosocérebro,mas tambéma imagemque fazemosdomundo,da realidadeedequemsomosnós. Siga adiante e entenda o que está acontecendo (e aproveite que, segundoumadasmais recentesdescobertas,nenhumexercícioparao seucérebroé tãobomquantoaleitura).

KENSKI,R.Arevoluçãodocérebro.Superinteressante,ago.2006.

QUESTÃO 12 terceira aplicação do ENEM-2014

Nessa introdução de uma matéria de popularização da ciência, são usadosrecursos linguís6cosqueestabelecem interaçãocomo leitor,buscandoenvolvê-lo.Dessesrecursos,aquelequecaracterizaapersuasãopretendidadeformamaisincisivasedápeloemprego

a)dopronomepossessivocomoem“Oseucérebroécapazdequasequalquercoisa”.b)deverbosnaprimeirapessoadopluralcomo“entendemos”e“somos”.c)depronomesemprimeirapessoadopluralcomo“nossa”e“nós”.d)deverbosnomodoimpera6vocomo“siga”e“aproveite”.e)deestruturaslinguís6casavalia6vascomo“tãobomquantoaleitura”.

SOLUÇÃO COMENTADA terceira aplicação do ENEM-2014

Os elementos linguís6cos u6lizados com a intenção de envolver o leitordenominam-se processos de interação discursiva. São eles o uso da primeirapessoa do plural, de pronomes que se referem diretamente ao leitor[considerados de segunda pessoa], de perguntas [retóricas] e de verbos noimpera6vo.

Dentre os recursos indicados anteriormente, o que consegue estabelecerinteraçãomais forteéousodo impera6voafirma6vo,namedidaemque,aosevaler de tal modo verbal, o locutor aconselha, sugere, instrui, ordena. Sendoassim,deve-seassinalaraalterna6va“d”.

QUALÉASEGURANÇADOSANGUE?

Paraquerosangueestejadisponívelparaaquelesquenecessitam,os indivíduossaudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiaressaudáveisapra6caremomesmoato.

Aprá6cadeselecionarcriteriosamenteosdoadores,bemcomoasrígidasnormasaplicadaspara testar, transportar,estocare transfundiro sanguedoadofizeramdeleumprodutomuitomaissegurodoquejáfoianteriormente.

Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doençasinfecciosastransmissíveispelosangue,comohepa6tesBeC,HIV,sífiliseChagas,podemdoarsangue.

Sevocêachaquesuasaúdeoucomportamentopodecolocaremriscoavidadequemfor receberseusangue,ou tema real intençãodeapenas realizaro testeparaoHIV,NÃODOESANGUE.

Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doençastransmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janelaimunológica em que o doador contaminado por um determinado vírus podetransmi6radoençaatravésdoseusangue.

DASUAHONESTIDADEDEPENDEAVIDADEQUEMVAIRECEBERSEUSANGUE.Disponívelem:www.prosangue.sp.gov.br.Acessoem:24abr.2015.Adaptado.

QUESTÃO 13 primeira aplicação do ENEM-2016

Nessacampanha,asinformaçõesapresentadastêmcomoobje6voprincipala)conscien6zarodoadordesuacorresponsabilidadepelaqualidadedosangue.b) garan6r a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação desangue.c)esclareceropúblicosobreasegurançadoprocessodecaptaçãodosangue.d)alertarosdoadoressobreasdificuldadesenfrentadasnacoletadesangue.e)aplicaronúmerodedoadoresparamanterobancodesangue.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

Oobje6vodiscursodoenunciador é corresponsabilizarodoadorpelaqualidadedosangue.Porisso,deve-seassinalaraalterna6va“a”.

top related