a primeira guerra mundial alexandre (1914 1918)

12
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Prof. Alexandre Elias História

Upload: alexandre-elias

Post on 26-Jul-2015

92 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Prof. Alexandre Elias História

As transformações ocorridas no sistema capitalista após o advento do imperialismo o capitalismo monopolista tinha como característica a divisão do mundo em áreas de influência das potências. A Alemanha que unificou-se somente em 1871 não tinha acordo de possuir um “império de segunda classe”. As disputas os impérios coloniais, principalmente entre Alemanha, Inglaterra e França acirrou a corrida armamentista

As Origens do Conflito

O rompimento do equilíbrio europeu a Alemanha e seu colossal crescimento ameaçava a posição de outras potências. Em menos de trinta anos, a indústria alemã ultrapassou a francesa e ficou perto de superar a inglesa. A Segunda Revolução Industrial acarretou uma alteração na correlação de forças oriunda do século XIX.O Nacionalismo surge como uma força importante no cenário europeu. As vitórias militares dão margem a manifestação de sentimentos nacionalistas como o pangermanismo, o pan-eslavismo e o irredentismo italiano. Outro fator a ser considerado foi o revanchismo francês: a perda da região da Alsácia e Lorena para a Alemanha em 1870, importante fornecedora de minérios, alimentou o sentimento de desforra e de recuperação da regiãoA Paz Armada Todos os fatores acima aumentam demasiadamente os ânimos das potências e, para os contemporâneos, esse período ficou conhecido como Paz Armada devido à intensa corrida armamentista. As Forças Armadas das potências recebem grandes investimentos em compra de armamentos e aumento de efetivos.

As Origens do Conflito

O Início do Conflito

O Início do Conflito

Mapa das alianças europeias até 1914 com destaque para as nacionalidades nos Bálcãs

Questões balcânicas Região disputada por russos, austríacos e alemães. Russos apoiavam a Sérvia e austríacos temiam a influência da Sérvia em seu território.

O Início do Conflito

Mapa das etnias na região balcânica

Questões balcânicas Região disputada por russos, austríacos e alemães. Russos apoiavam a Sérvia e austríacos temiam a influência da Sérvia em seu território.

As Alianças

O Início do Conflito

A primeira fase da guerra Inicialmente, houve uma preparação para uma guerra rápida (Plano Schilieffen). No entanto, as batalhas tornam-se sangrentas e difíceis , como por exemplo a Batalha de Verdun, onde foram mobilizados 2 milhões de soldados e 1 milhão não voltou dos campos de batalha.

A Guerra de Movimento

A Frente Ocidental A Frente Oriental

Afundamento de navio por submarino alemão

As Armas da Guerra