o ensino médio organizado por blocos de disciplinas e o ... · o ensino médio organizado por...

Post on 25-Sep-2019

15 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O Ensino Médio organizado por Blocos

de Disciplinas e o Ensino Médio Inovador:

por que mudar?

Docentes: Maria Madselva F. Feiges Fátima Godinho

É preciso levar em conta, É preciso levar em conta, também, que, a melhoria dos também, que, a melhoria dos

índices de atendimento da índices de atendimento da população de 15 a 19 anos população de 15 a 19 anos

não depende apenas da não depende apenas da expansão de vagas, mas da expansão de vagas, mas da diminuição da evasão e da diminuição da evasão e da

repetência.repetência.KUENZER. p 45, 2005.KUENZER. p 45, 2005.

PRINCÍPIOS DA PROPOSTAPRINCÍPIOS DA PROPOSTA

GARANTIR:GARANTIR:O DIREITO DO ALUNO À O DIREITO DO ALUNO À

CONTINUIDADE DOS CONTINUIDADE DOS ESTUDOS.ESTUDOS.

O APROVEITAMENTO DOS O APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS PARCIAIS.ESTUDOS PARCIAIS.

Da Matriz Curricular:Da Matriz Curricular:

2.1. 2.1. matriz única,matriz única, de implantação simultânea de implantação simultânea para o ano de 2010.para o ano de 2010.

2.2. As disciplinas da matriz curricular estarão 2.2. As disciplinas da matriz curricular estarão organizadas anualmente em dois Blocos de organizadas anualmente em dois Blocos de Disciplinas Semestrais ofertados Disciplinas Semestrais ofertados concomitantemente. concomitantemente.

2.3. A carga horária anual da disciplina ficará 2.3. A carga horária anual da disciplina ficará concentrada em um semestre, garantindo o concentrada em um semestre, garantindo o número de aulas da matriz curricular, pois os número de aulas da matriz curricular, pois os blocos de disciplinas são ofertados de forma blocos de disciplinas são ofertados de forma concomitante nos dois semestres.concomitante nos dois semestres.

Da Matriz Curricular:Da Matriz Curricular:

2.4. Cada Bloco de Disciplinas deverá ser 2.4. Cada Bloco de Disciplinas deverá ser cumprido em, no mínimo 100 dias cumprido em, no mínimo 100 dias letivos, previstos no calendário letivos, previstos no calendário escolar.escolar.

2.5. A implantação da matriz única será 2.5. A implantação da matriz única será automática no Sistema de automática no Sistema de Administração Escolar - SAE.Administração Escolar - SAE.

Da organização:Da organização:

3.1. Quanto à organização, deve-se 3.1. Quanto à organização, deve-se considerar considerar o número totalo número total de turmas do de turmas do Ensino Médio.Ensino Médio.

3.2. Se o total de turmas previstas para 3.2. Se o total de turmas previstas para o Ensino Médio for ímpar será o Ensino Médio for ímpar será necessário:necessário:a) Reorganizar a série que tiver o maior a) Reorganizar a série que tiver o maior número de alunos matriculados de modo número de alunos matriculados de modo que o número de turmas daquela série que o número de turmas daquela série seja par.seja par.

Da organização:Da organização:

b) distribuir os blocos de disciplinas b) distribuir os blocos de disciplinas de forma alternada pelo Ensino Médio de forma alternada pelo Ensino Médio em todas as turmas de todas as séries.em todas as turmas de todas as séries.

3.3. Se o número de total de turmas já 3.3. Se o número de total de turmas já for par, distribuir os blocos de for par, distribuir os blocos de disciplinas de forma alternada pelo total disciplinas de forma alternada pelo total de turmas de todas as séries.de turmas de todas as séries.

4. Da Matrícula:4. Da Matrícula:

4.1. A matrícula será semestral e 4.1. A matrícula será semestral e

obedecerá ao disposto na Deliberação obedecerá ao disposto na Deliberação n.º 09/01-CEE.n.º 09/01-CEE.

4.2. O aluno terá a garantia de 4.2. O aluno terá a garantia de continuidade de seus estudos quando continuidade de seus estudos quando concluir cada um dos Blocos de concluir cada um dos Blocos de Disciplinas.Disciplinas.

4. Da Matrícula:4. Da Matrícula:

4.3. A conclusão da série ocorrerá 4.3. A conclusão da série ocorrerá quando o aluno cumprir os dois blocos quando o aluno cumprir os dois blocos de disciplinas ofertados em cada série.de disciplinas ofertados em cada série.

4.4. Quando a conclusão da série ocorrer 4.4. Quando a conclusão da série ocorrer no 1º semestre do ano letivo, o aluno no 1º semestre do ano letivo, o aluno poderá realizar a matrícula na série poderá realizar a matrícula na série seguinte, no 2º semestre do mesmo seguinte, no 2º semestre do mesmo ano letivo.ano letivo.

5. Da Transferência:5. Da Transferência:5.1. As transferências entre 5.1. As transferências entre

estabelecimentos de ensino com a estabelecimentos de ensino com a organização anual para a organização organização anual para a organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, por Blocos de Disciplinas Semestrais, seguirão as normas previstas na seguirão as normas previstas na Deliberação n.º 09/2001-CEE sendo Deliberação n.º 09/2001-CEE sendo analisadas pela equipe pedagógica do analisadas pela equipe pedagógica do estabelecimento de ensino.estabelecimento de ensino.

5.2. Nas transferências entre 5.2. Nas transferências entre estabelecimentos de ensino com a estabelecimentos de ensino com a mesma organização por Blocos de mesma organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, o aluno cumprirá Disciplinas Semestrais, o aluno cumprirá o bloco de disciplinas faltante da série. o bloco de disciplinas faltante da série.

6. Da Avaliação:6. Da Avaliação:

6.1. O sistema de avaliação a ser 6.1. O sistema de avaliação a ser adotado deverá respeitar as normas adotado deverá respeitar as normas vigentes no Sistema Estadual de vigentes no Sistema Estadual de Ensino no que diz respeito:Ensino no que diz respeito:

a) aos resultados de Avaliação a) aos resultados de Avaliação expressos ao final de cada Bloco expressos ao final de cada Bloco de Disciplinas;de Disciplinas;

6. Da Avaliação:6. Da Avaliação:

b) à apuração de assiduidade;b) à apuração de assiduidade;

c) aos estudos de Recuperação;c) aos estudos de Recuperação;

d) ao aproveitamento de Estudos;d) ao aproveitamento de Estudos;

e) à atuação do Conselho de Classe.e) à atuação do Conselho de Classe.

6. Da Avaliação no CEP:6. Da Avaliação no CEP:

Plano Especial de EstudosPlano Especial de Estudos

em 1 (uma) disciplina por em 1 (uma) disciplina por Bloco/ Semestre;Bloco/ Semestre;

atividades presenciais atividades presenciais orientadas.orientadas.

7. Da Frequência:7. Da Frequência:

Para aprovação, exigir-se-á o Para aprovação, exigir-se-á o mínimo de 75% de freqüência mínimo de 75% de freqüência dos 100 dias letivos previstos dos 100 dias letivos previstos no Bloco de Disciplinas.no Bloco de Disciplinas.

MATRIZ MATRIZ CURRICULARCURRICULAR

ÚNICAÚNICA

Matriz Ensino Médio por Blocos de Disciplina 28 horas

1ª 2ª 3ª TOTAL

Biologia 4 4 4 12

Ed. Física 4 4 4 12

Filosofia 4 4 4 12

História 4 4 4 12

LEM 4 4 4 12

Português 8 8 8 24

28 28 28

Arte 4 4 4 12

Física 4 4 4 12

Geografia 4 4 4 12

Sociologia 4 4 4 12

Química 4 4 4 12

Matemática 8 8 8 24

28 28 28

a) Oferta de seis disciplinas por semestre.

b) Matrícula semestral.

9. O que muda realmente?

c) Progressão: mudança radical da lógica da aprovação/ reprovação para o enfoque na

aprendizagem.

d) Metodologia de Ensino:

• a concentração de disciplinas e da carga horária

possibilita mudanças significativas na prática pedagógica.

d) Metodologia de Ensino:

- realização de trabalhos em grupo dentro da sala

de aula, com a orientação imediata e intervenção direta do professor no processo

de aprendizagem.

A aula expositiva adquire A aula expositiva adquire novo significado, porque novo significado, porque permite a apropriação de permite a apropriação de conceitos pela capacidade conceitos pela capacidade

de investigação e de investigação e intervenção imediata do intervenção imediata do professor no processo de professor no processo de aprendizagem do aluno. aprendizagem do aluno.

e) Recuperação de conteúdos em processo: adoção de formas diferenciadas de avaliação ( individual e em grupo – dupla / trio) com diferentes instrumentos, criando condições para intervenção direta do professor no processo de aprendizagem do aluno. A avaliação individual do aluno adquire função diagnóstica.

f) Ampliação das condições favoráveis de aprendizagem do aluno, porque o mesmo deverá concentrar seus esforços intelectuais e emocionais em apenas seis disciplinas o que favorece também a organização do tempo para dedicar- se aos

estudos, tornando as aprendizagens duradouras.

g)Redimensionamento efetivo da responsabilidade individual e coletiva de alunos e professores, no tocante ao cumprimento de prazos para realização de trabalhos , correção , recuperação de estudos e devolução de informações sobre a aprendizagem.

h) Ampliação das possibilidades de desenvolvimento articuladodas dimensões intelectual,moral, afetiva, cultural, científica e política do aluno, favorecendo favorecendo a formação do pensamento a formação do pensamento crítico e da cidadania ativa.crítico e da cidadania ativa.

i)Redimensionamento da concepção de tempo, criando condições favoráveis à aprendizagem por parte dos alunos que precisam de tempo diferente para aprender.

j) possibilidade de reorganização do tempo por

parte do professor, concentrando- se em

atividades de planejamento, estudo e pesquisa e,

sobretudo criando novas relações didáticas com o

aluno.

l) Definição / elaboração de Plano de Trabalho Docente com

base na seleção de bloco de conteúdos, metodologias de

ensino e critérios de avaliação que assegurem a apropriação dos

conhecimentos desejados, enquanto referência de

qualidade social da aprendizagem.

O que o Ensino Médio O que o Ensino Médio Inovador acrescenta ao Inovador acrescenta ao

Ensino Médio por Ensino Médio por Blocos de Disciplinas?Blocos de Disciplinas?

ENSINO MÉDIO INOVADORENSINO MÉDIO INOVADOR FINALIDADES FINALIDADES

Valorização do currículo nas políticas públicas;

Educação centrada na formação humana (finalidade formativo do ensino médio);

Ensino médio unitário incluindo a articulação com a profissionalização como uma das formas possíveis de atendimento;

ENSINO MÉDIO INOVADORENSINO MÉDIO INOVADOR FINALIDADES FINALIDADES

Trabalho, ciência e cultura como eixos constituintes e princípios da identidade também do ensino médio não profissionalizante;

Fortalecimento da escola e da comunidade escolar como foco central para o desenvolvimento do ensino médio;

ENSINO MÉDIO INOVADORENSINO MÉDIO INOVADOR FINALIDADES FINALIDADES

Estabelecer um dialogo com os estudantes;

Restabelecer uma nova relação do currículo e as avaliações de desempenho e de resultado;

Ampliação de recursos para as Escolas públicas estaduais.

Carga horária do curso é no mínimo de 3.000 (três mil horas), entendendo-se por 2.400 horas obrigatórias, acrescidas de 600 horas a serem implantadas de forma gradativa;

Foco na leitura enquanto elemento de interpretação e de ampliação da visão de mundo, basilar para todas as disciplinas;

Atividades teóricas-práticas apoiadas em laboratórios de ciências, matemática e outros que apóiem processos de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento;

Fomento de atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural do aluno;

Oferta de atividades optativas, que poderão ser estruturadas em disciplinas, eletivas pelos estudantes, sistematizadas e articuladas com os componentes curriculares obrigatórios;

Estimulo à atividade docente em dedicação integral a escola, com tempo efetivo para atividades de planejamento pedagógico, individuais e coletivos;

Organização curricular articulado com os exames do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Médio e as matrizes de referência do novo ENEM.

Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;

Contemplar atividades integradoras de iniciação científica e no campo artístico-cultural;

Incorporar, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo a pesquisa, a curiosidade pelo inusitado e o desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas;

Promover a aprendizagem criativa como processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação a mera memorização;

Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, saber, desenvolvendo a capacidade de desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos;letramento dos alunos;

DISCIPLINAS OPTATIVASÁREA TÍTULO DISCIPLINA DE

REFERÊNCIARELAÇÕES

INTERDISCIPLINARES DIRETAS COM

LINGUAGENS Arte – Cinema e Vídeo

Arte História, Física, Filosofia, Língua

Portuguesa, Sociologia

Literatura e Mídias

Língua Portuguesa /

Literatura

Arte, Hist., Geo., Filo., Soc.

Corpo, Cultura e Movimento

Ed. Física Bio., Geo., Hist., Soc.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Fotografia Científica

Biologia Arte, Fís., Geo.

Astronomia Física Bio., Filo., Geo., Hist., Quím.

DISCIPLINAS OPTATIVASÁREA TÍTULO DISCIPLINA DE

REFERÊNCIARELAÇÕES

INTERDISCIPLINARES DIRETAS COM

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ciência e Literatura

Física Arte, Língua Port., Hist., Quím., Filo.

Einstein e as Relatividades

Física Hist., Filo., Quím.

MATEMÁTICA Laboratório de Matemática

Matemática Fís., Quím., Arte, Bio.

Matemática Financeira

Matemática Fís., Quím., Bio., Soc., Geo., Hist.

CIÊNCIAS HUMANAS

Dinâmicas Morfológicas da

Terra

Geografia Bio., Quím., Soc., Hist.

DISCIPLINAS OPTATIVASÁREA TÍTULO DISCIPLINA DE

REFERÊNCIARELAÇÕES

INTERDISCIPLINARES DIRETAS COM

CIÊNCIAS HUMANAS

Cartografia e Turismo

Geografia Matem., Fís., Hist., Soc.

Fontes Históricas

História Arte, Soc., Geo., Língua Port.

Política e Mídia Sociologia Filo., Hist., Geo., Língua Port., Arte

A vida política – entre a liberdade

e a coerção

Filosofia Hist., Soc.

Platão e Nietzsche:

leitura de textos clássicos de

Filosofia

Filosofia Arte, Literatura

RECURSOS FINANCEIROSRECURSOS FINANCEIROS

Modulo do Plano de Ação Articulado do Estado;Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE).

Resolução FNDE 50.000,00 a 120.000,00 (nº de estudantes)

top related