organização da prática docente na eja

Post on 14-Apr-2017

255 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Avaliação Somativa X Avaliação Formativa:Qual deve ser a real função da avaliação na EJA?

Avaliação Somativa

Ocorre depois da ação de formação (SOFFNER, 2010).

Objetivos:Verificar se o aluno aprendeu o que estava previsto pela formação (HADJI, 2001);Classificar os alunos, ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados, determinando se eles serão aprovados ou reprovados (HAYDT, 2000).

Avaliação Formativa

Ocorre ao longo da ação de formação (SOFFNER, 2010).

Objetivos:Oferecer informações aos alunos e professores sobre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem (HADJI, 2001);Fazer com que o professor perceba e repense seu trabalho pedagógico e para que o aluno perceba suas potencialidades e dificuldades (SOFFNER, 2010).

Avaliações oferecidas na EJA

(INEP, 2015)

O Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 

Constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos ao longo da vida. Certifica a conclusão do Ensino Fundamental para jovens acima de 15 anos.

O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio

Com a instituição do novo Enem, desde 2009, a certificação dessa etapa de ensino, para jovens acima de 18 anos, passou a ser realizada a partir dos resultados obtidos na prova.

Formação ideal na EJA

Freire (1992) salienta a imperiosidade de que os docentes construam uma postura dialógica e dialética, não mecânica, trabalhando o processo ensino e aprendizagem, fundamentado na consciência da realidade vivida pelos educandos, jamais o reduzindo à simples transmissão de conhecimentos.

Considerações Finais

(HADJI, 2001).Enquanto a Avaliação Somativa tem intenção certificativa, uma Avaliação só é Formativa se for informativa.

A avaliação tem fundamental importância para que os alunos reflitam acerca de suas aprendizagens e dificuldades e também para que o educador repense sua metodologia de ensino.

Especificamente na EJA, é importante que a bagagem cultural do aluno seja levada em consideração durante todo o processo formativo.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 245p.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Encceja. Disponível em: <http://encceja.inep.gov.br/> Acesso em 02 out. 2015.

SOFFNER, R. Avaliação da aprendizagem em curso a distância. 2010. 107 f. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

top related