pibid/pedagogia: um estudo das dificuldades de aprendizagem de alunos do primeiro ano de uma escola...

Post on 10-Jul-2015

412 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

II ENCONTRO CIENTÍFICO DO IESC

Universidade Estadual de Alagoas Desafios e Perspectivas da Formação Continuada

Amanda Magalhães Barbosa-UNEAL Elizete Santos Balbino-UNEAL

Kyvia Camila Pinheiro dos Santos-UNEAL Ruth Kesia Silva Nogueira-UNEAL

PIBID/PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO

MUNICÍPIO DE ARAPIRACA – AL

A aprendizagem acontece por meio da educação formal e nãoformal, desde que a criança viva experiências que lhe permitamconstruir conhecimento, transformar seu meio e resolversituações problemáticas.

Conforme Campos (1997 apud CRUZ; STEFANINI, 2005) ostermos mais utilizados na escola são dificuldade e problemas deaprendizagem. A dificuldade de aprendizagem refere-se aalguma desordem na aprendizagem geral da criança e provém defatores reversíveis.

Introdução

De acordo com Polity, (2001). A dificuldade de aprendizagempode apresentar um leque amplo de causas que manifestam-se na prática; também muito diversa na forma evolutiva, estáintimamente relacionada com o sistema familiar, educacionale social no qual o sujeito está inserido.

Introdução

Investigar as dificuldades de aprendizagem que estãopresentes em alunos do primeiro ano de uma escola públicaestadual do município de Arapiraca com faixa etária de seis esete anos.

E analisar como os aspectos emocionais podem estarrelacionados às dificuldades de aprendizagem.

Objetivo

Metodologia

Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, com umaabordagem de natureza qualitativa.

Os dados descritivos obtidos através de uma relaçãosustentada entre pesquisador e participantes no ambienteeducacional.

Contamos com participação de quatorze alunos e umaprofessora.

Resultados e discussões

Apontaram que a maioria dos alunos possuem dificuldades deaprendizagem, observamos que essas dificuldades consistemna incapacidade de aprender a ler, escrever e calcular, edevido a isso os alunos preferem se isolar e/ou utilizam aagressividade física e verbal para serem dispensados dasatividades.

Quando refletimos sobre o porquê do “não aprender’’ váriosagentes nos aparece como: a falta de incentivo familiar, afeto,e meios que possibilitem a presença da criança na escola.

Resultados e discussões

Um aluno que tem dificuldade em aprender e se mostraagressivo e carente, ele relatou que “ ao chegar a sua casachuta o poste, para descarregar a raiva’’ de acordo cominformações da professora e do mesmo em conversasinformais com as bolsistas, diz que o padrasto é violento e nãopermite uma relação afetiva entre os dois, o aluno sofre aomissão da mãe e a ausência de um pai.

Situações essas causam prejuízos na formação integral dacriança, desde o lado emocional ao comportamento,aprendizagem e a convivência com as demais pessoas.

Intervenções

Dialogo constante com as crianças.

Intervenções

Dialogo constante com as crianças.

Uso do laboratório de informática;

Laboratório de aprendizagem: Uso de brinquedos pedagógicos, feitos com material

alternativo ou não;

Intervenções

Intervenções

Contação de histórias.

Conclusão

É de suma importância que os indivíduos passem valorizar o“educar e cuidar’’, família e professor busquem soluções, eque ambos comprometam-se para cumprir cada um o seupapel, para que assim sejamos capazes de formar cidadãos,ciente de valores e deveres para com a sociedade.

Por fim, entendemos que a utilização de novas práticaspedagógicas, metodologias diversificadas com propostas deintervenções podem contribuir de forma significativa noaprendizado da criança, solucionando assim, suasdificuldades.

Referências

CAMPOS, D. M. de. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1986.

CARVALHO, M. do. C.B. de. O lugar da família na política social. In: CARVALHO, M. do.C.B. de (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez editora, 2002.

CRUZ, S. A. B.; STEFANINI, M. C. B. Dificuldades de Aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/684/68480112.pdf>. Acesso em: 13 de Out. 2012.

JOSÉ, E. da A; COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. 12ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.

POLITY, E. Dificuldades de aprendizagem e a família: Construindo novas narrativas. São Paulo: Vetor, 2001.

OBRIGADA !www.pibidpedagogiauneal.blogspot.com.br

top related