pintura romantismo neoclassismo

Post on 13-Jul-2015

2.890 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Romantismo

A pintura foi o ramo das artesplásticas mais significativo, sendoo veículo que consolidariadefinitivamente o ideial de umaépoca, utilizando-se de temasdramatico-sentimentais inspiradaspela Literatura e pela História.

Procura-se no conteúdo, mais doque os valores de arte, os efeitosemotivos, destacandoprincipalmente a pintura historiae em menos grau a pinturasagrada.

Entre 1820 e 1850, a pintura foi amanifestação artística de maiorabundância que iria contribuirpara um novo entendimento daarte e da renovação pictórica daépoca.

As cores se libertaram efortaleceram, dando aimpressão, às vezes, de seremmais importantes que o próprioconteúdo da obra.

A paisagem passou a desempenharo papal principal, não mais comocenário da composição, mas emestreita relação com ospersonagens das obras e comseu meio de expressão.

Romantismo

A arte do amor

O romantismo foi marcado pelaaquisição de uma sensibilidadepoética pela paisagem, valorizadapela profusão de cores, refletindoassim o estado do espírito doautor.

Os artistas românticos procuraramse liberta das convençõesacadêmicas em favor da livreexpressão da personalidade doartista.

Eugene

Delacroix

Nasceu em 26 de abril de 1798 emorreu em 13 de agosto de1863. Delacroix é considerado omais importante doRomantismo Francês. Seuprimeiro quadro foi “ A barcade Dante”.

John Costable

Nasceu em 11 de junho de 1776 emorreu em 31 de março de 1837.Foi um dos artistas pioneiros napercepção e estudo da luz naarte. Um de seus principaisquadros foi o “ Carro de feno”.

Caspar David

Nasceu em 4 de setembro de1774 e morreu em 7 de maio de1840. David é o mais purorepresentante da pinturaromântica alemã. Um de suasobras mais importantes “Caminhante sobre o Mar deNévoa”.

Neoclassismo

Pintura

Por: Hugo e Fabio

Características formais

• A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, onde o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor (ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. De um modo geral as figuras assumem uma postura rígida, onde a luz artificial direcionado (em foco) ajuda à criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.

A nova concepção da arte

• Após a Revolução Francesa, a concepção que a sociedade tem da arte transforma-se progressivamente. As peças de arte, até então mantidas sob o domínio do monarca francês, são tornadas públicas, e um dos primeiros espaços a se metamorfosear em museu é o palácio do Louvre. A arte passa, cada vez mais, a ser uma atividade pública exposta aos olhos de todos.

• Também a figura do artista ganha mais liberdade. Não é mais obrigado a seguir um repertório iconográfico pré-definido, e de onde todas as obras originam. Ele próprio tem o poder de escolher o objeto da sua pintura, e ordená-lo como mais lhe aprouver de modo a transmitir a sua ideia.

• A partir desta altura, em finais do século XVIII, os estilos pictóricos evoluem antes para momentos, onde é cada vez mais difícil apontar com precisão as diretrizes condutoras de cada um. Vários estilos desenvolvem-se em paralelo, e dentro de cada estilo, cada artista segue o seu próprio caminho. Finaliza-se a unidade na arte, e abre-se o caminho à arte moderna.

Principais representantes

• Jacques-Louis David, francês. Considerado o pintor da Revolução Francesa, tornando-se mais tarde, o pintor oficial de Napoleão.

• Dominique Ingres, francês. Discípulo de David, busca nas suas pinturas a imagem ideal da beleza.

• Barão François Gérard.

• Germain Drouais.

Nomes: Andrew, Hugo e Fábio

Nº: 06, 15 e 12

Série/Turma: 2º C

top related