passos da queda de pedro

Post on 09-Jul-2015

294 Views

Category:

Spiritual

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Lucas 22:33-34

Antes de Pedrotornar-se um apóstolo cheiodo Espírito Santo, umpregador ungido e ousadorevelou suas fraquezas echegou ao ponto extremo denegar a Jesus.

Sua queda foivergonhosa, suas lágrimasforam amargas, mas suarestauração foi completa. Aqueda de Pedro passou porvários estágios. Veremos aseguir passos da queda dePedro.

1. Autoconfiança

Lucas 22

33Ele, porém, respondeu: Senhor, estou

pronto a ir contigo, tanto para a prisão

como para a morte.

Quando Jesusalertou a Pedro acerca do queestava por vir, Pedrorespondeu que estava prontoa ir com ele tanto para aprisão como para a morte.

Pedro subestimou aação do inimigo esuperestimou a si mesmo. Elecolocou exagerada confiançano seu próprio “eu” e aícomeçou sua queda. Este foi oprimeiro passo.

Estamos vivendo noperíodo da psicologia daautoajuda. São muitos oslivros que nos ensinam aconfiar em nós mesmos. Elesdizem que somos fortes e quepodemos tudo aquilo queproferimos.

O cristianismo dizexatamente o contrário.Somos fracos. Não podemosandar apoiados naautoconfiança. A questão nãoé de autoajuda, mas de ajudado alto.

2. Desatenção

Lucas 22

45Levantando-se da oração, foi ter com

os discípulos, e os achou dormindo de

tristeza,

O mesmo Pedro queprometeu fidelidadeincondicional a Cristo edisposição de ir com ele paraa prisão e para a morte, agoraestá agarrado no sono noJardim do Getsêmani prestes abatalha.

Faltou-lhe percepçãoda gravidade do momento.Faltou-lhe vigilância espiritual.Estava entregue ao sono emvez de estar guerreando comCristo contra as hostes do mal.

A fraqueza espiritualde Pedro fez ele dormir e aodormir fracassou no teste davigilância espiritual. Aspalavras de Pedro eram deconfiança, mas as suasatitudes não.

Promessasdesprovidas de açãoevaporam na hora da crise. Osono substituiu aautoconfiança. O fracasso seestabeleceu em meio aarrogância.

3. Precipitação

João 18

10

Então, Simão Pedro puxou da espada

que trazia e feriu o servo do sumo

sacerdote, cortando-lhe a orelha

direita; e o nome do servo era Malco.

Quando os soldadosromanos prenderam a Jesus,Pedro sacou sua espada e cortoua orelha de Malco. Sua valentiaera carnal. Porque dormiu e nãoorou, entrou na batalha erradacom as armas erradas e com amotivação errada.

Pedro deu mais umpasso na direção da queda.Nossa luta não é contra carnee sangue. Precisamos lutarnão com armas carnais, mascom armas espirituais.

Efésios 6

12

porque a nossa luta não é contra o

sangue e a carne, e sim contra os

principados e potestades, contra os

dominadores deste mundo

tenebroso, contra as forças

espirituais do mal, nas regiões

celestes.

A valentia carnal e asoberba não se mantêm de pénos conflitos espirituais.Precisamos entrar nessaguerra com as armas certas,revestidos da palavra eoração.

4. Seguir a Jesus de longe

Lucas 22

54Então, prendendo-o, o levaram e o

introduziram na casa do sumo

sacerdote. Pedro seguia de longe.

Depois que Cristo foilevado para a casa do SumoSacerdote, Pedro seguia aJesus de longe. Sua coragemdesvaneceu. Sua valentiatornou-se covardia.

Seu compromisso deir com Cristo para a prisão epara a morte foi quebrado.Sua fidelidade incondicionalao Filho de Deus começou aenfraquecer.

Não queria perderJesus de vista, mas tambémnão estava disposto a assumiros riscos de sua ligação comele. Pedro dá mais um passorumo à queda!

Há muitos crentesseguindo a Jesus de longe.Ainda guardam certo temorde Deus, mas ao mesmotempo vivem em práticas depecados.

Dizem-se seguidoresde Cristo, mas os pés seafastam dele. Dizem amar aDeus, mas entregam-se aosprazeres que satisfazem aosdesejos da carne.

Estão na igreja, masnão se deleitam em Deus.Frequentam os cultos, mas ocoração está longe do Senhor.

5. Más Companhias

Lucas 22

55E, quando acenderam fogo no meio do

pátio e juntos se assentaram, Pedro

tomou lugar entre eles.

Pedro dá mais umpasso rumo ao fracasso quandose afasta de Cristo e se aproximade seus inimigos na casa dosumo sacerdote. Pedroassentou-se na roda dosescarnecedores. Estava em meioa gente que escarnecia de Cristo.

Salmos 1

1

Bem-aventurado o homem que não

anda no conselho dos ímpios, não se

detém no caminho dos pecadores, nem

se assenta na roda dos

escarnecedores.

A Palavra de Deusnos adverte que precisamosfugir de determinadosambientes. Precisamos deixardeterminadas práticas.Precisamos nos ausentar dedeterminadas companhias.

6. Negação

Lucas 22

57Mas Pedro negava, dizendo: Mulher,

não o conheço.

Um abismo chamaoutro abismo. Uma quedaleva a outros tombos. Pedronão conseguiu manter-sedisfarçado no território doinimigo.

Logo foi identificadocomo um seguidor de Cristo equando interrogado por umacriada, respondeu: “Mulher,não conheço a Cristo”.

Pedro negou sua fé eseu Senhor. Ele quebrou ojuramento de seguir a Cristoaté a prisão e até à morte. Suacovardia prevaleceu sobre suacoragem. O medo dominou afé e ele caiuvergonhosamente.

Pedro negou trêsvezes aquilo que afirmara comtanta convicção. Suas atitudesforam contrárias às suasafirmações.

7. Blasfêmia

Marcos 14

71Ele, porém, começou a praguejar e a

jurar: Não conheço esse homem de

quem falais!

Pedro negou a Cristotrês vezes. Ele negou naprimeira vez;

Mateus 27

70Ele, porém, o negou diante de todos,

dizendo: Não sei o que dizes.

jurou na segundavez;Mateus 27

72E ele negou outra vez, com juramento:

Não conheço tal homem.

e praguejou naterceira vez.Mateus 27

74Então, começou ele a praguejar e a

jurar: Não conheço esse homem! E

imediatamente cantou o galo.

A boca de Pedroestava cheia de negação eblasfêmia e não de votos defidelidade. Ele caiu das alturasda autoconfiança para aderrota mais humilhante.

Sua queda nãoaconteceu num único lance.Foi passo a passo. Ele poderiater interrompido essa quedade fracasso, mas só caiu em siquando estava com os olhoscheios de lágrimas amargas.

Mateus 26

75

Então, Pedro se lembrou da palavra

que Jesus lhe dissera: Antes que o

galo cante, tu me negarás três vezes.

E, saindo dali, chorou amargamente.

Não somosmelhores do que Pedro.Estamos sujeitos aos mesmosfracassos. A única maneira depermanecermos de pé écolocarmos nossos olhos emCristo e dependermos dele enão na nossa autoconfiança.

top related