oração do terço. ano a – xxv ii domingo do tempo comum

Post on 22-Apr-2015

106 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Oração do Terço

Silêncio

Ano A – XXV II Domingo do tempo Comum

Deixa Deus entrar na tua própria casaDeixa-te tocar pela Sua graça

Dentro, no segredo, reza-lhe sem medo:Senhor, Senhor!

Que queres que eu faça

Só no fundo do ser eu vou encontrarA razão de viver, a razão de amar

É bem dentro de nós que está a raizQue nos faz amar e ser feliz.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.R. Ámen!A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco.

R:Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Irmãos:……

Confessemos os nossos pecados:

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS

CRISTO TEM PIEDADE DE NÓS

SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS

Glória a Deus nas alturas,e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor;

Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

Amém.

ORAÇÃO COLECTA

Deus eterno e omnipotente, que, no vosso amor infinito, cumulais de bens os que Vos imploram muito além dos seus méritos e desejos, pela vossa misericórdia, libertai a nossa consciência de toda a inquietação e dai-nos o que nem sequer ousamos pedir.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

1ª Leitura

Is 5, 1-7

«A vinha do Senhor do Universo é a casa de

Israel»

LEITURA I Is 5, 1-7

Leitura do Livro de IsaíasVou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha. O meu amigo possuía uma vinha numa fértil colina. Lavrou-a e limpou-a das pedras, plantou-a de cepas escolhidas. No meio dela ergueu uma torre e escavou um lagar. Esperava que viesse a dar uvas, mas ela só produziu agraços.

E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e a minha vinha: Que mais podia fazer à minha vinha que não tivesse feito? Quando eu esperava que viesse a dar uvas, porque é que apenas produziu agraços? Agora vos direi o que vou fazer à minha vinha: vou tirar-lhe a vedação e será devastada; vou demolir-lhe o muro e será espezinhada. Farei dela um terreno deserto: não voltará a ser podada nem cavada, e nela crescerão silvas e espinheiros; e hei-de mandar às nuvens que sobre ela não deixem cair chuva. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá são a plantação escolhida. Ele esperava rectidão e só há sangue derramado; esperava justiça e só há gritos de horror.Palavra do Senhor.

LEITURA I Is 5, 1-7E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e a minha vinha: Que mais podia fazer à minha vinha que não tivesse feito? Quando eu esperava que viesse a dar uvas, porque é que apenas produziu agraços? Agora vos direi o que vou fazer à minha vinha: vou tirar-lhe a vedação e será devastada; vou demolir-lhe o muro e será espezinhada. Farei dela um terreno deserto:

não voltará a ser podada nem cavada, e nela crescerão silvas e espinheiros; e hei-de mandar às nuvens que sobre ela não deixem cair chuva. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá são a plantação escolhida. Ele esperava rectidão e só há sangue derramado; esperava justiça e só há gritos de horror.Palavra do Senhor.

LEITURA I Is 5, 1-7não voltará a ser podada nem cavada, e nela crescerão silvas e espinheiros; e hei-de mandar às nuvens que sobre ela não deixem cair chuva. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá são a plantação escolhida. Ele esperava rectidão e só há sangue derramado; esperava justiça e só há gritos de horror.Palavra do Senhor. Graças a Deus!

Salmo

SalmoSalmo 79 (80), 9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5, 7a)

REFRÃO:

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

2ª Leitura

Filip 4, 6-9

«Ponde isto em prática e o Deus da

paz estará convosco»

LEITURA II Filip 4, 6-9

Leitura da Epístola do apóstolo São

Paulo aos FilipensesIrmãos: Não vos inquieteis com coisa alguma. Mas, em todas as circunstâncias, apresentai os vossos pedidos diante de Deus, com orações, súplicas e acções de graças. E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência,

guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor é o que deveis ter no pensamento. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim é o que deveis praticar. E o Deus da paz estará convosco.Palavra do Senhor.

LEITURA II Filip 4, 6-9

guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor é o que deveis ter no pensamento.

O que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim é o que deveis praticar. E o Deus da paz estará convosco.Palavra do Senhor.

LEITURA II Filip 4, 6-9

O que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim é o que deveis praticar. E o Deus da paz estará convosco.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

AclamaçãoAleluia, a Palavra é Deus em nós

(bis)Aleluia, aleluia, aleluia (bis)

Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto

e o vosso fruto permaneça, diz o Senhor.

Evangelho

Mt 21, 33-43

«Arrendará a vinha a outros vinhateiros»

EVANGELHO Mt 21, 33-43

O Senhor esteja convosco,Ele está no meio de Nós.

Evangelho se nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. Mateus

Gloria a Vós, Senhor

EVANGELHO Mt 21, 33-43

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos.

Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: ‘Respeitarão o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança’. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?». Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».Palavra da salvação.

EVANGELHO Mt 21, 33-43

Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: ‘Respeitarão o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si:

‘Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança’. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?». Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».Palavra da salvação.

EVANGELHO Mt 21, 33-43

‘Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança’. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?». Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura:

‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».Palavra da salvação.

EVANGELHO Mt 21, 33-43

‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».Palavra da salvação.Gloria a Vós Senhor!

Bênção

Aleluia, a Palavra é Deus em nós (bis)Aleluia, aleluia, aleluia (bis)

Revdo. Pároco: A nossa Comunidade Paroquial, consciente da necessidade de Evangelizar os seus membros mais jovens, está certa de que V. Reva. delegará a Missão que lhe está confiada em Pessoas que para tal se sentem vocacionadas. Nesta conformidade, alguns dos seus membros estão dispostos a levar às Crianças aos Jovens a Boa Nova de Jesus. Estes aqui presentes estão dispostos - ao longo do ano –

a prepararem-se para a Missão que os aguarda, a dedicarem-se às crianças e aos Jovens que a Comunidade lhes confia e a despertá-Ias para a Fé. Por isso, solicitam a V. Reva. que aceite o Compromisso que pretendem fazer solenemente e transmita ao nosso Patriarca esta vontade de fazer Apostolado e de Levarem o " Sonho Missionário de chegar a todos" com a ajuda do Senhor.

a prepararem-se para a Missão que os aguarda, a dedicarem-se às crianças e aos Jovens que a Comunidade lhes confia e a despertá-Ias para a Fé. Por isso, solicitam a V. Reva. que aceite o Compromisso que pretendem fazer solenemente e transmita ao nosso Patriarca esta vontade de fazer Apostolado e de Levarem o " Sonho Missionário de chegar a todos" com a ajuda do Senhor.

Catequistas (Todos juntos) Na presença da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, invocando a protecção do Apóstolo São Bartolomeu e de Nossa Senhora da Conceição, nossos padroeiros, prometo servir leal e fielmente no cargo a que sou chamado(a) a exercer na Catequese Paroquial, transmitindo a Doutrina de Jesus, em união com o nosso Pastor e com o nosso Patriarca. Isto prometo com a ajuda de Deus.

Sacerdote:Caríssimos catequistas: Damos graças a Deus por vós, e contai que esta Comunidade Paroquial estará sempre ao vosso lado, ajudando-vos e rezando para o sucesso da Missão que vos é hoje confiada. Não tenhais medo! O Senhor está sempre connosco, até ao fim dos tempos. .

Sacerdote :E vós, Meninos, Meninas e Jovens quereis, sempre, tomar parte na vossa formação Catequética?

Crianças e Jovens: Sim, quero!

Sacerdote :Quereis amar sempre Jesus?

Crianças e Jovens: Sim, quero!

Credo

Creio em um só Deus,Pai todo-poderoso,Criador do céu e da terraDe todas as coisas visíveis e invisíveis.Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Filho Unigénito de Deus,nascido do Pai antes de todos os séculos:Deus de Deus, Luz da Luz,Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.Por Ele todas as coisas foram feitas.E por nós, homens, e para nossa salvação

desceu dos céus(Faz-se inclinação)E encarnou pelo Espírito Santo,no seio da Virgem Maria.e Se fez homem.Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;padeceu e foi sepultado.Ressuscitou ao terceiro dia,conforme as Escrituras; e subiu aos céus,onde está sentado à direita do Pai.

De novo há-de vir em sua glória,para julgar os vivos e os mortos;e o seu reino não terá fim.Creio no Espírito Santo.Senhor que dá a vida,e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filhoé adorado e glorificado:Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa,católica e apostólica.Professo um só batismoPara remissão dos pecados.E espero a ressurreição dos mortos,e vida do mundo que há-de vir. Amén.

Oração Universal

Irmãos e irmãs: Unidos a Cristo, como as vides ligadas à cepa, que as faz viver, peçamos ao Senhor a graça de dar fruto abundante, dizendo (ou: cantando), com fé e humildade:Abençoai, Senhor, o vosso povo.Pelos cristãos da nossa Diocese de N., para que sejam verdadeiros, justos e puros, e ponham em prática o que escutaram na Palavra, oremos ao Senhor. Abençoai, Senhor, o vosso povo.

Pelos governantes dos países mais poderosos, para que assegurem a paz entre as nações e edifiquem um mundo novo aberto a Cristo, oremos ao Senhor. Abençoai, Senhor, o vosso povo.Pelo povo de Israel, vinha de Deus, plantada de cepas escolhidas, para que descubra em Jesus o Salvador, oremos ao Senhor.Abençoai, Senhor, o vosso povo.

Pelos estudantes que iniciaram um novo ano, para que o estudo dedicado e persistente lhes obtenha grandes alegrias, oremos ao Senhor.Abençoai, Senhor, o vosso povo.Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que o Espírito Santo nos ensine a orar, a suplicar e a dar graças, oremos ao Senhor. Abençoai, Senhor, o vosso povo.

Senhor, Deus do universo, olhai dos Céus e vede esta vinha que a vossa mão direita plantou e fazei-nos encontrar na Eucaristia a seiva que nos faz produzir frutos de vida eterna.Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Ofertório

De manhãzinha, mal desponta o solCaminhando com seu ar ligeiro,Para os campos que dele precisam,Dirige-se o vinhateiro.Não desanima no seu caminhar,Nem o cansam a sede e o calor;Há uma vinha que quer cultivarUma vinha que é todo o seu Amor.

Deus é teu amigo, o vinhateiro,Que te cultiva de sol a sol.Deus é teu amigo, o vinhateiro,Que te reclama o teu ser inteiro.

Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

(Todos a pé)ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, o sacrifício que Vós mesmo nos mandastes oferecer e, por estes sagrados mistérios que celebramos, confirmai em nós a obra da redenção. Por Nosso Senhor.Amém!

V. O Senhor esteja convosco.R. Ele está no meio de nós.

V. Corações ao alto.R. O nosso coração está em Deus.

V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.R. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte.

Na vossa infinita misericórdia, de tal modo amastes o mundo que nos enviastes Jesus Cristo, nosso Salvador, em tudo semelhante ao homem, menos no pecado, para poderdes amar em nós o que amáveis em vosso Filho Unigénito:

pela sua obediência Ele restaurou a aliança que a nossa desobediência tinha destruído.

Por isso, com todos os coros dos Anjos proclamamos a vossa glória, Cantando numa só voz.

Santo

Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja, ao celebrarmos o primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente Vos suplicamos:(Todos ajoelham)Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na hora em que Ele se entregava,para voluntariamente sofrer a morte,tomou o pão e, dando graças,partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo:

Tomai, todos, e comei:isto é o meu Corpoque será entregue por vós.

De igual modo, no fim da Ceia,tomou o cálice e, dando graças,deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e bebei:este é o cálice do meu Sangueo Sangue da nova e eterna aliança,que será derramado por vós e por todos,

para remissão dos pecados.Fazei isto em memoria de mim.

Mistério da Fé!

Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição.Vinde, Senhor Jesus!

Sac. Celebrando agora, Senhor…

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,a Vós, Deus Pai todo-poderoso,na unidade do Espírito Santo,toda a honra e toda a glóriaagora e para sempre…

Todos Ámen.

Pai Nosso

Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.

Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz,segundo a vossa vontade.Vós que sois Deus com o Paina unidade do Espírito Santo. Ámen.A paz do Senhor esteja sempre convosco.

Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

Paz

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.TENDE PIEDADE DE NÓS,

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.TENDE PIEDADE DE NÓS,

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.DAI-NOS A PAZ,

Sac. Felizes os convidadospara a Ceia do Senhor.Eis o Cordeiro de Deus,que tira os pecados do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou dignode que entreis em minha morada,mas dizei uma palavra e serei salvo

Comunhão

Tomo este pão e este vinho, em memória do meu Salvador.Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor.

Comendo o Teu corpo que foi trigosuado nas mãos do lavrador,levo Tua força que alimentap’ra mudar o mundo com amor.

2. Eu venho faminto a esta mesaonde Tu te dás em plenitude:venho comungar a esperança,a vida da minha juventude.

3. Comungar Teu corpo, dom de amor,é fazer conTigo um compromissode gastar a vida pelos outros,assumir no Reino meu serviço.

Tomo este pão e este vinho, em memória do meu Salvador.Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor.

Eu venho faminto a esta mesaonde Tu te dás em plenitude:venho comungar a esperança,a vida da minha juventude.

3. Comungar Teu corpo, dom de amor,é fazer conTigo um compromissode gastar a vida pelos outros,assumir no Reino meu serviço.

Tomo este pão e este vinho, em memória do meu Salvador.Tomo este pão e este vinho, são o corpo e sangue do Senhor.

Comungar Teu corpo, dom de amor,é fazer conTigo um compromissode gastar a vida pelos outros,assumir no Reino meu serviço.

Ação de graças

Eu Te amo, ó SenhorDeus em quem acreditei.Ilumina os meus caminhose contigo avançarei.(Meu Deus)Minha força e meu refúgioeu Te amo, ó Senhor.Em Ti ponho a confiançaporque és meu Salvador.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Deus todo-poderoso, que neste sacramento saciais a nossa fome e a nossa sede, fazei que, ao comungarmos o Corpo e o Sangue do vosso Filho, nos transformemos n’Aquele que recebemos. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amém!

Avisos

REUNIÕES: • Dia 30, às 21HOO na Igreja, Reunião com o Grupo

Coral. • Dia 2, às 21HOO no Salão Paroquial, encontro com os

Neo-Catecumenais. • Dia 3, às 21HOO na Casa de São José, encontro com o

Grupo Bíblico.

Sac. O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso,Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Ámen.

Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.

Podes achar que não tens / P’ra onde ir, nem que fazerNão sabes bem quem és aqui / Neste mundo tão grande e frioMas há qualquer coisa em ti / Que te faz querer, querer ser alguém,Querer ser alguém…

E a Vida não vai parar, /Vai como vento,Tens tudo a dar /Não percas tempoPodes saber que vais chegar /Onde Deus te levarMas pode ser tão difícil, /de acreditar Em Deus assimSerá que Deus se vai lembrar… /de me ajudar Será que sim?Mas há qualquer coisa em mim /Que me faz querer: acreditarAcreditar!

Ficha técnica:

Eucaristia Celebrada por: Pe. Rui Pereira PeraltaAnimada por: Grupo de Jovens “ Seguindo Teus Passos”

Realização : A. Alberto Sousa

Imagens recolhidas: Via Google

Projeção disponível :www.mcccastanheira.blogspot.pt

top related