movimentos sociais 3º c

Post on 17-Aug-2015

71 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SOCIOLOGIA

MOVIMENTO NEGRO

O presente artigo visa analisar o processo de construção das estratégias identitárias e de ação política do Movimento Negro no Brasil contemporâneo. A atuação do Movimento provocou, a partir do final dos anos 70, uma rediscussão da identidade nacional e um processo de ressignificação identitária.

MOVIMENTO FEMINISTA

Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos  iguais e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.

MOVIMENTO GAY

O início do movimento no Brasil remonta ao final dos anos 70. Em duas décadas e meia, o GGB-Grupo Gay da Bahia — o mais antigo do país e da América Latina — fez história no estado e no país. Durante esse tempo, tem lutado pela parceria civil entre homossexuais e direitos da comunidade lesbigay, a mais vulnerável em relação à observância de seus direitos humanos.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino - matriculado em alguma instituição de ensino - , estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - Grupos de Estudo, grupos culturais, pesquisa, programas de extensão, PET, Atléticas... O Estudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda. A forma de interação é a mais variada possível, o movimento estudantil é uma delas.

MOVIMENTO ECOLOGICO

 A preocupação da sociedade com a degradação ambiental e com exploração descontrolada dos recursos naturais passou a ser mais acentuada quando houve a percepção de que tais fatores além de contribuírem negativamente com a qualidade de vida dos seres humanos, colocavam em risco a extinção da própria espécie.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Teve origem na oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente nos anos 1970, que priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. 

top related