pastoral as mulheres foram determinantes para o plano da...

Post on 13-Nov-2018

220 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

As mulheres foram determinantes para o plano da Salvação, e ainda são.

As mulheres tiveram um papel determinante no plano da Salva-ção estabelecido por Deus desde a Criação, isso se evidencia atra-vés de várias personagens bíblicas, a começar por Eva que deixou

claro através de suas escolhas que nós seres humanos somos limitados e frágeis, dependentes totalmente da graça e misericórdia de Deus, e que precisamos de um mediador entre nós e o Criador.

Mais a frente temos Sara mãe de Isaque o filho da promessa, seus des-cendentes levariam o povo de Deus até o Egito, lá mais uma mulher se destaca Joquebede mãe do libertador Moisés, muito mais a frente na his-tória nos deparamos com outra notável mulher Ana mãe de Samuel que consagrou seu filho que mais tarde ungiria Davi como rei de Israel.

Por conta da coragem, fé e fidelidade dessas e outras mulheres a promes-sa do Messias foi sendo construída até ganhar sentido quando Deus toma sua forma humana, escolhendo para isso uma mulher para viabilizar tal feito. Ao nascer o Messias também coube a uma mulher fazer os primei-ros anúncios do cumprimento da promessa (Lc 2.38).

Já no exercício de seu ministério Jesus teve marcantes encontros com mulheres, podemos lembrar-nos da mulher Cananéia que aparentemen-te demonstrou ter mais fé do que os homens que seguiam Jesus (Mt 15.21-28), outra mulher é a samaritana no poço de Jacó que compreen-deu o verdadeiro sentido da adoração (Jo 4.1-30), outra personagem que muito nos ensina e sinaliza a salvação é a prostituta que aos pés de Je-sus experimentou de maneira singular o amor de Deus. São elas as mu-lheres, as Maria’s, as primeiras a anunciar que Jesus havia ressuscitado (Mt 28.1-11).Essas e tantas outras mulheres foram canais e promo-toras do testemunho da salvação em Jesus Cristo, a história conti-nua sendo marcada por mulheres de Deus que tem feito a diferença, não é possível contar a história da Igreja Cristã e especialmente da Igreja Protestante sem citar mui-tas mulheres significativas, elas sempre foram as colunas na Igre-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 408 • 11 DE MARÇO DE 2012

Jesus e a mulher samaritana (Simon Dewey)

ja no que diz respeito a educação cristã, oração e solidariedade, graças a sensibilidade, delicadeza e intrepidez das mulheres, Deus tem sustentado a igreja e feito com que ela não se desvie dos Seus propósitos.

Muito obrigado mulheres por todo seu serviço e dedicação na obra de Deus, mas especialmente por permitirem serem usadas por Deus para si-

nalizar que Jesus é o único e verdadeiro caminho.

Feliz Dia das Mulheres!

Com carinho e estima pastoral

Rev. Tiago Valentin

“A mulher é a poesia de Deus; o homem, a simples prosa.” Napoleão Bonaparte, imperador da França (1769-1821)

Guidoval (MG)

Gostos de uma tragédia agridoceO gosto ácido da tragédia ainda está presente em Guidoval, pequena ci-dade da região da Zona da Mata de Minas Gerais, a 298 km de Belo Ho-rizonte. No dia 2 de janeiro, ela foi arrasada por uma forte chuva, que fez o rio que corta a cidade, o Xopo-tó, transbordar violentamente. Entre seus 7.200 habitantes, cerca de 1.900 ficaram desabrigados ou desalojados. Três pessoas morreram. Mais de 150 casas foram destruídas. “Só não hou-ve mais mortes porque os moradores conseguiram avisar um ao outro no tempo suficiente para fugirem de suas casas”, contam testemunhas.

Quase dois meses depois, Guidoval continua lutando para recuperar-se. A ponte que une os dois lados da cidade caiu e muitas famílias continuam abrigadas emergencialmente em escolas e igrejas. A cidade ainda não se livrou da grande quantidade de lixo. É possível ver sacolas plásticas e rou-pas presas em árvores, carros destruídos e móveis abandonados nas ruas.As histórias dos moradores, no entanto, são uma mistura do ácido da tragé-dia com o doce da gratidão diante da sobrevivência e da solidariedade de outros. “Todo mundo perdeu, tanto rico quanto pobre”, diz Cléber, enquan-to ajuda a ex-esposa Zilda a tirar um entulho da pequena casa localizada na beira do rio. A filha de 13 anos dorme profundamente no quarto apertado.Após a enchente, Geni Gonçalves, de 57 anos, mudou-se para uma casa emprestada, uma das poucas que sobraram na ruela que dá de fren-te para o rio. Sentada na calçada com duas amigas, ela observa a mo-vimentação na casa em frente, do seu Tonico. Lá, toneladas de roupas, remédios e calçados doados pela Igreja Universal de Ubá estão sendo

entregues para distribuição aos necessitados. “Com a ajuda de vocês, o meu coração abriu como ondas do mar”, poetiza aos entregadores o ho-mem de 65 anos que viu muitas cenas trágicas e chegou a ser resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros.

A casa do seu Tonico também fica na beira do rio e os vestígios da en-chente estão em todo lugar. Lama, carros e portões amassados, bicicletas cheias de barro. Como um memorial, os ponteiros do relógio na parede, estagnados, indicam 10 minutos para meia-noite – exatamente, segundo Tonico, o momento em que o rio parou de encher. “Vi o rio cheio levan-do tudo embora: geladeiras, bois, carros”, conta.Os moradores denunciam que muitos aproveitam o momento para enca-recer os preços. “O bujão de gás, que custa R$ 41,00 está sendo vendido por R$ 80,00”, indigna-se Cleber.Ajuda desordenadaO secretário de obras do município, Luís Soares, conta que mais de 90% dos moradores vivem do outro lado do rio, exatamente a parte mais iso-lada. “Esta é a maior dificuldade, porque é lá que, na verdade, mora a maior parte da população. Os comerciantes estão desesperados. Cerca de 300 pessoas estão sem poder trabalhar”.

Enquanto tenta liderar a limpeza da cidade, ele contabiliza os prejuízos, mas se alegra com a solidariedade. “Disso não temos o que reclamar. Re-cebemos muitas doações de cidades vizinhas. Muitas igrejas estão aju-dando”. Igrejas como Universal, Batista e Adventista foram citadas pelos moradores dentre as que enviaram doações. De fato, a ajuda espontânea está vindo, mas muitas vezes de forma desordenada e sem compreensão da realidade atual. Não há um centro operacional para receber doações e distribuí-las organizadamente. Os doadores, por sua vez, acabam en-viando muitas coisas, como roupas, que não são mais tão necessárias. O que as famílias ainda precisam é de filtros de água, colchões, talhe-res, panelas e móveis. Além disso, necessidades mais estruturais, como reconstrução de casas e reforma de móveis, ainda não foram supridas.

SinaisOlhar os vestígios da tragédia e ouvir as histórias dos moradores me fez sentir compaixão e uma dose de impotência. Queremos e pode-mos ajudar, mas a verdade é que tudo o que fizermos não vai apagar a lembrança. No entanto, ficou evidente que a esperança não pode ser subestimada. Ela está lá: nas vozes, nos rostos, na fé. Talvez seja apenas uma pintura cultural brasileira, sem raízes profundas. Mas talvez seja um sinal, como um raio de sol entre nuvens após a tempestade, de que a vida é maior do que nosso poder de controlá-la. Talvez seja Deus mos-trando seu rosto em meio à perda e dizendo que está conosco, mesmo no vale da sombra da morte, todos os dias, até o final.

Por Lissânder Dias do Amaral, da Editora Ultimato

“Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.” Gabriel García Márquez, escritor e jornalista colombiano

HumorPérolas de boletinsDizem que é tudo verídico! As frases a seguir teriam saído em boletins dominicais de igrejas evangélicas, que, por ra-zões óbvias, não foram identificadas.

1) “No estudo desta noite, nosso pastor trará a mensagem intitulada ‘O Que É o Inferno’. Venha cedo e assista o ensaio do coral!”

2) “No próximo sábado, teremos sorvetada na igreja. As irmãs que forem doar leite cheguem mais cedo.”

3) “Para aquelas irmãs que têm filhos e não sabem, o berçário fica no se-gundo andar.”

4) “Após a feijoada do próximo sábado, teremos um período de meditação.”

5) “No dia 1º., os adolescentes apresentarão uma peça de Shakespeare. Venha assistir esta tragédia!”

6) “A irmã Laura agradece a todos os muitos irmãos que contribuíram para que ela finalmente engravidasse. Foi muito difícil, foi uma luta. Sem suas orações...”

7) “Na próxima terça, a irmã Zilda estará distribuindo Bíblias na favela. O diabo que se cuide!”

8) “Precisamos orar intensamente pelo problema de saúde da irmã Cân-dida. Não tem Cristo que resolva!”

9) “Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado.”

10) “O novo zelador é o irmão Manuel. Não é casado, mas faz tudo que os outros mandam.”

11) “O pastor viajou para o enterro da mãe do irmão Paulo. No culto, cantaremos ‘Ouve-se o Júbilo de Todos os Povos’.”

12) “O diácono irmão Zaqueu convida os homens da igreja para, no pró-ximo sábado, podarem as árvores.”

13) “A todos os irmãos que doaram alimentos à família da irmã Lurdes, a igreja agradece. Ela morreu em paz.”

14) “Convidamos a todos para a possessão do nosso novo pastor no dia 25. Tragam convidados para assistir.”

Depois disso, alguém ainda duvida da importância uma boa revisão?

Por Eduardo Paranhos Néris

Avisos

Aniversário da nossa igrejaNeste mês, estamos completando 59 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó. Nossa igreja estará em festa durante todo o mês, para agradecermos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós. Confira os pregadores que participarão da programação especial de ani-versário:

11/3 Revda. Cláudia Nascimento, da I.M. em Vila Conde do Pinhal

18/3 Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª. Região Eclesiástica

25/3 Rev. Marcos Antônio Garcia, da Catedral Metodista de São Paulo

Aniversariantes12/3 Adriana P. Barbosa Feitosa12/3 Murillo Antônio do Nascimento16/3 Tiago Silvestre Sanches

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, Sr. Davi, D. Herodias Dias da Silva e Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

• Por Rosimeire e família (irmã da Roseli de Brito);• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michely;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pela segunda fase do Concílio Regional dia 17 de março;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feirA 4ª feirA 6ª feirA domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (11/3) PRÓX. DOMINGO (18/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

INTERCESSÃO Edward/Maria José Roberto/Cida

GUARDADOR DOS CARROS Manoel Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Silvana/Carolina Rosa/Edna

LOUVOR Esperança Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Mariele Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR(A) Rev. Cláudia Nascimento Bispo Peres

top related