processos de interação discursiva no enem

38
tópicos de compreensão textual no enem Processos de interação discursiva Manoel Neves

Upload: manoel-neves

Post on 18-Jan-2017

634 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processos de interação discursiva no enem

tópicos de compreensão textual no enem

Processos de interação discursiva Manoel Neves

Page 2: Processos de interação discursiva no enem
Page 3: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 01 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Os principais recursos u6lizados para envolvimento e adesão doleitoràcampanhains6tucionalincluema)empregodeenumeraçãodeitenseapresentaçãodeBtulosexpressivos.b)ousodeoraçõessubordinadascondicionaisetemporais.c)oempregodepronomescomo“você”e“sua”eousodoimpera6vo.d)aconstruçãodefigurasmetafóricaseousoderepe6ção.e)ofornecimentodenúmerodetelefonegratuitoparacontato.

Page 4: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto criado para a propaganda doMinistério da Saúde estabelece o contatocom o leitor por intermédio da simulação da interlocução, o que se dá porintermédiodousodopronomevocê[retomadoemsua]edasformasverbaisnoimpera6voafirma6vo[comoentre,evite,cubra,entreoutros].Marque-se,pois,aalterna6va“c”.

Page 5: Processos de interação discursiva no enem
Page 6: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 02 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Para convencer o leitor, o anúncio emprega como recursoexpressivo,principalmente,a)asrimasentreNicigaenico0na.b)ousodemetáforascomo“forçadevontade”.c)arepe6çãoenfá6cadetermossemelhantescomo“fácil”e“facilidade”.d)au6lizaçãodospronomesdesegundapessoa,que fazemumapelodiretoaoleitor.e)ainformaçãosobreasconsequênciasdoconsumodocigarroparaamedrontaroleitor.

Page 7: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Nesta propaganda, predomina a função cona6va ou apela6va da linguagem e,paraconseguirseuobje6vo,olocutorestabeleceocontatocomoleitor[segundapessoadodiscurso]porintermédiodospronomesvocêeseu.Assinale-se,pois,aalterna6va“d”.Nestapropaganda,predominaa funçãocona6vaouapela6vadalinguageme,para conseguir seuobje6vo,o locutorestabeleceo contato comoleitor [segunda pessoa do discurso] por intermédio dos pronomes você e seu.Assinale-se,pois,aalterna6va“d”.

Page 8: Processos de interação discursiva no enem

É pra6camente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plás6co. Ele estápresente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além deeletrodomés6cos, automóveis etc. Esseusoocorredevidoà sua atoxicidadee àinércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plás6co não ascontamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandesvantagens garantem o uso dos plás6cos em larga escala: são leves, quase nãoalteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que,infelizmente,nãoéaproveitado,vistoque,emtodoomundo,apercentagemdeplás6coreciclado,quandocomparadoaototalproduzido,aindaéirrelevante.

Revistamãeterra.Minuano,anoI,n.6(adaptado).

Page 9: Processos de interação discursiva no enem

Sacolas plás6cas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos ebueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugasmarinhas,baleias,focasegolfinhos,mortosporsufocamento.

Sacolas plás6cas descartáveis são gratuitas para os consumidores,mas têm umcustoincalculávelparaomeioambiente.

Veja,8jul.2009.FragmentosdetextopublicitáriodoIns6tutoAkatupeloConsumoConsciente.

Page 10: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 03 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009) Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas,predominantemente,estratégiasargumenta6vasquea)atraemoleitorpormeiodeprevisõesparaofuturo.b)apelamàemoçãodoleitor,mencionandoamortedeanimais.c) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolasplás6cas.d) in6midam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado desacolasplás6cas.e) recorrem à informação, pormeio de constatações, para convencer o leitor aevitarousodesacolasplás6cas.

Page 11: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Aprincipalestratégiaargumenta6vapresentenotextoIIéousodeinformaçõesrela6vas aos danos ao meio ambiente. Os eventos referidos pelo locutorfuncionam como argumento de autoridade cujo obje6vo é deses6mular oconsumodesacolasdeplás6co.Marque-se,pois,aalterna6va“e”.

Page 12: Processos de interação discursiva no enem

Para cada site que você pode visitar, existem pelo menos 400 outros que nãoconsegue acessar. Eles existem, estão lá, mas são invisíveis. Estão presos numburaconegrodigitalmaiordoqueaprópriainternet.Acadavezquevocêinteragecomumamigonasredessociais,váriosoutrossãoignoradosetêmasmensagensenterradasemumenormecemitérioon-line.E,quandovocêfazumapesquisanoGoogle, não recebe os resultados de fato – e sim uma versão maquiada,previamente modificada de acordo com critérios secretos. sim, tudo isso éverdade–enãoénenhumaconspiração.Acontece todososdias semquevocêperceba.PegueseuchapéudeIndianaJonesevamosexplorarawebperdida.

OQUEAINTERNETESCONDEDEVOCÊ

GRAVATÁ,A.Superinteressante.nov.2011.

Page 13: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 04 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Os gêneros do discurso jornalís6co, geralmente a manchete, anoBciaeareportagem,exigemdorepórterquenãodizeu,nemmesmoserefiraao leitor do texto explicitamente. No trecho lido, ao contrário, é recorrente oempregodevocê,oquala) remete a um sujeito eu que se prende ao próprio dizer, fortalecendo asubje6vidade.b)explicitaumaconstruçãometalinguís6caquesevoltaparaoprópriodizer.c)deixaclarooleitoresperadoparaotexto,aquelequevisitaredessociaisesitesdebuscanodiaadia.d) estabeleceuma conexãoentreo fatual eoopina6vo,oquedescaracterizaotextocomoreportagem.e)revelaaintençãodetornaraleituramaisfácil,apar6rdeumtextoemqueseempregavocabuláriosimples.

Page 14: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Notextoemanálise,ousodopronomevocêserveparaespecificarqualéoleitor-alvoparaoqualsevoltaodiscursodanoBcia.Marque-se,pois,aletra“c”.

Page 15: Processos de interação discursiva no enem

Podechegardemansinho, comoécostumeporali,eobservar sempressacadadetalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadasarandelasdeluzesamarelaseoselementosbarrocosdatorrejácomeçamadarogos6nhodaviagemaguardada.Vindoládelonge,oapitoestridenteanunciaquelogo, logoocenárioestarácompletoparaapar6da.Enãotardaparaotremdefatosurgir.Pequeninoaprincípio,masderepente,emtodaaquelaimensidãoquedesliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o maisdesconfiadodosmineiros.

TIUSSU,B.Raízesmineiras.Disponívelem:www.estadao.com.br.Acessoem:15nov.2011.

Page 16: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 05 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) A leitura do trechomostra que textos jornalís6cos produzidos emdeterminadosgênerosmobilizamrecursoslinguís6coscomoobje6vodeconduzirseupúblico-alvoaaceitarsuasideias.Paraenvolveroleitornoretratoquefazdacidade,aautoraa)iniciaotextocomainformaçãomaisimportanteaserconhecida,aestaçãodetremdeMariana.b)descrevedeformaparcialeobje6vaaestaçãodetremdacidade,seusdetalhesecaracterís6cas.c)apresentacomcuidadoeprecisãoos recursosdacidade, sua infraestruturaesingularidade.d)fazumacrí6caindiretaàdesconfiançadosmineiros,mostrandoconhecimentodotema.e) dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o apar6lhardasbelezasdolocal.

Page 17: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A configuração da figura do leitor-alvo dá-se por intermédio do uso dasexpressõesverbaispodechegarerepareque.Marque-se,portanto,aletra“e”.

Page 18: Processos de interação discursiva no enem

Atualmente,prevalecenamídiaumdiscursodeexaltaçãodasnovastecnologias,principalmente aquelas ligadas às a6vidades de telecomunicações. Expressõesfrequentescomo“ofuturojáchegou”,“maravilhastecnológicas”e“conexãototalcom o mundo” “fe6chizam” novos produtos, transformando-os em objetos dedesejo,deconsumoobrigatório.Poressemo6vo,carregamoshojenosbolsosemochilaso“futuro”tãofestejado.

NOVASTECNOLOGIAS

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras ví6mas de um aparelho midiá6coperverso,oudeumaparelhocapitalistacontrolador.Háperversão,certamente,econtrole, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relaçãosimbió6ca de dependência mútua com os veículos de comunicação, que seestreitaacada imagemcompar6lhadaeacadadossiêpessoal transformadoemobjetopúblicodeentretenimento.

NãomaiscomoaquelesacorrentadosnacavernadePlatão,somoslivresparanosaprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com asestruturasmidiá6cas,naqualtantocontrolamosquantosomoscontrolados.SAMPAIO,A.S.AmicroFsicadoespetáculo.Disponívelemhtp://observatoriodaimprensa.com.br.Acesso:1mar.2013.

Page 19: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 06 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013)Aoescreverumar6godeopinião,oprodutorprecisacriarumabasede orientação linguís6ca que permita alcançar os leitores e convencê-los comrelação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha dasformasverbaisemdestaqueobje6vaa)criarrelaçãodesubordinaçãoentreleitoreautor,jáqueambosusamasnovastecnologias.b)enfa6zaraprobabilidadedequetodapopulaçãobrasileiraestejaaprisionadaàsnovastecnologias.c)indicar,deformaclara,opontodevistadequehojeaspessoassãocontroladaspelasnovastecnologias.d) tornar o leitor coparBcipe do ponto de vista de wur ele manipula as novastecnologiaseporelasémanipulado.e)demonstrarao leitorsuaparceladeresponsabilidadepordeixarqueasnovastecnologiascontrolemaspessoas.

Page 20: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Oar6godeopiniãoemdestaquedefendeatesesegundoaqualohomemtantocontrola quanto é controlado pelas novas tecnologias da informação ecomunicação.Ousodaprimeirapessoadopluralvisaatornaroleitorcúmplicedaperspec6va adotada pelo locutor. Sendo assim, é totalmente correto o que seafirmarnaletra“d”.

Page 21: Processos de interação discursiva no enem

eu acho um fato interessante... né... foi comomeu pai eminhamãe vieram seconhecer...né...que...minhamãemoravanoPiauícomtodafamília...né...meu...meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente...infelizmentemorreu...minhamãe6nha cincoanos... né... e o irmãomais velhodela... meu padrinho... 6nha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foitrabalharnobanco...e...elefoi...obanco...nocaso...estava...comumnúmerodefuncionários cheioeele teveque irparaoutro localepediu transferênciaprumlocalmaispertodeParnaíbaqueeraacidadeondeelesmoravameporengano...o... o escrivão entendeu Paraíba... né... emeu... eminha família veio parar emMossoróqueeraexatamenteolocalmaispertoonde6nhavagaprafuncionáriodoBancodoBrasile::ela foipararna ruadomeupai...né...ecomeçaramaseconhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... élógico...porque todo relacionamento temumabriga...né...eeuacheiesse fatomuitointeressanteporquefoiumacoincidênciaincrível...né...comovieramaseconhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos decasados...CUNHA,M.A.F.(Org.)Corpusdiscurso&gramáIca:alínguafaladaeaescritanacidadedoNatal.Natal:EdUFRN,1998.

Page 22: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 07 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014)Natranscriçãodafala,háumbreverelatodeexperiênciapessoal,noqualseobservaafrequenterepe6çãode“né”.Essarepe6çãoéum(a)a)índicedebaixaescolaridadedofalante.b)estratégiaBpicademanutençãodainteraçãooral.c)marcadeconexãológicaentreconteúdosnafala.d)manifestaçãocaracterís6cadafalaregionalnordes6na.e)recursoenfa6zadordainformaçãomaisrelevantedanarra6va.

Page 23: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A forma “né”, redução de “não é”, funciona comoummecanismopormeio doqual o locutormantémo contato como interlocutor, uma estratégia análoga àpreguntaretórica,quetemporobje6vochamaraatençãodoouvinteparaaquiloqueseestáfalando.Assinale-se,pois,aalterna6va“b”.

Page 24: Processos de interação discursiva no enem

ScienIficAmericanBrasil,ano11,n.134,jul.2013.Adaptado.

Page 25: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 08 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014)Paraa6ngiroobje6voderecrutartalentos,essetextopublicitárioa) afirma, com a frase “Queremos seu talento exatamente como ele é”, quequalquerpessoacomtalentopodefazerpartedaequipe.b) apresenta como estratégia a formação de um perfil por meio de perguntasdirecionadas,oquedinamizaainteraçãotexto-leitor.c) u6liza a descrição da empresa como argumento principal, pois a6ngediretamenteosinteressadoseminformá6ca.d)usaestereó6ponega6vodeumaformaconhecida,onerd,pessoaintrospec6vaequegostadeinformá6ca.e) recorre a imagens tecnológicas ligadas em rede, para simbolizar como atecnologiaéinterligada.

Page 26: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O texto publicitário em análise u6liza-se de vários elementos para estabelecercontatocomoleitor,asaber:a)aprimeirapessoadoplural;b)usodepronomesparasereferiràpessoacomaqualquerfalar;c)usodeperguntasretóricas;d)usode impera6vo. Ademais, as perguntas referidas anteriormente ajudam naformação do perfil desejado pelo enunciador. Sendo assim, deve-se assinalar aalterna6va“b”.

Page 27: Processos de interação discursiva no enem

SERMÃODASEXAGÉSIMA

Nunca na Igreja deDeus houve tantas pregações, nem tantos pregadores comohoje.PoissetantosesemeiaapalavradeDeus,comoétãopoucoofruto:Nãoháumhomemqueemumsermãoentreemsieseresolva,nãoháummoçoquesearrependa,nãoháumvelhoquesedesengane.Queéisto?AssimcomoDeusnãoéhojemenosonipotente,assimasuapalavranãoéhojemenospoderosadoquedantesera.Pois seapalavradeDeusé tãopoderosa; seapalavradeDeus temhoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra deDeus?Esta,tãograndeetãoimportantedúvida,seráamatériadosermão.Querocomeçarpregando-meamimAmimserá,etambémavós;amim,paraaprenderapregar;avós,queaprendaisaouvir.

VIEIRA,A.Sermõesescolhidos.v.2.SãoPaulo:Edameris,1965.

Page 28: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 09 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014) No Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira ques6ona aeficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursivasucessivasinterrogações,asquaistêmporobje6voprincipal

a) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que seráabordadonosermão.b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados naspregações.c)apresentarques6onamentosparaosquaisaIgrejanãopossuirrespostas.d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia daspregações.e)ques6onaraimportânciadaspregaçõesfeitaspelaIgrejaduranteossermões.

Page 29: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

As interrogações funcionamcomoumaestratégiade interlocuçãodiscursivapormeio da qual o enunciador visa amanter contato com o leitor e despertar seuinteresse acerca do assunto de que o sermão vai falar.Marque-se, pois, a letra“a”.

Page 30: Processos de interação discursiva no enem

OVENENODOBEMImaginequevocêcortouorostoe,emvezdedarpontos,oseumédicopassaumasupercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmoacontecer.Masnãoseassuste.Ahistóriamodernadasserpentesnãotemnadaaver comomedo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardamprodutosu6líssimosnasglândulasletais.Omaisrecenteéumacoladepelegenuinamentebrasileira,que,segundoostestesjafeitos,dáumacicatrizaçãoperfeita.

Disponívelem:www.super.abril.com.br.Acessoem:2mar.2012(fragmento).

A descoberte pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, daUniversidade Estadual Paulista, emBotucatu. E não é a primeira feita no Brasil.Nosanos1960,omédicoSérgioFerreira,atualpresidentedaSociedadeBrasileirapara o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca umamolécula que em 1977virouremédiocontraahipertensão.

Page 31: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 10 segunda aplicação do ENEM-2014

Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são osobje6vosdeseuprodutorequeméseupúblico-alvo.Notrecho,paraaproximar-sedointerlocutor,oautora)empregaumalinguagemtécnicadedomíniodoleitor.b)enfa6zainformaçõesimportantesparaavidadoleitor.c)introduzotemaantecipandopossíveisreaçõesdoleitor.d)exploraumtemasobreoqualoleitortemreconhecidointeresse.e)apresentaaoleitor,deformaminuciosa,adescobertadosmédicos.

Page 32: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

Estaéumaquestãoclássicadeprocessosdeinteraçãodiscursiva.

Notextoemanálise,ocontatocomointerlocutordeu-seporintermédiodousodos pronomes “você”, “seu” e “se”. Tal seleção lexical promove não só aaproximação locutor-leitor,mas também antecipa as reações que porventura oreceptordanoBciapoderiater[“nãoseassuste”].Assinale-seaalterna6va“c”.

Page 33: Processos de interação discursiva no enem

Oseucérebroécapazdequasequalquercoisa.Eleconseguepararotempo,ficarváriosdiasnumaboasemdormir,lerpensamentos,moverobjetosadistânciaesereconstruirdeacordocomanecessidade.Parecemsuperpoderesdehistóriasemquadrinhos, mas são apenas algumas das descobertas que os neurocien6stasagora conseguimos perceber. Outras são fruto da ciência: ao decifrar algunsmecanismos da nossamente, os pesquisadores estão encontrandomaneiras derealizarcoisasqueantespareciamimpossíveis.Oresultadoéumarevoluçãocomonenhumaoutra,capazdemudarnãosóamaneiracomoentendemosocérebro,mas tambéma imagemque fazemosdomundo,da realidadeedequemsomosnós. Siga adiante e entenda o que está acontecendo (e aproveite que, segundoumadasmais recentesdescobertas,nenhumexercícioparao seucérebroé tãobomquantoaleitura).

KENSKI,R.Arevoluçãodocérebro.Superinteressante,ago.2006.

Page 34: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 12 terceira aplicação do ENEM-2014

Nessa introdução de uma matéria de popularização da ciência, são usadosrecursos linguís6cosqueestabelecem interaçãocomo leitor,buscandoenvolvê-lo.Dessesrecursos,aquelequecaracterizaapersuasãopretendidadeformamaisincisivasedápeloemprego

a)dopronomepossessivocomoem“Oseucérebroécapazdequasequalquercoisa”.b)deverbosnaprimeirapessoadopluralcomo“entendemos”e“somos”.c)depronomesemprimeirapessoadopluralcomo“nossa”e“nós”.d)deverbosnomodoimpera6vocomo“siga”e“aproveite”.e)deestruturaslinguís6casavalia6vascomo“tãobomquantoaleitura”.

Page 35: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA terceira aplicação do ENEM-2014

Os elementos linguís6cos u6lizados com a intenção de envolver o leitordenominam-se processos de interação discursiva. São eles o uso da primeirapessoa do plural, de pronomes que se referem diretamente ao leitor[considerados de segunda pessoa], de perguntas [retóricas] e de verbos noimpera6vo.

Dentre os recursos indicados anteriormente, o que consegue estabelecerinteraçãomais forteéousodo impera6voafirma6vo,namedidaemque,aosevaler de tal modo verbal, o locutor aconselha, sugere, instrui, ordena. Sendoassim,deve-seassinalaraalterna6va“d”.

Page 36: Processos de interação discursiva no enem

QUALÉASEGURANÇADOSANGUE?

Paraquerosangueestejadisponívelparaaquelesquenecessitam,os indivíduossaudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiaressaudáveisapra6caremomesmoato.

Aprá6cadeselecionarcriteriosamenteosdoadores,bemcomoasrígidasnormasaplicadaspara testar, transportar,estocare transfundiro sanguedoadofizeramdeleumprodutomuitomaissegurodoquejáfoianteriormente.

Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doençasinfecciosastransmissíveispelosangue,comohepa6tesBeC,HIV,sífiliseChagas,podemdoarsangue.

Sevocêachaquesuasaúdeoucomportamentopodecolocaremriscoavidadequemfor receberseusangue,ou tema real intençãodeapenas realizaro testeparaoHIV,NÃODOESANGUE.

Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doençastransmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janelaimunológica em que o doador contaminado por um determinado vírus podetransmi6radoençaatravésdoseusangue.

DASUAHONESTIDADEDEPENDEAVIDADEQUEMVAIRECEBERSEUSANGUE.Disponívelem:www.prosangue.sp.gov.br.Acessoem:24abr.2015.Adaptado.

Page 37: Processos de interação discursiva no enem

QUESTÃO 13 primeira aplicação do ENEM-2016

Nessacampanha,asinformaçõesapresentadastêmcomoobje6voprincipala)conscien6zarodoadordesuacorresponsabilidadepelaqualidadedosangue.b) garan6r a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação desangue.c)esclareceropúblicosobreasegurançadoprocessodecaptaçãodosangue.d)alertarosdoadoressobreasdificuldadesenfrentadasnacoletadesangue.e)aplicaronúmerodedoadoresparamanterobancodesangue.

Page 38: Processos de interação discursiva no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

Oobje6vodiscursodoenunciador é corresponsabilizarodoadorpelaqualidadedosangue.Porisso,deve-seassinalaraalterna6va“a”.