primeira guerra mundial (1914 – 1918 )

Post on 09-Jul-2015

845 Views

Category:

News & Politics

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918 )

Alunos: Natanael, Maicon

Serie: 3° Ano Turma: 331

Disciplina: História

Professor: Dirceu Mello

A Grande Guerra:

• A Primeira Guerra Mundial é considerada pormuitos historiadores como um marco no iníciodo século XX.

• Foi a partir da Guerra que novas correlaçõesde forças estabeleceu-se no mundocontemporâneo marcando o declínio daEuropa e a ascensão dos EUA a condição deprincipal potência mundial.

Antecedentes

• O período anterior a Guerra foi caracterizadopor uma grande disputa política e por intensacorrida armamentista. As grandes potênciasimperialistas européias se envolviam emconflitos pelo controle dos matérias-primas edos mercados mundiais, principalmente sobreo territórios da África e da Ásia.

• No início do século XX havia uma forteconcorrência comercial ente os paíseseuropeus, principalmente na disputa pelosmercados consumidores. Esta concorrênciagerou vários conflitos de interesses entre asnações. Ao mesmo tempo, os países estavamempenhados numa rápida corridaarmamentista, já como uma maneira de seprotegerem, ou atacarem, no futuro próximo.Esta corrida bélica gerava um clima deapreensão e medo entre os países, onde umtentava se arma mais do que o outro

Rivalidade Entre as Nações

• A rivalidade Anglo - Germânica

• A rivalidade Franco - Germânica

• A rivalidade Austro - Russo

X

A origem dessa rivalidade entre a Inglaterra ea Alemanha foi a competição industrial ecomercial. Em apenas três décadas, a contarde sua unificação, a Alemanha tornou-seuma grande potência industrial . Os produtosde suas fábricas tornaram-se mundialmenteconhecidos, inclusive com enorme aceitaçãono mercado inglês.

X

Origem desta rivalidade remete-se que naFrança, o anti-germanismo era muitoforte, devido a derrota francesa na GuerraFranco-Prussiana e a perda dos territóriosde Alsácia e da Lorena para a Alemanha.

X

Esta rivalidade se deu por que a Rússiadesejava dominar o império Turco-Otamano, a fim de obter uma saída pra omar mediterrâneo, e, também, controla apenínsula Balcânica. Para justificar esseexpansionismo, criou o pan-eslavismomovimento político segundo o qual aRússia tinha o direito de defender oproteger as pequenas nações eslavas dapenínsula Balcânica.

Movimentos Nacionalistas

• O Pan-eslavismo: Liderado pela Rússia, pregava a união de todos os povos eslavos da Europa Oriental, principalmente aqueles que se encontravam dentro do império Austro-Húngaro.

• O Pan-Germanismo: Liderado pela Alemanha,pregava a completa união de todos os povos germânicos da Europa Central.

O início da Grande Guerra

• O estopim desde conflito foi o assassinato deFrancisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo. Asinvestigação levara ao criminoso, um jovemintegrante de um grupo sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungriana região dos Balcãs. O império Austro-Húngaronão aceitou as medidas tomadas pela Sérvia comrelação ao crime e, no dia 28 de julho de1914, declarou guerra a sérvia

Política de alianças

• Na tentativa de conseguir vantagens, os paísesenvolvidos na guerra procuraram desenvolvernovos armamentos (canções de longoalcance, tanques, aviões, submarinos), criandonovas tecnologias que pudessem ser aplicadasna guerra. Em 1915 os italianos entraram naguerra junto aos aliados, com a promessa deque receberia parte das colônias alemãs.

• Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância , a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiverem ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições.

• Muitos consideram que o ingresso norteamericano foi fundamental para o fim doconflito, porém é importante lembrar que osEUA estiveram até então como observadores,não havia guerra na América e a industria dopaís crescia em ritmo muito acelerado devidoa venda de armas de guerra aos países nelaenvolvidos.

O fim do conflito

• Os alemães procuraram jogar todas as suasforças na frente ocidental, porém começava aficar isolada, comprometendo oabastecimento do país. A derrota da Turquia eda Bulgária comprometeu o transporte deprodutos para a Europa Central. Em setembrode 1918 as forças aliadas desfecharam umagrande ofensiva contra os alemães, que foramobrigados a recuar.

• A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver á França a região da Alsácia e Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores

• Em junho, Estados Unidos, França e Inglaterra, denominados os “Três Grandes” Impuseram a Alemanha o Tratado de Versalhes, com pesadas cláusulas territoriais, militares e financeiras. Nos meses subseqüentes outros tratados são impostos a Áustria, Bulgária e Hungria. Esses tratados criam graves problemas para o futuro, influenciando a Segunda Guerra Mundial.

Tratado de Versalhes estabelecia que:

• Restituir a Alsácia e a Lorena a França• Ceder as minas de carvão do Sarre a França por

um prazo de 15 anos.• Ceder suas colônias, submarinos e navios

mercantes a Inglaterra, França e Bélgica• Pagar aos vencedores, a título de indenização de

33 bilhões de dólares.• Reduzir seu poder bélico ficando proibida de

possuir força aérea, de fabricar armas e de ter um exército superior a 100 mil homens.

top related