o que acontece no organismo durante a atividade física

Post on 20-Dec-2015

37 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

atividade física e saúde

TRANSCRIPT

O que acontece no organismo durante a atividade física?

Quando a atividade física é praticada, o organismo reage de alguma forma e essas reações são praticamente iguais para todas as pessoas, o que diferencia é a intensidade. O suor, o aumento da frequência cardíaca, respiração intensa são reações provocadas por diversas alterações que ocorrem no corpo durante os exercícios.

Mas por que elas acontecem?

Em exercícios intensos como a musculação, o organismo atua de forma que ajude os músculos a trabalhar, fazendo com que todos os sistemas corporais ajam coordenados para que a atividade seja efetiva. Nesse caso, o coração aumenta as batidas para que seja bombeado mais sangue pelo organismo e aumenta a oxigenação; o estômago também participa desse processo, diminui sua atividade para poupar energia, desta forma essa energia será direcionada para os músculos.Os músculos precisam de energia para poder trabalhar de forma adequada e conseguir atingir o esforço necessário para a atividade desejada. Em uma corrida ou em uma aula de natação, os músculos trabalham para deixar o corpo mais rápido e garantir o movimento, já em uma série de musculação os músculos trabalham para mover o peso.Uma das maiores alterações no corpo durante os exercícios físicos é a alteração na frequência cardíaca. Quando o corpo está em repouso e começa a praticar os exercícios, o cérebro manda um sinal para o coração, para que comece a bater com uma frequência maior para e bombeie sangue e oxigênio o suficiente, por isso aumenta o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.Para os fãs de esportes radicais, muitas reações são provocadas por vários hormônios liberados no corpo. Antes de praticar o esporte, o cérebro libera adrenalina no organismo, um hormônio que prepara o corpo para duas reações naturais que são a fuga e a luta, por isso a boca fica seca, aumenta a frequência cardíaca, a pupila fica dilatada e o fluxo sanguíneo aumenta.Além da adrenalina, mais duas substâncias são liberadas, a endorfina que age durante a atividade física e tem a capacidade de adormecer a dor provocada por lesões, por isso que muitas vezes não é notado que houve alguma lesão no corpo. A outra substância liberada é a dopamina que age no sistema nervoso, na região do prazer, causa a sensação de satisfação depois de alguma atividade radical.Para quem é iniciante nas atividades físicas ou esta há muito tempo sem praticar, é comum sentir dor após a prática, pois o corpo precisa de um tempo para se acostumar com a nova condição. Essa dor acontece, pois no sistema muscular ocorrem microrrupturas nos músculos que são trabalhados durante o exercício e, por causa do acúmulo de ácido láctico, gerando uma inflamação. Por isso, o corpo precisa se acostumar com os exercícios para que as dores passem e não comece com cargas pesadas, aumente gradativamente.Ao praticar exercícios, muitas reações acontecem no organismo, por isso antes de começar a praticar, visite um médico para realizar exames e saber se há algum impedimento ou se alguma atividade não é indicada.Para quem é adepto dos exercícios físicos.http://blog.onofre.com.br/2014/06/25/o-que-acontece-no-organismo-durante-a-atividade-fisica/

Benefícios da Atividade Física - Nos efeitos sobre o organismoEfeitos da atividade física no organismo humano:

Cérebro:Proporciona sensação de bem estar.Melhora a auto-estima.Reduz sintomas depressivos e ansiosos.Melhora o controle do apetite.

Como funciona:A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.

Nariz e Garganta:Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

Como funciona:A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetorado sistema imunológico.

Pulmões:Melhora a capacidade pulmonar.Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.

Como funciona:A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

Coração:Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresseReduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc).Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.

Como funciona:Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.

Barriga:Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejadoCombate a obesidade.

Como funciona:Reduz a gordura e aumenta a massa muscular.O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

Pâncreas:Facilita o controle do diabetes.

Como funciona:Diminui a resistência à ação da insulina ( hormônio que facilita a entrada de

glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pernas:Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.

Como funciona:Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

Vasos Sangüíneos:Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos.

Como funciona:Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

Músculos:Fortalece a massa muscular.Aumenta a flexibilidade.

Como funciona:A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

Ossos:Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice

Como funciona:Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo)

Fonte: Understanding the Human BodyFolha de São Paulo de 27 de nov de 1997(caderno especial - Mexa-se - página 3 )http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=641

Qual o exercício mais indicado para cada idade?Durante a infância estamos sempre em movimento, seja praticando esportes ou brincando com os amigos, e toda essa agitação contribui para manter o metabolismo acelerado, queimando toda a energia do corpo, principalmente as calorias. Isso é possível porque nessa faixa etária o corpo está a todo vapor para aguentar essa agitação e os impactos constantes da vida agitada das crianças.Para muitas pessoas, a prática de exercícios físicos continua fazendo parte da sua rotina, pois desejam levar uma vida saudável e manter a forma. Com o passar do tempo, o corpo tem necessidades e desgastes físicos diferentes, por exemplo, a condição física de uma pessoa de 20 anos é diferente de uma de

40, por isso, antes de começar ou dar continuidade aos treinos, é preciso saber quais são os exercícios indicados para cada idade.

Dos 20 aos 30 – Disposição total!Nessa fase, os ligamentos e os músculos estão em total condição para praticar qualquer exercício, mas os mais indicados são os aeróbicos, como as corridas e caminhadas. Nessa idade os músculos são mais rígidos então para deixar o corpo em forma basta tonifica-los e queimar calorias, além de aumentar a capacidade cardiovascular.

Dos 30 aos 40 – Vá com calma!Nessa faixa etária, a correria do dia a dia propicia a má alimentação, por isso as gorduras localizadas podem aumentar, principalmente no abdômen, portanto é fundamental que o treino seja regular aliado a uma boa alimentação. Nessa fase é preciso ir com calma na malhação, pois os riscos de lesões e dores musculares são maiores, por isso para evita-los faça alongamentos após os exercícios, em torno de 15 minutos. Isso ajudará também a impedir que as articulações percam a flexibilidade.Os exercícios mais indicados são: Musculação, yoga, pilates, além das caminhadas que são ideais para qualquer idade.

Dos 40 aos 50 – Somente o necessário!A partir dos 40 anos a perda de musculatura é maior, além disso, os ossos começam a ficar mais fracos. No caso das mulheres, a perda de massa óssea se intensifica devido à menopausa, que facilita o surgimento da osteoporose, doença que enfraquece os ossos.Para diminuir a perda de massa muscular e fortalecer os ossos, o treino com musculação e exercícios localizados é o mais indicado.

Dos 50 em diante – Vamos dançar!A mente e o bem estar físico são os pontos mais importantes a serem trabalhados nessa faixa etária. Para auxiliar nos afazeres do dia a dia, é fundamental que os exercícios sejam focados na força e na coordenação motora.Os exercícios mais indicados para essa faixa de idade são: Hidroginástica, natação, caminhadas e a dança que também ajuda na socialização, pois nessa idade as pessoas costumam se sentir sozinhas.O importante para quem vai praticar exercícios físicos é manter a regularidade e a disciplina, então escolha o que mais combina com o seu ritmo para não desistir. Antes de começar qualquer atividade física consulte seu médico e faça-a sempre acompanhado de um instrutor.Para quem quer estar sempre em atividade.http://blog.onofre.com.br/2013/07/25/qual-o-exercicio-mais-indicado-para-cada-idade/

top related