normas regulamentadoras - segurança do trabalho - mauricio cesar soares técnico em segurança do...

Post on 07-Apr-2016

225 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Normas Regulamentadoras - MTE

LEI 6514/77PORTARIA 3214/78

Mauricio Cesar SoaresTécnico em Segurança do

TrabalhoMTE: 0062851/SP

CF

CLTNR

PORTARIAS, DECRETOS, INSTRUÇÕES NORMATIVAS, LEIS

COMPLEMENTARES

ESTRUTURAÇÃO DA LEICAP.II “DIREITOS SOCIAIS”

ARTIGOS 6º E 7º

CAP. V “TÍTULO II”ARTIGOS: 154 à 201

NORMAS REGULAMENTADORASATUALMENTE: 36 NORMAS

2 NORMAS EM FASE DE ELABORAÇÃO

Normas Regulamentadoras

É o diploma legal, que regulamentaadministrativamente e tecnicamente,a matéria em Segurança e Medicina do Trabalho.

NR 01 – Disposições Gerais•NR 01 - Disposições Gerais.•Apresentação das NRs, mostra como está organizada a legislação. Define as atuações das Delegacias Regionais do Trabalho e atribui obrigações e deveres à empregados e empregadores.

NR 02 – Inspeção Prévia•NR 02 - Inspeção Prévia. •Estabelece as regras para emissão do CAI – Certificado de Aprovação de Instalações, uma vez que todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb.

NR 03 – Embargo e InterdiçãoNR 03 - Embargo ou InterdiçãoEstabelece medidas de urgência, adotadas a partir de

constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

Considerando grave ou iminente toda situação ou condição de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador.

NR 04 - SESMT•NR 04 – SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:•Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas de organizarem e manterem uma equipe multidisciplinar de trabalho, para proteger e promover a saúde e a integridade física do trabalhador.•Estabelece o dimensionamento e as regras de composição dessa equipe.

NR 05 - CIPANR 05 – CIPA Comissão Interna de Prevenção de

Acidentes Estabelece a obrigatoriedade nas empresas

organizarem e manterem em funcionamento, uma comissão constituída exclusivamente por representantes dos empregados e empregadores, com o objetivo de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

NR 06 - EPI

•NR 06 – EPI Equipamento de Proteção Individual•Estabelece as regras para fabricação, importação, utilização e ensaio de EPIs, e define as responsabilidades para o empregador e empregados, bem como requisitos para restauração, lavagem e higienização de EPI.

NR 07 - PCMSONR 07 - PCMSO: Programa de Controle Médico em Saúde

Ocupacional.Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação,

por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

NR 08 - Edificações

•NR 08 - Edificações: •Requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.

•NR 09 - PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.•Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

NR 09 - PPRA

NR 10 – Serviços com Eletricidade

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.

Objetiva a implementação de medidas de controle e sistemaspreventivos, a fim de garantir a segurança e a saúde de trabalhadores que diretamente ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

•NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.• Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais.

•NR 12 - Máquinas e Equipamentos. •Estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho.

NR 12 – Máquinas e Equipamentos

NR 13 – Caldeiras,Vasos de Pressão e Tubulações

•NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. •Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.

•NR 14 – Fornos. •Estabelece as recomendações técnico-legais pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho.

NR 14 – Fornos

NR 15 – Atividades e Operações Insalubres

•NR 15 - Atividades e Operações Insalubres. •São todas aquelas que ultrapassem o limite de tolerância dos agentes físicos, químicos e biológicos, que pela sua concentração, natureza ou tempo de exposição possam desencadear doenças laborais nos trabalhadores.

NR 16 – Atividades e Operações Perigosas

NR 16 - Atividades e Operações Perigosas: Caracteriza o trabalho perigoso, regulamentando em que condições, o

percebimento do adicional de 30% deverá ser pago. As atividades perigosas, incluem as manipulações com explosivos e

inflamáveis. A fundamentação legal,que dá embasamento jurídico à caracterização da

energia elétrica como sendo o 3° agente periculoso é a Lei n°7.369 de 22 de setembro de 1985, que institui o adicional de periculosidade para os profissionais da área de eletricidade.

NR 17 - ErgonomiaNR 17 – Ergonomia. Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na industria da construção civil.

NR 18 - PCMAT

NR 19 - ExplosivosEstabelece as disposições regulamentadoras acerca do depósito, manuseio e transporte de explosivos, objetivando a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho.

NR 20 – Líquidos combustíveis e Inflamáveis

Estabelece as disposições regulamentares acerca do armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho.

•Tipifica as medidas prevencionistas relacionadas com a prevenção de acidentes nas atividades desenvolvidas a céu aberto, tais como, em minas ao ar livre e em pedreiras.

NR 21 – Trabalho à céu aberto

•Estabelece métodos de segurança a serem observados pelas empresas que desenvolvem trabalhos subterrâneos de modo a proporcionar a seus empregados satisfatórias condições de Segurança e Medicina do Trabalho.

NR 22 - Mineração

•Estabelece as medidas de proteção contra incêndios, que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.

NR 23 – Proteção e combate à Incêndios

• Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de trabalho

• Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos processos, e da organização do trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

NR 25 – Resíduos Industriais

• Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

NR 26 - Sinalização

•Estabelece os requisitos a serem satisfeitos pelo profissional que desejar exercer as funções de Técnico de Segurança do Trabalho, em especial no que diz respeito ao seu registro profissional como tal, junto ao Ministério do Trabalho.

•Revogada pela Portaria GM nº262 de 29 de Maio de 2008.

NR 27 – Registro de TST

• Estabelece os procedimentos a serem adotados pela fiscalização trabalhista de Segurança e Medicina do Trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, tem a sua existência jurídica assegurada, a nível de legislação ordinária, através do artigo 201 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

NR 28 – Fiscalização e Penalidades

•Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.

NR 29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

• Aplica-se aos trabalhadores de toda embarcação comercial utilizada no transporte de mercadorias ou de passageiros, na navegação marítima de longo curso, na cabotagem, na navegação interior, no serviço de reboque em alto-mar, bem como em plataformas marítimas e fluviais, quando em deslocamento, e embarcações de apoio marítimo e portuário. A observância desta Norma Regulamentadora não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições legais com relação à matéria e outras oriundas de convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho.

NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

• Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da agricultura, pecuária, silvicultura exploração florestal e aquicultura, com a segurança e saúde e o meio ambiente de trabalho, sendo também aplicável, à qualquer atividade de exploração industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrários.

NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

NR 32 – Segurança no Trabalho em Serviços de Saúde

Tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde, biossegurança,bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

NR 33 – Segurança em Espaços Confinados

Tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados, seu reconhecimento, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores. Espaço confinado é qualquer área não projetada para ocupação humana que possua ventilação deficiente para remover contaminantes, bem como a falta de controle da concentração de oxigênio presente no ambiente.

•Objetiva estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades de construção e reparação naval.

NR 34 – Segurança na Industria Naval

NR 35 – Trabalho em altura• Esta norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para os trabalhos em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

• O objetivo desta norma, é estabelecer os requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento, dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados, destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto, das demais Normas Regulamentadoras do MTE.

NR 36 – Segurança na Industria de abate e Processamento de carnes e derivados

*NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

*NR 38 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Esta norma estabelece os requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas em plataformas de petróleo.

Estabelece princípios e requisitos para a elaboração da gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

*Normas em fase de elaboração

top related