o mundo colonial portuguÊs - professor menezes

Post on 12-Apr-2017

354 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O MUNDO COLONIAL PORTUGUÊS

Professor Menezes

Os primeiros navegadores europeus que seguiram para o Oriente, a fim de comercializar produtos que não existiam na Europa, foram os ITALIANOS.

O navegador italiano Marco Polo seguiu para a Ásia no Sec XIII. E depois dele, outros italianos seguiram fazendo as mesmas rotas.

Bem depois, no Sec XV, foi a vez dos portugueses ...

Depois de tomado conhecimento dos relatos feitos por Marco Polo, os portugueses passaram a navegar para encontrar os locais e os portos narrados pelo navegador italiano. A partir daí, começaram a fundar feitorias em várias partes do mundo: África, Península Arábica, Sudeste Asiático, Índia e América.

EXPANSÃO PORTUGUESA NA ÁFRICA

No início, Portugal estava preocupado apenas em fundar FEITORIAS. Elas serviam de base de apoio para o desenvolvimento do comércio marítimo português.Os mercadores portugueses não pretendiam se aventurar para o interior das novas terras. Preferiram apenas construir fortalezas para abrigar os poucos homens destinados a assegurar as conquistas dos entrepostos comerciais. Os portugueses só se sentiam seguros no interior das fortalezas. Além dos muros dos fortes, existia uma populaçaão totalmente diferente, incivilizada, considerada inferior, e julgada inimiga dos europeus. O Forte, portanto, era o único local seguro. Por isso, os portugueses construíram muitas fortalezas. Em todo o mundo, Portugal construiu algo entre 67 e 77 fortalezas. Todas localizadas na faixa litorânea. Os portugueses temiam aventurar-se para o interior das áreas conquistadas.Só começaram a colonizar efetivamente o Brasil, quando tiveram o seu monopólio comercial quebrado pelo aparecimento de outros concorrentes, principalmente ingleses e holandeses. Muitas feitorias fundadas pelos portugueses na África, Sudeste da Ásia, Península Arábica e Índia foram atacadas por ingleses e holandeses, particularmente durante o período da União Ibérica.

Os portugueses só começaram a colonizar quando os concorrentes ingleses e holandeses quebraram o seu monopólio comercial que era realizado nas feitorias.No Brasil, onde antes só existiam a exploração e o comércio de pau-brasil, os portugueses começaram a colonizar com a introdução do sistema “plantation”, fundamentado na criação de capitanias hereditárias, na monocultura da cana-de-açúcar, mão-de-obra escrava e produção voltada para a exportação. Não podemos esquercer que esse período correspondia à fase do Mercantilismo.O primeiro ciclo da economia colonial foi o da exploração do pau-brasil, depois, o da cana-de-açúcar, e por fim, o da pecuária e o da mineração. Os ciclos do café e da borracha ocorreram na fase do Império.As mudanças dos ciclos econômicos ocorreram pelo fato de terem surgido esccasez dos produtos monopolizados ou pelo fato de terem aparecido novos concorrentes estrangeiros.

O EXPANSIONISMO PARA O INTERIOR DO BRASIL

A colonização iniciou na faixa litorânea, e seu expansionismo para o interior do Brasil ocorreu com a criação e o comércio de gado; com a exploração de minerais preciosos, com o aprisionamento de índios e, por fim, com a fundação de Reduções Jesuíticas, principalmente na Amazônia. As Reduções Jesuíticas do Sul foram criadas pelos espanhóis.

A fase de maior expansão territorial portuguesa no Brasil ocorreu durante o período da União Ibérica, situado entre 1580 e 1640.

FIM

top related