os valores dos portugueses no início do século xxiess.cies.iscte.pt/content/documents/valores dos...

Post on 08-Nov-2018

220 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

Os Valores dos PortuguesesOs Valores dos Portuguesesno inno iníício do Scio do Sééculo XXIculo XXI

uma perspectiva regionaluma perspectiva regional

Rui Brites** Professor Auxiliar do Departamento de M* Professor Auxiliar do Departamento de Méétodos Quantitativos do ISCTE e Investigador do CIES/ISCTE.todos Quantitativos do ISCTE e Investigador do CIES/ISCTE.ee--mail: mail: rui.brites@iscte.ptrui.brites@iscte.pt

2

O objectivo principal desta comunicaO objectivo principal desta comunicaçção ão éé o de esboo de esboççar um ar um ““retratoretrato”” sociolsociolóógico dos valores dos portugueses no ingico dos valores dos portugueses no iníício do cio do ssééculo XXI, numa perspectiva regional e geracional, com base culo XXI, numa perspectiva regional e geracional, com base nos resultados do nos resultados do EuropeanEuropean Social Social SurveySurvey, , roundround 33 (2006)(2006)

Assumindo ser consensual que os valores emergem em Assumindo ser consensual que os valores emergem em contextos sociais especcontextos sociais especííficos e são relativamente estficos e são relativamente estááveis, o veis, o conhecimento da sua estrutura e hierarquia temporal tornaconhecimento da sua estrutura e hierarquia temporal torna--se se fundamental para perceber o sentido da mudanfundamental para perceber o sentido da mudançça social a social quando o contexto se altera. Com efeito, sendo os valores quando o contexto se altera. Com efeito, sendo os valores produto de mudanproduto de mudançças e transformaas e transformaçções verificadas ao longo ões verificadas ao longo da histda históória, surgem com um significado especria, surgem com um significado especíífico e mudam ou fico e mudam ou desaparecem em desaparecem em éépocas distintas. pocas distintas. ÉÉ precisamente o precisamente o significado social que se atribui aos valores, um dos factores significado social que se atribui aos valores, um dos factores que mais contribui para os diferenciar em tradicionais e que mais contribui para os diferenciar em tradicionais e modernos.modernos.

3

A problemA problemáática dos valores assume hoje uma positica dos valores assume hoje uma posiçção central ão central nos sistemas de educanos sistemas de educaçção, quer pela importância que se lhes ão, quer pela importância que se lhes reconhece nas orientareconhece nas orientaçções comportamentais, quer pela ões comportamentais, quer pela aceleraaceleraçção globalizada das transformaão globalizada das transformaçções sociais e ões sociais e societaissocietaisinduzidas pelos meios de comunicainduzidas pelos meios de comunicaçção social, com inevitão social, com inevitááveis veis reflexos na formareflexos na formaçção e na alteraão e na alteraçção dos valores.ão dos valores.

A educaA educaçção pelos valores nomeadamente no que se refere aos ão pelos valores nomeadamente no que se refere aos chamados valores de cidadania, assume assim uma chamados valores de cidadania, assume assim uma importância crescente, pois importância crescente, pois éé o sistema de valores, entendidos o sistema de valores, entendidos como refere Ferreira de Almeida (1994) como como refere Ferreira de Almeida (1994) como ““sistemas sistemas organizados e relativamente duradouros de preferênciasorganizados e relativamente duradouros de preferências””, que , que caracteriza uma determinada cultura, entendendocaracteriza uma determinada cultura, entendendo--se esta na se esta na sua acepsua acepçção antropolão antropolóógica, como um gica, como um ““agregado extenso e agregado extenso e variado de caractervariado de caracteríísticas que, ao limite, sticas que, ao limite, éé sinsinóónimo da prnimo da próópria pria nonoçção de sociedadeão de sociedade

4

Como salienta Vala (2003), os valores Como salienta Vala (2003), os valores ““referemreferem--se a princse a princíípios pios abstractos que guiam ou justificam as atitudes, as opiniões e osabstractos que guiam ou justificam as atitudes, as opiniões e oscomportamentos. Tornam desejcomportamentos. Tornam desejááveis certas formas de pensar, veis certas formas de pensar, sentir e agir e menos desejsentir e agir e menos desejááveis ou mesmo indesejveis ou mesmo indesejááveis outras veis outras situasituaçções alternativasões alternativas””..

Não obstante, o conceito de valor apresentaNão obstante, o conceito de valor apresenta--se ainda de difse ainda de difíícil cil definidefiniçção, devido ao seu carão, devido ao seu caráácter complexo e multifacetado por cter complexo e multifacetado por um lado e, por outro, devido ao facto de se constituir em objectum lado e, por outro, devido ao facto de se constituir em objecto o de estudo de vde estudo de váárias ciências sociais. Com efeito, a problemrias ciências sociais. Com efeito, a problemáática tica dos valores, a sua estrutura e emergência, têm sido alvo do dos valores, a sua estrutura e emergência, têm sido alvo do interesse de muitos investigadores sociais, dada a importância interesse de muitos investigadores sociais, dada a importância que se lhes atribui na organizaque se lhes atribui na organizaçção dos sistemas de crenão dos sistemas de crençças as sociais e dos grupos em sociedade, ao assumirem um papel sociais e dos grupos em sociedade, ao assumirem um papel central na compreensão dos comportamentos desses grupos central na compreensão dos comportamentos desses grupos frente aos diversos problemas sociais (frente aos diversos problemas sociais (RokeachRokeach, 1973; , 1973; SeligmanSeligman & & KatzKatz, 1996)., 1996).

5

Valores HumanosDe acordo com Schwartz, que propôs as bases de uma teoriaestrutural dos valores, estes expressam “metas motivacionais e diferenciam-se, precisamente, pelas metas que expressam” e, como afirma Rokeach: “o conhecimento dos valores de uma pessoa deveria permitir-nos predizer como é que ela se comportará em diversas situações experimentais e da vida real”.O ESS integra no seu questionário um conjunto de indicadores sobre valores humanos que têm como base a tipologia proposta por Schwartz, que contempla 21 indicadores constitutivos de 10 tipos de valores motivacionais, que os indivíduos hierarquizam.

A relação entre os valores é dinâmica e pode ser sumariada em duas dimensões ortogonais: Autopromoção vs. Autotranscendência e Abertura à mudança vs. Conservação.

6

A primeira dimensão apresenta num dos extremos os tipos motivacionais poder, realização e hedonismo e, no outro, os valores de universalismo e benevolência. Este eixo ordena os valores com base na motivação das pessoas para promoverem os seus próprios interesses mesmo à custa dos outros, por oposição aos que tendem a transcender as suas preocupações egoístas. A segunda dimensão opõe os tipos motivacionais autodeterminação e estimulação ao conformismo, segurança etradição, ordenando os valores com base na motivação da pessoa a seguir os seus próprios interesses intelectuais e afectivos através de novas experiências, por oposição à auto-restrição, conformidade com a ordem e resistência à mudança.

A estrutura destes 10 tipos de valores motivacionais entre oseuropeus confirma o modelo teórico proposto por Schwartz

7

Tradição

Conformismo

Segurança

Poderr

Realização

Hedonismo

Estimulação

Autodeterminação

Universalismo

Benevolência

Conse

rvaç

ão

Autot

rans

cend

ência Abertura à

muidança

Autopromoção

Multidimensional Scaling (PROXSCAL)/SPSS®. Coeficiente de congruência de Tucker: 0,96795

* Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Islândia, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Irlanda, Hungria, Rep.Checa, Polónia, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, Espanha, Portugal e Grécia.

Fonte: ESS, round 2 (2004)

Estrutura das relações entre os 10 tipos de valores motivacionais na Europa*

8

Russia

Portugal

ChipreEslovénia

Hungria

Espanha

França

FinlandiaSuiça

HolandaAustria

Dinamarca

Suécia

Irlanda

BelgicaAlemanha

UK Noruega

Abertura àmudança

Estónia

Ukrania

Bulgaria

Eslováquia

Polónia Conservação

Autopromoção

Autotranscendência

SPSS/SPSS/CatPCACatPCA Alpha de Alpha de CronbachCronbach: 0,94;: 0,94;VariânciaVariância explicadaexplicada: 84,4%: 84,4%

Valores Humanos na Europa

9

Valores Humanos em Portugal

-1,50

-1,00

-0,50

0

0,50

1,00

1,50

Norte Centro Lisboa eVale do Tejo

Alentejo Algarve

Autotranscendência (Benevolência+Universalismo) Autopromoção (Poder+Realização)Conservação (Conformismo+Segurança+Tradição) Abertura à mudança (Autodeterminação+Estimulação+Hedonismo)

Media

10

C21: Independentemente de pertencer a uma religião em particular, numa escala de 0 a 10*, em que 0 corresponde a nada religiosae 10 corresponde a muito religiosa, diria que é uma pessoa...:

* * EscalaEscala modificadamodificada: : --5=nada 5=nada religiosareligiosa; 5=; 5=muitomuito religiosareligiosa

(médias centradas no centro da escala)

-2,5

-2,0

-1,5

-1,0

-0,5

0,0

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5Fi

nlan

dia

Aus

tria

Suiç

a

Irlan

da

Poló

nia

Eslo

váqu

ia

Chi

pre

Port

ugal

Ukr

ania

Hol

anda

Bel

gica

Nor

uega

Suéc

ia

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Hun

gria

Eslo

véni

a

Estó

nia

Bul

garia

Espa

nha

Rus

sia

CentrodaEscala

11

C21: Independentemente de pertencer a uma religião em particular, numa escala de 0 a 10*, em que 0 corresponde a nada religiosae 10 corresponde a muito religiosa, diria que é uma pessoa...:

* * EscalaEscala modificadamodificada: : --5=nada 5=nada religiosareligiosa; 5=; 5=muitomuito religiosareligiosa

(médias centradas no centro da escala)

-1,0

-0,5

0

0,5

1,0

1,5

2,0

Norte Centro Lisboa e Vale doTejo

Alentejo Algarve

Homens Mulheres

CentrodaEscala

12

C22: Sem contar com ocasiões especiais tais como casamentos e funerais, com que frequência é que participa, actualmente, em serviços religiosos?

(percentagens de respostas Nunca)

36,9 36,7

26,4

51,4

38,1

50,1

22,7

52,8 51,0

25,4

14,3

40,1

3,8

26,5

20,4

34,5

25,0

2,0

40,2

24,2

15,5

42,3

35,3

0

10

20

30

40

50

60

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

13

C22: Sem contar com ocasiões especiais tais como casamentos e funerais, com que frequência é que participa, actualmente, em serviços religiosos?

(percentagens de respostas Nunca)

14,5 14,6

32,3

38,1

55,7

0

10

20

30

40

50

60

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

14

B30: O Governo devia tomar medidas para reduzir as diferenças de rendimentos (percentagens)

18,412,9 9,7

35,0

21,2 19,311,5 12,8

24,216,7 17,7 15,4

3,98,9 7,8

11,8 9,04,4 5,1 6,5 4,4 6,1 7,6

20,8

19,5

16,8

25,5

22,120,0

9,4

17,4

18,1

15,2 12,4 15,4

11,29,9 11,1

14,214,7

7,0 9,1 9,69,4 10,1

14,3

60,867,6

73,5

39,5

56,8 60,7

79,169,8

57,768,2 69,9 69,2

84,9 81,2 81,174,0 76,3

88,6 85,8 84,0 86,2 83,878,2

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

Discorda Não concorda nem discorda Concorda

15

B30: O Governo devia tomar medidas para reduzir as diferenças de rendimentos (percentagens)

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

5,8 1,1 5,3 5,0

Discorda

9,89,2

10,3 9,9

Não concorda nem discorda

84,4 89,7 84,4 85,1

100,0

Concorda Não responde

16

B31: Homossexuais e lésbicas deveriam ser livres de viver a sua vida como muito bem entenderem (percentagens)

8,5 5,0

17,9

5,5 8,913,2 12,0 13,1

5,810,0 12,3

8,4

25,029,8

22,829,3

33,2

13,9

34,5

9,517,6

38,7 37,0

18,1

10,6

8,5 6,3

12,3

15,29,9

13,8

5,7

9,910,1

10,2

21,921,1

20,2

26,824,7

18,1

23,5

12,6

19,1

19,4 20,0

80,685,2

63,3

87,078,3

70,477,6 69,9

87,779,8 76,7

77,7

41,942,5

51,6

39,4 33,2

51,6

38,0

75,4

56,9

25,6 25,5

3,2 3,711,3

6,6 5,5 4,59,0

16,5

4,1 2,4 6,516,3 17,4

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

Discorda Não concorda nem discorda Concorda Não responde

17

B31: Homossexuais e lésbicas deveriam ser livres de viver a sua vida como muito bem entenderem (percentagens)

7,1 9,83,8

15,4

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

16,9 14,9 14,55,2

68,8

Discorda

23,218,5 16,7

9,2

18,2

Não concorda nem discorda

52,856,8 65,1

70,3

12,0

Concorda Não responde

18

D45: … fosse pai/mãe antes dos 18 anos? (percentagens)

18,94,9 11,6 9,1 2,7 5,6 3,5

9,6

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

8,1 11,2 10,9 10,718,2

23,8 24,518,6

28,3 29,221,5 21,2

41,5

18,3 16,9

35,5

17,3

41,431,8 33,8

14,4

34,524,2

Desaprovariam abertamente

45,0

55,6 54,5 50,3

54,5

56,7 55,8

46,2

55,4 52,357,6

52,3

34,1

43,6 50,6

41,7

47,2

34,642,6 39,4

41,1

42,851,2

Desaprovariam intimamente

27,8

25,521,5 26,4

24,716,8 18,0

27,7

13,4 15,4 18,022,0 20,4

30,126,9

19,5

30,616,2 20,9 22,3

30,0

16,3 18,0

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

19

D45: … fosse pai/mãe antes dos 18 anos? (percentagens)

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

5,6 10,5 11,019,3

15,27,2 4,5 3,5 6,2

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

17,25,3

16,8 17,85,4

Desaprovariam abertamente

39,345,4

42,9 36,1

29,9

Desaprovariam intimamente

30,634,3

25,920,6

49,5

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

20

D46: … continuasse a trabalhar depois dos 70 anos? (percentagens)

43,1

14,4 21,8

41,1

9,5 4,93,8

8,1 12,26,5 5,9 7,3

3,2 7,4 2,9 3,111,1

5,3

1,7 2,7

11,8 10,5 12,1

6,1 10,5 5,1 5,4 7,9 7,0

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

3,313,7 14,5

5,011,2

19,0

39,1

21,6 22,332,0

15,6 13,7

33,8

20,828,8 27,2

11,1

28,522,3

32,0

19,324,9

17,7

Desaprovariam abertamente

12,9

27,6 27,3

14,2

17,7

32,0

30,3

27,3 28,0

30,9

35,6

20,7

22,8

27,9

36,034,7

21,0

26,4 36,3

30,1

23,9

32,5

27,9

Desaprovariam intimamente

40,2

41,734,9

36,6

60,4

40,7

26,4

36,9 35,5

30,2

39,8

54,4

37,0

40,6

29,2 32,6

53,3

29,3

34,7 32,5

39,6

24,1

35,4

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

21

D46: … continuasse a trabalhar depois dos 70 anos? (percentagens)

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

4,8 9,518,0

19,3

18,28,0 3,8 3,8 9,3

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

22,7 19,3 17,6 23,0

2,7

Desaprovariam abertamente

26,5 29,019,5

17,0

26,0

Desaprovariam intimamente

38,0 38,5

41,1 31,3 52,2

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

22

D47: … escolhesse nunca ter filhos? (percentagens)

47,2

13,3

28,0

45,0

5,3 3,83,0

7,8 22,418,2

7,5 4,1 1,3 5,9 3,4 1,8 0,30,9

1,5 4,4

17,41,3

0,73,6 4,1 7,3 3,1 5,2 5,1 4,0 3,2 3,5 3,6 7,2 3,5 5,1 9,4 7,0

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

1,3 3,8 4,7 2,7 5,2 8,5 9,4 5,1 5,1 3,7 4,2

21,812,1 10,5

17,4 19,6

43,633,6

10,2 9,0

42,632,8

Desaprovariam abertamente

9,7

18,425,6

12,115,3

26,631,1 26,1

24,0 21,619,5 18,5

27,4

29,1 35,031,7

43,8

34,3

40,6

22,2 20,9

32,344,3

Desaprovariam intimamente

41,3

61,039,0

39,3

74,9

60,3

56,7

49,4

46,4 54,2 66,3 68,0

44,5

48,948,0 45,6

32,614,0 20,8

60,4

47,6

14,4 15,2

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

23

D47: … escolhesse nunca ter filhos? (percentagens)

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

9,323,0 20,6

18,8 31,0

7,1 4,8 3,2 9,0

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

13,55,6 5,0

22,5

3,6

Desaprovariam abertamente

22,224,4 19,8

18,9

9,3

Desaprovariam intimamente

47,942,2 51,4

30,8

54,2

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

24

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D48: … vivesse com uma pessoa sem ser casada com ela? (percentagens)

60,1

41,4

57,2 58,1

7,2 7,0 8,5

21,8

44,434,2

16,4 8,67,8 9,8 8,3 3,6 3,4

6,92,4 8,4

26,3

4,5 5,06,0 4,7 3,6 6,6 4,1 5,8 5,1

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

2,0 2,5 2,6 1,8 3,6 3,5 2,3 1,6 4,7 4,410,0

4,411,2

4,012,8

27,3

6,1 6,4

20,89,1

Desaprovariam abertamente

0,24,0 3,1

9,0 12,218,0

11,013,4 10,4 8,8 11,8

21,0 16,6

35,2

23,4

34,8

19,1

29,5

39,8

22,6 19,2

35,1

35,8

Desaprovariam intimamente

35,1

52,630,5

38,0

77,4 69,878,6

55,2

40,254,4

67,7

61,0 69,1

41,4

61,4

48,2

71,144,1

27,5

60,8

44,1

33,845,0

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

25

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D48: … vivesse com uma pessoa sem ser casada com ela? (percentagens)

18,6 26,1 31,339,1

32,4

6,6 3,9

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

11,12,4 3,5

12,02,7

Desaprovariam abertamente

20,523,9 17,5

13,1

9,9

Desaprovariam intimamente

43,143,7

45,4 32,7 55,0

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

26

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D49: … tivesse um filho de uma pessoa com quem vivemas com quem não fosse casada? (percentagens)

59,343,6

53,2 58,3

5,9 6,4 9,1

20,139,5

29,4

10,7 7,9 7,110,0 10,0

4,4 5,68,5

2,1 7,4

26,2

5,9 7,2

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

1,8 3,2 4,0 1,8 5,5 4,3 3,4 3,3 5,4 5,5 10,33,7

12,65,3

13,0

41,4

7,2 6,1

21,59,9

Desaprovariam abertamente

4,4 4,412,4

3,3

19,625,0

13,017,8

14,6 15,625,1 26,3 21,0

38,0

22,4

38,5

21,0

30,8

37,0

25,718,3

35,4

36,5

Desaprovariam intimamente

35,248,8 30,6

35,5

70,4 62,3

75,951,5

40,151,4

58,3 56,3 64,3

38,5

61,7

42,4

65,340,6

16,9

57,9

44,8

31,041,1

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

27

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D49: … tivesse um filho de uma pessoa com quem vivemas com quem não fosse casada? (percentagens)

19,3 24,8 30,344,6

32,8

7,4 4,5 3,6

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

10,61,8 3,7 10,6

2,7

Desaprovariam abertamente

18,923,4 17,9 6,2

9,9

Desaprovariam intimamente

43,745,4

45,6

35,054,6

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

28

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D51: …se divorciasse enquanto os filhostivessem menos de 12 anos? (percentagens)

37,6

14,925,3

39,1

2,2 2,52,3

6,4 15,0 14,3 3,1 4,6 4,0 5,5 5,1 2,9 1,0

3,2

6,44,1

17,6 3,1 2,7

3,2 3,5 4,1 7,4 3,5 5,4 6,4 4,5 3,5 4,0 4,215,7

4,5 5,214,8 12,0

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

4,5 4,7 7,6 1,7 5,7 8,3 9,5 14,6 11,1 10,7 8,9 11,9 11,3 15,7 13,7 17,5 12,7 18,1 12,4 15,6 12,021,3 19,0

Desaprovariam abertamente

23,2 24,431,3

19,7

35,343,3 42,4 31,1 36,4 37,7 42,2 35,7

25,5

38,5 42,8 36,5 40,3 35,5 47,8 36,7

23,3

34,0 40,6

Desaprovariam intimamente

34,1

52,8 33,9

36,0

54,841,9 45,3

40,6 35,4 37,042,2

42,552,7

35,7 35,0 39,1 41,727,5

28,9 41,0

41,8

26,825,7

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

29

Independentemente dos seus sentimentos, como é que acha que a maioria das pessoas reagiria se uma pessoa que essas pessoas conhecessem bem fizesse o seguinte…

D51: …se divorciasse enquanto os filhostivessem menos de 12 anos? (percentagens)

10,2 15,8 22,028,2 36,5

7,1 5,2 3,8 5,3

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

18,47,4 8,2

21,7

Desaprovariam abertamente

2,7

25,0

26,5 23,5

18,3

Desaprovariam intimamente

39,245,1

42,5 26,5

58,9

Ser-lhes-ia indiferenteAprovariam Não responde

30

(percentagens)

B23: Em política é costume falar-se de esquerda e direita. Como é que se posicionaria nesta escala, em que 0 representa a posição mais àesquerda e 10 a posição mais à direita?*

* Escala modificada: 0 a 3=esquerda; 4 a 6=centro; 7 a 10=direita

20,6 23,4

12,519,3

14,7

28,1 28,422,9 21,0 23,2 21,6

13,521,3

12,2

26,7 24,3

12,5

36,729,8 30,2

25,0

15,5 15,821,6

49,4 43,6

51,5

48,5

66,0

60,7

49,9 60,2

50,1

55,4 56,764,7 47,3

55,0

52,651,1

62,0

44,7

36,5

55,7

51,8

48,9

65,9 54,1

30,1 32,9 36,0 32,2

19,311,2

21,716,9

28,921,4 21,7 21,8

31,3 32,8

20,7 24,6 25,518,6

33,7

14,023,2

35,7

18,324,3

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca

UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

Tota

l

Esquerda Centro Direita

31

(percentagens)

B23: Em política é costume falar-se de esquerda e direita. Como é que se posicionaria nesta escala, em que 0 representa a posição mais àesquerda e 10 a posição mais à direita?*

* Escala modificada: 0 a 3=esquerda; 4 a 6=centro; 7 a 10=direita

25,0

51,8

23,2

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Norte Centro Lisboa eVale do Tejo

Alentejo Algarve Total

21,2 23,628,8 27,5 24,0

Esquerda

47,7

56,553,7 57,9

37,5

Centro

31,119,9 17,5 14,5

38,6

Direita

32* * EscalaEscala original: 0=original: 0=extremamenteextremamente insatisfeitoinsatisfeito; 10=; 10=extremamenteextremamente satisfeitosatisfeitoEscalaEscala modificadamodificada: : --5=5=extremamenteextremamente insatisfeitoinsatisfeito; 5=; 5=extremamenteextremamente satisfeitosatisfeito

(médias centradas no centro da escala)

-1,5

-1,0

-0,5

0

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

Nor

uega

Suéc

ia

Finl

andi

a

Din

amar

ca UK

Ale

man

ha

Fran

ça

Aus

tria

Hol

anda

Bel

gica

Suiç

a

Irlan

da

Hun

gria

Poló

nia

Eslo

véni

a

Eslo

váqu

ia

Estó

nia

Bul

garia

Chi

pre

Espa

nha

Port

ugal

Ukr

ania

Rus

sia

E31: Em que medida se sente satisfeito com a forma como a vida lhe tem corrido até agora?**

Em que medida se sente satisfeito(a) com a forma como a vida lhe tem corrido até agora

E32: Em que medida está satisfeito com o seu nível de vida actual?**

Em que medida está satisfeito(a) com o seu nível de vida actual

CentrodaEscala

33* * EscalaEscala original: 0=original: 0=extremamenteextremamente insatisfeitoinsatisfeito; 10=; 10=extremamenteextremamente satisfeitosatisfeitoEscalaEscala modificadamodificada: : --5=5=extremamenteextremamente insatisfeitoinsatisfeito; 5=; 5=extremamenteextremamente satisfeitosatisfeito

(médias centradas no centro da escala)

-2,0

-1,5

-1,0

-0,5

0,0

0,5

1,0

1,5

2,0

Norte Centro Lisboa e Valedo Tejo

Alentejo Algarve

E31: Em que medida se sente satisfeito com a forma como a vida lhe tem corrido até agora?**

Em que medida se sente satisfeito(a) com a forma como a vida lhe tem corrido até agora

E32: Em que medida está satisfeito com o seu nível de vida actual?**

Em que medida está satisfeito(a) com o seu nível de vida actual

CentrodaEscala

34

ÉÉ tudo!tudo!Obrigado pelaObrigado pelavossa atenvossa atenççãoão

top related